ATPCG de 12/09/2022 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Orientação de Estudos e Tutoria - - - Currículo
ATPCG de 19/09/2022 - - - CGPG/CGPAC/COE/Diretor
E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Plano de Ação de Nivelamento - - - ATPCG de 12/09/2022 e 19/09/2022
Nos ATPCG de 12/09/2022 e 19/09/2022, trabalhamos respectivamente os resultados das Sequências Digitais Diagnósticas e das Sequências Digitais de Atividades de Recuperação/2022. Levantamento das habilidades com maior fragilidade e análise comparativa destas sequências proposta a todos os Professores. Orientações para que todos os professores façam a análise qualitativa dos resultado aluno por aluno das suas respectivas turmas e também registre as menções conforme estabelecido em cada área de conhecimento.
Fonte: WhatsApp.
ATPCG de 26/09/2022 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I.
E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - ATPCG de 05/09/2022 - - - Material de Apoio
P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Pauta Formativa - - - Anos Finais
Pauta Formativa
P.E.I. “Professor Orlando Geríbola”
Planejamento 2022 – De 26/01/2022 a 01/02/2022
26/01/2022
7h às 8h - Acolhimento;
Momento 1: Responsável: Jovens acolhedores e Vice-Direção (7h10min -7h40min);
Momento 2: Apresentação da Equipe Escolar;
8h às 9h – Abertura e introdução ao Planejamento;
9h às 10h – Vacinação e CMSP;
Intervalo – das 10h00 às 10h15;
10h15min às 11h05min – Gestão de Aprendizagem – Análises de resultados e ferramentas de apoio;
11h05min às 12h:35min – Desdobramentos da escola;
Dar início as reflexões sobre os resultados da Escola nas avaliações externas: Saeb e SARESP, assim nos resultados das AAP do primeiro, segundo e terceiro bimestre disponíveis em Resultados na Plataforma Caed; PCG Lúcio Mauro Carnaúba
14h às 15h – Modelo pedagógico e seus princípios;
15h às 16h – PCG Sandra - Desdobramentos da escola.
27/01/2022
8h às 8h45min – Currículo em ação EFAPE e Inova EFAF/EM;
8h45min às 9h15min – Inclusão;
9h15min às 9h45min – Convivência;
Intervalo – das 9h45min às 10h;
10h às 12h – Desdobramentos da escola;
14h às 15h – Modelo de gestão e suas Premissas;
15h às 16h – PCG Sandra - Desdobramentos da escola.
28/01/2022
8h às 9h30min – Plano de recuperação, reforço e aprofundamento 2022: apoio SEDUC e ferramentas para implementação do currículo;
Intervalo – das 09h00 às 9h45min;
9h45min às 12h – Desdobramentos da escola;
14h às 15h – Agendas e alinhamentos;
15h às 16h – PCG Sandra - Desdobramentos da escola.
31/01/2022
8h às 9h30min – Plano de recuperação, reforço e aprofundamento, com foco no 1º bimestre;
Intervalo – das 9h30min às 9h45min;
9h45min às 12h – Desdobramentos da escola - Gestão Escolar;
14h às 15h – PDCA + CHECKLIST;
15h às 16h – Desdobramentos da escola – Gestão Escolar.
01/02/2022
8h às 8h30min – Encerramento: Fala do Secretário;
8h30min às 12h – Pauta específica da escola;
Gestão Escolar;
Fala dos PCA:
- Kamila: Tutoria;
- Ana Lúcia: Orientação de estudos;
- Wellington: Práticas experimentais;
14h às 16h- Pauta específica da escola – Troca de Experiências entre Professores e organização dos primeiros dias letivos.
Pauta Formativa - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Ensino Médio
ENSINO MÉDIO
26/01/2022
12H15h às 13h - Acolhimento;
13H às 14H – Abertura e introdução ao Planejamento;
14h às 15h – Modelo pedagógico e seus princípios;
15h às 16h:30min – Desdobramentos da escola
Dar início as reflexões sobre os resultados da Escola nas avaliações externas: Saeb e SARESP, assim nos resultados das AAP do primeiro, segundo e terceiro bimestre disponíveis em Resultados na Plataforma Caed.
Intervalo – das 16h30min às 17h
17h00 às 18h15 – Construção do Plano de Recuperação e Aprofundamento.
18h15 às 19h15 – Vacinação e CMSP;
19h15 às 20h - jantar
20h às 21h15min – Gestão de Aprendizagem – Análises de resultados e ferramentas de apoio e desdobramento.
27/01/2022
12h15 às 13h - Currículo em ação EFAPE;
13h às 14h – Convivência;
14h às 15h – Modelo pedagógico e seus princípios;
15h às 16h – Resultados: Desdobramentos.
Café – 16h às 16h15
16h15 às 16h45 - Inclusão
16h45 às 17h45 – Aprofundamento Curricular
17h45 às 19h – Desdobramento
Jantar - 19h às 19h45
19h45 às 20h15 – Aprofundamento Curricular.
28/01/2022
12h15 às 14h – Plano de recuperação, reforço e aprofundamento 2022: apoio SEDUC e ferramentas para implementação do currículo;
14h às 15h – Agendas e alinhamentos;
15h às 16h – Desdobramentos da escola:
– Resultados;
16h às 16h15 - intervalo
16h15 às 19h – desdobramentos do Plano de Recuperação – reforço e aprofundamento.
19h às 19h45 - Jantar
19h45 às 20h15 – encerramento das atividades – avaliação de entrada ADE.
31/01/2022
12h15h às 14h – Plano de recuperação, reforço e aprofundamento, com foco no 1º bimestre;
14h às 15h – PDCA + CHECKLIST;
15h às 16h – Desdobramentos da escola: Construção do plano de ação- fundamentação pedagógica;
16h às 16h15 – Intervalo.
16h15 às 19h – Desdobramento
19h às 19h45 – Jantar
19h45 às 20h15 – Encerramento das atividades deste dia.
01/02/2022
12h15 às 12h45 – Encerramento: Fala do Secretário
12h45 às 16h00- Gestão escolar e pedagógica.
Falas dos PCA- Rubileide: Práticas experimentais;
- Fábio: Protagonismo Juvenil;
- Ana Roberta: Orientação de estudos
16h às 16h15 – Pausa
16h15 às 19h – Elaboração da Reunião de Pais (04/02) e Agenda 07/02 a 11/02
19h às 19h45 – Jantar
19h45 às 20h15 – Encerramento.
PCG Professora Sandra Jardim
Pauta Formativa
P.E.I. “Professor Orlando Geríbola”
Alinhamento PCG/PCA
- - - 07/02/2022
Assuntos:
1º) Inscrições para a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das
Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições são feitas exclusivamente pelas
escolas, por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site da
OBMEP. O prazo vai até 17 de março. Mais informações sobre a 17ª OBMEP estarão
disponíveis no site da olimpíada (www.obmep.org.br/), alinhamento com o PCA Wellington;
2º) ADE –
Organização da terça-feira (08/02/2022) para realização das avaliações internas
impressas, conferência e separação por ano;
3º) Assunto:
Inscrições para 1ª Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas - estão
abertas, desde 26/01, as inscrições para a 1a edição da Restaura Natureza –
Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas – desenvolvida pela WWF
Brasil em parceria com o Quero na Escola. Trata-se de uma competição escolar
colaborativa que integra a Década das Nações Unidas e é voltada a estudantes
dos Anos Finais do Ensino Fundamental (do 7º ao 9o ano). Circular 19;
4º) Circular 14 – Construir um Cronograma das Atividades
dos Anos Finais referente a Emancipação de nosso município;
5ª) Alunos com dificuldades de aprendizagem e alunos
com deficiência, informações e apoio pedagógico com atividades adaptadas,
flexibilização do currículo;
6º) Organização dos Grupos de WhatsApp;
7º) Organização dos livros didáticos nas salas de
aula para apoio pedagógico ao Currículo Paulista;
8º) Proposta de criarmos um espaço para Matemática no
Laboratório, PCA Wellington, Professora Andrea e PCG Lúcio.
9º) Organização dos horários de
substituição na disciplina de Matemática e nas disciplinas da parte
diversificada;
Entre outros assuntos a serem tratados nesta primeira
reunião.
PCG Lúcio Mauro Carnaúba
P.E.I. "Professor Orlando
Geríbola" - - - Pauta Formativa - - - Anos Finais
Pauta Formativa
P.E.I. “Professor Orlando Geríbola”
Reunião de alinhamento PCG/Professores
Sala de Leitura
Alinhamentos:
Alinhamento
vertical que tratou da organização da aplicação da ADE – Avaliação Diagnóstica
de Entrada referente ao 1º bimestre, definimos que as provas serão realizadas
na seguinte conformidade 2º e 3º aula na disciplina de Língua Portuguesa e 4º e
5º aula de Matemática. Definiremos a reaplicação da ADE logo na sequência.
Os
PCA realizaram a escolha dos Professores Coordenadores de Sala, sendo 2
Professores Coordenadores em cada Sexto Ano; 1 Professor Coordenador nos
Sétimos e Oitavos Anos e 2 Professores Coordenadores nos Nonos Anos, sendo que
no Nono Ano C aguardamos a chegada de um novo Professor de Matemática.
O
PCG conversou sobre alguns alunos que precisam de um olhar mais atento,
pensando principalmente na perspectiva da Educação Especial na Educação
Inclusiva. Destacamos a importância e a realização da SONDAGEM de Língua
Portuguesa e Matemática nos Sextos e Sétimos Anos. Metodologia de observação
das hipóteses de aprendizagem na escrita da nossa Língua Materna, dos Números e
de Cálculos Matemático no Campo Aditivo e Multiplicativo.
P.E.I. "Professor Orlando
Geríbola" - - - Pauta Formativa - - - Anos Finais
Pauta Formativa
Reunião de alinhamento
PCG/Professores de Orientação de Estudos
Sala de Leitura
Alinhamentos:
Competências e Habilidades do Currículo Paulista e
Competências Socioemocionais (material impresso) endereço eletrônico: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/02/PEI_PR_OE_06-09_01-03_VOL1_2021_V5-1.pdf ;
Dinâmica:
Os Professores de Orientação de Estudos devem montar um Mapa
Conceitual referente as 5 macrocompetências e as 17 competências
socioemocionais. Inicialmente pensar numa única macrocompetência e suas
competências socioemocionais e nas 5 macrocompetências e as 17 competências.
Você pode ainda ampliar essas ideias, pense a respeito.
Fonte: http://pasapirangag13.pbworks.com/w/page/14561489/Mapas%20Conceituais
Mapas Conceituais são estruturas
esquemáticas que representam conjuntos de ideias e conceitos dispostos em uma
espécie de rede de proposições, de modo a apresentar mais claramente a
exposição do conhecimento e organizá-lo segundo a compreensão cognitiva do seu
idealizador. Portanto, são representações gráficas, que indicam relações entre
palavras e conceitos, desde aqueles mais abrangentes até os menos inclusivos.
São utilizados para a facilitação, a ordenação e a sequenciação hierarquizada
dos conteúdos a serem abordados, de modo a oferecer estímulos adequados à
aprendizagem.
A construção
de Mapas Conceituais (Novak & Gowin, 1996) propõe que as temáticas sejam
apresentadas de modo diferenciado, progressivo e integrado. Pela diferenciação
progressiva, determinados conceitos são desdobrados em outros conceitos que
estão contidos em si mesmos, parcial ou integralmente, indo dos conceitos mais
globais aos menos inclusivos, conforme pode ser observado na figura abaixo.
Um mapa conceitual possui
diversas utilidades práticas, destacando-se a avaliação da consolidação de um
conhecimento adquirido pelo educando, não estando, portanto, mais próximo da
apresentação de um conhecimento novo a este educando.
Assim, a utilização de um
mapa conceitual como um método avaliativo, trata-se de uma técnica não
tradicional e qualitativa, que busca observar como o aluno estrutura, organiza,
hierarquiza, integra e relaciona conceitos de certa unidade de estudo,
procurando obter evidências de aprendizagem significativa. Deve ser utilizado
preferivelmente quando os alunos já possuem certa familiaridade com o conteúdo.
Assim, os mapas de conceitos são bons instrumentos para representar a estrutura
cognitiva do aluno, averiguando além dos subsunçores já existentes, as mudanças
que ocorrem na estrutura cognitiva durante a instrução (MOREIRA, M. A. 1980)
Como representações
gráficas, os Mapas Conceituais (Faria, 1995) indicam as relações existentes
entre conceitos, conectando-os através de palavras-chave e oferecendo estímulos
adequados aos educandos. Também, servem como instrumentos de transposição do
conteúdo sistematizado em conteúdo significativo no processo de
ensino-aprendizagem.
Nesta perspectiva, são
abordadas as concepções da aprendizagem por recepção, dando ênfase à
aprendizagem verbal e às representações visuais, que são predominantes nos
espaços escolares. Logo, a ferramenta didática Mapa Conceitual pode
servir para tornar mais significativa a aprendizagem aos educandos,
permitindo-lhes estabelecer relações sistematizadas entre os conteúdos
apresentados com os conhecimentos anteriormente assimilados. Estes instrumentos
se aplicam a diversas áreas do ensino e da aprendizagem, como
planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.
Leia também:
Referências:
AUSUBEL, D.P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma perspectiva cognitiva.
Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
AUSUBEL, D.P., NOVAK, J.D.
and HANESIAN, H. Educational Psychology. New York: Holt, Rinehart and Winston,
1986.
FARIA, de Wilson. Mapas
Conceituais: aplicações ao ensino, currículo e avaliação. São
Paulo: EPU - Temas Básicos de Educação e Ensino, 1985.
NOVAK, J.D. & GOWIN,
D.B. (1996). Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1986.
MOREIRA, M. A.; Mapas
Conceituais como Instrumentos para Promover a Diferenciação Conceitual
Progressiva e a Reconciliação Integrativa. Ciência e Cultura, 32, v. 4:
474-479, 1980.
Texto
originalmente publicado em https://www.infoescola.com/pedagogia/mapas-conceituais-no-processo-de-ensino-aprendizagem-aspectos-praticos/
Ao Professor: Você mudaria
a imagem da página 12, adaptando a realidade de nossos alunos, propondo assim
que eles façam um novo desenho (esboço) de uma situação real.
Iremos neste ATPCOE
analisar as páginas 09 a 20.
Pauta PCG com PCA
Alinhamentos da Semana entre 14/02/2022 e 18/02/2022
A nossa Escola foi inteira inscrita na OBMEP/2022, primeira fase em 07/06/2022, informar aos alunos;
Informar aos alunos o endereço do BLOG e do FACEBOOK da nossa Escola;
Organização do FEIRÃO das ELETIVAS/2022:
Serão 12 turmas, sendo que os sextos serão enturmados com os sétimos e os oitavos com os nonos anos;
Os 5 Professores sem ELETIVAS devem ajudar/adotar 1 Professor, principalmente aqueles que sentirem maiores dificuldades na condução inicial desta disciplina, as ELETIVAS são de responsabilidade de todos os Professores da Escola;
Foi solicitado que os Professores com ELETIVAS atribuídas pensem nos temas de acordo com o VARAL dos SONHOS enviado;
Os Professores farão nas salas de aula a divulgação das suas respectivas ELETIVAS, por exemplo: os Professores dos Sextos Anos, além das suas salas de aula irão fazer a divulgação nos sétimos anos. Entre quarta-feira e quinta-feira com a autorização dos demais colegas pedimos que se organizem nesse sentido.
Na quinta-feira ou na sexta-feira faremos o FEIRÃO das ELETIVAS no pátio da Escola, inicialmente com os sétimos anos e na sequência com os sextos anos, depois os nonos anos e na sequência os oitavos anos.
Numa mesa iremos dispor dos 6 temas/assuntos para escolha das ELETIVAS pelos alunos dos sétimos e sextos anos, serão 38 vagas em cada turma.
O mesmo procedimento será repetido para os alunos dos nonos e oitavos anos.
Os Líderes de turma ficarão encarregados de ajudar na organização e na inscrição dos alunos, limitando cada escolha em 38 alunos para formar uma turma de ELETIVAS (pátio);
Os Guias de Aprendizagem devem ser constituídos e entregues quando for divulgado a(s) habilidade(s) de NIVELAMENTO, devemos acompanhar cada habilidade trabalhada;
Plano mensal que conversa com o Guia de Aprendizagem e será apresentado o modelo para entrega mensal;
Observação de sala de aula, construir um modelo simples e apresentar para todos.
Endereços dos BLOGS da Escola: https://matematicaef2.blogspot.com/; https://www.facebook.com/professororlandogeribola e https://eespecialdeosasco.blogspot.com/
Pauta Formativa
Data: 21/02/2022
Das 14h15 às 14h45 - Reunião com o GOE Bruno;
Das 14h45 às 15h30 - alinhamento sobre o ATPC;
Semana A
2 ATPCG da ESCOLA + 1 ATPCA da ESCOLA; 1 R & A EFAPE + 1 R & A PCA/ESCOLA; 1 Currículo EFAPE + 1 Currículo PCA/ESCOLA; Total de 7 ATPC.
Semana B
1 ATPCG da ESCOLA + 1 ATPC da DIRETORIA + 1 ATPCA de ALINHAMENTO; 1 R & A EFAPE + 1 R & A de ALINHAMENTO; 1 Currículo EFAPE + 1 Currículo PCA/ESCOLA.
Alinhamento Plano Mensal de Aula, Primeiro Bimestre: 1º bimestre: de 02 de fevereiro a 14 de abril; definiremos prazo de entrega dos planos.
Alinhamento sobre o protocolo de acompanhamento de aula, início nesta semana.
Pauta de Replanejamento - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geribola"
Secretaria de Estado da Educação
Diretoria de Ensino Região Osasco
“Escola Estadual PEI Professor Orlando Geríbola ”
Rua: Sociedade Esportiva Palmeiras, 284 Osasco/ SP - CEP 06132-340 - Fone 3609-2670
Pauta - Replanejamento PEI Orlando Geríbola
Horário: 14h00 às 18h00
⦁ 14h00 às 14h30- Objetivos do plano de ação da unidade escolar
⦁ Gestão escolar
Resolução SEDUC 13/2022- Plano de Recuperação e Aprofundamento
⦁ 14h30 às 15h30- Elaboração do plano de ação por segmento (Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio).
⦁ 15h30 às 16h30- Apresentação GOE Bruno
⦁ 16h30 às 16h50- Café coletivo
⦁ 16h50 às 18h00- Socialização das equipes e sistematização
⦁ Os PCA apresentarão as ideias dos dois grupos.
.
Pauta de 07/03/2022
Assunto: Espelhamento do documento, Plano de Ação, leitura de algumas ações sugeridas e implementação de novas ações.
Boletim do SARESP/2021
Análise dos Resultados da Escola – Nonos Anos
P.E.I. “Professor Orlando Geríbola”
Total de alunos dos nonos anos: 84
Participação dos alunos no SARESP/2021: 79,2%
Resultados de Língua Portuguesa
2021 – 25,9% dos alunos no Abaixo do Básico, mais de ¼ dos alunos avaliados nos nonos anos, houve um aumento significativo de alunos neste nível de proficiência em relação aos resultados anteriormente apresentados;
No nível de proficiência Básico temos 64,2; no nível de proficiência Adequado temos 9,9 dos alunos e no nível de proficiência Avançado não há registro de alunos em Língua Portuguesa.
Ações essenciais/sugestões:
Projetos interdisciplinares e transdisciplinares, com uso de metodologias ativas, valorização das temáticas sazonais e que permitem essa comunicação/interação/integração de todas as áreas do conhecimento;
Utilização do Jornal JOCA físico e virtual, da área do professor com as senhas individuais enviadas para os Professores e as senhas enviadas para uso com os alunos, construção de sequências didáticas e uso das sequências didáticas disponíveis no site do JOCA de acordo com a BNCC;
Uso dos diversos tipos de tecnologia e de metodologias para implementação das aulas de Língua Portuguesa;
Projeto de Reforço, Recuperação e Aprofundamento – Aprender Juntos;
Projeto de Letramento em Língua Portuguesa.
Resultados de Matemática
2021 – 48,1 dos alunos no Abaixo do Básico, aproximadamente 50% dos alunos avaliados nos nonos anos, houve um aumento expressivo de alunos neste nível de proficiência em relação aos resultados anteriormente apresentados;
No nível de proficiência Básico temos aproximadamente 50% dos alunos, há necessidade de pensarmos em ações que tragam os alunos do Abaixo do Básico para o Básico;
No Adequado temos hoje apenas 2,5% dos alunos, resultado muito inferior a outros anos.
Ações essenciais/sugestões:
Projetos interdisciplinares e transdisciplinares, com uso de metodologias ativas, valorização das temáticas sazonais e que permitem essa comunicação/interação/integração de todas as áreas do conhecimento;
Utilização da sala de informática para implementação de projetos que façam a utilização de sites de Matemática (sugestão: página Ensino Remoto no BLOG) e implementação da construção de um mini laboratório de Matemática (em estudo);
Utilização do material impresso e plastificado da “Caixa de Matemática”, Projeto de 2021 e que é implementado com certa frequência;
Projeto de Alfabetização Matemática que iniciamos com a Sondagem Matemática nos sextos e sétimos anos, ditado de números naturais e atividades no campo aditivo e multiplicativo;
Projeto de Letramento Matemático
Resultados de Ciências da Natureza
2021 – 28,9% dos alunos no nível de proficiência Abaixo do Básico, resultado positivo em relação aos comparativos disponíveis de anos anteriormente avaliados;
No nível de proficiência Básico Temos 57,9%, um número de alunos superior a outros resultados disponíveis no Boletim SARESP;
Temos 11,8% dos alunos no nível de proficiência Adequado, um resultado muito positivo e 1,3% dos alunos no nível de proficiência Avançado.
Ações essenciais/sugestões:
Projetos interdisciplinares e transdisciplinares, com uso de metodologias ativas, valorização das temáticas sazonais e que permitem essa comunicação/interação/integração de todas as áreas do conhecimento;
Utilização do Jornal JOCA físico e virtual, da área do professor com as senhas individuais enviadas para os Professores e as senhas enviadas para uso com os alunos, construção de sequências didáticas e uso das sequências didáticas disponíveis no site do JOCA de acordo com a BNCC;
Utilização do gênero notícias do Jornal JOCA com ênfase nas matérias de ciências que são parte inerente deste objeto de aprendizagem, produção de boas práticas e de ações que possam impactar na comunidade de forma positiva;
Projeto de Letramento Científico.
Observações Gerais:
Todas as Áreas do Conhecimento participação da Alfabetização e Letramento específico, devemos sempre ter clareza das competências e habilidades de nossa disciplina, da importância das 5 macrocompetências e das 17 competências socioemocionais as quais permeiam todas as disciplinas do Currículo. Tanto na Base Nacional Comum Curricular como na sua parte diversificada.
Algumas competências sociemocionais aqui pensadas: respeito, empatia, confiança, organização, foco, autoconfiança e curiosidade para aprender.
Na segunda-feira propomos a discussão e a implementação de nossas ações para acrescentar no nosso Plano de Ação.
Sugestões do PCG Lúcio Mauro Carnaúba.
ATPCG
Segunda-feira - - - Das 14h15 às 15h45 - - - Tema LOCAL (2 ATPC)
Reunião de Orientação de Estudos
Terça-Feira – Das 14h15 às 15h45 - Quinzenalmente (2 reuniões)
Observação: alternando com Projeto de Vida
P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Metodologia do M.M.R. no ATPCG - - - 14/03/2022 - - - Pauta Formativa
"Em 2017, a Secretaria da Educação implantou o programa Gestão em Foco em 1.082 escolas estaduais, de 13 diretorias de ensino da cidade de São Paulo. O programa utiliza o Método de Melhoria de Resultados para que as escolas conquistem avanços educacionais, pedagógicos e de gestão.
O objetivo do Gestão em Foco é melhorar o aprendizado de 1 milhão de estudantes do Ensino Fundamental e Médio com a formulação de planos de trabalho personalizados e monitorados pela própria comunidade escolar. O método é utilizado desde o planejamento estratégico para o ano letivo e passa por etapas como identificar os desafios, planejar formas de superá-los e implantar as soluções elaboradas.
Em conjunto com a associação Parceiros da Educação, que conta com empresas, empresários e organizações da sociedade civil para auxiliar a Secretaria em projetos educacionais, uma experiência-piloto foi realizada em 2016, em 77 escolas da região leste de São Paulo. Durante o período, a média dos alunos do Ensino Médio no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) registrou crescimento de 15% se comparado à edição de 2015."
Pauta Formativa - - - ATPCG - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - 28/03?2022
Gestão Integrada - - - M.M.R. - - - Ação referente ao uso de Metodologias Ativas;
Fonte: https://matematicaef2.blogspot.com/2022/03/mapa-mental-apoia-o-aprendizado-de.html
Alinhamento sobre o fechamento das menções do primeiro bimestre, período;
Alinhamento das quantidades mínimas de menções que devem constar no Diário Digital para todos os Professores;
Levantamento dos alunos com dificuldades de aprendizagem e com deficiência em todas as 12 turmas dos Anos Finais;
Iremos observar alguns caso com maior atenção antes do Conselho de Classe.
P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Pauta Formativa - -
- Anos Finais
Pauta Formativa
Data: 02/05/2022
Primeira parte do ATPCG:
Programa de Ação
E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Material do ATPCG de 02/05/2022
Segunda parte do ATPCG:
Plataforma SED
Navegação nas AAP e SDA
Pedagógico – Plataforma CAEd -
Resultados - Avaliações 2022
Sextos Anos – Língua Portuguesa - Taxa de participação: 95%/Média da rede 73%;
Percentual médio de acertos no teste:
60%/Média da rede 59%;
Distribuição dos estudantes por
categoria de desempenho
Muito baixo - 7 estudante(s)
6
Baixo - 32 estudante(s)
30
Médio - 35 estudante(s)
32
Alto - 34 estudante(s)
31
Há estudantes com
sinais de defasagem na aprendizagem?
Requerem atenção
17 estudantes
Requerem muita atenção
26 estudantes
Como foi o resultado em cada habilidade
avaliada?
TURMA |
PARTICIPAÇÃO |
MÉDIA DE ITENS RESPONDIDOS |
% ACERTOS |
MUITO BAIXO |
BAIXO |
MÉDIO |
ALTO |
ATENÇÃO (Nº ESTUDANTES) |
MUITA ATENÇÃO (Nº ESTUDANTES) |
H 01 |
H 02 |
H 03 |
H 04 |
H 05 |
H 06 |
H 07 |
H 08 |
H 09 |
H 10 |
H 11 |
H 12 |
H 13 |
H 14 |
H 15 |
H 16 |
H 17 |
H 18 |
H 19 |
H 20 |
H 21 |
H 22 |
H 23 |
H 24 |
H 25 |
H 26 |
H 27 |
H 28 |
H 29 |
H 30 |
Sétimos
Anos – Matemática - Como foi a participação dos
estudantes?
Como foi o desempenho
dos estudantes nesta avaliação?
Há diferenças significativas de
aprendizagem entre os estudantes?
Muito
baixo - 24 estudante(s)
26
Baixo
- 60 estudante(s)
65
Médio
- 8 estudante(s)
9
Há estudantes com
sinais de defasagem na aprendizagem?
Requerem atenção
21 estudantes
Requerem muita atenção
28 estudantes
Como foi o resultado
em cada habilidade avaliada?
TURMA |
PARTICIPAÇÃO |
MÉDIA DE ITENS RESPONDIDOS |
% ACERTOS |
MUITO BAIXO |
BAIXO |
MÉDIO |
ALTO |
ATENÇÃO (Nº ESTUDANTES) |
MUITA ATENÇÃO (Nº ESTUDANTES) |
H 01 |
H 02 |
H 03 |
H 04 |
H 05 |
H 06 |
H 07 |
H 08 |
H 09 |
H 10 |
H 11 |
H 12 |
H 13 |
H 14 |
H 15 |
H 16 |
H 17 |
H 18 |
H 19 |
H 20 |
H 21 |
H 22 |
H 23 |
H 24 |
H 25 |
H 26 |
H 27 |
H 28 |
H 29 |
H 30 |
Sequências
Digitais de Atividades
Oitavos
Anos - Geografia
Participação
Como
foi a participação dos estudantes?
Como foi o desempenho
dos estudantes nesta sequência digital de atividades?
33%
Média da rede
36%
Há diferenças
significativas de aprendizagem entre os estudantes?
Muito
baixo - 11 estudante(s)
23
Baixo
- 33 estudante(s)
70
Médio
- 1 estudante(s)
2
Alto
- 2 estudante(s)
4
Nono Ano
– Ciências da Natureza
Participação
Como
foi a participação dos estudantes?
Os estudantes
responderam a todas as atividades do caderno?
22 de 21
Média da rede
21 de 21
Como foi o desempenho
dos estudantes nesta sequência digital de atividades?
34%
Média da rede
32%
Há diferenças
significativas de aprendizagem entre os estudantes?
Muito
baixo - 13 estudante(s)
28
Baixo
- 24 estudante(s)
52
Médio
- 9 estudante(s)
20
Alto
- 0 estudante(s)
0
Como
foi o resultado dos estudantes nas habilidades avaliadas?
Observação:
a mesma análise deverá ser feita em todas as disciplinas avaliadas, AAP e SDA.
ATPCG de 16/05/2022 - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Continuação com devolutiva da ATPC de 09/05/2022
Pauta da Reunião:
Das 14h15 às 14h45 - Presença do GOE Bruno para orientações solicitadas pelos Professores dos Anos Finais sobre Legislação;
Das 14h45 às 15h45 - Devolutiva da ATPCG de 09/05/2022;
Assuntos:
Calendário das Eletivas e do Clube para culminância;
OBMEP/2022;
Jornal JOCA, boas práticas e uso consciente como material consumível;
Nivelamento e continuidade do uso do glossário em todas as disciplinas do currículo (prática exitosa);
Calendário da AAP e da SDA;
Alunos faltosos e relatório pedagógico;
Utilização dos Espaços de Aprendizagem;
Materiais de empréstimo da D.E.R. Osasco, data da devolução: 13/06/2022;
ATPC da Diretoria de Ensino no youtube;
Outros assuntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário