Pautas Formativas

ATPCG de 12/09/2022 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Orientação de Estudos e Tutoria - - - Currículo






Análise das Categorias de Desempenho

Fonte: Plataforma SED SEE/SP


















Fonte das Informações: SED SEE/SP


ATPCG de 19/09/2022 - - - CGPG/CGPAC/COE/Diretor

 




























Fonte: WhatsApp. 


E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Plano de Ação de Nivelamento - - - ATPCG de 12/09/2022 e 19/09/2022

Nos ATPCG de 12/09/2022 e 19/09/2022, trabalhamos respectivamente os resultados das Sequências Digitais Diagnósticas e das Sequências Digitais de Atividades de Recuperação/2022. Levantamento das habilidades com maior fragilidade e análise comparativa destas sequências proposta a todos os Professores. Orientações para que todos os professores façam a análise qualitativa dos resultado aluno por aluno das suas respectivas turmas e também registre as menções conforme estabelecido em cada área de conhecimento.   







Fonte: WhatsApp.  



ATPCG de 26/09/2022 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I.

 


















Fonte: WhatsApp.

Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/ 

E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - ATPCG de 05/09/2022 - - - Material de Apoio

 














Fonte: Guia de saúde mental para adolescentes. 

P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Pauta Formativa - - - Anos Finais

 

Pauta Formativa



P.E.I. “Professor Orlando Geríbola”

Planejamento 2022 – De 26/01/2022 a 01/02/2022

 

26/01/2022

7h às 8h - Acolhimento;

Momento 1: Responsável: Jovens acolhedores e Vice-Direção (7h10min -7h40min);

Momento 2: Apresentação da Equipe Escolar;

8h às 9h – Abertura e introdução ao Planejamento;

9h às 10h – Vacinação e CMSP;

Intervalo – das 10h00 às 10h15;

10h15min às 11h05min – Gestão de Aprendizagem – Análises de resultados e ferramentas de apoio;

11h05min às 12h:35min – Desdobramentos da escola;

Dar início as reflexões sobre os resultados da Escola nas avaliações externas: Saeb e SARESP, assim nos resultados das AAP do primeiro, segundo e terceiro bimestre disponíveis em Resultados na Plataforma Caed; PCG Lúcio Mauro Carnaúba





IDEB






SARESP 

Plataforma Caed/Resultados 





14h às 15h – Modelo pedagógico e seus princípios;

15h às 16h – PCG Sandra - Desdobramentos da escola.

 

27/01/2022

8h às 8h45min – Currículo em ação EFAPE e Inova EFAF/EM;

8h45min às 9h15min – Inclusão;

9h15min às 9h45min – Convivência;

Intervalo – das 9h45min às 10h;

10h às 12h – Desdobramentos da escola;

14h às 15h – Modelo de gestão e suas Premissas;

15h às 16h – PCG Sandra - Desdobramentos da escola.

 

28/01/2022

8h às 9h30min – Plano de recuperação, reforço e aprofundamento 2022: apoio SEDUC e ferramentas para implementação do currículo;

Intervalo – das 09h00 às 9h45min;

9h45min às 12h – Desdobramentos da escola;

14h às 15h – Agendas e alinhamentos;

15h às 16h – PCG Sandra - Desdobramentos da escola.

 

31/01/2022

 

8h às 9h30min – Plano de recuperação, reforço e aprofundamento, com foco no 1º bimestre;

Intervalo – das 9h30min às 9h45min;

9h45min às 12h – Desdobramentos da escola - Gestão Escolar;

14h às 15h – PDCA + CHECKLIST;

15h às 16h – Desdobramentos da escola – Gestão Escolar.

 

01/02/2022

 

8h às 8h30min – Encerramento: Fala do Secretário;

8h30min às 12h – Pauta específica da escola;

Gestão Escolar;

Fala dos PCA:

- Kamila: Tutoria;

- Ana Lúcia: Orientação de estudos;

- Wellington: Práticas experimentais;

 

14h às 16h- Pauta específica da escola –  Troca de Experiências entre Professores e organização dos primeiros dias letivos.


Pauta Formativa - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Ensino Médio

 

ENSINO MÉDIO


26/01/2022

12H15h às 13h - Acolhimento;

13H às 14H –   Abertura e introdução ao Planejamento;

 14h às 15h – Modelo pedagógico e seus princípios;

15h às 16h:30min – Desdobramentos da escola

Dar início as reflexões sobre os resultados da Escola nas avaliações externas: Saeb e SARESP, assim nos resultados das AAP do primeiro, segundo e terceiro bimestre disponíveis em Resultados na Plataforma Caed.

Intervalo – das 16h30min às 17h

17h00 às 18h15 – Construção do Plano de Recuperação e Aprofundamento.

18h15 às 19h15 – Vacinação e CMSP;

19h15 às 20h - jantar

20h às 21h15min – Gestão de Aprendizagem – Análises de resultados e ferramentas de apoio e desdobramento.

 

27/01/2022

12h15 às 13h - Currículo em ação EFAPE;

13h às 14h – Convivência;

14h às 15h – Modelo pedagógico e seus princípios;

15h às 16h – Resultados: Desdobramentos.

Café – 16h às 16h15

16h15 às 16h45 - Inclusão

16h45 às 17h45 – Aprofundamento Curricular

17h45 às 19h – Desdobramento

Jantar - 19h às 19h45

19h45 às 20h15 – Aprofundamento Curricular.

 

28/01/2022

12h15 às 14h – Plano de recuperação, reforço e aprofundamento 2022: apoio SEDUC e ferramentas para implementação do currículo;

14h às 15h – Agendas e alinhamentos;

15h às 16h – Desdobramentos da escola:

 – Resultados;

16h às 16h15 - intervalo

16h15 às 19h – desdobramentos do Plano de Recuperação – reforço e aprofundamento.

19h às 19h45 - Jantar

19h45 às 20h15 – encerramento das atividades – avaliação de entrada ADE.

 

 

31/01/2022

 

12h15h às 14h – Plano de recuperação, reforço e aprofundamento, com foco no 1º bimestre;

14h às 15h – PDCA + CHECKLIST;

15h às 16h – Desdobramentos da escola: Construção do plano de ação- fundamentação pedagógica;

16h às 16h15 – Intervalo.

16h15 às 19h – Desdobramento

19h às 19h45 – Jantar

19h45 às 20h15 – Encerramento das atividades deste dia.

 

01/02/2022

12h15 às 12h45 – Encerramento: Fala do Secretário

12h45 às 16h00- Gestão escolar e pedagógica.  

Falas dos PCA- Rubileide: Práticas experimentais;

- Fábio: Protagonismo Juvenil;

- Ana Roberta: Orientação de estudos

16h às 16h15 – Pausa

16h15 às 19h – Elaboração da Reunião de Pais (04/02) e Agenda 07/02  a 11/02

19h às 19h45 – Jantar

19h45 às 20h15 – Encerramento. 


PCG Professora Sandra Jardim 


 

Pauta Formativa



P.E.I. “Professor Orlando Geríbola”

Alinhamento PCG/PCA  - - -  07/02/2022

 

Assuntos:

 

1º) Inscrições para a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições são feitas exclusivamente pelas escolas, por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site da OBMEP. O prazo vai até 17 de março. Mais informações sobre a 17ª OBMEP estarão disponíveis no site da olimpíada (www.obmep.org.br/), alinhamento com o PCA Wellington;

2º) ADE – Organização da terça-feira (08/02/2022) para realização das avaliações internas impressas, conferência e separação por ano;

3º) Assunto: Inscrições para 1ª Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas - estão abertas, desde 26/01, as inscrições para a 1a edição da Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas – desenvolvida pela WWF Brasil em parceria com o Quero na Escola. Trata-se de uma competição escolar colaborativa que integra a Década das Nações Unidas e é voltada a estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (do 7º ao 9o ano). Circular 19;

4º) Circular 14 – Construir um Cronograma das Atividades dos Anos Finais referente a Emancipação de nosso município;

5ª) Alunos com dificuldades de aprendizagem e alunos com deficiência, informações e apoio pedagógico com atividades adaptadas, flexibilização do currículo;

6º) Organização dos Grupos de WhatsApp;

7º) Organização dos livros didáticos nas salas de aula para apoio pedagógico ao Currículo Paulista;

8º) Proposta de criarmos um espaço para Matemática no Laboratório, PCA Wellington, Professora Andrea e PCG Lúcio.

9º) Organização dos horários de substituição na disciplina de Matemática e nas disciplinas da parte diversificada;

Entre outros assuntos a serem tratados nesta primeira reunião.

PCG Lúcio Mauro Carnaúba



P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Pauta Formativa - - - Anos Finais

 

Pauta Formativa



P.E.I. “Professor Orlando Geríbola”

Reunião de alinhamento PCG/Professores

Sala de Leitura

 

Alinhamentos:

Alinhamento vertical que tratou da organização da aplicação da ADE – Avaliação Diagnóstica de Entrada referente ao 1º bimestre, definimos que as provas serão realizadas na seguinte conformidade 2º e 3º aula na disciplina de Língua Portuguesa e 4º e 5º aula de Matemática. Definiremos a reaplicação da ADE logo na sequência.

Os PCA realizaram a escolha dos Professores Coordenadores de Sala, sendo 2 Professores Coordenadores em cada Sexto Ano; 1 Professor Coordenador nos Sétimos e Oitavos Anos e 2 Professores Coordenadores nos Nonos Anos, sendo que no Nono Ano C aguardamos a chegada de um novo Professor de Matemática.

O PCG conversou sobre alguns alunos que precisam de um olhar mais atento, pensando principalmente na perspectiva da Educação Especial na Educação Inclusiva. Destacamos a importância e a realização da SONDAGEM de Língua Portuguesa e Matemática nos Sextos e Sétimos Anos. Metodologia de observação das hipóteses de aprendizagem na escrita da nossa Língua Materna, dos Números e de Cálculos Matemático no Campo Aditivo e Multiplicativo.

Entre outros assuntos.

Obrigado. 


P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Pauta Formativa - - - Anos Finais



Pauta Formativa

 

Reunião de alinhamento PCG/Professores de Orientação de Estudos

Sala de Leitura

 

 

Alinhamentos:

 

Competências e Habilidades do Currículo Paulista e Competências Socioemocionais (material impresso) endereço eletrônico: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/02/PEI_PR_OE_06-09_01-03_VOL1_2021_V5-1.pdf ;

 

Dinâmica:

 

Os Professores de Orientação de Estudos devem montar um Mapa Conceitual referente as 5 macrocompetências e as 17 competências socioemocionais. Inicialmente pensar numa única macrocompetência e suas competências socioemocionais e nas 5 macrocompetências e as 17 competências. Você pode ainda ampliar essas ideias, pense a respeito.    

   

 



 

 

Fonte: http://pasapirangag13.pbworks.com/w/page/14561489/Mapas%20Conceituais

 

Mapas Conceituais são estruturas esquemáticas que representam conjuntos de ideias e conceitos dispostos em uma espécie de rede de proposições, de modo a apresentar mais claramente a exposição do conhecimento e organizá-lo segundo a compreensão cognitiva do seu idealizador. Portanto, são representações gráficas, que indicam relações entre palavras e conceitos, desde aqueles mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para a facilitação, a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos a serem abordados, de modo a oferecer estímulos adequados à aprendizagem.

construção de Mapas Conceituais (Novak & Gowin, 1996) propõe que as temáticas sejam apresentadas de modo diferenciado, progressivo e integrado. Pela diferenciação progressiva, determinados conceitos são desdobrados em outros conceitos que estão contidos em si mesmos, parcial ou integralmente, indo dos conceitos mais globais aos menos inclusivos, conforme pode ser observado na figura abaixo.

Um mapa conceitual possui diversas utilidades práticas, destacando-se a avaliação da consolidação de um conhecimento adquirido pelo educando, não estando, portanto, mais próximo da apresentação de um conhecimento novo a este educando.

Assim, a utilização de um mapa conceitual como um método avaliativo, trata-se de uma técnica não tradicional e qualitativa, que busca observar como o aluno estrutura, organiza, hierarquiza, integra e relaciona conceitos de certa unidade de estudo, procurando obter evidências de aprendizagem significativa. Deve ser utilizado preferivelmente quando os alunos já possuem certa familiaridade com o conteúdo. Assim, os mapas de conceitos são bons instrumentos para representar a estrutura cognitiva do aluno, averiguando além dos subsunçores já existentes, as mudanças que ocorrem na estrutura cognitiva durante a instrução (MOREIRA, M. A. 1980)

Como representações gráficas, os Mapas Conceituais (Faria, 1995) indicam as relações existentes entre conceitos, conectando-os através de palavras-chave e oferecendo estímulos adequados aos educandos. Também, servem como instrumentos de transposição do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo no processo de ensino-aprendizagem.

Nesta perspectiva, são abordadas as concepções da aprendizagem por recepção, dando ênfase à aprendizagem verbal e às representações visuais, que são predominantes nos espaços escolares. Logo, a ferramenta didática Mapa Conceitual pode servir para tornar mais significativa a aprendizagem aos educandos, permitindo-lhes estabelecer relações sistematizadas entre os conteúdos apresentados com os conhecimentos anteriormente assimilados. Estes instrumentos se aplicam a diversas áreas do ensino e da aprendizagem, como  planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.

Leia também:

Referências:
AUSUBEL, D.P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

AUSUBEL, D.P., NOVAK, J.D. and HANESIAN, H. Educational Psychology. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1986.

FARIA, de Wilson. Mapas Conceituais: aplicações ao ensino, currículo e avaliaçãoSão Paulo: EPU - Temas Básicos de Educação e Ensino, 1985.

NOVAK, J.D. & GOWIN, D.B. (1996). Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1986.

MOREIRA, M. A.; Mapas Conceituais como Instrumentos para Promover a Diferenciação Conceitual Progressiva e a Reconciliação Integrativa. Ciência e Cultura, 32, v. 4: 474-479, 1980.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/

 

 

Ao Professor: Você mudaria a imagem da página 12, adaptando a realidade de nossos alunos, propondo assim que eles façam um novo desenho (esboço) de uma situação real.

Iremos neste ATPCOE analisar as páginas 09 a 20.   

  



Fonte: https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/


Pauta PCG com PCA


Alinhamentos da Semana entre 14/02/2022 e 18/02/2022


A nossa Escola foi inteira inscrita na OBMEP/2022, primeira fase em 07/06/2022, informar aos alunos;

Informar aos alunos o endereço do BLOG e do FACEBOOK da nossa Escola;

Organização do FEIRÃO das ELETIVAS/2022:

Serão 12 turmas, sendo que os sextos serão enturmados com os sétimos e os oitavos com os nonos anos;                                                                                                        

Os 5 Professores sem ELETIVAS devem ajudar/adotar 1 Professor, principalmente aqueles que sentirem maiores dificuldades na condução inicial desta disciplina, as ELETIVAS são de responsabilidade de todos os Professores da Escola; 

Foi solicitado que os Professores com ELETIVAS atribuídas pensem nos temas de acordo com o VARAL dos SONHOS enviado;

Os Professores farão nas salas de aula a divulgação das suas respectivas ELETIVAS, por exemplo: os Professores dos Sextos Anos, além das suas salas de aula irão fazer a divulgação nos sétimos anos. Entre quarta-feira e quinta-feira com a autorização dos demais colegas pedimos que se organizem nesse sentido.  

Na quinta-feira ou na sexta-feira faremos o FEIRÃO das ELETIVAS no pátio da Escola, inicialmente com os sétimos anos e na sequência com os sextos anos, depois os nonos anos e na sequência os oitavos anos.  

Numa mesa iremos dispor dos 6 temas/assuntos para escolha das ELETIVAS pelos alunos dos sétimos e sextos anos, serão 38 vagas em cada turma.

O mesmo procedimento será repetido para os alunos dos nonos e oitavos anos. 

Os Líderes de turma ficarão encarregados de ajudar na organização e na inscrição dos alunos, limitando cada escolha em 38 alunos para formar uma turma de ELETIVAS (pátio); 

Os Guias de Aprendizagem devem ser constituídos e entregues quando for divulgado a(s) habilidade(s) de NIVELAMENTO, devemos acompanhar cada habilidade trabalhada;

Plano mensal que conversa com o Guia de Aprendizagem e será apresentado o modelo para entrega mensal; 

Observação de sala de aula, construir um modelo simples e apresentar para todos. 

Endereços dos BLOGS da Escola: https://matematicaef2.blogspot.com/; https://www.facebook.com/professororlandogeribola e https://eespecialdeosasco.blogspot.com/


Pauta Formativa 

Data: 21/02/2022


Das 14h15 às 14h45 - Reunião com o GOE Bruno;


Das 14h45 às 15h30 - alinhamento sobre o ATPC;

Semana A

2 ATPCG da ESCOLA + 1 ATPCA da ESCOLA; 1 R & A EFAPE + 1 R & A PCA/ESCOLA; 1 Currículo EFAPE + 1 Currículo PCA/ESCOLA; Total de 7 ATPC.

Semana B

1 ATPCG da ESCOLA + 1 ATPC da DIRETORIA + 1 ATPCA de ALINHAMENTO; 1 R & A EFAPE +  1 R & A de ALINHAMENTO; 1 Currículo EFAPE + 1 Currículo PCA/ESCOLA.


Alinhamento Plano Mensal de Aula, Primeiro Bimestre: 1º bimestre: de 02 de fevereiro a 14 de abril; definiremos prazo de entrega dos planos. 

Alinhamento sobre o protocolo de acompanhamento de aula, início nesta semana.


Pauta de Replanejamento - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geribola"

Secretaria de Estado da Educação  

Diretoria de Ensino Região Osasco

“Escola Estadual PEI Professor Orlando  Geríbola ”

Rua: Sociedade Esportiva Palmeiras, 284 Osasco/ SP - CEP 06132-340 - Fone 3609-2670



 Pauta - Replanejamento PEI Orlando Geríbola

 Horário: 14h00 às 18h00



14h00 às 14h30- Objetivos do plano de ação da unidade escolar

Gestão escolar

Resolução SEDUC 13/2022- Plano de Recuperação e Aprofundamento

14h30 às 15h30- Elaboração do plano de ação por segmento (Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio).

15h30 às 16h30- Apresentação GOE Bruno

16h30 às 16h50- Café coletivo

16h50 às 18h00- Socialização das equipes e sistematização

Os PCA apresentarão as ideias dos dois grupos.

.  

Pauta de 07/03/2022

Assunto: Espelhamento do documento, Plano de Ação, leitura de algumas ações sugeridas e implementação de novas ações.

  Boletim do SARESP/2021


Análise dos Resultados da Escola – Nonos Anos

P.E.I. “Professor Orlando Geríbola”


Total de alunos dos nonos anos: 84


Participação dos alunos no SARESP/2021: 79,2%


Resultados de Língua Portuguesa


2021 – 25,9% dos alunos no Abaixo do Básico, mais de ¼ dos alunos avaliados nos nonos anos, houve um aumento significativo de alunos neste nível de proficiência em relação aos resultados anteriormente apresentados;

No nível de proficiência Básico temos 64,2; no nível de proficiência Adequado temos 9,9 dos alunos e no nível de proficiência Avançado não há registro de alunos em Língua Portuguesa. 


Ações essenciais/sugestões: 


Projetos interdisciplinares e transdisciplinares, com uso de metodologias ativas, valorização das temáticas sazonais e que permitem essa comunicação/interação/integração de todas as áreas do conhecimento; 


Utilização do Jornal JOCA físico e virtual, da área do professor com as senhas individuais enviadas para os Professores e as senhas enviadas para uso com os alunos, construção de sequências didáticas e uso das sequências didáticas disponíveis no site do JOCA de acordo com a BNCC; 

Uso dos diversos tipos de tecnologia e de metodologias para implementação das aulas de Língua Portuguesa; 


Projeto de Reforço, Recuperação e Aprofundamento – Aprender Juntos;


Projeto de Letramento em Língua Portuguesa. 


Resultados de Matemática


2021 – 48,1 dos alunos no Abaixo do Básico, aproximadamente 50% dos alunos avaliados nos nonos anos, houve um aumento expressivo de alunos neste nível de proficiência em relação aos resultados anteriormente apresentados;

No nível de proficiência Básico temos aproximadamente 50% dos alunos, há necessidade de pensarmos em ações que tragam os alunos do Abaixo do Básico para o Básico; 

No Adequado temos hoje apenas 2,5% dos alunos, resultado muito inferior a outros anos. 


Ações essenciais/sugestões: 


Projetos interdisciplinares e transdisciplinares, com uso de metodologias ativas, valorização das temáticas sazonais e que permitem essa comunicação/interação/integração de todas as áreas do conhecimento; 


Utilização da sala de informática para implementação de projetos que façam a utilização de sites de Matemática (sugestão: página Ensino Remoto no BLOG) e implementação da construção de um mini laboratório de Matemática (em estudo);


Utilização do material impresso e plastificado da “Caixa de Matemática”, Projeto de 2021 e que é implementado com certa frequência; 


Projeto de Alfabetização Matemática que iniciamos com a Sondagem Matemática nos sextos e sétimos anos, ditado de números naturais e atividades no campo aditivo e multiplicativo;

 

Projeto de Letramento Matemático



Resultados de Ciências da Natureza


2021 – 28,9% dos alunos no nível de proficiência Abaixo do Básico, resultado positivo em relação aos comparativos disponíveis de anos anteriormente avaliados;

No nível de proficiência Básico Temos 57,9%, um número de alunos superior a outros resultados disponíveis no Boletim SARESP; 

Temos 11,8% dos alunos no nível de proficiência Adequado, um resultado muito positivo e 1,3% dos alunos no nível de proficiência Avançado.     


Ações essenciais/sugestões: 


Projetos interdisciplinares e transdisciplinares, com uso de metodologias ativas, valorização das temáticas sazonais e que permitem essa comunicação/interação/integração de todas as áreas do conhecimento; 


Utilização do Jornal JOCA físico e virtual, da área do professor com as senhas individuais enviadas para os Professores e as senhas enviadas para uso com os alunos, construção de sequências didáticas e uso das sequências didáticas disponíveis no site do JOCA de acordo com a BNCC; 


Utilização do gênero notícias do Jornal JOCA com ênfase nas matérias de ciências que são parte inerente deste objeto de aprendizagem, produção de boas práticas e de ações que possam impactar na comunidade de forma positiva;


Projeto de Letramento Científico. 


Observações Gerais: 


Todas as Áreas do Conhecimento participação da Alfabetização e Letramento específico, devemos sempre ter clareza das competências e habilidades de nossa disciplina, da importância das 5 macrocompetências e das 17 competências socioemocionais as quais permeiam todas as disciplinas do Currículo. Tanto na Base Nacional Comum Curricular como na sua parte diversificada. 


Algumas competências sociemocionais aqui pensadas: respeito, empatia, confiança, organização, foco, autoconfiança e curiosidade para aprender.  


Na segunda-feira propomos a discussão e a implementação de nossas ações para acrescentar no nosso Plano de Ação. 

     


Sugestões do PCG Lúcio Mauro Carnaúba. 

 


 


ATPCG

Segunda-feira   - - -   Das 14h15 às 15h45  - - -  Tema LOCAL (2 ATPC)



Reunião de Orientação de Estudos 

 

Terça-Feira – Das 14h15 às 15h45  - Quinzenalmente  (2 reuniões)

Observação: alternando com Projeto de Vida



P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Metodologia do M.M.R. no ATPCG - - - 14/03/2022 - - - Pauta Formativa

 



Problemas levantados após análise do Boletim do SARESP/2021 no último ATPG:

Anos Finais 

Baixo desempenho em Língua Portuguesa nos Anos Finais

Baixo desempenho em Matemática nos Anos Finais


Vamos definir a causa raiz!



Fonte da Imagem: Internet

Método de Melhoria de Resultados busca soluções para dificuldade de aprendizado

"Em 2017, a Secretaria da Educação implantou o programa Gestão em Foco em 1.082 escolas estaduais, de 13 diretorias de ensino da cidade de São Paulo. O programa utiliza o Método de Melhoria de Resultados para que as escolas conquistem avanços educacionais, pedagógicos e de gestão.

 Logo Gestão em foco

O objetivo do Gestão em Foco é melhorar o aprendizado de 1 milhão de estudantes do Ensino Fundamental e Médio com a formulação de planos de trabalho personalizados e monitorados pela própria comunidade escolar. O método é utilizado desde o planejamento estratégico para o ano letivo e passa por etapas como identificar os desafios, planejar formas de superá-los e implantar as soluções elaboradas.

Em conjunto com a associação Parceiros da Educação, que conta com empresas, empresários e organizações da sociedade civil para auxiliar a Secretaria em projetos educacionais, uma experiência-piloto foi realizada em 2016, em 77 escolas da região leste de São Paulo. Durante o período, a média dos alunos do Ensino Médio no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) registrou crescimento de 15% se comparado à edição de 2015."




Fonte: https://www.educacao.sp.gov.br/gestaoemfoco 



21/03/2022

Pauta Formativa/ATPCG

Temas: PAN/PIAF/Atividades de Alfabetização/Atividades sugeridas para Alunos com Deficiência/Autistas e o novo Horário















2 aulas por semana de todas as disciplinas da BNCC.


22/03/2022

Pauta Formativa/Reunião de Orientação de Estudos

Páginas 21 a 40 



Acompanhamento do PCG em 22/03/2022


Questionário para Professores: 


1º) Quais recursos tecnológicos você tem utilizado nas suas aulas de Orientação de Estudos? 

2º) Quais Espaços de Aprendizagem você já utilizou nas suas aulas de Orientação de Estudos?

Quais das metodologias/estratégias a seguir você utilizou nas suas aulas de Orientação de Estudos?

(    ) Aula Dialogada; (   ) Grupos de Estudos; (   ) Compartilhamento de ideias e (    ) Outros.

Você utilizou Mapas Conceituais/Mapas Mentais?

Você tem tido dificuldades em ministrar as aulas de Orientação de Estudos?

Que tipo de auxílio você espera do seu PCG responsável pelas Orientações de Estudos quinzenais?

Quais das imagens abaixo melhor representa o seu sentimento em relação a disciplina Orientação de Estudos?










Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/images/search/estudos/

Pauta Formativa - - - ATPCG - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - 28/03?2022

Gestão Integrada  - - -  M.M.R.  - - -  Ação referente ao uso de Metodologias Ativas; 



Fonte: https://matematicaef2.blogspot.com/2022/03/mapa-mental-apoia-o-aprendizado-de.html


Alinhamento sobre o fechamento das menções do primeiro bimestre, período;

Alinhamento das quantidades mínimas de menções que devem constar no Diário Digital para todos os Professores; 

Levantamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem e com deficiência em todas as 12 turmas dos Anos Finais; 

Iremos observar alguns caso com maior atenção antes do Conselho de Classe.  


P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Pauta Formativa - - - Anos Finais

 

Pauta Formativa


Data: 02/05/2022


 

Primeira parte do ATPCG:

 

Programa de Ação


E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Material do ATPCG de 02/05/2022







Fonte: WhatsApp.

 

Segunda parte do ATPCG:

 

Plataforma SED

 

Navegação nas AAP e SDA

 

Pedagógico – Plataforma CAEd  -  Resultados  - Avaliações 2022

Sextos Anos – Língua Portuguesa - Taxa de participação: 95%/Média da rede 73%;

Percentual médio de acertos no teste: 60%/Média da rede 59%;

Distribuição dos estudantes por categoria de desempenho

Muito baixo - 7 estudante(s)

6

Baixo - 32 estudante(s)

30

Médio - 35 estudante(s)

32

Alto - 34 estudante(s)

31

 

Há estudantes com sinais de defasagem na aprendizagem?

Estudantes com defasagem na aprendizagem

Requerem atenção

17 estudantes

Requerem muita atenção

26 estudantes

 

Como foi o resultado em cada habilidade avaliada?

Percentual de acertos por habilidade

 

TURMA

PARTICIPAÇÃO

MÉDIA DE ITENS RESPONDIDOS

% ACERTOS

MUITO BAIXO

BAIXO

MÉDIO

ALTO

ATENÇÃO (Nº ESTUDANTES)

MUITA ATENÇÃO (Nº ESTUDANTES)

H 01

H 02

H 03

H 04

H 05

H 06

H 07

H 08

H 09

H 10

H 11

H 12

H 13

H 14

H 15

H 16

H 17

H 18

H 19

H 20

H 21

H 22

H 23

H 24

H 25

H 26

H 27

H 28

H 29

H 30

 

 

Sétimos Anos – Matemática  -  Como foi a participação dos estudantes?

Taxa de participação: 81%/Média da rede: 68%;

Como foi o desempenho dos estudantes nesta avaliação?

Percentual médio de acertos no teste: 34%/Média da rede: 35%;

Há diferenças significativas de aprendizagem entre os estudantes?

Distribuição dos estudantes por categoria de desempenho

Muito baixo - 24 estudante(s)

26

Baixo - 60 estudante(s)

65

Médio - 8 estudante(s)

9

 

Há estudantes com sinais de defasagem na aprendizagem?

Estudantes com defasagem na aprendizagem

Requerem atenção

21 estudantes

Requerem muita atenção

28 estudantes

 

Como foi o resultado em cada habilidade avaliada?

Percentual de acertos por habilidade

 

TURMA

PARTICIPAÇÃO

MÉDIA DE ITENS RESPONDIDOS

% ACERTOS

MUITO BAIXO

BAIXO

MÉDIO

ALTO

ATENÇÃO (Nº ESTUDANTES)

MUITA ATENÇÃO (Nº ESTUDANTES)

H 01

H 02

H 03

H 04

H 05

H 06

H 07

H 08

H 09

H 10

H 11

H 12

H 13

H 14

H 15

H 16

H 17

H 18

H 19

H 20

H 21

H 22

H 23

H 24

H 25

H 26

H 27

H 28

H 29

H 30

 

Sequências Digitais de Atividades

Oitavos Anos - Geografia

Participação

Como foi a participação dos estudantes?

Taxa de participação: 48%/Média da rede: 54%;

Como foi o desempenho dos estudantes nesta sequência digital de atividades?

Percentual médio de acertos na sequência digital

33%

Média da rede

36%

 

Há diferenças significativas de aprendizagem entre os estudantes?

Distribuição dos estudantes por categoria de desempenho

Muito baixo - 11 estudante(s)

23

Baixo - 33 estudante(s)

70

Médio - 1 estudante(s)

2

Alto - 2 estudante(s)

4

 

Nono Ano – Ciências da Natureza

Participação

Como foi a participação dos estudantes?

Taxa de participação: 41% e Média da rede: 53%;

Os estudantes responderam a todas as atividades do caderno?

Média de atividades respondidas

22 de 21

Média da rede

21 de 21

 

Como foi o desempenho dos estudantes nesta sequência digital de atividades?

Percentual médio de acertos na sequência digital

34%

Média da rede

32%

 

Há diferenças significativas de aprendizagem entre os estudantes?

Distribuição dos estudantes por categoria de desempenho

Muito baixo - 13 estudante(s)

28

Baixo - 24 estudante(s)

52

Médio - 9 estudante(s)

20

Alto - 0 estudante(s)

0

 

 

Como foi o resultado dos estudantes nas habilidades avaliadas?

Percentual de acertos por habilidade

 

Observação: a mesma análise deverá ser feita em todas as disciplinas avaliadas, AAP e SDA.



ATPCG de 16/05/2022 - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Continuação com devolutiva da ATPC de 09/05/2022

Pauta da Reunião: 

Das 14h15 às 14h45  -   Presença do GOE Bruno para orientações solicitadas pelos Professores dos Anos Finais sobre Legislação; 

Das 14h45 às 15h45    -    Devolutiva da ATPCG de 09/05/2022; 

Assuntos: 

Calendário das Eletivas e do Clube para culminância; 

OBMEP/2022; 

Jornal JOCA, boas práticas e uso consciente como material consumível; 

Nivelamento e continuidade do uso do glossário em todas as disciplinas do currículo (prática exitosa); 

Calendário da AAP e da SDA; 

Alunos faltosos e relatório pedagógico;  

Utilização dos Espaços de Aprendizagem; 

Materiais de empréstimo da D.E.R. Osasco, data da devolução: 13/06/2022;

ATPC da Diretoria de Ensino no youtube; 

Outros assuntos. 

















Fonte: https://matematicaef2.blogspot.com/ 

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