PCA

Antes de mais nada, planejar, organizar as ideias, ter cooperação e engajamento de todos os docentes!


Todos devem procurar contribuir e que nenhum componente curricular é mais importante do que o outro?


O trabalho desenvolvido pelo PCA de Linguagens, em conjunto com os docentes da área, propiciou aos estudantes o contato com diversos gêneros textuais e situações de escrita, que estimularam o desenvolvimento de sua própria escrita. Sabemos que ninguém escreve a partir do nada; todos precisam saber sobre o que e como escrever. O trabalho descrito deu aos estudantes a oportunidade de perceberem como a escrita é importante, não só para a produção de um conto, mas também para defender um ponto de vista, para registrar sentimentos e até para entender como funciona a estrutura de uma língua!


Percebemos o impacto do trabalho do PCA de Linguagens na aprendizagem dos estudantes quando há engajamento, estímulo e vontade de realizar algo significativo e produtivo, que contemple a premissa do Protagonismo Juvenil e forme jovens competentes, solidários e autônomos.

Esse impacto não é mensurado somente pelas avaliações, mas também pelo desempenho dos estudantes no dia a dia da escola e no comprometimento deles com as atividades desenvolvidas.   


Grupo de PCA: 

Anos Finais

Ana Lucia Viana da Silva - Linguagens;

Wellington Teixeira dos Santos - Matemática; 

Kamila da Silva Raimundo Colbert - Ciências Humanas.


Ensino Médio

Ana Roberta Santos Silva Carrieri - Linguagens;

Rubileide Sinésia P. F. Santos - Ciências da Natureza;

Fábio César Chaves - Ciências Humanas.


 

Pauta Formativa



P.E.I. “Professor Orlando Geríbola”

Alinhamento PCG/PCA  - - -  07/02/2022

 

Assuntos:

 

1º) Inscrições para a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições são feitas exclusivamente pelas escolas, por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site da OBMEP. O prazo vai até 17 de março. Mais informações sobre a 17ª OBMEP estarão disponíveis no site da olimpíada (www.obmep.org.br/), alinhamento com o PCA Wellington;

2º) ADE – Organização da terça-feira (08/02/2022) para realização das avaliações internas impressas, conferência e separação por ano;

3º) Assunto: Inscrições para 1ª Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas - estão abertas, desde 26/01, as inscrições para a 1a edição da Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas – desenvolvida pela WWF Brasil em parceria com o Quero na Escola. Trata-se de uma competição escolar colaborativa que integra a Década das Nações Unidas e é voltada a estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (do 7º ao 9o ano). Circular 19;

4º) Circular 14 – Construir um Cronograma das Atividades dos Anos Finais referente a Emancipação de nosso município;

5ª) Alunos com dificuldades de aprendizagem e alunos com deficiência, informações e apoio pedagógico com atividades adaptadas, flexibilização do currículo;

6º) Organização dos Grupos de WhatsApp;

7º) Organização dos livros didáticos nas salas de aula para apoio pedagógico ao Currículo Paulista;

8º) Proposta de criarmos um espaço para Matemática no Laboratório, PCA Wellington, Professora Andrea e PCG Lúcio.

9º) Organização dos horários de substituição na disciplina de Matemática e nas disciplinas da parte diversificada;

Entre outros assuntos a serem tratados nesta primeira reunião.

PCG Lúcio Mauro Carnaúba

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