Orientação de Estudos

 

Orientação de Estudos - - - PCG - - - PEI "Professor Orlando Geríbola"


 "Orientação de Estudos é uma disciplina que integra como atividades complementares da grade curricular e que tem como principal característica o desenvolvimento de técnicas e estratégias que orientam e apoiem os alunos em suas práticas de estudo. Para além da perspectiva geral já apresentada, a Orientação de Estudos parte da formação primordial para aprender a estudar é a condição de superação defasagens de aprendizagem, o desenvolvimento da autonomia e a formação dos protagonistas."


"Como aulas de Orientação de Estudos apoiam o cumprimento dos componentes curriculares da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada e de suporte para que não se produzam novas defasagens na aprendizagem dos alunos. Essas são articuladas com todas as áreas de conhecimento, mas não devem ser confundidas com o “reforço escolar”, nem usadas como um momento destinado à execução de tarefas de determinadas disciplinas. A Orientação de Estudos se relaciona, especialmente, com a Tutoria na medida em que o tutor acompanha o desempenho do tutorado e na definição e na reconstrução de seus hábitos de estudo. A Orientação de Estudos também está diretamente relacionada à excelência acadêmica, pois favorece a construção do conhecimento pelo aluno,


" _ de hábitos e rotinas de estudo; identificar e reconhecer os fatores fundamentais para o ato de estudar; compreender a diferença entre a qualidade e intensidade de estudo; compreender e aplicar técnicas de estudo na qualidade apropriada diária; a desenvolver hábitos e rotinas de estudo; a desenvolver uma postura protagonista em relação à própria aprendizagem; a desenvolver e/ou aprimorar como habilidades de autoavaliação. 


Fonte: BARRETO, Thereza Paes. Como devo estudar? Apostila de estudo orientado. Ensino Fundamental. Governo do Estado de São Paulo/ICE."


" As técnicas e estratégias de estudo propostas nas aulas de orientação de estudos devem favorecer em todas as disciplinas da Base Nacional Comum Comum. de determinadas técnicas de análise e de síntese (tais como grifos, esquema, resumo, paráfrase, resumo, mapa conceitual, por exemplo), é importante destacar que elas não constituem um fim em si mesmo, mas um meio que favorece o desenvolvimento da competência de ler e de escrever, a melhoria da aprendizagem e a superação das defasagens dos alunos."


Base Nacional Com, Mediados PCG, Base Nacional Com, Mediados PCG, Basear Dialogar de Estudos Continuados com Os Professores de Orientação para os Professores, Juntos, Programarem e Planejarem como Atividades e Aulas Educadas nas Aulas e nos Resultados das Aulas no Desenvolvimento dos Alunos nas Disciplinas. da Base Nacional Comum, por meio de indicadores de aprendizagem. O planejamento das aulas deve ocorrer em função das especificidades e das principais demandas de cada turma.


" O trabalho conjunto e entre esses professores oferece a definição da agenda do aluno em relação aos temas e conteúdos que serão estudados, ao momento em que isso será 18 feito e entre esses professores serão utilizados. O PCG tem um papel importante no monitoramento desse processo e na articulação entre esses professores."


Fonte: SEE/SP


Orientação de Estudos - - - PEI "Professor Orlando Geríbola"

 


"A rotina de estudos funciona como um guia sobre o qual o estudante se baseia em seus aprendizados. Ela pode se utilizar de diferentes ferramentas e técnicas, de acordo com o perfil do estudante. Assim, cronogramas, planilhas, painéis visuais, aplicativos e métodos diversos podem orientar o processo de estudos. A rotina precisa ser planejada, observando as necessidades de aprendizado, tempo disponível, materiais necessários e, é claro, o objetivo a ser alcançado."



Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/quadro%20branco%20/



O desorganizado



Orientação de Estudos - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"








P.E.I. "Professor Orlando Geríbola - - - Orientação de Estudos

 



Dica da Professora Rubi.

Fonte: https://pixabay.com/pt/images/search/caderno/


Orientação de Estudos - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"

 



PCG Lúcio Mauro Carnaúba 


Orientação de Estudos - - - Vamos adaptar as questões abaixo para traçarmos um perfil da escola!

A ideia é ter questões abertas e de múltipla escolha, tabular os dados e construir gráficos de barras ou setor.  


1º) Você estuda habitualmente?

Sim (   ) ou

Não (   )


2º) Você gosta de ler? 

Sim (   ) ou 

Não (   )


3º) Quais são seus tipos de leitura preferidos? 

_____________________________________________________

4º) Você estabelece um tempo para os estudos durante a semana?

Sim (   ) ou 

Não (   )


5º) Há um local em sua casa, onde, você pode estudar com mais tranquilidade? 

Sim (   ) ou  

Não (   )


6º) Marque um X na alternativa abaixo que mais se encaixa em seu perfil de estudante: 

A) Sou pouco dedicado aos estudos. (   )

B) Me dedico o suficiente aos estudos. (   )

C) Sempre procuro me dedicar o máximo aos estudos. (   )


7º) Você se considera organizado?

Sim (   ) ou 

Não (   )


8º) O que você espera dessa nova disciplina?

A) Aprender a aprender mais sobre novos assuntos. (   )

B) Aprender a aprender mais como organizar-se nos estudos. (   )


9º) O que você espera do seu Professor de Orientação de Estudos?

A) Aprender a aprender como estudar com organização. (   ) 

B) Aprender a aprender a estudar com autonomia. (   )


10º) O que você espera encontrar na P.E.I.?

A) Uma escola com uma nova proposta. (    )

B) Uma escola que te permita ser protagonista. (   )

C) Uma escola que possa transformar seus projetos em realizações. (    )


Observação: as questões 8, 9 e 10 podem ter mais de uma resposta.


Síntese das RESPOSTAS:


A maioria dos alunos que responderam marcaram que não estudam habitualmente, o número médio de alunos que gostam de estudar é muito próximo dos que não gostam de estudar e poucos alunos reservam algum tempo para o estudo. O número de alunos que possuem um local para estudar em casa supera o número dos que não possuem esse local para os estudos. A maioria disse dedicar-se o suficiente aos estudos. Nossos alunos se consideram organizados, esperam aprender mais sobre outros assuntos, aprender com mais autonomia com a ajuda de seus Professores e que a escola seja transformadora em suas vidas.  




Orientação de Estudos - - - Vamos organizar nossos cadernos!

 














"Mapa Conceitual" - - - Ideias para Eletivas

 


Nosso questionário sobre o PERFIL dos nossos alunos:


1º) Você estuda habitualmente? 

Sim (   ) ou  Não (   ) 


10º) O que você espera encontrar na P.E.I.? 


A) Uma escola com uma nova proposta. (   ) 

B) Uma escola que te permita ser protagonista. (   ) 

C) Uma escola que possa transformar seus projetos em realizações. (    )


A Professora Elaine fez uma observação bastante pertinente, onde nossos alunos responderam na maioria NÃO para primeira pergunta e C para décima pergunta, sendo interessante e importante argumentar com eles sobre a importância de estabelecer uma ROTINA de ESTUDOS para alcançar nossos objetivos.



P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Excelentes discussões, propostas e indagações acerca deste livro!

 Parabéns a todos!






Fonte: WhatsApp.


Orientação de Estudos - - - Reunião Quinzenal - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"

                                                          22/03/2022


Pauta Formativa/Reunião de Orientação de Estudos

Páginas 21 a 40 
Material Pedagógico da EFAPE - OE



Acompanhamento do PCG em 22/03/2022


Questionário para Professores: 


1º) Quais recursos tecnológicos você tem utilizado nas suas aulas de Orientação de Estudos? 

2º) Quais Espaços de Aprendizagem você já utilizou nas suas aulas de Orientação de Estudos?

Quais das metodologias/estratégias a seguir você utilizou nas suas aulas de Orientação de Estudos?

(    ) Aula Dialogada; (   ) Grupos de Estudos; (   ) Compartilhamento de ideias e (    ) Outros.

Você utilizou Mapas Conceituais/Mapas Mentais?

Você tem tido dificuldades em ministrar as aulas de Orientação de Estudos?

Que tipo de auxílio você espera do seu PCG responsável pelas Orientações de Estudos quinzenais?

Quais das imagens abaixo melhor representa o seu sentimento em relação a disciplina Orientação de Estudos?










Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/images/search/estudos/



22/03/2022

Pauta Formativa/Reunião de Orientação de Estudos

 

Páginas 21 a 40

Material Pedagógico da EFAPE - OE

(Fonte: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/02/PEI_PR_OE_06-09_01-03_VOL1_2021_V5-1.pdf )

 

Acompanhamento do PCG em 22/03/2022

 

Questionário para Professores:

 

 

1º) Quais recursos tecnológicos você tem utilizado nas suas aulas de Orientação de Estudos?

 

 

Por enquanto nenhum

 

 

2º) Quais Espaços de Aprendizagem você já utilizou nas suas aulas de Orientação de Estudos?

 

Ainda não utilizei nenhum espaço de aprendizagem , somente sala de aula.

 

Quais das metodologias/estratégias a seguir você utilizou nas suas aulas de Orientação de Estudos?

 

 

(  X  ) Aula Dialogada; (   ) Grupos de Estudos; ( X  ) Compartilhamento de ideias e (    ) Outros.

 

Você utilizou Mapas Conceituais/Mapas Mentais?

 

POR ENQUANTO NÃO.

 

Você tem tido dificuldades em ministrar as aulas de Orientação de Estudos?

 

NÃO.

 

Que tipo de auxílio você espera do seu PCG responsável pelas Orientações de Estudos quinzenais?

 

ESPERO IDEIAS E MATERIAIS DIVERSIFICADOS PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS.

 

Quais das imagens abaixo melhor representa o seu sentimento em relação a disciplina Orientação de Estudos?

 

A IMAGEM QUE MELHOR REPRESENTA O MEU SENTIMENTO É A SEGUNDA.


22/03/2022

Pauta Formativa/Reunião de Orientação de Estudos

 

Páginas 21 a 40

Material Pedagógico da EFAPE - OE

(Fonte: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/02/PEI_PR_OE_06-09_01-03_VOL1_2021_V5-1.pdf )

Acompanhamento do PCG em 22/03/2022

Questionário para Professores:

1º) Quais recursos tecnológicos você tem utilizado nas suas aulas de Orientação de Estudos? Sala de informática, computadores/notebook, celulares e projetores.

2º) Quais Espaços de Aprendizagem você já utilizou nas suas aulas de Orientação de Estudos? Sala de aula e Espaço tecnológico.

Quais das metodologias/estratégias a seguir você utilizou nas suas aulas de Orientação de Estudos?

X  ) Aula Dialogada; (  X ) Grupos de Estudos; ( X  ) Compartilhamento de ideias e (    ) Outros.

Você utilizou Mapas Conceituais/Mapas Mentais?

Sim. Foi utilizado para fazer o mapa mental a Macro competência – Autogestão/ Amabilidade.

Você tem tido dificuldades em ministrar as aulas de Orientação de Estudos?

Tive no começo, por ser uma disciplina nova para mim. Com estudos e alinhamentos com o PCG da escola estou sanando as dificuldades enfrentadas.

Que tipo de auxílio você espera do seu PCG responsável pelas Orientações de Estudos quinzenais?

Orientação de Estudos é uma nova área a ser desvendada, por mim. É ter a consciência de vários caminhos para percorrer no ensino aprendizagem. Transmitir esses conhecimentos, orientação de estudos, aos nossos alunos exige aprofundamentos constantes. O meu PCG tem  dado todo suporte e apoio necessário para complementar as Orientações de Estudos. 

Quais das imagens abaixo melhor representa o seu sentimento em relação a disciplina Orientação de Estudos?

 


A imagem escolhida, para mim, é um representativo de “Brainstorm”, várias ideias, múltiplos conhecimentos que quando trabalhados em sala de aula compunha envolvimento de todos os alunos em sala de aula. Todas as ideias são válidas e trabalhadas.


Questionário para Professores: 




1º) Quais recursos tecnológicos você tem utilizado nas suas aulas de Orientação de Estudos? 
Utilização de noot book ,celular , TV. 


2º) Quais Espaços de Aprendizagem você já utilizou nas suas aulas de Orientação de Estudos?
Espaço utilizado quadra e sala de aula 

Quais das metodologias/estratégias a seguir você utilizou nas suas aulas de Orientação de Estudos?


( x   ) Aula Dialogada; (   ) Grupos de Estudos; (   ) Compartilhamento de ideias e (  x  ) Outros.


Você utilizou Mapas Conceituais/Mapas Mentais?
Sim 👍,estou trabalhando com mapas mentais 

Você tem tido dificuldades em ministrar as aulas de Orientação de Estudos?
No início sim agora estou aprendendo no cotidiano. 

Que tipo de auxílio você espera do seu PCG responsável pelas Orientações de Estudos quinzenais?
Experiência dos trabalho ,dicas de estudos.




Autor desconhecido.

Fonte da Imagem: WhatsApp. 


Orientação de Estudos - - - Professor Jonathans - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Parabéns a todos!

 






Fonte: WhatsApp.


E.E. P.E.I. “Professor Orlando Geríbola”

Pauta Formativa

Orientação de Estudos – 03/05/2022

 

Lapbook – o que é? para que serve? e ideias de temas

 

22 de abril de 2022 Por Ana Paula Fernandes - Equipe Sou Mãe

 

"Você já ouviu falar em Lapbook? A palavra Lapbook vem do inglês: “lap” colo e “book” livro, daí então o significado do seu nome: livro de colo. Esse “livro de colo” é então uma espécie de livro interativo construído pela própria criança a partir de um conteúdo proposto, podendo incluir colagens, ilustrações, dobraduras, desenhos, esquemas, informações, ou seja, tudo que a criança quiser inserir para melhor entendimento do tema de estudo proposto.

Na educação infantil o lapbook é uma ferramenta que você pode usar com suas crianças dentro dos temas que serão abordados em aula, as crianças amam essa interatividade e poder de uma forma visual e tátil abordar o conhecimento aprendido. Essa interatividade traz muita riqueza de informação para a criança.

Os lapbooks também são ótimos como ferramentas de revisão imediata, a criança relembra sobre o que aprendeu através desses livros interativos. Inclusive ela pode fazer uma coleção deles.

E para que serve o Lapbook?

Ele são uma ferramenta de ensino, usada para ampliar o conhecimento da criança sobre determinado assunto, de uma forma mais lúdica e criativa. Podendo serem usados em qualquer área de conhecimento, como para aprender sobre o corpo humano, sobre animais, sobre operações unitárias, pesos e medidas, alfabeto, sons e sílabas, localização no mundo, estações, pintores, etc.

Vantagens dos lapbooks na educação infantil:

·                    Reforçar o que a criança aprendeu;

·                    Estimular a criatividade com a construção;

·                    Também são ferramentas de revisão imediata;

·                    São pastas de estudos já prontas, fáceis de serem armazenadas;

·                    Podem ser usadas como ferramentas de estudo em diversas unidades.

Como fazer um lapbook?

O ideal é que o primeiro lapbook seja feito de modo simples, ou seja uma folha dobrada em três partes que pode ser de cartolina, papeis de pasta de arquivo, ou qualquer outro papel com uma gramatura maior, que seja resistente para abrir e fechar como um livro. Depois da base do lapbook estar pronta, é hora da criança inserir ali dentro toda a informação e conhecimento sobre determinado assunto de forma criativa, ou seja, ela pode incluir pedaços de revista, de livros, envelopes com informações dentro, projetos colados, desenhos, adesivos, etc, Eles podem ser de qualquer tamanho e forma.

Dentro dos lapbooks também pode ser inseridos minibooks que podem ser de qualquer tamanho ou forma, podendo ser feitos de papel, de tecido ou impressos da internet. Aonde conterá informações que a criança coletou sobre o assunto abordado.

Os materiais que poderão ser usados para confeccionar os lapbooks são: cartolina, cola, tesoura, canetinha, lápis-de-cor, purpurina, papéis diversos, adesivos, etc. Podem ser criados gráficos no computador ou feitos a mão.

Podendo ser criado uma coleção de minibooks, representando cada um, um projeto, um ponto fundamental ou um conceito relativo ao estudo de determinada unidade, fato ou assunto diverso. E depois são colocados dentro de pastas de arquivo, para ficarem melhor organizados e armazenados.

Nenhum recurso deve ser usado até a exaustão, ou até a falta de interesse da criança, por isso não há necessidade de fazer um lapbook para cada coisa que a criança aprenda. O ideal é que ela use sempre e quando for interessante para ela, ou seja, é apresentado o primeiro projeto e depois ela fica livre para escolher quando quiser fazer sobre outros determinados assuntos que esteja aprendendo…"

Fonte: https://www.soumae.org/lapbook/

Energia e Meio Ambiente: a construção de um lapbook como ferramenta didática

 

 

Fonte: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12558

Vejam o lapbook no endereço abaixo:

Fonte: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12558/8049

 

Infográfico

O que é um Infográfico:

Infográfico é uma ferramenta que serve para transmitir informações através do uso de imagens, desenhos e demais elementos visuais gráficos. Normalmente, o infográfico acompanha um texto, funcionando como um resumo didático e simples do conteúdo escrito.

 

Por unir texto e imagens, o infográfico atua em duas zonas distintas do cérebro humano: o lado direito, responsável por entender e interpretar figuras; e o lado esquerdo, que é focado na escrita e no raciocínio lógico. Assim, os infográficos acabam por simplificar a interpretação dos conteúdos, pois as duas áreas do cérebro atuam em conjunto.

 

Vamos construir um infográfico!

 

Alguns recortes do texto original:

 

“Você sabia, por exemplo, que menos de 4% da população mundial vive em um país diferente do local de nascimento original?

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) diz que havia cerca de 258 milhões de migrantes internacionais em 2017, apenas uma pequena minoria da população mundial (3,4%). E a proporção de imigrantes aumentou apenas ligeiramente nas últimas décadas - 30 anos atrás, em 1990, era de 2,9%, e em 1965 era de 2,3%. Provavelmente, só mudou levemente em cem anos", acrescentou.

 

Os Estados Unidos recebem a maior população imigrante do mundo: 49,8 milhões, com base em dados de 2015. Eles representam pouco mais de 15% da população do país.

 

Mas, quando é analisada apenas a relação de imigrantes em relação à população total de um país, a lista é encabeçada pelos Emirados Árabes Unidos - 8 milhões de imigrantes formam mais de 88% da população do país do Golfo Pérsico, rico em petróleo.

 

Com uma população de 8,4 milhões de imigrantes (12,9% do contingente geral), os britânicos também ocupam um lugar privilegiado na lista de países em população emigrada - 4,7 milhões, ou 7,2% da população da Grã-Bretanha vive no exterior.”

 

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47646813?ocid=socialflow_facebook&fbclid=IwAR09_HEuWk4Y7lB8thpT3Rwq-JhFvWvH5GDO5TiQeGew3bOUWcZd9bubTR4

 

Fonte: https://matematicaef2.blogspot.com/2019/03/os-numeros-que-podem-derrubar-mitos-e.html

 

Fonte: https://www.significados.com.br/infografico/

 

Uma imagem contendo Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

Linha do tempo

Descrição gerada automaticamente

Aplicativo

Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

 

Professor Lúcio Mauro Carnaúba

Orientação de Estudos – Sétimo Ano

 

Comanda para construir um infográfico em grupo:

 

Conversem entre si e discutam o conceito de Infográfico;

Construam coletivamente um texto sobre diferentes assuntos que vocês gostem de conversar, por exemplo: música, filmes, séries, novelas, esporte, ...;

Definam pelo menos 5 (cinco) assuntos que sejam comuns a todos;

Encontrem os percentuais (%) referentes a cada assunto escolhido, por exemplo: 3 pessoas em cinco gostam de futebol, em porcentagem 3/5 é igual a ... %;


Façam a diagramação do infográfico com imagens definidas por vocês no grupo;

Usem diferentes representações para números racionais: decimais, frações e porcentagens;

Vocês podem construir infográficos no powerpoint;

Utilizem uma única lâmina e desenvolva sua criatividade durante a construção;

Vocês podem utilizar imagens do Site: https://pixabay.com/pt/

 

Orientação de Estudos

 

Quais profissões deste caça-palavras você conhece?

Você gostaria de seguir carreira em alguma dessas profissões?

Em uma única palavra, se for possível, defina cada uma dessas profissões?

Qual profissão você pensa em ocupar no futuro?

Quais as características dessa profissão ou o que será exigido em termos de conhecimento para que você possa exercê-la de fato?

Ela faz parte do seu Projeto de Vida?

Crie um desenho que expresse o profissional que você pretende ser no futuro?



21 profissões do futuro

#1 Detetive de dados

O que este profissional faz

Investiga mistérios em Big Data. “O que nossos dados estão nos contando? Que segredos contêm?”, questionam os autores.

 

O que é preciso

Saber sobre finanças, matemática e data science, mas ser um cientista de dados não é necessário. Conhecimentos legais são uma vantagem.



#2 Facilitador de TI

O que este profissional faz

Explora tendências digitais e cria uma plataforma self-service automatizada para que usuários construam seus próprios ambientes colaborativos, incluindo assistentes virtuais.

 

O que é preciso

Ter formação em TI, ciências da computação, engenharia, ciências naturais ou administração de empresas. Habilidades de comunicação e liderança também são necessárias.



Leia também: Estudo da McKinsey investiga o impacto da automação no futuro do mercado de trabalho

#3 Oficial de ética de sourcing

O que este profissional faz

Investiga, acompanha, negocia acordos de bens e serviços para garantir que gastos indiretos da empresa (em energia, restos e relações sociais) estão alinhados com os padrões de ética de seus stakeholders.

 

O que é preciso

Ter experiência com ética em ambientes corporativos, habilidades interpessoais e de comunicação, capacidade de trabalhar em grupo. Conhecimentos de negócios, lei, gestão pública ou filosofia são diferenciais.



#4 Gestor de desenvolvimento de negócios de inteligência artificial

O que este profissional faz

Define, desenvolve e implementa programas eficazes para acelerar vendas e negócios de inteligência artificial (IA).

 

O que é preciso

Ter experiência com vendas e desenvolvimento de negócios em grandes organizações, além de experiência corporativa com plataformas de IA, machine learning e computação em nuvem.



#5 Mestre de edge computing

O que este profissional faz

Cria, mantém e protege o ambiente de edge computing, ou computação na “borda” (trata-se do limite da rede de computação em nuvem, perto da fonte de dados).

 

O que é preciso

Doutorado na área ou em áreas relacionadas, experiência com segurança e protocolo de internet das coisas (IoT), entre outros assuntos. Capacidade de arquitetar e projetar ambientes de computação em nuvem ou edge computing.



#6 Walker/Talker

O que este profissional faz

Profissional autônomo, como motoristas de Uber. Passa tempo com clientes idosos através de uma plataforma online para escutá-los e conversar com eles. “Sua principal tarefa como walker/talker é ‘prestar atenção'”, esclarece o anúncio.

 

O que é preciso

Qualquer background será considerado. É preciso ter mobilidade para visitar clientes em casa quando for necessário.



#7 Conselheiro de compromisso de saúde

O que este profissional faz

Trabalha remotamente para oferecer coaching individual e conselhos de bem-estar e saúde para usuários de pulseiras inteligentes, que monitoram suas atividades e sinais físicos.

 

O que é preciso

Ter experiência com nutrição ou educação física e credenciais (obtidas em cursos online) em modalidades esportivas como CrossFit ou yoga. Saber lidar com ambientes culturalmente diversos também é necessário.



#8 Técnico de saúde assistida por inteligência artificial

O que este profissional faz

Examina, diagnostica e administra tratamentos apropriados para pacientes, auxiliado por tecnologia e por médicos acessíveis de maneira remota.

 

O que é preciso

Ter formação em enfermagem ou similares e ter experiência anterior na área de saúde, além de habilidades interpessoais e capacidade de trabalhar sob pressão e com ferramentas digitais.



#9 Analista de cybercidade

O que este profissional faz

Garante a segurança e funcionalidade da cidade ao garantir o fluxo saudável de dados (ambientais, populacionais, etc.) pelo sistema.

 

O que é preciso

Ter qualificações em engenharia digital, conhecimentos sobre circuitos eletrônicos e metodologias de startup enxuta e experiência com impressão 3-D. É preciso saber ler e interpretar dados em analytics.



Leia também: 3 conjuntos de habilidades que vão garantir que você não fique sem emprego no futuro

#10 Diretor de portfólio genômico

O que este profissional faz

Cria e executa estratégias para um portfólio de produtos biotecnológicos.

 

O que é preciso

Ter graduação em campo relacionado à genômica (mestrado é uma vantagem). Experiência de pelo menos uma década e habilidades de comunicação, liderança e negociação, além de um perfil analítico, também são necessários.



#11 Gerente de equipe humanos-máquinas

O que este profissional faz

Desenvolve um sistema de interação para que seres humanos e máquinas conversem melhor, o que aprimora essa equipe híbrida.

 

O que é preciso

Ter formação em psicologia ou neurociência e qualificação posterior em ciência da computação, engenharia ou recursos humanos. É preciso ter experiência em áreas relacionadas, como machine learning ou interação entre humanos e robôs. Experiência com UI/UX é um diferencial.



#12 Coach de bem-estar financeiro

O que este profissional faz

Oferece sessões de coaching individuais para clientes que queiram compreender e monitorar suas atividades financeiras.

 

O que é preciso

Ter formação em finanças ou negócios, um bom ambiente para trabalhar de maneira remota, experiência com análise de métricas financeiras e conhecimentos sobre a indústria financeira.



#13 Alfaiate digital

O que este profissional faz

Trabalha com clientes para obter medidas precisas (utilizando uma cabine especial) e garante que as peças caem bem.

 

O que é preciso

Ter experiência com moda, artes ou design de interiores, estar confortável com tecnologia e ter um bom tino comercial.



Leia também: “O profissional do futuro é um resolvedor de problemas” – como desenvolver a habilidade de problem solving?

#14 Chief Trust Officer

O que este profissional faz

Trabalha com equipes de relações públicas e finanças para construir relações de confiança no setor financeiro e encorajar transparência e responsabilidade no mercado de criptmoedas.

 

O que é preciso

Ter anos de experiência relevante (com criptomoedas, blockchain, bolsa de valores), mestrado na área, conhecimentos regulatórios e perfil analítico.



#15 Analista de quantum machine learning

O que este profissional faz

Pesquisa e desenvolve soluções de ponta, que aumentam a velocidade e performance de algoritmos e sistemas, ao integrar as duas disciplinas.

 

O que é preciso

Ter um perfil criativo e uma pós-graduação na área, além de anos de experiência com machine learning, computação quântica ou data science.



Leia também: STEM: como desenvolver os conhecimentos interdisciplinares cada vez mais valorizados pelo mercado

#16 Guia de loja virtual

O que este profissional faz

Entrega atendimento ao cliente de maneira instantânea e virtual. O trabalho é remoto e utiliza realidade aumentada.

 

O que é preciso

Ter experiência com vendas, boas habilidades de comunicação, um bom ambiente de trabalho remoto.



#17 Corretor de dados pessoais

O que este profissional faz

Monitora e comercializa dados pessoais de um cliente e busca maximizar os ganhos em bolsas de dados nacionais e internacionais.

 

O que é preciso

Ter perfil analítico, conhecimento do ambiente regulatório global, saber trabalhar sob pressão.



#18 Curador de memórias pessoais

O que este profissional faz

Contata diversos stakeholders, imprensa e fontes históricas para recriar e arquitetar experiências passadas de clientes que perderam suas memórias. Utiliza realidade virtual.

 

O que é preciso

Ter perfil criativo e nível excepcional de inteligência emocional, ótimas habilidades de comunicação, empatia, capacidade narrativa e vontade de inovar.



#19 Construtor de jornadas de realidade aumentada

O que este profissional faz

Projeta, escreve, cria, calibra, gamifica, constroi e personaliza jornadas de realidade aumentada.

 

O que é preciso

Ter perfil criativo, anos de experiência com jogos competitivos multiplayer, familiaridade com tecnologias como Microsfot HoloLens e Facebook Oculus e com metaversos de conteúdo.



Leia também: Entenda melhor as oportunidades de carreira na indústria 4.0

#20 Controlador de estradas

O que este profissional faz

Monitora, regula, planeja e manipula espaços aéreos e estradas, programando plataformas automatizadas de IA usadas para gerenciar espaços de carros e drones autônomos.

 

O que é preciso

Aptidão para o trabalho é mais importante que qualificações ou experiências anteriores. É preciso ter habilidades de comunicação, tomada de decisão, organização e resolução de problemas. Saber trabalhar sob pressão também é essencial.



#21 Oficial de diversidade genética

O que este profissional faz

Facilita a lucratividade e a produtividade da organização e, ao mesmo tempo, cria um ambiente de inclusão genética, operando de acordo com as leis e guias relacionados à força de trabalho geneticamente aprimorada.

 

O que é preciso ter

Ter um grau avançado de estudos em biologia ou genômica, anos de experiência com igualdade genética ou similares. Habilidades interpessoais, de gestão e de comunicação também são essenciais.

 

Fonte: https://www.napratica.org.br/possiveis-profissoes-do-futuro/

 

A importância de ensinar a estudar

 

Vou ler para buscar subsídios que possam me ajudar na Orientação de Estudos. 

O que consultar quando os professores da sua escola precisam ensinar os alunos a estudarem

Salvar

Por: Flavia Nogueira

Nem sempre apenas dizer para os alunos “grifem as partes mais importantes do texto” ou “faça um resumo” funciona. Isso porque, muitas vezes, não fica claro como identificar as informações mais relevantes de um conteúdo sem orientações. É preciso ir além e ensinar os alunos a estudarem.

“Aprender a estudar envolve uma dimensão cognitiva, uma relação de ensino mesmo e questões de didática”, explica à NOVA ESCOLA Walkiria Rigolon, pedagoga de formação e pesquisadora sobre trabalho docente e práticas formativas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Os gestores sabem que os professores precisam ir além de apenas direcionar o procedimento que os alunos devem praticar para apoiar seus estudos  (como fichamento, grifo, esquema, exposição oral, debate ou resenha).

Aprender a estudar é uma condição fundamental para dar continuidade na vida escolar e cabe à escola ensinar estas práticas associadas ao estudo. Para ajudar você a passar para os professores a importância de ensinar a estudar com exemplos e práticas, separamos algumas dicas:

1) Uma reflexão com os professores sobre ler para estudar

Situações como explorar a biblioteca para localizar uma informação ou ler para resolver dúvidas, coletar dados – desde os primeiros anos  – , quando bem planejadas e sistematizadas, permitem que os alunos desempenhem bem a tarefa de estudar.

E, neste texto, a coordenadora Eduarda Diniz Mayrink, mostra como, a partir de uma experiência realizada com professores de 3º ano na cidade de Rio Piracicaba (MG), é possível criar uma oportunidade de formação sobre o “ler para estudar”.

2) Leitura em voz alta

Por falar em “ler para estudar” é bom lembrar a importância da leitura em voz alta em sala de aula.

O objetivo aqui é criar um repertório nas crianças com boas leituras, ler para elas textos que não dariam conta de lerem sozinhas, estimular o hábito da leitura entre outros.

Este texto explica como preparar as leituras (o antes, durante e o depois) e como registrar a atividade.

3) Envolvendo todas as disciplinas

Muitos gestores ouvem algum membro da equipe comentar que os alunos não conseguem fazer determinado exercício por não compreender o enunciado. Antes de procurar o professor de Língua Portuguesa, o gestor pode estimular educadores de diferentes áreas a refletir sobre seu papel na formação de leitores. Todos podem contribuir para que os estudantes entendam o que estão lendo.

E neste texto estão dicas de como Artes, Ciências, Matemática e até Educação Física podem contribuir.

4) Procedimentos de apoio à leitura

Não basta falar “grifem”, “façam um resumo” ou “vamos fichar”. É melhor explicar cada um destes procedimentos e este texto traz detalhes e dicas sobre como marcar palavras-chave, grifar textos, resumir, esquematizar, entre outros.

5) Como formar leitores eficientes

Que tal criar um projeto para envolver professores do 6º ao 9º ano, de todas as disciplinas, para criar na escola alguns procedimentos comuns para que todos se tornem leitores eficientes.

Sugerimos um projeto de formação em três módulos com tópicos como Grifos e Fichamentos, Diagramas e resumos e Notas e Seminários. Todos eles trazem propostas de debates, atividades, textos de apoio, resumos, gráficos, modelos entre outros. Clique aqui para ter acesso aos três módulos. Ou então escolha entre Grifos e Fichamentos, Diagramas e Resumos ou Notas e Seminários.



Fonte: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2132/a-importancia-de-ensinar-a-estudar?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=Conte%C3%BAdo_Site_seguidores_ge&utm_content=ensinar-a-estudar&fbclid=IwAR2mW5SmPOe0TZvpYTi1ftiS803YK8lGt2yUYgtifwuQ0GPjNoJIQ4HQg1E 

 

Orientações de Estudos - Planejamento para 29/04/2019 - Dia Nacional da Matemática

Diagrama, Texto

Descrição gerada automaticamente

 

 

Professor Lúcio Mauro Carnaúba - Orientações de Estudos

 

Habilidade: compreender a construção de um Painel com foco na aprendizagem de Matemática, compartilhar conhecimentos com os demais alunos da escola e demonstrar a capacidade criativa no desenvolvimento de um trabalho em grupo. 

Uma imagem contendo Texto

Descrição gerada automaticamente

 

 

 

 

 

 

Sugestão de Atividade - - - Orientação de Estudos - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"

 


Organização 

PCG 

Lúcio Mauro Carnaúba 


Vamos reciclar! - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Parabéns a todos.

 



Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/lixo/ 


Orientação de Estudo - - - TESTE - - - "Que tipo de filmes combina mais com você? - - - Jornal JOCA

 1. Se logo cedo o seu dia começa a dar errado, com situações que fogem do controle, você: 


...


Fonte: Jornal JOCA  -  nº 187


Competências socioemocionais 

😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊



Orientação de Estudo - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA

 









Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/


E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Sugestão de atividade para Orientação de Estudos - - - Jornal JOCA

 























Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/


PCG


Lúcio Mauro Carnaúba


E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - "A corrida dos sentimentos" - - - Orientação de Estudos/Projeto de Vida

 

"A CORRIDA DOS SENTIMENTOS”

 

Por  Poeta e Escritor Orlando Alves Gomes

16 de março de 2020 - 11:03

“Era sol. Todos os sentimentos se preparavam para a grande corrida.

A ? chegou primeiro. Não via a hora de começar.

A ? foi a última a chegar, estava sempre questionando onde essa corrida ia dar.

A ? desistiu antes mesmo de começar.

A ? deu um salto à frente e disse: Vamos lá!

Todos se preparavam para a largada: 3,2,1, já!

A ? põe-se a chorar, “Como vou conseguir chegar lá?”

A ? levou um tombo e começou a gritar.

A ? berrou: cale essa boca já!

E a ? respondeu: “Não aguento mais, vou parar”.

A ? falou em alta voz: Vamos amigos, todos nós podemos ganhar!

A ? logo se manifestou: “Não sei pra que encorajar!”

A ? pensou alto: “Estamos perto de chegar”

O ?, sempre quietinho, observando tudo, resolveu falar: “O que acham de todos juntos darmos as mãos e pararmos de brigar? A vida é muito curta para perdermos tempo.

Podemos cada momento aproveitar?

E assim, todos os sentimentos deram as mãos e ganharam juntos a corrida. A ? que não sabia se daria certo, chegou lá. A ? viu que não valia a pena se desesperar. A ? foi vencida pela ?. A ? se animou com o salto da ?. A ? foi encorajada com as palavras da ?. A ? foi vencida pelo ? e a ? sempre acreditou. Nós também vivemos numa corrida chamada vida. Em alguns momentos, a ? grita e quer parar. A ? não nos deixa aproveitar os bons momentos. A dúvida chega e traz angústias para o coração. A ? nos ajuda a caminharmos mais umas milhas. A ? mais uma vez nos faz parar. A ?, olha pro outro e começa a reclamar. A ? não aceita nada, mas o ?, Ah! O amor! …. O amor “suporta todas as coisas, acredita em todas as coisas, espera todas as coisas, persevera em todas as coisas. O amor nunca acaba.”(1 Coríntios 13:7,8) Ainda que tenhamos maus momentos, o amor nos faz aguentar. Se não fosse o amor, de nada valeria! Pense nisso!"

 

Fonte: https://osollo.com.br/a-corrida-dos-sentimentos/

 

Proposta de atividade:

 

1º) Dividida em seis partes o texto conforme indicado e proponha aos alunos que o completem com os seguintes sentimentos:

a) ansiedade, dúvida, derrota e alegria;

b) tristeza, dor, intolerância, dor e coragem; 

c) inveja, esperança e amor;

d) dúvida, ansiedade, derrota, esperança, tristeza, alegria, dor, inveja, amor e esperança; 

e) dor, ansiedade, dúvida e coragem; 

f) tristeza, inveja, intolerância e amor.

 

2º) O texto começa com o sentimento, ansiedade e termina com o sentimento, amor. Pense sobre isso e dê a sua opinião. 

 

3º) Poderíamos escrever sobre várias "corridas" em nossas vidas, uma sugestão escrever sobre a corrida para alcançar nosso(s) projeto(s) de vida. 

 

4º) Para alcançar algo mais precisamos de orientação em nossos estudos, quais os seus sentimentos em relação a disciplina de Orientação de Estudos? 

 

 

PCG Lúcio Mauro Carnaúba


Tolerância à frustração - - - - Projeto de Vida e Orientação de Estudos - - - - Ideias & Sugestões - - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"

















Fonte da Imagem (17 competências socioemocionais): 


Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/


Material organizado pelo Professor Coordenador Geral 

Lúcio Mauro Carnaúba


E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Projeto de Vida e Orientação de Estudos - - - Adaptar para uso com os alunos

 

 Dinâmicas com as Competências Socioemocionais

 

Inicialmente vamos entender a construção do material pedagógico, são 39 cartelas plastificadas onde 5 (cinco) cartelas são representadas pelas macrocompetências, discriminados seus conceitos; em seguida temos as competências socioemocionais correspondentes a determinada macrocompetências, discriminados seus conceitos.  São 17 competências socioemocionais.

O jogo repete apenas a competência socioemocional em um coração vermelho (17).

 

Primeira Proposta de dinâmica

 

Deixar virada as cartelas com as 5 (cinco) macrocompetências e solicitar que 5 (cinco) Professores sem virar a cartela escolham uma.

Logo em seguida após essa etapa, peça que um dos Professores faça a leitura da cartela.  

Exemplo:

Macrocompetência: Amabilidade – amabilidade é a capacidade ... .

Logo em seguida pedir que 3 (três) Professores se encaminhem até a mesa onde estão as competências socioemocionais e escolham aquelas jugam corretas em relação ao conceito lido. Neste momento estará sobre a mesa apenas as 17 cartelas com as competências socioemocionais e seus respectivos conceitos.

Faça o mesmo procedimento para as demais macrocompetências.

Encerrada essa etapa, espera-se que 22 (vinte e dois) Professores tenham sido contemplados.

Agora distribua as 17 cartelas com as competências socioemocionais nos corações vermelhos e peça que os Professores procurem seus pares.

Exemplo: Empatia com empatia.

Não há problemas se sobrarem cartelas, há a possibilidade de 39 (trinta e nove) participantes.

Agora é o momento de verificar se os GRUPOS estão corretos.

Exemplo: Amabilidade – Empatia – Respeito – Confiança.

A ideia neste momento é compreender os conceitos.


Observação: fazer na sala de aula com os alunos. 

 

PCG

Lúcio Mauro Carnaúba 




Fonte das Imagens: celular pessoal. 


"A corrida dos sentimentos" - - - - - - Projeto de Vida e Orientação de Estudos - - - - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"

 

"A CORRIDA DOS SENTIMENTOS

Era sol. Todos os sentimentos se preparavam para a grande corrida.
A ansiedade chegou primeiro. Não via a hora de começar.
A dúvida foi a última a chegar, estava sempre questionando onde essa corrida ia dar.
A derrota desistiu antes mesmo de começar.
A alegria deu um salto à frente e disse: Vamos lá!
Todos se preparavam para a largada: 3,2,1, já!
A tristeza põe-se a chorar, “Como vou conseguir chegar lá?”
A dor levou um tombo e começou a gritar.
A intolerância berrou: cale essa boca já!
E a dor respondeu: “Não aguento mais, vou parar”.
A coragem falou em alta voz: Vamos amigos, todos nós podemos ganhar!
A inveja logo se manifestou: “Não sei pra que encorajar!”
A esperança pensou alto: “Estamos perto de chegar”
O amor, sempre quietinho, observando tudo, resolveu falar: “O que acham de todos juntos darmos as mãos e pararmos de brigar? A vida é muito curta pra perdermos tempo.
Podemos cada momento aproveitar?
E assim, todos os sentimentos deram as mãos e ganharam juntos a corrida. A dúvida que não sabia se daria certo, chegou lá. A ansiedade viu que não valia a pena se desesperar. A derrota foi vencida pela esperança. A tristeza se animou com o salto da alegria. A dor foi encorajada com as palavras da coragem. A inveja foi vencida pelo amor e a esperança sempre acreditou. Nós também vivemos numa corrida chamada vida. Em alguns momentos, a dor grita e quer parar. A ansiedade não nos deixa aproveitar os bons momentos. A dúvida chega e traz angústias para o coração. A coragem nos ajuda a caminharmos mais umas milhas. A tristeza mais uma vez nos faz parar. A inveja, olha pro outro e começa a reclamar. A intolerância não aceita nada, mas o amor, Ah! O amor! …. O amor “suporta todas as coisas, acredita em todas as coisas, espera todas as coisas, persevera em todas as coisas. O amor nunca acaba.”(1 Coríntios 13:7,8) Ainda que tenhamos maus momentos, o amor nos faz aguentar. Se não fosse o amor, de nada valeria! Pense nisso!"

Fonte: https://osollo.com.br/a-corrida-dos-sentimentos/


Proposta de atividade:


1º) Dividida em seis partes o texto conforme o PPT e proponha aos alunos que o completem com os seguintes sentimentos:

a) ansiedade, dúvida, derrota e alegria;

b) tristeza, dor, intolerância, dor e coragem; 

c) inveja, esperança e amor;

d) dúvida, ansiedade, derrota, esperança, tristeza, alegria,dor, inveja, amor e esperança; 

e) dor, ansiedade, dúvida, dúvida e coragem; 

f) tristeza, inveja, intolerância e amor.


Observação: no PPT a imagem para amor e coração foram as mesmas. 


2º) O texto começa com o sentimento, ansiedade e termina com o sentimento, amor. Pense sobre isso e dê a sua opinião. 

3º) Poderíamos escrever sobre várias "corridas" em nossas vidas, uma sugestão escrever sobre a corrida para alcançar nosso(s) projeto(s) de vida. 

4º) Para alcançar algo mais precisamos de orientação em nossos estudos, quais os seus sentimentos em relação a disciplina de Orientação de Estudos?       



 










Observação: há na internet um site onde é atribuído para o Poeta e Escritor Orlando Alves Gomesesse texto. 


Organização deste Material de Apoio

 Professor Coordenador Geral

Lúcio Mauro Carnaúba.

Orientação de Estudos - - - Jornal JOCA - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Orientação de Estudos

TESTE: “Você conhece o folclore brasileiro”

 

Atividade: aplicar o TESTE da página 04 do Jornal JOCA nº 191.

 

Material de apoio:

 

“O folclore brasileiro é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil.

Fonte: Wikipédia

 

folclore brasileiro é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil. Embora tenha raízes imemoriais, seu estudo sistemático iniciou somente em meados do século XIX, e levou mais de 100 anos para se consolidar no país. A partir da década de 1970, o folclorismo nacional definitivamente se institucionalizou e recebeu conformação conceitual.

Sendo composto por contribuições as mais variadas - com destaque para as culturas portuguesa, africana e indígena - o folclore do Brasil é extremamente rico e diversificado, sendo hoje objeto de inúmeros estudos e recebendo larga divulgação nacional e internacional, constituindo além disso elemento importante da própria economia do Brasil, pela geração de empregos, pela produção e comércio de bens associados e pelo turismo cultural que dinamiza.”

 

Atividade: pesquisar mais sobre esse assunto na INTERNET. 

 

 

 

Fonte: Jornal JOCA nº 191

CGPG

Lúcio Mauro Carnaúba

E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Censo/2022 - - - Orientação de Estudos - - - Jornal JOCA

 

Orientação de Estudos

Jornal JOCA

 

 

Você sabia que o CENSO/2022 começa em todo o país!

 

O que é o CENSO DEMOGRÁFICO?

 

Como funciona a coleta de dados do Censo?

 

Como identificar um Recenseador?

 

Como ficará o Censo/2022 para os Refugiados e Imigrantes?

 

O que você já sabia sobre esse assunto ou mesmo sobre essa profissão?  

 

O levantamento de dados sobre o Brasil, nosso país, pode nos beneficiar de que maneira?

 

Pense em seu Projeto de Vida e o quanto é importante conhecer mais sobre a realidade em que vivemos no Brasil!

 

 

 

 

CGPG

Lúcio Mauro Carnaúba

Fonte: Jornal JOCA, página 03, Jornal JOCA nº 191.


Orientação de Estudos - - - Jornal JOCA - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I.

 

Orientação de Estudos

 

 

Jornal JOCA

 

“Clube do JOCA está com as inscrições abertas”

 

Você nunca perde uma edição do Jornal JOCA?

Vive de olho no portal, assiste a “JOQUICES”  e ouve o “PAPO JOCA”?

 

Chegou a sua vez: as inscrições para a segunda turma do Clube do Joca já estão abertas.

 

Como é estar no clube do JOCA?

(Leia os depoimentos no Jornal JOCA nº 191)

 

Como participar?

Responda a seguinte pergunta: POR QUE EU QUERO AJUDAR OS JORNALISTAS DO JOCA A PENSAR NO JORNAL?

R: PODEM PARTICIPAR JOVENS ENTRE 8 E 15 ANOS, ASSINANTES DO JOCA, COM AUTORIZAÇÃO ASSINADA POR UM RESPONSÁVEL LEGAL.

AS INSCRIÇÕES DEVEM SER ENVIADAS, EM TEXTO OU VÍDEO, ATÉ 05 DE SETEMBRO PARA joca@magiadeler.com.br, com a autorização assinada, sua idade um telefone de contato.

Use o QR code para acessar o portal do JOCA, baixar a autorização e ler mais detalhes sobre o Clube do JOCA.       

  

 

Página 08

Fonte: Jornal JOCA 

CGPG Lúcio Mauro Carnaúba


Como você aprende melhor?

E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Orientação de Estudos - - - Jornal JOCA nº 192

E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Orientação de Estudos - - - Jornal JOCA nº 192

E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Orientação de Estudos - - - Jornal JOCA nº 192

E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Orientação de Estudos - - - Jornal JOCA nº 192

Jornal JOCA na Sala de Aula - - - Orientação de Estudos - - - "Você sabia que ... " - - - Tema: Reciclagem - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I.

Orientação de Estudos - - - Professora Eli - - - Língua Portuguesa

6 comentários: