Guia de Aprendizagem – PEI
E. E. Prof. Orlando Geribola
Professor (a) Eli
da Silva Profeta
Componente Curricular Língua Portuguesa Ano/Série: 6 Anos: A,B,C 1º bimestre/2023
Justificativa: O ensino da Língua Portuguesa destina-se a preparar o
aluno para lidar com a linguagem em suas diversas situações de uso e
manifestações, inclusive a estética, pois o domínio da língua materna
revela-se fundamental ao acesso às demais áreas do conhecimento. É
uma possibilidade de aumentar a autopercepção do aluno como ser
humano e como cidadão. Daí, centrar-se no engajamento discursivo do
aluno, ou seja, sua capacidade de engajar outros no discurso de modo a
agir no mundo social.
Objetivos: Confrontar
opiniões e pontos de
vista sobre as
diferentes linguagens
e suas manifestações
especificas.
* Compreender e usar
a Língua Portuguesa
como língua materna
geradora de
significação
integradora da
organização de
mundo e da própria
identidade.
*Utilizar-se das
linguagens como meio
de expressões,
informação e
comunicação. Objetos de conhecimento: · Estratégias de leitura: Apreender os sentidos globais do texto; · Variação linguística; · Textualização; · Morfossintaxe. · Formação do leitor literário; · Fono-ortografia. · Estratégia de leitura; · Efeito de sentido; · Caracterização do campo jornalístico e relação entre os gêneros. Situação de aprendizagem e Habilidades: · Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências. · Fazer o uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação de produção e as
* Desenvolver o uso da linguagem e escrita usando os recursos de que dispõe a gramática normativa: fonética, morfologia e sintaxe. · Analisar/Utilizar as formas de composição dos gêneros textuais do campo jornalístico. · características do gênero. · Construção composicional
Competências Socioemocionais: São capacidades individuais que se
manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou
atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, estabelecer
objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas.
· Foco- (determinação, responsabilidade)
· Entusiasmo- (assertividade)
· Confiança-(empatia, respeito)
· Tolerância ao estresse-(tolerância à frustação)
· Autoconfiança
· Abertura ao novo- (curiosidade para aprender)
Tema Transversal:
· Ética;
· Consumo;
· Pluralidade
· Cultura.
Estratégias Didáticas
Atividades Autodidáticas: · Ler e produzir textos referentes aos conteúdos vivenciados; · Usar dicionários para a compreensão de artigos complementares ao livro didático; · Executar exercícios e pesquisa. · Currículo em Ação; · Aprender Sempre-caderno do aluno. Atividades Didático-Cooperativas: Conexão entre os conceitos assimilados e as ações práticas, de forma a possibilitar uma leitura crítica da realidade, especialmente de suas relações sociais. · Atividades em grupo; · Leitura compartilhada; Atividades Complementares: · Pesquisa em jornais,revistas e livros sobre a utilidade de determinado assunto ou tema de estudo. · Uso do dicionário para pesquisar determinadas palavras desconhecidas.
Princípios e Premissas:
· 4 pilares da educação:
. Aprender a Conhecer;
. Aprender a Fazer;
. Aprender a Conviver;
. Aprender a Ser.
. Protagonismo Juvenil;
· Premissas:
. Excelência em gestão;
. Corresponsabilidade;
. Replicabilidade.
Critérios de Avaliação: · Avaliação atitudinal; · Avaliação normativa; · Avaliação formativa; · Plano de Ação e Nivelamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário