Antes de mais nada, planejar, organizar as ideias, ter cooperação e engajamento de todos os docentes!
Todos devem procurar contribuir e que nenhum componente curricular é mais importante do que o outro?
O trabalho desenvolvido pelo PCA de Linguagens, em conjunto com os docentes da área, propiciou aos estudantes o contato com diversos gêneros textuais e situações de escrita, que estimularam o desenvolvimento de sua própria escrita. Sabemos que ninguém escreve a partir do nada; todos precisam saber sobre o que e como escrever. O trabalho descrito deu aos estudantes a oportunidade de perceberem como a escrita é importante, não só para a produção de um conto, mas também para defender um ponto de vista, para registrar sentimentos e até para entender como funciona a estrutura de uma língua!
Percebemos o impacto do trabalho do PCA de Linguagens na aprendizagem dos estudantes quando há engajamento, estímulo e vontade de realizar algo significativo e produtivo, que contemple a premissa do Protagonismo Juvenil e forme jovens competentes, solidários e autônomos.
Esse impacto não é mensurado somente pelas avaliações, mas também pelo desempenho dos estudantes no dia a dia da escola e no comprometimento deles com as atividades desenvolvidas.
Grupo de PCA:
Anos Finais
Ana Lucia Viana da Silva - Linguagens;
Wellington Teixeira dos Santos - Matemática;
Kamila da Silva Raimundo Colbert - Ciências Humanas.
Ensino Médio
Ana Roberta Santos Silva Carrieri - Linguagens;
Rubileide Sinésia P. F. Santos - Ciências da Natureza;
Fábio César Chaves - Ciências Humanas.
Pauta Formativa
P.E.I. “Professor Orlando Geríbola”
Alinhamento PCG/PCA
- - - 07/02/2022
Assuntos:
1º) Inscrições para a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das
Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições são feitas exclusivamente pelas
escolas, por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site da
OBMEP. O prazo vai até 17 de março. Mais informações sobre a 17ª OBMEP estarão
disponíveis no site da olimpíada (www.obmep.org.br/), alinhamento com o PCA Wellington;
2º) ADE –
Organização da terça-feira (08/02/2022) para realização das avaliações internas
impressas, conferência e separação por ano;
3º) Assunto:
Inscrições para 1ª Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas - estão
abertas, desde 26/01, as inscrições para a 1a edição da Restaura Natureza –
Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas – desenvolvida pela WWF
Brasil em parceria com o Quero na Escola. Trata-se de uma competição escolar
colaborativa que integra a Década das Nações Unidas e é voltada a estudantes
dos Anos Finais do Ensino Fundamental (do 7º ao 9o ano). Circular 19;
4º) Circular 14 – Construir um Cronograma das Atividades
dos Anos Finais referente a Emancipação de nosso município;
5ª) Alunos com dificuldades de aprendizagem e alunos
com deficiência, informações e apoio pedagógico com atividades adaptadas,
flexibilização do currículo;
6º) Organização dos Grupos de WhatsApp;
7º) Organização dos livros didáticos nas salas de
aula para apoio pedagógico ao Currículo Paulista;
8º) Proposta de criarmos um espaço para Matemática no
Laboratório, PCA Wellington, Professora Andrea e PCG Lúcio.
9º) Organização dos horários de
substituição na disciplina de Matemática e nas disciplinas da parte
diversificada;
Entre outros assuntos a serem tratados nesta primeira
reunião.
PCG Lúcio Mauro Carnaúba
Nenhum comentário:
Postar um comentário