Guia de Aprendizagem Linguagens


Guia de Aprendizagem – PEI

E. E. Prof. Orlando Geribola

Professor (a) Eli

da Silva Profeta

Componente Curricular Língua Portuguesa Ano/Série: 6 Anos: A,B,C 1º bimestre/2023

Justificativa: O ensino da Língua Portuguesa destina-se a preparar o

aluno para lidar com a linguagem em suas diversas situações de uso e

manifestações, inclusive a estética, pois o domínio da língua materna

revela-se fundamental ao acesso às demais áreas do conhecimento. É

uma possibilidade de aumentar a autopercepção do aluno como ser

humano e como cidadão. Daí, centrar-se no engajamento discursivo do

aluno, ou seja, sua capacidade de engajar outros no discurso de modo a

agir no mundo social.

Objetivos: Confrontar

opiniões e pontos de

vista sobre as

diferentes linguagens

e suas manifestações

especificas.

* Compreender e usar

a Língua Portuguesa

como língua materna

geradora de

significação

integradora da

organização de

mundo e da própria

identidade.

*Utilizar-se das

linguagens como meio

de expressões,

informação e

comunicação. Objetos de conhecimento: · Estratégias de leitura: Apreender os sentidos globais do texto; · Variação linguística; · Textualização; · Morfossintaxe. · Formação do leitor literário; · Fono-ortografia. · Estratégia de leitura; · Efeito de sentido; · Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros. Situação de aprendizagem e Habilidades: · Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências. · Fazer o uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção e as

* Desenvolver o uso da linguagem e escrita usando os recursos de que dispõe a gramática normativa: fonética, morfologia e sintaxe. · Analisar/Utilizar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico. · características do gênero. · Construção composicional

Competências Socioemocionais: São capacidades individuais que se

manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou

atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, estabelecer

objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas.

· Foco- (determinação, responsabilidade)

· Entusiasmo- (assertividade)

· Confiança-(empatia, respeito)

· Tolerância ao estresse-(tolerância à frustação)

· Autoconfiança

· Abertura ao novo- (curiosidade para aprender)

Tema Transversal:

· Ética;

· Consumo;

· Pluralidade

· Cultura.

Estratégias Didáticas

Atividades Autodidáticas: · Ler e produzir textos referentes aos conteúdos vivenciados; · Usar dicionários para a compreensão de artigos complementares ao livro didático; · Executar exercícios e pesquisa. · Currículo em Ação; · Aprender Sempre-caderno do aluno. Atividades Didático-Cooperativas: Conexão entre os conceitos assimilados e as ações práticas, de forma a possibilitar uma leitura crítica da realidade, especialmente de suas relações sociais. · Atividades em grupo; · Leitura compartilhada; Atividades Complementares: · Pesquisa em jornais,revistas e livros sobre a utilidade de determinado assunto ou tema de estudo. · Uso do dicionário para pesquisar determinadas palavras desconhecidas.

Princípios e Premissas:

· 4 pilares da educação:

. Aprender a Conhecer;

. Aprender a Fazer;

. Aprender a Conviver;

. Aprender a Ser.

. Protagonismo Juvenil;

· Premissas:

. Excelência em gestão;

. Corresponsabilidade;

. Replicabilidade.

Critérios de Avaliação: · Avaliação atitudinal; · Avaliação normativa; · Avaliação formativa; · Plano de Ação e Nivelamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário