terça-feira, 2 de agosto de 2011

Vale a Pena Conferir!

Filme:

Nenhum a Menos (Not One Less)

Uma das principais características do cinema asiático é utilizar-se de idéias ou situações rotineiras e simplórias. Nenhum a Menos, vencedor do Leão de Ouro no último Festival de Veneza, não foge a essa regra. O filme retrata o tema da evasão escolar e a utilização criminosa do trabalho infantil - da qual são vítimas tanto aluno como professora. O cineasta Zhang Yimou conduz a história de forma simples e, acima de tudo, emocionante. Diretor de outros bons filmes, como Tempos de Viver, Lanternas Vermelhas e A História de Quiu-Ju, ele nos mostra que, mais do que grandes orçamentos, o talento e a sensibilidade são essenciais para a realização de um grande filme.

Filme muito bem recebido pela crítica norte-americana. Roger Ebert, do CHICAGO SUN-TIMES, por exemplo, afirma que a história do diretor Zhang Yimou é simples, sem enfeites e direta. Apenas suas bordas são complicadas. Para Desson Howe, do WASHINGTON POST, o filme tem o seu charme. No Brasil a recepção não foi diferente. Segundo Rubens Ewald Filho, por exemplo, ao contrário dos primeiros filmes do diretor Zhang Yimou, que tinham uma fotografia rebuscada, este aqui é quase um neorealismo, direto, sincero, tocante. Para finalizar, Eduardo Cerqueira, da ZETA FILMES, afirma que, sem abusar da suntuosidade estética de alguns de seus filmes anteriores, o diretor chinês desta vez optou por uma história simples e comovente, mas ainda mostra seu talento na mistura de cores, luzes e texturas. NENHUM A MENOS transcende o filme-denúncia. Mais que um puxão de orelha no governo chinês, o filme serve de libelo para os bons sentimentos e valores universais como coragem, confiança e determinação. A atmosfera de inocência e ingenuidade e um ar de road-movie remete ao atual cinema iraniano e aos bons tempos do neo-relismo italiano. E a eterna luta do fraco contra o forte continua irresistível quando bem fundamentada e contada de forma pura e verdadeira por um pequeno batalhão de carismáticos rostinhos sujos e sorrisos marotos.
 


Sinopse:

Gao é professor da Escola Primária Shuiquan e precisa sair de licença para cuidar da mãe doente. Um lugar distante e pobre, a única pessoa que aceita substituir o professor é uma menina de 13 anos Wei Minzhi. Como a evasão escolar é muito grande, Gao instrui Wei a não permitir que nenhum de seus alunos abandone o curso prometendo-lhe 10 yuans extras em seu pagamento. Perdida em meio às crianças, Wei faz de tudo para manter os alunos na escola, até que um garoto de 10 anos, é obrigado a partir para a cidade em busca de trabalho. Para trazê-lo de volta, Wei inicia uma incasável jornada à procura de seu aluno na cidade grande.

Contribuição: Vanderley Centro Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário