terça-feira, 9 de agosto de 2011

Palestra - "A Criatividade é uma arma da Didática"

Palestra: A Criatividade é uma Arma da Didática  
Palestrante: José Predebon

Assunto: Aprimoramento e atualização dos professores na parte diversificada do Currículo.

*** Praça de Aprendizagem *** Exposição de uma aprendizagem*** É quando uma pessoa denúncia um atrito *** É um momento onde ocorre a aprendizagem *** Troca ***

Criatividade é uma forma de raciocínio e comportamento.    

*** Livro: Profissão Professor – com 28 depoimentos *** Ideal para Professores Ingressantes ***

Pesquisas mostram as razões das “recusas dos alunos”.
As exceções (pessoas curiosas) confirmam o panorama (cinzento) da nossa realidade.
Precisamos nos conciliar com ela, até para mudá-la.    
Essa conciliação significa compreender que a ótica dele (aluno) é diferente.    
*** Livro: O poder do Mito ***
Qualquer observação gera uma nova informação.
Partindo da nossa realidade, podemos estabelecer metas úteis (metas pessoais).     
Professor e aluno: quem recusa quem? E quem deve mudar?
Melhorar a didática pode dar prazer ao trabalho do mestre.   
Se recusarmos nossos alunos, recusaremos a sociedade a qual fazemos parte.   
O aluno é um produto de um contexto assim como o professor.    
Devemos melhorar a didática para poder interagir com os alunos.
É natural muitas vezes o professor agir como vítima, afinal ele não é culpado, ninguém é culpado.
O fenômeno é mundial. 
Essa naturalidade não é saudável, porque deixa o sistema imunológico do professor em baixa.   
Devemos lembrar:
Um dia, no passado, uma aula inesquecível: o ponto de partida.      
Para quem começa a lecionar, a lembrança de um mestre.  
A aula criativa é uma arma poderosa, que todos podem usar.     
A aula em três segmentos: sentir, ouvir e falar.   
Qualquer disciplina aceita um enfoque de criatividade.

Focos para o trabalho criativo em qualquer disciplina:
1º.) aluno, centro da questão.    
2º.) conteúdo, vem do Currículo.    
3º.) forma da aula, toque pessoal.   

O bloqueio da criatividade vem muitas vezes da própria educação recebida ou apreendida. Por exemplo: O céu é azul.
A normatização pode ser também o primeiro passo para perder o potencial criativo.
Qualquer coisa que você venha a fazer, você irá passar valores, verdades que são suas. Devemos tomar muito cuidado.  
A informação deve ser filtrada, é uma posição pró-ativa do aluno. Para qualquer tipo de informação devemos manter o pé atrás.   
Não existe mais receita pronta, cada pessoa faz sua receita.   
Alguns ingredientes para uma aula criativa: cacife, coerência, desapego, improviso e inteligência emocional.   
Observação: um compensa a falta do outro.   
1º.) Cacife: um toque pessoal admirável (mínimo: simpatia).   
2º.) Coerência: entre o falar e o fazer inclui a transparência. Exemplo: O professor cobra do aluno que preste atenção no que ele está falando e será que o professor presta atenção no que o aluno está falando.
3º.) Consistência: decisivo quando é  “descoberta” pelos alunos. O professor deve conhecer mais daquele assunto, o professor deve saber transformar sua disciplina.
4º.) Desapego: difícil, mas precioso; muda a posição da classe.   
5º.) Improviso: essencial para lidar com a criatividade. É cultivável. Somente é improviso da primeira vez.   
6º.) Inteligência emocional, do Goleman. Na estratégia e Tática.   
Para nós brasileiros é inerente a nossa cultura.
É bom planejar sua disciplina, uma aula é sempre imprevisível e perigosa.    
Não devemos mudar de personalidade, mas não podemos recusar as mudanças do mundo.
É possível usar este avalista para o sucesso profissional: o amor ao próximo.
O seu modelo é a sua verdade.
Se quisermos chegar onde nunca fomos, precisamos mudar o caminho que sempre seguimos.    
A mudança é difícil, mas muitas vezes é prazerosa.    
“Qualquer mudança é como um sapato novo. Ele demora adaptar-se aos nossos pés”.

Sugestões de bibliografias:

Mais sobre didática no livro: “Didática para renovar aulas”.

Mais sobre criatividade no livro: “Criatividade abrindo o lado inovador da mente”.

Para ter os slides da Palestra, consultar o site: www.predebon.com.br .

Observação: Estes são apontamentos do PCOP Lúcio da D.E.R. Osasco, quaisquer erros de ortografia, concordância e pontuação são de sua responsabilidade.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário