terça-feira, 14 de março de 2017

Função Social dos números


É importante envolver as crianças na discussão de perguntas como “Para que servem os números?” ou “Que números fazem parte da nossa vida?”

Problematizações:

Quantos anos você tem?

Você tem irmãos? Quantos?

Qual é o número de sua casa ou apartamento?

Como é a numeração das casas na sua rua?

Que números de telefone você conhece?

Você sabe qual é o CEP de sua residência?

Você já observou os números que aparecem nas placas de carro?

Que números utilizamos para indicar os dias do mês?

É também interessante nos anos iniciais a exploração dos números em brincadeiras que utilizem a cantilena numérica, como as rodas infantis e os jogos que favorecem a reflexão sobre a sequência numérica, a exemplo da amarelinha.


Em variadas atividades propostas aos alunos, o professor pode aos poucos observar e registrar quais são os números familiares a eles e quais são os de uso frequente em seu cotidiano, possibilitando que as crianças se apoiem em conhecimentos prévios para ampliar suas competências numéricas. 

Fonte: Pires, Célia Maria Carolino . Números naturais e operações.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário