Socioemocionais

 

O QUE SÃO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS


"Competências Socioemocionais são capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas. Elas podem ser observadas em nosso padrão costumeiro de ação e reação frente a estímulos de ordem pessoal e social. 

Pense no seu dia a dia: quantas situações você vivencia que demandam atitudes como curiosidade para compreender como uma tecnologia funciona? Ou até mesmo mobilizar o foco para conseguir terminar uma tarefa mesmo com tantos outros estímulos simultâneos, ou ainda confiança em que as pessoas ao redor irão te ajudar diante de uma situação difícil." 






"Saiba quais competências socioemocionais que mais influem em 6 aspectos como desempenho escolar, pertencimento escolar, prevenção à violência escolar e ao bullying, promoção de bem-estar e da saúde mental:

1. DESEMPENHO ESCOLAR

Se refere às medidas educacionais estabelecidas em relação à obtenção, ou não, de resultados pelos estudantes. Podem ser padronizadas (como provas nacionais ou estaduais) ou não-padronizadas (como avaliações realizadas periodicamente por professores, por exemplo).

As competências socioemocionais que mais se relacionam com o desempenho escolar são:



2. PERTENCIMENTO ESCOLAR

É um conjunto de percepções e expectativas que cada estudante tem sobre sua relação com a escola, como o sentimento de acolhimento entre professores e colegas, a satisfação em fazer parte do ambiente, entre outros. Sentir-se pertencente e seguro no ambiente escolar pode ser um fator protetivo contra a evasão escolar

As competências socioemocionais que mais se relacionam com o pertencimento escolar são:



3. VIOLÊNCIA ESCOLAR

Pode ser definida como o uso intencional da força física ou do poder, seja ela ameaçada ou real, contra si, outra pessoa ou um grupo.  No contexto escolar, pode ser vista por meio de conflitos entre colegas ou bullyingSeus efeitos negativos podem ser vistos na autoestima dos estudantes ou no clima escolar como um todo.

As competências socioemocionais que mais se relacionam com a prevenção e mitigação da violência escolar são:



4. BULLYING

É uma intimidação sistemática, caracterizada por comportamento agressivo, com intenção de machucar ou humilhar outra pessoa, seja de forma física, verbal ou psicológica.  

As competências socioemocionais que mais se relacionam com a prevenção e mitigação do bullying são:



5. BEM-ESTAR

É a forma como uma pessoa avalia as suas próprias experiências e sentimentos, considerando suas reações emocionais, percepções e julgamentos sobre eventos da sua rotina, assim como sua satisfação com a vida.

As competências socioemocionais que mais se relacionam com a promoção do bem-estar são:



6. SAÚDE MENTAL

É a percepção da vida em geral, considerando aspectos como satisfação e felicidade da pessoa consigo mesma nos diversos âmbitos da vida, envolvendo recursos cognitivos, socioemocionais, psicológicos e interpessoais.

As competências socioemocionais que mais se relacionam com a promoção da saúde mental são": 




Fonte: FONTE: HTTPS://INSTITUTOAYRTONSENNA.ORG.BR/O-QUE-DEFENDEMOS/SOCIOEMOCIONAL-ESTUDANTES/  

Competências Socioemocionais Priorizadas - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"

 



Fonte: FACEBOOK







P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Ana Lúcia - - - Parabéns a todos!









Trabalhando as competências socioemocionais no primeiro dia de aula em Língua Portuguesa nos Oitavos Anos A e B. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário