domingo, 21 de agosto de 2011

VC - Tem + Matemática

Data: 19/08/2011

TUTOR – É um auxiliar no trabalho proposto pelo professor da sala de aula.

Segunda Videoconferência
Palestrantes: Fernanda Santana/EFAP e Walter Spinelli/EFAP

Objetivos:
Apresentar os conteúdos aos tutores – Currículo – para que todos possam apropriar-se da Proposta de Matemática.
 Atuar diretamente com os alunos que tenham dificuldade de aprendizagem.
Exposição dos Cadernos dos Professores e Alunos.
Destacar a importância do livro didático.
Diferenças entre o caderno do Professor e do Aluno:
a)     A ordem das atividades.
b)    O gabarito e as respostas.
c)     As justificativas para as abordagens.
d)    Enunciados das atividades.
e)     Orientações claras para o trabalho na área.
Em relação ao tema: são iguais aos livros didáticos, os cadernos buscam contextualizar os conteúdos, são sempre associados ao cotidiano, entre outros.  

6º. Ano
Trabalhar com frações e decimais.
¾ = 0,75 = 75/100.
Divisão não exata – retomar.
Classes e Ordens – entrar neste assunto.
Decomposição: 4,5 = 4 + 0,5 = 4 + 5/10.
4,5 = 4 inteiros + 5 décimos.

Sugestão de Atividades:

·        Quanto é 270:3?


20
20
20


20 + 20 + 20 = 60
Propor aos alunos trabalhar com estas “ideias”: estimativa e cálculo mental.
·        Quanto falta para 270?
Deixar os alunos observarem que eles devem procurar três números iguais que sejam maiores que 20.  


60
60
60


60 + 60 + 60 = 180
·        Quanto falta para 270?
Neste caso ainda falta 90 para 270.


70
70
70


70 + 70 + 70 = 210
Neste caso ainda falta 60 para 270.


90
90
90


90 + 90 + 90 = 270
São exatamente os três números procurados.

9º. ANO

Números Reais.
Noção Científica.
Raiz de 2 (dois) – Construção.
Uma equação é uma tradução de uma pergunta, sempre.
Qual é a questão geradora?

O professor destacou a importância do conteúdo Proporcionalidade e que devemos auxiliar nossos alunos na compreensão deste e outros conteúdos.

Sugestões de Jogos Educativos, endereço eletrônico: www.ludoeducativo.com.br.
Dada pelo Professor: Walter Spinelli/EFAP

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