Orientação de Estudos - - - PCG - - - PEI "Professor Orlando Geríbola"
"Orientação de Estudos é uma disciplina que integra como atividades complementares da grade curricular e que tem como principal característica o desenvolvimento de técnicas e estratégias que orientam e apoiem os alunos em suas práticas de estudo. Para além da perspectiva geral já apresentada, a Orientação de Estudos parte da formação primordial para aprender a estudar é a condição de superação defasagens de aprendizagem, o desenvolvimento da autonomia e a formação dos protagonistas."
"Como aulas de Orientação de Estudos apoiam o cumprimento dos componentes curriculares da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada e de suporte para que não se produzam novas defasagens na aprendizagem dos alunos. Essas são articuladas com todas as áreas de conhecimento, mas não devem ser confundidas com o “reforço escolar”, nem usadas como um momento destinado à execução de tarefas de determinadas disciplinas. A Orientação de Estudos se relaciona, especialmente, com a Tutoria na medida em que o tutor acompanha o desempenho do tutorado e na definição e na reconstrução de seus hábitos de estudo. A Orientação de Estudos também está diretamente relacionada à excelência acadêmica, pois favorece a construção do conhecimento pelo aluno,
" _ de hábitos e rotinas de estudo; identificar e reconhecer os fatores fundamentais para o ato de estudar; compreender a diferença entre a qualidade e intensidade de estudo; compreender e aplicar técnicas de estudo na qualidade apropriada diária; a desenvolver hábitos e rotinas de estudo; a desenvolver uma postura protagonista em relação à própria aprendizagem; a desenvolver e/ou aprimorar como habilidades de autoavaliação.
Fonte: BARRETO, Thereza Paes. Como devo estudar? Apostila de estudo orientado. Ensino Fundamental. Governo do Estado de São Paulo/ICE."
" As técnicas e estratégias de estudo propostas nas aulas de orientação de estudos devem favorecer em todas as disciplinas da Base Nacional Comum Comum. de determinadas técnicas de análise e de síntese (tais como grifos, esquema, resumo, paráfrase, resumo, mapa conceitual, por exemplo), é importante destacar que elas não constituem um fim em si mesmo, mas um meio que favorece o desenvolvimento da competência de ler e de escrever, a melhoria da aprendizagem e a superação das defasagens dos alunos."
Base Nacional Com, Mediados PCG, Base Nacional Com, Mediados PCG, Basear Dialogar de Estudos Continuados com Os Professores de Orientação para os Professores, Juntos, Programarem e Planejarem como Atividades e Aulas Educadas nas Aulas e nos Resultados das Aulas no Desenvolvimento dos Alunos nas Disciplinas. da Base Nacional Comum, por meio de indicadores de aprendizagem. O planejamento das aulas deve ocorrer em função das especificidades e das principais demandas de cada turma.
" O trabalho conjunto e entre esses professores oferece a definição da agenda do aluno em relação aos temas e conteúdos que serão estudados, ao momento em que isso será 18 feito e entre esses professores serão utilizados. O PCG tem um papel importante no monitoramento desse processo e na articulação entre esses professores."
Fonte: SEE/SP
Orientação de Estudos - - - PEI "Professor Orlando Geríbola"
"A rotina de estudos funciona como um guia sobre o qual o estudante se baseia em seus aprendizados. Ela pode se utilizar de diferentes ferramentas e técnicas, de acordo com o perfil do estudante. Assim, cronogramas, planilhas, painéis visuais, aplicativos e métodos diversos podem orientar o processo de estudos. A rotina precisa ser planejada, observando as necessidades de aprendizado, tempo disponível, materiais necessários e, é claro, o objetivo a ser alcançado."
Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/quadro%20branco%20/
O desorganizado
Orientação de Estudos - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"
P.E.I. "Professor Orlando Geríbola - - - Orientação de Estudos
Fonte: https://pixabay.com/pt/images/search/caderno/
Orientação de Estudos - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"
Orientação de Estudos - - - Vamos adaptar as questões abaixo para traçarmos um perfil da escola!
A ideia é ter questões abertas e de múltipla escolha, tabular os dados e construir gráficos de barras ou setor.
1º) Você estuda habitualmente?
Sim ( ) ou
Não ( )
2º) Você gosta de ler?
Sim ( ) ou
Não ( )
3º) Quais são seus tipos de leitura preferidos?
_____________________________________________________
4º) Você estabelece um tempo para os estudos durante a semana?
Sim ( ) ou
Não ( )
5º) Há um local em sua casa, onde, você pode estudar com mais tranquilidade?
Sim ( ) ou
Não ( )
6º) Marque um X na alternativa abaixo que mais se encaixa em seu perfil de estudante:
A) Sou pouco dedicado aos estudos. ( )
B) Me dedico o suficiente aos estudos. ( )
C) Sempre procuro me dedicar o máximo aos estudos. ( )
7º) Você se considera organizado?
Sim ( ) ou
Não ( )
8º) O que você espera dessa nova disciplina?
A) Aprender a aprender mais sobre novos assuntos. ( )
B) Aprender a aprender mais como organizar-se nos estudos. ( )
9º) O que você espera do seu Professor de Orientação de Estudos?
A) Aprender a aprender como estudar com organização. ( )
B) Aprender a aprender a estudar com autonomia. ( )
10º) O que você espera encontrar na P.E.I.?
A) Uma escola com uma nova proposta. ( )
B) Uma escola que te permita ser protagonista. ( )
C) Uma escola que possa transformar seus projetos em realizações. ( )
Observação: as questões 8, 9 e 10 podem ter mais de uma resposta.
Síntese das RESPOSTAS:
A maioria dos alunos que responderam marcaram que não estudam habitualmente, o número médio de alunos que gostam de estudar é muito próximo dos que não gostam de estudar e poucos alunos reservam algum tempo para o estudo. O número de alunos que possuem um local para estudar em casa supera o número dos que não possuem esse local para os estudos. A maioria disse dedicar-se o suficiente aos estudos. Nossos alunos se consideram organizados, esperam aprender mais sobre outros assuntos, aprender com mais autonomia com a ajuda de seus Professores e que a escola seja transformadora em suas vidas.
Orientação de Estudos - - - Vamos organizar nossos cadernos!
"Mapa Conceitual" - - - Ideias para Eletivas
Nosso questionário sobre o PERFIL dos nossos alunos:
1º) Você estuda habitualmente?
Sim ( ) ou Não ( )
10º) O que você espera encontrar na P.E.I.?
A) Uma escola com uma nova proposta. ( )
B) Uma escola que te permita ser protagonista. ( )
C) Uma escola que possa transformar seus projetos em realizações. ( )
A Professora Elaine fez uma observação bastante pertinente, onde nossos alunos responderam na maioria NÃO para primeira pergunta e C para décima pergunta, sendo interessante e importante argumentar com eles sobre a importância de estabelecer uma ROTINA de ESTUDOS para alcançar nossos objetivos.
P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Excelentes discussões, propostas e indagações acerca deste livro!
Orientação de Estudos - - - Reunião Quinzenal - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"
22/03/2022
22/03/2022
Pauta
Formativa/Reunião de Orientação de Estudos
Páginas 21 a 40
Material Pedagógico da EFAPE -
OE
(Fonte:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/02/PEI_PR_OE_06-09_01-03_VOL1_2021_V5-1.pdf
)
Acompanhamento do PCG em
22/03/2022
Questionário para Professores:
1º) Quais recursos
tecnológicos você tem utilizado nas suas aulas de Orientação de Estudos?
Por enquanto nenhum
2º) Quais Espaços de
Aprendizagem você já utilizou nas suas aulas de Orientação de Estudos?
Ainda não utilizei nenhum
espaço de aprendizagem , somente sala de aula.
Quais das metodologias/estratégias
a seguir você utilizou nas suas aulas de Orientação de Estudos?
( X )
Aula Dialogada; ( ) Grupos de Estudos;
( X ) Compartilhamento de ideias e
( ) Outros.
Você utilizou Mapas
Conceituais/Mapas Mentais?
POR ENQUANTO NÃO.
Você tem tido dificuldades em
ministrar as aulas de Orientação de Estudos?
NÃO.
Que tipo de auxílio você
espera do seu PCG responsável pelas Orientações de Estudos quinzenais?
ESPERO IDEIAS E MATERIAIS
DIVERSIFICADOS PARA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS.
Quais das imagens abaixo
melhor representa o seu sentimento em relação a disciplina Orientação de Estudos?
A IMAGEM QUE MELHOR REPRESENTA
O MEU SENTIMENTO É A SEGUNDA.
22/03/2022
Pauta
Formativa/Reunião de Orientação de Estudos
Páginas 21 a 40
Material Pedagógico da EFAPE -
OE
(Fonte: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/02/PEI_PR_OE_06-09_01-03_VOL1_2021_V5-1.pdf
)
Acompanhamento do PCG em
22/03/2022
Questionário para Professores:
1º) Quais recursos
tecnológicos você tem utilizado nas suas aulas de Orientação de Estudos? Sala de informática,
computadores/notebook, celulares e projetores.
2º) Quais Espaços de
Aprendizagem você já utilizou nas suas aulas de Orientação de Estudos? Sala de aula e Espaço
tecnológico.
Quais das
metodologias/estratégias a seguir você utilizou nas suas aulas de Orientação de
Estudos?
( X )
Aula Dialogada; ( X )
Grupos de Estudos; ( X )
Compartilhamento de ideias e ( )
Outros.
Você utilizou Mapas
Conceituais/Mapas Mentais?
Sim. Foi utilizado para fazer o mapa mental a Macro
competência – Autogestão/ Amabilidade.
Você tem tido dificuldades em
ministrar as aulas de Orientação de Estudos?
Tive no começo, por ser uma disciplina nova para
mim. Com estudos e alinhamentos com o PCG da escola estou sanando as
dificuldades enfrentadas.
Que tipo de auxílio você
espera do seu PCG responsável pelas Orientações de Estudos quinzenais?
Orientação de Estudos é uma nova área a ser
desvendada, por mim. É ter a consciência de vários caminhos para percorrer no
ensino aprendizagem. Transmitir esses conhecimentos, orientação de estudos, aos
nossos alunos exige aprofundamentos constantes. O meu PCG tem dado todo suporte e apoio necessário para
complementar as Orientações de Estudos.
Quais das imagens abaixo
melhor representa o seu sentimento em relação a disciplina Orientação de
Estudos?
Orientação de Estudos - - - Professor Jonathans - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Parabéns a todos!
E.E. P.E.I. “Professor Orlando
Geríbola”
Pauta Formativa
Orientação de Estudos – 03/05/2022
Lapbook – o que é? para que
serve? e ideias de temas
22 de abril de
2022 Por Ana Paula
Fernandes - Equipe Sou Mãe
"Você já ouviu falar em Lapbook?
A palavra Lapbook vem do inglês: “lap” colo e “book” livro,
daí então o significado do seu nome: livro de colo. Esse “livro de colo” é
então uma espécie de livro interativo construído pela própria criança a partir
de um conteúdo proposto, podendo incluir colagens, ilustrações, dobraduras,
desenhos, esquemas, informações, ou seja, tudo que a criança quiser inserir
para melhor entendimento do tema de estudo proposto.
Na educação infantil o lapbook é uma
ferramenta que você pode usar com suas crianças dentro dos temas que serão
abordados em aula, as crianças amam essa interatividade e poder de uma forma
visual e tátil abordar o conhecimento aprendido. Essa interatividade traz muita
riqueza de informação para a criança.
Os lapbooks também são ótimos como
ferramentas de revisão imediata, a criança relembra sobre o que aprendeu
através desses livros interativos. Inclusive ela pode fazer uma coleção deles.
E
para que serve o Lapbook?
Ele são uma ferramenta de ensino,
usada para ampliar o conhecimento da criança sobre determinado assunto, de uma
forma mais lúdica e criativa. Podendo serem usados em qualquer área de
conhecimento, como para aprender sobre o corpo humano, sobre animais, sobre operações
unitárias, pesos e medidas, alfabeto, sons e sílabas, localização no mundo,
estações, pintores, etc.
Vantagens
dos lapbooks na educação infantil:
·
Reforçar o que a criança aprendeu;
·
Estimular a criatividade com a
construção;
·
Também são ferramentas de revisão
imediata;
·
São pastas de estudos já prontas,
fáceis de serem armazenadas;
·
Podem ser usadas como ferramentas de
estudo em diversas unidades.
Como
fazer um lapbook?
O ideal é que o primeiro lapbook seja
feito de modo simples, ou seja uma folha dobrada em três partes que pode ser de
cartolina, papeis de pasta de arquivo, ou qualquer outro papel com uma
gramatura maior, que seja resistente para abrir e fechar como um livro. Depois
da base do lapbook estar pronta, é hora da criança inserir ali dentro toda a
informação e conhecimento sobre determinado assunto de forma criativa, ou seja,
ela pode incluir pedaços de revista, de livros, envelopes com informações
dentro, projetos colados, desenhos, adesivos, etc, Eles podem ser de qualquer
tamanho e forma.
Dentro dos lapbooks também pode ser
inseridos minibooks que podem ser de qualquer tamanho ou forma, podendo ser
feitos de papel, de tecido ou impressos da internet. Aonde conterá informações
que a criança coletou sobre o assunto abordado.
Os materiais que poderão ser usados
para confeccionar os lapbooks são: cartolina, cola, tesoura, canetinha,
lápis-de-cor, purpurina, papéis diversos, adesivos, etc. Podem ser criados
gráficos no computador ou feitos a mão.
Podendo ser criado uma coleção de
minibooks, representando cada um, um projeto, um ponto fundamental ou um
conceito relativo ao estudo de determinada unidade, fato ou assunto diverso. E
depois são colocados dentro de pastas de arquivo, para ficarem melhor
organizados e armazenados.
Nenhum recurso deve ser usado até a
exaustão, ou até a falta de interesse da criança, por isso não há necessidade
de fazer um lapbook para cada coisa que a criança aprenda. O ideal é que ela
use sempre e quando for interessante para ela, ou seja, é apresentado o
primeiro projeto e depois ela fica livre para escolher quando quiser fazer
sobre outros determinados assuntos que esteja aprendendo…"
Fonte: https://www.soumae.org/lapbook/
Energia e Meio Ambiente: a construção de um lapbook como ferramenta
didática
Fonte: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12558
Vejam o lapbook no endereço abaixo:
Fonte: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12558/8049
Infográfico
O que é um Infográfico:
Infográfico é uma ferramenta que serve para transmitir
informações através do uso de imagens, desenhos e demais elementos visuais
gráficos. Normalmente, o infográfico acompanha um texto, funcionando como
um resumo didático e simples do conteúdo escrito.
Por unir texto e imagens, o infográfico atua em
duas zonas distintas do cérebro humano: o lado direito, responsável por
entender e interpretar figuras; e o lado esquerdo, que é focado na escrita e no
raciocínio lógico. Assim, os infográficos acabam por simplificar a
interpretação dos conteúdos, pois as duas áreas do cérebro atuam em conjunto.
Vamos construir um infográfico!
Alguns recortes do texto original:
“Você sabia, por exemplo, que menos de 4% da
população mundial vive em um país diferente do local de nascimento original?
A Organização das Nações Unidas (ONU) diz que havia
cerca de 258 milhões de migrantes internacionais em 2017, apenas uma pequena
minoria da população mundial (3,4%). E a proporção de imigrantes aumentou
apenas ligeiramente nas últimas décadas - 30 anos atrás, em 1990, era de 2,9%,
e em 1965 era de 2,3%. Provavelmente, só mudou levemente em cem anos",
acrescentou.
Os Estados Unidos recebem a maior população
imigrante do mundo: 49,8 milhões, com base em dados de 2015. Eles representam
pouco mais de 15% da população do país.
Mas, quando é analisada apenas a relação de
imigrantes em relação à população total de um país, a lista é encabeçada pelos
Emirados Árabes Unidos - 8 milhões de imigrantes formam mais de 88% da
população do país do Golfo Pérsico, rico em petróleo.
Com uma população de 8,4 milhões de imigrantes
(12,9% do contingente geral), os britânicos também ocupam um lugar privilegiado
na lista de países em população emigrada - 4,7 milhões, ou 7,2% da população da
Grã-Bretanha vive no exterior.”
Fonte: https://matematicaef2.blogspot.com/2019/03/os-numeros-que-podem-derrubar-mitos-e.html
Fonte: https://www.significados.com.br/infografico/
Professor
Lúcio Mauro Carnaúba
Orientação
de Estudos – Sétimo Ano
Comanda para construir um infográfico
em grupo:
Conversem entre si e discutam o
conceito de Infográfico;
Construam coletivamente um texto
sobre diferentes assuntos que vocês gostem de conversar, por exemplo: música,
filmes, séries, novelas, esporte, ...;
Definam pelo menos 5 (cinco) assuntos
que sejam comuns a todos;
Encontrem os percentuais (%)
referentes a cada assunto escolhido, por exemplo: 3 pessoas em cinco gostam de
futebol, em porcentagem 3/5 é igual a ... %;
Façam a diagramação do infográfico com imagens definidas por vocês no grupo;
Usem diferentes representações para
números racionais: decimais, frações e porcentagens;
Vocês podem construir infográficos no
powerpoint;
Utilizem uma única lâmina e
desenvolva sua criatividade durante a construção;
Vocês podem utilizar imagens do
Site: https://pixabay.com/pt/
Orientação de Estudos
Quais profissões deste caça-palavras você conhece?
Você gostaria de seguir carreira em alguma dessas profissões?
Em uma única palavra, se for possível, defina cada uma dessas
profissões?
Qual profissão você pensa em ocupar no futuro?
Quais as características dessa profissão ou o que será exigido
em termos de conhecimento para que você possa exercê-la de fato?
Ela faz parte do seu Projeto de Vida?
Crie um desenho que expresse o profissional que você pretende
ser no futuro?
21 profissões do futuro
#1 Detetive de dados
O que este profissional faz
Investiga mistérios em Big Data. “O que nossos dados estão
nos contando? Que segredos contêm?”, questionam os autores.
O que é preciso
Saber sobre finanças, matemática
e data science, mas ser um cientista de dados não é necessário.
Conhecimentos legais são uma vantagem.
#2 Facilitador de TI
O que este profissional faz
Explora tendências digitais e cria uma plataforma self-service
automatizada para que usuários construam seus próprios ambientes colaborativos,
incluindo assistentes virtuais.
O que é preciso
Ter formação em TI, ciências da computação, engenharia, ciências
naturais ou administração de empresas. Habilidades de comunicação e liderança
também são necessárias.
Leia também: Estudo
da McKinsey investiga o impacto da automação no futuro do mercado de trabalho
#3 Oficial de ética
de sourcing
O que este profissional faz
Investiga, acompanha, negocia acordos de bens e serviços para
garantir que gastos indiretos da empresa (em energia, restos e relações
sociais) estão alinhados com os padrões de ética de seus stakeholders.
O que é preciso
Ter experiência com ética em ambientes corporativos, habilidades
interpessoais e de comunicação, capacidade de trabalhar em grupo. Conhecimentos
de negócios, lei, gestão pública ou filosofia são diferenciais.
#4 Gestor de
desenvolvimento de negócios de inteligência artificial
O que este profissional faz
Define, desenvolve e implementa programas eficazes para acelerar
vendas e negócios de inteligência artificial (IA).
O que é preciso
Ter experiência com vendas e desenvolvimento de negócios em
grandes organizações, além de experiência corporativa com plataformas de IA,
machine learning e computação em nuvem.
#5 Mestre de edge
computing
O que este profissional faz
Cria, mantém e protege o ambiente de edge computing, ou
computação na “borda” (trata-se do limite da rede de computação em nuvem, perto
da fonte de dados).
O que é preciso
Doutorado na área ou em áreas relacionadas, experiência com
segurança e protocolo de internet das coisas (IoT), entre outros assuntos.
Capacidade de arquitetar e projetar ambientes de computação em nuvem ou edge
computing.
#6 Walker/Talker
O que este profissional faz
Profissional autônomo, como motoristas de Uber. Passa tempo com
clientes idosos através de uma plataforma online para escutá-los e conversar
com eles. “Sua principal tarefa como walker/talker é ‘prestar atenção'”,
esclarece o anúncio.
O que é preciso
Qualquer background será considerado. É preciso ter mobilidade
para visitar clientes em casa quando for necessário.
#7 Conselheiro de
compromisso de saúde
O que este profissional faz
Trabalha remotamente para oferecer coaching individual e
conselhos de bem-estar e saúde para usuários de pulseiras inteligentes, que
monitoram suas atividades e sinais físicos.
O que é preciso
Ter experiência com nutrição ou educação física e credenciais
(obtidas em cursos online) em modalidades esportivas como CrossFit ou yoga.
Saber lidar com ambientes culturalmente diversos também é necessário.
#8 Técnico de saúde
assistida por inteligência artificial
O que este profissional faz
Examina, diagnostica e administra tratamentos apropriados para
pacientes, auxiliado por tecnologia e por médicos acessíveis de maneira remota.
O que é preciso
Ter formação em enfermagem ou similares e ter experiência
anterior na área de saúde, além de habilidades interpessoais e capacidade de trabalhar sob pressão e com ferramentas
digitais.
#9 Analista de
cybercidade
O que este profissional faz
Garante a segurança e funcionalidade da cidade ao garantir o
fluxo saudável de dados (ambientais, populacionais, etc.) pelo sistema.
O que é preciso
Ter qualificações em engenharia digital, conhecimentos sobre
circuitos eletrônicos e metodologias de startup enxuta e experiência com
impressão 3-D. É preciso saber ler e interpretar dados em analytics.
Leia também: 3
conjuntos de habilidades que vão garantir que você não fique sem emprego no
futuro
#10 Diretor de
portfólio genômico
O que este profissional faz
Cria e executa estratégias para um portfólio de produtos biotecnológicos.
O que é preciso
Ter graduação em campo relacionado à genômica (mestrado é uma
vantagem). Experiência de pelo menos uma década e habilidades de comunicação,
liderança e negociação, além de um perfil analítico, também são necessários.
#11 Gerente de
equipe humanos-máquinas
O que este profissional faz
Desenvolve um sistema de interação para que seres humanos e
máquinas conversem melhor, o que aprimora essa equipe híbrida.
O que é preciso
Ter formação em psicologia ou neurociência e qualificação
posterior em ciência da computação,
engenharia ou recursos humanos. É preciso ter experiência em áreas
relacionadas, como machine learning ou interação entre humanos e robôs.
Experiência com UI/UX é um diferencial.
#12 Coach de
bem-estar financeiro
O que este profissional faz
Oferece sessões de coaching individuais para clientes que
queiram compreender e monitorar suas atividades financeiras.
O que é preciso
Ter formação em finanças ou negócios, um bom ambiente para
trabalhar de maneira remota, experiência com análise de métricas financeiras e
conhecimentos sobre a indústria financeira.
#13 Alfaiate digital
O que este profissional faz
Trabalha com clientes para obter medidas precisas (utilizando
uma cabine especial) e garante que as peças caem bem.
O que é preciso
Ter experiência com moda, artes ou design de interiores, estar
confortável com tecnologia e ter um bom tino comercial.
Leia também: “O
profissional do futuro é um resolvedor de problemas” – como desenvolver a
habilidade de problem solving?
#14 Chief Trust
Officer
O que este profissional faz
Trabalha com equipes de relações públicas e finanças para
construir relações de confiança no setor financeiro e encorajar transparência e
responsabilidade no mercado de criptmoedas.
O que é preciso
Ter anos de experiência relevante (com criptomoedas, blockchain, bolsa de valores), mestrado na área,
conhecimentos regulatórios e perfil analítico.
#15 Analista de
quantum machine learning
O que este profissional faz
Pesquisa e desenvolve soluções de ponta, que aumentam a
velocidade e performance de algoritmos e sistemas, ao integrar as duas
disciplinas.
O que é preciso
Ter um perfil criativo e uma pós-graduação na área, além de anos
de experiência com machine learning, computação quântica ou data science.
Leia também: STEM:
como desenvolver os conhecimentos interdisciplinares cada vez mais valorizados
pelo mercado
#16 Guia de loja
virtual
O que este profissional faz
Entrega atendimento ao cliente de maneira instantânea e virtual.
O trabalho é remoto e utiliza realidade aumentada.
O que é preciso
Ter experiência com vendas, boas habilidades de comunicação, um bom ambiente de trabalho remoto.
#17 Corretor de
dados pessoais
O que este profissional faz
Monitora e comercializa dados pessoais de um cliente e busca
maximizar os ganhos em bolsas de dados nacionais e internacionais.
O que é preciso
Ter perfil analítico, conhecimento do ambiente regulatório
global, saber trabalhar sob pressão.
#18 Curador de
memórias pessoais
O que este profissional faz
Contata diversos stakeholders, imprensa e fontes históricas para
recriar e arquitetar experiências passadas de clientes que perderam suas
memórias. Utiliza realidade virtual.
O que é preciso
Ter perfil criativo e nível excepcional de inteligência
emocional, ótimas habilidades de comunicação, empatia, capacidade narrativa e
vontade de inovar.
#19 Construtor de
jornadas de realidade aumentada
O que este profissional faz
Projeta, escreve, cria, calibra, gamifica, constroi e
personaliza jornadas de realidade aumentada.
O que é preciso
Ter perfil criativo, anos de experiência com jogos competitivos
multiplayer, familiaridade com tecnologias como Microsfot HoloLens e Facebook
Oculus e com metaversos de conteúdo.
Leia também: Entenda
melhor as oportunidades de carreira na indústria 4.0
#20 Controlador de
estradas
O que este profissional faz
Monitora, regula, planeja e manipula espaços aéreos e estradas,
programando plataformas automatizadas de IA usadas para gerenciar espaços de
carros e drones autônomos.
O que é preciso
Aptidão para o trabalho é mais importante que qualificações ou
experiências anteriores. É preciso ter habilidades de comunicação, tomada de
decisão, organização e resolução de problemas. Saber
trabalhar sob pressão também é essencial.
#21 Oficial de
diversidade genética
O que este profissional faz
Facilita a lucratividade e a produtividade da organização e, ao
mesmo tempo, cria um ambiente de inclusão genética, operando de acordo com as
leis e guias relacionados à força de trabalho geneticamente aprimorada.
O que é preciso ter
Ter um grau avançado de estudos em biologia ou genômica, anos de
experiência com igualdade genética ou similares. Habilidades interpessoais, de
gestão e de comunicação também são essenciais.
Fonte: https://www.napratica.org.br/possiveis-profissoes-do-futuro/
A
importância de ensinar a estudar
Vou ler para buscar subsídios que possam me ajudar na Orientação
de Estudos.
O que consultar quando os professores da sua escola precisam
ensinar os alunos a estudarem
Por:
Flavia Nogueira
Nem sempre apenas dizer para os alunos “grifem as partes mais
importantes do texto” ou “faça um resumo” funciona. Isso porque, muitas vezes,
não fica claro como identificar as informações mais relevantes de um conteúdo
sem orientações. É preciso ir além e ensinar os alunos a estudarem.
“Aprender a estudar envolve uma dimensão cognitiva, uma relação de
ensino mesmo e questões de didática”, explica à NOVA ESCOLA
Walkiria Rigolon, pedagoga de formação e pesquisadora sobre trabalho docente e
práticas formativas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da
Fundação Carlos Chagas (FCC).
Os gestores sabem que os professores precisam ir além de apenas
direcionar o procedimento que os alunos devem praticar para apoiar seus estudos
(como fichamento, grifo, esquema, exposição oral, debate ou resenha).
Aprender a estudar é uma condição fundamental para dar
continuidade na vida escolar e cabe à escola ensinar estas práticas associadas
ao estudo. Para ajudar você a passar para os professores a importância de
ensinar a estudar com exemplos e práticas, separamos algumas dicas:
1) Uma reflexão com os professores sobre ler para estudar
Situações como explorar a biblioteca para localizar uma informação
ou ler para resolver dúvidas, coletar dados – desde os primeiros anos – ,
quando bem planejadas e sistematizadas, permitem que os alunos desempenhem bem
a tarefa de estudar.
E, neste texto, a coordenadora
Eduarda Diniz Mayrink, mostra como, a partir de uma
experiência realizada com professores de 3º ano na cidade de Rio Piracicaba
(MG), é possível criar uma oportunidade de formação sobre o “ler para estudar”.
2) Leitura em voz alta
Por falar em “ler para estudar” é bom lembrar a importância da
leitura em voz alta em sala de aula.
O objetivo aqui é criar um repertório nas crianças com boas
leituras, ler para elas textos que não dariam conta de lerem sozinhas,
estimular o hábito da leitura entre outros.
3) Envolvendo todas as disciplinas
Muitos gestores ouvem algum membro da equipe comentar que os
alunos não conseguem fazer determinado exercício por não compreender o
enunciado. Antes de procurar o professor de Língua Portuguesa, o gestor pode
estimular educadores de diferentes áreas a refletir sobre seu papel na formação
de leitores. Todos podem contribuir para que os estudantes entendam o que estão
lendo.
E neste texto estão dicas
de como Artes, Ciências, Matemática e até Educação Física podem contribuir.
4) Procedimentos de apoio à leitura
Não basta falar “grifem”, “façam um resumo” ou “vamos fichar”. É
melhor explicar cada um destes procedimentos e este texto traz detalhes e dicas sobre
como marcar palavras-chave, grifar textos, resumir, esquematizar, entre outros.
5) Como formar leitores eficientes
Que tal criar um projeto para envolver professores do 6º ao 9º
ano, de todas as disciplinas, para criar na escola alguns procedimentos comuns
para que todos se tornem leitores eficientes.
Sugerimos um projeto de formação em três módulos com tópicos como
Grifos e Fichamentos, Diagramas e resumos e Notas e Seminários. Todos eles
trazem propostas de debates, atividades, textos de apoio, resumos, gráficos,
modelos entre outros. Clique aqui para ter acesso aos três
módulos. Ou então escolha entre Grifos e Fichamentos, Diagramas e Resumos ou Notas e Seminários.
Orientações
de Estudos - Planejamento para 29/04/2019 - Dia Nacional da Matemática
Professor Lúcio Mauro Carnaúba - Orientações de Estudos
Habilidade: compreender a construção de um Painel com foco na
aprendizagem de Matemática, compartilhar conhecimentos com os demais alunos da
escola e demonstrar a capacidade criativa no desenvolvimento de um trabalho em
grupo.
Sugestão de Atividade - - - Orientação de Estudos - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"
Vamos reciclar! - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Parabéns a todos.
Orientação de Estudo - - - TESTE - - - "Que tipo de filmes combina mais com você? - - - Jornal JOCA
1. Se logo cedo o seu dia começa a dar errado, com situações que fogem do controle, você:
...
Fonte: Jornal JOCA - nº 187
Competências socioemocionais
😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊
Orientação de Estudo - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA
E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Sugestão de atividade para Orientação de Estudos - - - Jornal JOCA
E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - "A corrida dos sentimentos" - - - Orientação de Estudos/Projeto de Vida
"A CORRIDA DOS SENTIMENTOS”
Por Poeta e Escritor Orlando Alves Gomes
16 de março de 2020 - 11:03
“Era sol. Todos os sentimentos se preparavam para a grande corrida.
A ? chegou primeiro. Não via a hora de começar.
A ? foi a última a chegar, estava sempre questionando onde essa corrida ia dar.
A ? desistiu antes mesmo de começar.
A ? deu um salto à frente e disse: Vamos lá!
Todos se preparavam para a largada: 3,2,1, já!
A ? põe-se a chorar, “Como vou conseguir chegar lá?”
A ? levou um tombo e começou a gritar.
A ? berrou: cale essa boca já!
E a ? respondeu: “Não aguento mais, vou parar”.
A ? falou em alta voz: Vamos amigos, todos nós podemos ganhar!
A ? logo se manifestou: “Não sei pra que encorajar!”
A ? pensou alto: “Estamos perto de chegar”
O ?, sempre quietinho, observando tudo, resolveu falar: “O que acham de todos juntos darmos as mãos e pararmos de brigar? A vida é muito curta para perdermos tempo.
Podemos cada momento aproveitar?
E assim, todos os sentimentos deram as mãos e ganharam juntos a corrida. A ? que não sabia se daria certo, chegou lá. A ? viu que não valia a pena se desesperar. A ? foi vencida pela ?. A ? se animou com o salto da ?. A ? foi encorajada com as palavras da ?. A ? foi vencida pelo ? e a ? sempre acreditou. Nós também vivemos numa corrida chamada vida. Em alguns momentos, a ? grita e quer parar. A ? não nos deixa aproveitar os bons momentos. A dúvida chega e traz angústias para o coração. A ? nos ajuda a caminharmos mais umas milhas. A ? mais uma vez nos faz parar. A ?, olha pro outro e começa a reclamar. A ? não aceita nada, mas o ?, Ah! O amor! …. O amor “suporta todas as coisas, acredita em todas as coisas, espera todas as coisas, persevera em todas as coisas. O amor nunca acaba.”(1 Coríntios 13:7,8) Ainda que tenhamos maus momentos, o amor nos faz aguentar. Se não fosse o amor, de nada valeria! Pense nisso!"
Fonte: https://osollo.com.br/a-corrida-dos-sentimentos/
Proposta de atividade:
1º) Dividida em seis partes o texto conforme indicado e proponha aos alunos que o completem com os seguintes sentimentos:
a) ansiedade, dúvida, derrota e alegria;
b) tristeza, dor, intolerância, dor e coragem;
c) inveja, esperança e amor;
d) dúvida, ansiedade, derrota, esperança, tristeza, alegria, dor, inveja, amor e esperança;
e) dor, ansiedade, dúvida e coragem;
f) tristeza, inveja, intolerância e amor.
2º) O texto começa com o sentimento, ansiedade e termina com o sentimento, amor. Pense sobre isso e dê a sua opinião.
3º) Poderíamos escrever sobre várias "corridas" em nossas vidas, uma sugestão escrever sobre a corrida para alcançar nosso(s) projeto(s) de vida.
4º) Para alcançar algo mais precisamos de orientação em nossos estudos, quais os seus sentimentos em relação a disciplina de Orientação de Estudos?
PCG Lúcio Mauro Carnaúba
Tolerância à frustração - - - - Projeto de Vida e Orientação de Estudos - - - - Ideias & Sugestões - - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"
E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Projeto de Vida e Orientação de Estudos - - - Adaptar para uso com os alunos
Dinâmicas com as Competências Socioemocionais
Inicialmente vamos entender a construção do material pedagógico, são 39 cartelas plastificadas onde 5 (cinco) cartelas são representadas pelas macrocompetências, discriminados seus conceitos; em seguida temos as competências socioemocionais correspondentes a determinada macrocompetências, discriminados seus conceitos. São 17 competências socioemocionais.
O jogo repete apenas a competência socioemocional em um coração vermelho (17).
Primeira Proposta de dinâmica
Deixar virada as cartelas com as 5 (cinco) macrocompetências e solicitar que 5 (cinco) Professores sem virar a cartela escolham uma.
Logo em seguida após essa etapa, peça que um dos Professores faça a leitura da cartela.
Exemplo:
Macrocompetência: Amabilidade – amabilidade é a capacidade ... .
Logo em seguida pedir que 3 (três) Professores se encaminhem até a mesa onde estão as competências socioemocionais e escolham aquelas jugam corretas em relação ao conceito lido. Neste momento estará sobre a mesa apenas as 17 cartelas com as competências socioemocionais e seus respectivos conceitos.
Faça o mesmo procedimento para as demais macrocompetências.
Encerrada essa etapa, espera-se que 22 (vinte e dois) Professores tenham sido contemplados.
Agora distribua as 17 cartelas com as competências socioemocionais nos corações vermelhos e peça que os Professores procurem seus pares.
Exemplo: Empatia com empatia.
Não há problemas se sobrarem cartelas, há a possibilidade de 39 (trinta e nove) participantes.
Agora é o momento de verificar se os GRUPOS estão corretos.
Exemplo: Amabilidade – Empatia – Respeito – Confiança.
A ideia neste momento é compreender os conceitos.
Observação: fazer na sala de aula com os alunos.
PCG
Dinâmicas com as Competências Socioemocionais
Inicialmente vamos entender a construção do material pedagógico, são 39 cartelas plastificadas onde 5 (cinco) cartelas são representadas pelas macrocompetências, discriminados seus conceitos; em seguida temos as competências socioemocionais correspondentes a determinada macrocompetências, discriminados seus conceitos. São 17 competências socioemocionais.
O jogo repete apenas a competência socioemocional em um coração vermelho (17).
Primeira Proposta de dinâmica
Deixar virada as cartelas com as 5 (cinco) macrocompetências e solicitar que 5 (cinco) Professores sem virar a cartela escolham uma.
Logo em seguida após essa etapa, peça que um dos Professores faça a leitura da cartela.
Exemplo:
Macrocompetência: Amabilidade – amabilidade é a capacidade ... .
Logo em seguida pedir que 3 (três) Professores se encaminhem até a mesa onde estão as competências socioemocionais e escolham aquelas jugam corretas em relação ao conceito lido. Neste momento estará sobre a mesa apenas as 17 cartelas com as competências socioemocionais e seus respectivos conceitos.
Faça o mesmo procedimento para as demais macrocompetências.
Encerrada essa etapa, espera-se que 22 (vinte e dois) Professores tenham sido contemplados.
Agora distribua as 17 cartelas com as competências socioemocionais nos corações vermelhos e peça que os Professores procurem seus pares.
Exemplo: Empatia com empatia.
Não há problemas se sobrarem cartelas, há a possibilidade de 39 (trinta e nove) participantes.
Agora é o momento de verificar se os GRUPOS estão corretos.
Exemplo: Amabilidade – Empatia – Respeito – Confiança.
A ideia neste momento é compreender os conceitos.
Observação: fazer na sala de aula com os alunos.
"A corrida dos sentimentos" - - - - - - Projeto de Vida e Orientação de Estudos - - - - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"
"A CORRIDA DOS SENTIMENTOS
Era sol. Todos os sentimentos se preparavam para a grande corrida.A ansiedade chegou primeiro. Não via a hora de começar.A dúvida foi a última a chegar, estava sempre questionando onde essa corrida ia dar.A derrota desistiu antes mesmo de começar.A alegria deu um salto à frente e disse: Vamos lá!Todos se preparavam para a largada: 3,2,1, já!A tristeza põe-se a chorar, “Como vou conseguir chegar lá?”A dor levou um tombo e começou a gritar.A intolerância berrou: cale essa boca já!E a dor respondeu: “Não aguento mais, vou parar”.A coragem falou em alta voz: Vamos amigos, todos nós podemos ganhar!A inveja logo se manifestou: “Não sei pra que encorajar!”A esperança pensou alto: “Estamos perto de chegar”O amor, sempre quietinho, observando tudo, resolveu falar: “O que acham de todos juntos darmos as mãos e pararmos de brigar? A vida é muito curta pra perdermos tempo.Podemos cada momento aproveitar?E assim, todos os sentimentos deram as mãos e ganharam juntos a corrida. A dúvida que não sabia se daria certo, chegou lá. A ansiedade viu que não valia a pena se desesperar. A derrota foi vencida pela esperança. A tristeza se animou com o salto da alegria. A dor foi encorajada com as palavras da coragem. A inveja foi vencida pelo amor e a esperança sempre acreditou. Nós também vivemos numa corrida chamada vida. Em alguns momentos, a dor grita e quer parar. A ansiedade não nos deixa aproveitar os bons momentos. A dúvida chega e traz angústias para o coração. A coragem nos ajuda a caminharmos mais umas milhas. A tristeza mais uma vez nos faz parar. A inveja, olha pro outro e começa a reclamar. A intolerância não aceita nada, mas o amor, Ah! O amor! …. O amor “suporta todas as coisas, acredita em todas as coisas, espera todas as coisas, persevera em todas as coisas. O amor nunca acaba.”(1 Coríntios 13:7,8) Ainda que tenhamos maus momentos, o amor nos faz aguentar. Se não fosse o amor, de nada valeria! Pense nisso!"
Fonte: https://osollo.com.br/a-corrida-dos-sentimentos/
Proposta de atividade:
1º) Dividida em seis partes o texto conforme o PPT e proponha aos alunos que o completem com os seguintes sentimentos:
a) ansiedade, dúvida, derrota e alegria;
b) tristeza, dor, intolerância, dor e coragem;
c) inveja, esperança e amor;
d) dúvida, ansiedade, derrota, esperança, tristeza, alegria,dor, inveja, amor e esperança;
e) dor, ansiedade, dúvida, dúvida e coragem;
f) tristeza, inveja, intolerância e amor.
Observação: no PPT a imagem para amor e coração foram as mesmas.
2º) O texto começa com o sentimento, ansiedade e termina com o sentimento, amor. Pense sobre isso e dê a sua opinião.
3º) Poderíamos escrever sobre várias "corridas" em nossas vidas, uma sugestão escrever sobre a corrida para alcançar nosso(s) projeto(s) de vida.
4º) Para alcançar algo mais precisamos de orientação em nossos estudos, quais os seus sentimentos em relação a disciplina de Orientação de Estudos?
Proposta de atividade:
1º) Dividida em seis partes o texto conforme o PPT e proponha aos alunos que o completem com os seguintes sentimentos:
a) ansiedade, dúvida, derrota e alegria;
b) tristeza, dor, intolerância, dor e coragem;
c) inveja, esperança e amor;
d) dúvida, ansiedade, derrota, esperança, tristeza, alegria,dor, inveja, amor e esperança;
e) dor, ansiedade, dúvida, dúvida e coragem;
f) tristeza, inveja, intolerância e amor.
Observação: no PPT a imagem para amor e coração foram as mesmas.
2º) O texto começa com o sentimento, ansiedade e termina com o sentimento, amor. Pense sobre isso e dê a sua opinião.
3º) Poderíamos escrever sobre várias "corridas" em nossas vidas, uma sugestão escrever sobre a corrida para alcançar nosso(s) projeto(s) de vida.
4º) Para alcançar algo mais precisamos de orientação em nossos estudos, quais os seus sentimentos em relação a disciplina de Orientação de Estudos?
Observação: há na internet um site onde é atribuído para o Poeta e Escritor Orlando Alves Gomesesse texto.
Organização deste Material de Apoio
Professor Coordenador Geral
Lúcio Mauro Carnaúba.
Orientação de Estudos - - - Jornal JOCA - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Orientação de Estudos
TESTE: “Você conhece o folclore brasileiro”
Atividade: aplicar o TESTE da página 04 do Jornal JOCA nº 191.
Material de apoio:
“O folclore brasileiro é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil.”
Fonte: Wikipédia
“O folclore brasileiro é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil. Embora tenha raízes imemoriais, seu estudo sistemático iniciou somente em meados do século XIX, e levou mais de 100 anos para se consolidar no país. A partir da década de 1970, o folclorismo nacional definitivamente se institucionalizou e recebeu conformação conceitual.
Sendo composto por contribuições as mais variadas - com destaque para as culturas portuguesa, africana e indígena - o folclore do Brasil é extremamente rico e diversificado, sendo hoje objeto de inúmeros estudos e recebendo larga divulgação nacional e internacional, constituindo além disso elemento importante da própria economia do Brasil, pela geração de empregos, pela produção e comércio de bens associados e pelo turismo cultural que dinamiza.”
Atividade: pesquisar mais sobre esse assunto na INTERNET.
Fonte: Jornal JOCA nº 191
CGPG
Lúcio Mauro Carnaúba
Orientação de Estudos
TESTE: “Você conhece o folclore brasileiro”
Atividade: aplicar o TESTE da página 04 do Jornal JOCA nº 191.
Material de apoio:
“O folclore brasileiro é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil.”
Fonte: Wikipédia
“O folclore brasileiro é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil. Embora tenha raízes imemoriais, seu estudo sistemático iniciou somente em meados do século XIX, e levou mais de 100 anos para se consolidar no país. A partir da década de 1970, o folclorismo nacional definitivamente se institucionalizou e recebeu conformação conceitual.
Sendo composto por contribuições as mais variadas - com destaque para as culturas portuguesa, africana e indígena - o folclore do Brasil é extremamente rico e diversificado, sendo hoje objeto de inúmeros estudos e recebendo larga divulgação nacional e internacional, constituindo além disso elemento importante da própria economia do Brasil, pela geração de empregos, pela produção e comércio de bens associados e pelo turismo cultural que dinamiza.”
Atividade: pesquisar mais sobre esse assunto na INTERNET.
Fonte: Jornal JOCA nº 191
CGPG
Lúcio Mauro Carnaúba
E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Censo/2022 - - - Orientação de Estudos - - - Jornal JOCA
Orientação de Estudos
Jornal JOCA
Você sabia que o CENSO/2022 começa em todo o país!
O que é o CENSO DEMOGRÁFICO?
Como funciona a coleta de dados do Censo?
Como identificar um Recenseador?
Como ficará o Censo/2022 para os Refugiados e Imigrantes?
O que você já sabia sobre esse assunto ou mesmo sobre essa profissão?
O levantamento de dados sobre o Brasil, nosso país, pode nos beneficiar de que maneira?
Pense em seu Projeto de Vida e o quanto é importante conhecer mais sobre a realidade em que vivemos no Brasil!
CGPG
Lúcio Mauro Carnaúba
Fonte: Jornal JOCA, página 03, Jornal JOCA nº 191.
Orientação de Estudos
Jornal JOCA
Você sabia que o CENSO/2022 começa em todo o país!
O que é o CENSO DEMOGRÁFICO?
Como funciona a coleta de dados do Censo?
Como identificar um Recenseador?
Como ficará o Censo/2022 para os Refugiados e Imigrantes?
O que você já sabia sobre esse assunto ou mesmo sobre essa profissão?
O levantamento de dados sobre o Brasil, nosso país, pode nos beneficiar de que maneira?
Pense em seu Projeto de Vida e o quanto é importante conhecer mais sobre a realidade em que vivemos no Brasil!
CGPG
Lúcio Mauro Carnaúba
Fonte: Jornal JOCA, página 03, Jornal JOCA nº 191.
Orientação de Estudos - - - Jornal JOCA - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I.
Orientação de Estudos
Jornal JOCA
“Clube do JOCA está com as inscrições abertas”
Você nunca perde uma edição do Jornal JOCA?
Vive de olho no portal, assiste a “JOQUICES” e ouve o “PAPO JOCA”?
Chegou a sua vez: as inscrições para a segunda turma do Clube do Joca já estão abertas.
Como é estar no clube do JOCA?
(Leia os depoimentos no Jornal JOCA nº 191)
Como participar?
Responda a seguinte pergunta: POR QUE EU QUERO AJUDAR OS JORNALISTAS DO JOCA A PENSAR NO JORNAL?
R: PODEM PARTICIPAR JOVENS ENTRE 8 E 15 ANOS, ASSINANTES DO JOCA, COM AUTORIZAÇÃO ASSINADA POR UM RESPONSÁVEL LEGAL.
AS INSCRIÇÕES DEVEM SER ENVIADAS, EM TEXTO OU VÍDEO, ATÉ 05 DE SETEMBRO PARA joca@magiadeler.com.br, com a autorização assinada, sua idade um telefone de contato.
Use o QR code para acessar o portal do JOCA, baixar a autorização e ler mais detalhes sobre o Clube do JOCA.
Página 08
Fonte: Jornal JOCA
CGPG Lúcio Mauro Carnaúba
Orientação de Estudos
Jornal JOCA
“Clube do JOCA está com as inscrições abertas”
Você nunca perde uma edição do Jornal JOCA?
Vive de olho no portal, assiste a “JOQUICES” e ouve o “PAPO JOCA”?
Chegou a sua vez: as inscrições para a segunda turma do Clube do Joca já estão abertas.
Como é estar no clube do JOCA?
(Leia os depoimentos no Jornal JOCA nº 191)
Como participar?
Responda a seguinte pergunta: POR QUE EU QUERO AJUDAR OS JORNALISTAS DO JOCA A PENSAR NO JORNAL?
R: PODEM PARTICIPAR JOVENS ENTRE 8 E 15 ANOS, ASSINANTES DO JOCA, COM AUTORIZAÇÃO ASSINADA POR UM RESPONSÁVEL LEGAL.
AS INSCRIÇÕES DEVEM SER ENVIADAS, EM TEXTO OU VÍDEO, ATÉ 05 DE SETEMBRO PARA joca@magiadeler.com.br, com a autorização assinada, sua idade um telefone de contato.
Use o QR code para acessar o portal do JOCA, baixar a autorização e ler mais detalhes sobre o Clube do JOCA.
Página 08
Fonte: Jornal JOCA
CGPG Lúcio Mauro Carnaúba
Adorei as sugestões. Grata!
ResponderExcluirObrigado.
ExcluirAdorei! Obrigada pelas sugestões.
ResponderExcluirObrigado.
ResponderExcluirParabéns a todos, muito bem elaborado e sugestões ótimas de OE.
ResponderExcluirObrigado.
ResponderExcluir