quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Questões para o SARESP


PCNP: Lúcio Mauro Carnaúba

 

 

SARESP/Sugestões de Atividades

 

SARESP/EM

 

 

H06 - Resolver problemas envolvendo as relações métricas fundamentais em triângulos retângulos. 

 

Uma torre vertical é presa por cabos de aço fixos no chão, em um terreno plano horizontal, conforme mostra a figura.  

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOl09YMdsmSFbfyycMBMtTACMllCp551UdS_7gdDGWr31sU7mVH_Nqm818Edwy8PBqBCV-AA1v2td17MT07ZEENwrZCgNyvwrR4OBIM-Zh1MTbucw4KEZVoo3zFI_gql0KAGS2tb463YOh/s320/digitalizar0454.jpg

 

Se A está a 15 m da base B da torre, e C está a 20 m de altura, o comprimento do cabo AC, em metros, é: 

 

(A) 15. 

 

(B) 20. 

 

(C) 25. 

 

(D) 35. 

 

(E) 40.  

 

H07 - Resolver problemas envolvendo equações do primeiro grau. 

 

A mecanização das colheitas obrigou o trabalhador a ser mais produtivo. Um lavrador recebe, em média, R$ 2,50 por tonelada de cana-de-açúcar e corta oito toneladas por dia.  

Considere que cada tonelada de cana-de-açúcar permite a produção de 100 litros de álcool combustível, vendidos nos postos de atendimento a R$ 1,20 o litro. Para que um cortador de cana-de-açúcar possa, com que ganha nessa atividade, comprar o álcool produzido a partir das oito toneladas de cana resultantes de um dia de trabalho, ele teria de trabalhar durante: 

 

(A) 3 dias. 

 

(B) 18 dias.     

 

(C) 30 dias.    

 

(D) 48 dias.     

 

(E) 60 dias. 

 

H34 - Aplicar os raciocínios combinatórios aditivos e/ou multiplicativos na resolução de situações-problema.     

 

Cada um dos participantes de um congresso recebeu uma senha distinta que era composta por cinco letras, todas vogais e sem repetições. Pode-se afirmar que o número de participantes desse congresso não pode ser maior do que: 

 

(A) 5. 

 

(B) 10. 

 

(C) 24. 

 

(D) 108. 

 

(E) 120.

 

 

H06 - Resolver problemas envolvendo equações do primeiro grau. 

 

Uma livraria comprou muitos exemplares de certo livro, pagando por cada exemplar o valor de R$ 30,00, pagou ainda R$ 300,00 pelo transporte da mercadoria até a sua sede. Sabendo que cada livro comprado da editora foi revendido pela livraria por R$ 40,00 e que o lucro resultante, ao final da revenda, foi de R$ 1200,00, é correto afirmar que o número de exemplares comprados inicialmente pela livraria foi de:

 

(A) 150. 

 

(B) 120. 

 

(C) 100. 

 

(D) 80. 

 

(E) 60.

 

H21 - Reconhecer a equação da reta e o significado de seus coeficientes.

 

Os alunos da escola de Fábio estão organizando uma festa. Já foram gastos R$ 1.500,00 na decoração e nos equipamentos de som e iluminação. Decidiram vender cada ingresso por R$ 5,00. A expressão S = 5n - 1500 permite calcular o saldo monetário da festa (S) em função do número de ingressos vendidos (n). Essa situação está expressa no gráfico. 

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEio3-uSfPG6AcHGe6Gv4TcPWIi10LIJfxZsrWCSYI42cdCFMhXyBexZDYilVTURRUf708rpnZbOhHCRbqWzdEBl9h9U6C9m3WPhly1YFTd03KsisNwwbNFlVDISkS_RjQr060FOIWYRejuH/s320/digitalizar0455.jpg

 Assinale a alternativa que mostra as coordenadas dos pontos P e Q. 

 

(A) (1, 1499) (-2, 0)

 

(B) (1500, 5) (1, 1500)

 

(C) (300, 0) (0, -1500) 

 

(D) (5, 300) (300, 1500)

 

(E) (1498, 2) (-1500, 2)

 

H36 - Interpretar e construir tabelas e gráficos de frequências a partir de dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas. (GIII)

 

Uma pesquisa mostra a variação do preço do arroz e do feijão no decorrer de 5 meses, conforme tabela.

 

MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
JULHO
ARROZ
R$ 2,10
R$ 2,80
R$ 3,20
R$ 3,50
R$ 3,10
FEIJÃO
R$ 2,50
R$ 3,20
R$ 4,50
R$ 5,70
R$ 4,40

O gráfico que representa corretamente os dados da tabela é: 

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEic_BRQXfSOUD5i-92iIK2R5CcyafbrSxUUNgXpPZiAKdnFqJeWcuwBN81bZFhDIz1O8TSuOqUA8aMBAcc6LmyZxFFzs8jL4sfGVUGCHl-LAxsZb-xrEnkMPUyKPCNE1ktmS-TrFAskcH7W/s320/digitalizar0393.jpg

 

 

 

 

H20 - Representar pontos, figuras, relações e equações em sistemas de coordenadas cartesianas. (GI)

 

O hexágono representado no plano cartesiano possui seus vértices denominados por: X, Y, Z, W, K e T. 

 

Quais as coordenadas do vértice T desse hexágono?


(A) (2a, 3b)

(B) (3b, 2a)

(C) (2a, 0)

(D) (0, 3b)

(E) (2b, 3a)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3Xgk-rFW_IGsaCEepXTpR2cjGEEakpd12Su7EmvnIDO3hbroH8kAoaK5ofokkee2GqQOQSRhRLydigAKZ89efN1pHGsn-1HvaoOzaczU5JRsyszhBX1pqm41IdvnLqYzV6TgFiaqB_lMB/s320/digitalizar0392.jpg

 

 

Observação: hexágono, polígono de seis lados e seis ângulos.

 

H07 - Resolver problemas envolvendo equações do primeiro grau. (GIII)

 

Jorge emprestou R$ 1.200,00 para seu irmão Gabriel no regime de capitalização simples a uma taxa de 2% ao mês. Ao final de 6 meses, Gabriel saldou sua dívida com jorge. 

 

Quanto Gabriel pagou para seu irmão Jorge?

 

(A) R$ 1.344,00

 

(B) R$ 2.400,00

 

(C) R$ 2.640,00

 

(D) R$ 3.600,00

 

(E) R$ 7.200,00

 

 

 

 

SARESP/NONO ANO

 

 

H15 - Resolver problema com números racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação).

 

Um comerciante compra uma dúzia de certo produto por R$ 144,00 e vende cada unidade por R$ 17,50. Comprando e vendendo 20 dessas unidades ele terá:

 

(A) lucro de R$ 35,00.

 

(B) prejuízo de R$ 35,00.

 

(C) lucro de R$ 110,00.

 

(D) prejuízo de R$ 110,00.

 

 

 

H16 - Resolver problema que envolva porcentagem. 

 

Uma máquina fotográfica custava R$ 500,00. No dia dos pais, numa promoção, foi vendida com um desconto de 10% e, logo depois, em cima do novo preço sofreu um aumento de 10%. 

 

O seu preço atual, em reais, é:

 

(A) 450,00.

 

(B) 475,00.

 

(C) 495,00.

 

(D) 515,00.

 

 

H16 - Resolver problema que envolva porcentagem. 

 

Com o uso do carro novo que comprou, João reduziu de 25 para 20 litros a quantidade de combustível que gastava para visitar sua avó. Percentualmente, o consumo do João foi reduzido de: 

 

(A) 10%

 

(B) 20% 

 

(C) 30% 

 

(D) 40%  

 

H38 - Resolver problemas que envolvam o cálculo de perímetro de figuras planas. (GIII) 

 

Pedro cercou um terreno quadrado de lado igual a 90 metros.     

 

Quantos metros de muro Pedro construiu para cercar todo esse terreno?    


(A)90

(B)180

(C)360

(D) 810

 

 

H42 - Resolver problemas que envolvam informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. (GIII)

 

Observe no gráfico o resultado de uma pesquisa realizada pela professora da escola "Saber é Bom" com os seus alunos. 

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHRud9dmkvhqFWw1WEyyTlI1dMu0AKeT8sMUpF-xvQxoGtUBo24BuagfB3gwbt38D73dqFb1jRiI0NzEdvgZSzXEkLITD3kR_4uat2kGrlm7RVk5SKC3p2qyvtNPzcw990wK3dACGZLu1h/s320/digitalizar0396.jpg

 

 

Se cada criança escolheu apenas uma atividade preferida, quantas foram entrevistadas nessa pesquisa?

 

(A) 30 

 

(B) 75 

 

(C) 80 

 

(D) 90 

 


H39 - Resolver problemas que envolvam o cálculo de área de figuras planas.(GIII)

João tem um quadro retangular que mede 25 cm x 15 cm.

A área desse quatro em centímetros quadrados é:

(A)375.

(B)175.

(C)39.

(D) 11.

 

 

H15 - Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação).  (GIII)

 

Em uma sala de aula com 30 alunos, 1/3 deles prefere matemática, 1/2 prefere geografia e os demais não têm preferência por matéria alguma. Nessa sala, o número de alunos que não têm preferência por matéria alguma é: 

 

(A) 3. 

 

(B) 5. 

 

(C) 7. 

 

(D) 8. 

 

H12 - Realizar operações simples com polinômios. (GIII)


Observe a figura.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjh6bKP1VD4TtFABsiIZPOjWGDOLZSVJsOr-Ulkn-CBzVkuwmpvdbJXMST5G09yFIfuo8RO05Ifx529g1Xs4wLSaCzLQ8fgW_bMWmBM2KipwD-laIpd-rhNFtv50wlS1bFpKsNKR_K6FHKw/s320/digitalizar0395.jpg

 

A expressão que representa o perímetro da figura é: 

 

(A) 5x + 3. 

 

(B) 5x + 1. 

 

(C) 2x. 

 

(D) 5x -1. 

 

H29 - Resolver problemas que utilizam propriedades dos polígonos (soma dos ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).

 

No polígono apresentado na figura, o ângulo D mede: 

 

(A) 90 graus. 

 

(B) 80 graus.      

 

(C) 70 graus. 

 

(D) 60 graus. 

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjB1KqwM7QJpuN-2RLqIvJgd_9E0Ph2Luu_U6khkgsUe29IxMtWYYGMaEGKhiVD9BiXlHkbIlx1Rn7DQaLb5faknKXPG7jMPOYjCcU3ANWoAi4mLHW914C9324vcRBpFr1y-SIMBEOJDDJq/s320/digitalizar0394.jpg

 

 

 

 

H03 - Resolver problemas que envolvam as quatro operações básicas entre números inteiros (adição, subtração, multiplicação e divisão). (GIII)

 

Um ônibus sai da cidade de Maracanaú com destino a Fortaleza com 15 passageiros. Na primeira parada, desceram 7 passageiros e, na segunda parada, subiram 5 pessoas. Com quantas pessoas o ônibus chegou a Fortaleza? 

 

(A) 13 pessoas. 

 

(B) 20 pessoas.     

 

(C) 22 pessoas.     

 

(D) 27 pessoas.  

 

H42 - Resolver problemas que envolvam informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. (GIII) 

 

1. O gráfico apresenta o número de alunos por estado que participaram de um concurso de redação realizado por uma organização não governamental. 

 

Esse gráfico mostra que participaram do concurso. 

 

(A) menos de 100 alunos do estado da Bahia. 

 

(B) menos de 100 alunos do estado de Minas Gerais.    

 

(C) mais de 200 alunos do estado de Pernambuco.    

 

(D) mais de 300 alunos do estado do Rio de Janeiro.

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzuBTHRrJwR52vRYEnHo_kAj4_QKrsg9ds9i_USHnGYnzapGhr3Ti_N9GQQD_27oesF7PITjZG-AGr6sGPYTwmMxThvxhh8FavbeI5YIf78oJ35IuPRS-wZLc7QOuDffJjj3mI-hZXrgE5/s320/digitalizar0398.jpg

 

 

H36 - Interpretar e construir tabelas e gráficos de frequências a partir de dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas. (GIII)


O quadro abaixo mostra a quantidade de algodão colhida por três irmãos durante o mês de agosto.

ALGODÃO
JÚLIA
7,52
FLÁVIO
5,4
JOÃO
5,25



Qual é a diferença entre a maior quantidade e a menor quantidade de algodão colhida?

(A)2,12kg

(B)2,27kg

(C)4,71kg

(D)5,25kg

(E) 5,40 kg

 

H04 - Representar os números reais geometricamente na reta numerada. (GI) 

 

Observe a reta numérica. 

 

A abscissa do ponto I é:


(A) - 25.

(B) - 20.

(C) - 5.

(D) - 4.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgkRKKARX0j-wEwRZRr0a24P7ez1A_scSqPY7meB4ePCs_mdmNlPyHIBROaG9_IEktNjDFgz73SmadglOIJ_xJhfsGf0ztKRu2ad571Tm2GnwGI0Q8RXTLktCipSytP9F85p9qwkanvkHC3/s320/digitalizar0397.jpg

 

H28 - Reconhecer situações que envolvem proporcionalidade. (GII)

 

Entre os itens abaixo, aquele em que as grandezas envolvidas são proporcionais é:

 

(A) a idade de uma pessoa e a sua altura.

 

(B) a quantidade de queijo que uma pessoa compra e o valor em dinheiro que paga pela compra.

 

(C) a velocidade de um carro e a quantidade de passageiros que ele transporta.

 

(D) numa partida de futebol, a quantidade de gols marcados e o tempo transcorrido. 

H29 - Resolver situações-problema que envolvam grandezas direta ou inversamente proporcionais. (GIII) 

 

Ao comprar dois chocolates. Pedro pagou R$ 3,00. 

 

Se Pedro gastasse R$ 13,50, quantos chocolates ele compraria?

 

(A) 6

 

(B) 6,5 

 

(C) 9 

 

(D) 9,5 

 

H04 - Representar medidas não inteiras utilizando frações. (GI)

 

Um bolo foi cortado em 16 pedaços iguais e 14 fatias foram distribuídas. 

 

A fração que representa a parte do bolo que foi distribuída é: 

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgV_Rj1ExvaQbKHunoWNYtk-MpQYzCEuGuZP3ddolRxa3_qoZ46NHvp6WysGtmid6ecBx3b5V_HC9SdUvNz2REMFoa-XDCWSu28MHSwrCsFwJsMb10ZF7fRfA5I66XpaW9VufRNsH2hYK8M/s320/digitalizar0399.jpg

 

(A) 7/8

 

(B) 1/7 

 

(C) 1/8 

 

(D) 8/7

 

H15 - Expressar e resolver problemas por meio de equações. (GIII) 

 

Ivone dividiu 12 metros de tecidos em duas partes. O comprimento de uma das partes é três vezes o comprimento da outra. 

 

Qual o comprimento da parte maior? 


(A)9m.

(B)6m.

(C)3m.

(D)2m.

 

H08 - Compreender a relação entre as representações fracionária e decimal de um número. (GI)

 

Carlos fez um cálculo na calculadora e obteve resultado 2,4. Como o resultado deve ser escrito sob a forma de fração. Carlos deve escrever:


(A)24/10

(B)24/100

(C)2/4

(D)4/10

 

H21 - Identificar elementos e classificar poliedros. (GII)

 

O número de arestas do prisma pentagonal é: 


(A) 5.

(B) 9.

(C) 12.

(D) 15.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIW2556KPQGiZFfHFdawx2ZDNJeiiMIefjG79MHSSZZUkxsk3oAx34eY2cLiDLbGXJPhuKmcU8G9ucpW95J3byt-EjysV29VBq9CAAwrRrFCRrGvXRc6jk8Z6srtzQJ3uDO2dmZ4doxgWh/s320/digitalizar0403.jpg

H18 - Identificar figuras espaciais a partir de suas planificações. (GI)

 

Das figuras seguintes, aquela que representa a planificação de um cubo é: 

 

 

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPLl7OAicUG_snvayZrNwUgcBsxNJgycKu7Y_g85WCnrWi2yD4nRs7A5NMKKTSmMgde5CXY9xqUyn1iBf4sZLEqfNEF3LNekDXCxaICQBtzo-KWUCKJnj_riQqCSntWena6wPlPEiHFkJI/s320/digitalizar0407.jpg

 

H34 - Identificar e interpretar informações transmitidas por meio de tabelas. (GIII)

 

Na Mercearia da Esquina, está afixada a tabela a seguir. Maria comprou 5 (Cinco) quilos de arroz, 2 (dois) quilos de feijão e 5 (cinco) quilos de açúcar. Quanto gastou?

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPG3CyOZNS-MW2jpVVq2Pwb8W3IhrJOf0Xy2np4hCIt29_xhFi2VfO_N-tqc1SUmqUmGfJXOh39cZ8wuvRNM3j2TiJHFmN-PGHhmPjq0fZtjzJ9lUNK0v5r_N6oQec_SOhG_XJDrWwKgNv/s320/digitalizar0408.jpg

 

(A) R$ 4,00

 

(B) R$ 10,00 

 

(C) R$ 14,00

 

(D) R$ 20,00

 

H02 - Estabelecer relações entre números naturais tais como "ser múltiplo", "ser divisor de" e reconhecer números primos e números compostos. (GIII)

 

Indique, dentre as opções abaixo, aquela que apresenta todas as informações corretas: 

 

(A) 2, 3 e 6 são divisores de 12. 

 

(B) 12 é múltiplo de 2, de 3 e de 9. 

 

(C) 2, 3 e 7 são divisores de 7. 

 

(D) 12 é múltiplo de 24 e de 39. 

 
Fonte: Relatório Pedagógico

 

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