quarta-feira, 24 de agosto de 2011

VC: “Avaliação da Aprendizagem em Processo”


 
·         Tipos de Avaliação: diagnóstica, formativa e somativa.   

Avaliação Diagnóstica prevista para o início de setembro. As séries a serem avaliadas são: 6º. Ano e 1º. Ano do Ensino Médio.
Terá caráter apenas diagnóstico.
Pontos em destaque:
O que é avaliar?    
Julgar com critérios pré definidos.
A avaliação vai medir e julgar.
Definição de avaliação segundo Cipriano Luckesi/1986.    
Esta prevista para 2012 uma Avaliação Diagnóstica, entre os meses de fevereiro (final) e março (início).
Instrumento de diagnóstico da aprendizagem dos alunos.

O Material de Apoio informa sobre o conceito que sustentam a ação.  
*** Porque vocês assinalaram a alternativa A e não a B? *** Justificar***
Material de Apoio com estrutura aberta.       
*** Qual é o plano de ação que a escola irá elaborar após a Avaliação Diagnóstica? ***
*** Cada escola precisa conhecer sua realidade. ***
*** Definir qual é o plano executável? ***

Avaliação Diagnóstica – Aplicação

São os Professores das Unidades Escolares que irão aplicar a Avaliação Diagnóstica.  
Grade de correção e gabarito, para uso na Unidade Escolar.    
 Trabalho investigativo para esse semestre e o próximo ano.
Compor um diagnóstico da Diretoria.     

*** Língua Portuguesa ***
Processo colaborativo contando com a equipe técnica da CENP.        
Habilidades desenvolvidas até o 6º. Ano. 
O aluno está construindo competências.      
Pensar como analisar o erro.  De maneira investigativa?

*** Ensino Fundamental II ***
São 10 questões de múltipla escolha. (1 aula para execução)          
Duas aulas para a produção escrita, reescrita.
Levantar todos os problemas da língua.     
A oralidade, leitura de um conto deve ser feita antes com os alunos.      

*** Ensino Médio ***
São 12 questões de múltipla escolha.
Sendo uma questão aberta.
Neste caso a produção escrita não está amarrada a oralidade.     

*** Matemática ***
*** Ensino Fundamental II ***
Questões abertas e fechadas.
São 8 questões: 4 abertas e 4 fechadas.    
Campo aditivo, campo multiplicativo, frações equivalentes, números naturais e racionais, tabelas simples, cálculo de área, figuras espaciais, gráfico de barras, etc.    
Será proposto um ditado.       

    
*** Ensino Médio ***
Três versões diferentes.     
São 10 questões: sendo 5 de múltipla escolha e 5 abertas.
Matriz com 10 habilidades.
Pensar na estratégia que o aluno utilizou para responder. Refletir sobre o erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário