Nivelamento

 

P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - ATPCG de 21/03/2022

                                                        21/03/2022


Pauta Formativa/ATPCG

Temas: PAN/PIAF/Atividades de Alfabetização/Atividades sugeridas para Alunos com Deficiência/Autistas/Novo Horário















2 aulas por semana de todas as disciplinas da BNCC durante 2 semanas.

PCG 
Lúcio Mauro Carnaúba



Nivelamento - - - Professor Irineu - - - 7º C - - - Parabéns a todos!

 



Fonte: WhatsApp.





Nivelamento - - - PCA Kamila - - - E.E.P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Parabéns a todos!

 



Fonte das Imagens: WhatsApp.


S.E.I./Nivelamento - - - E.E.P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Eli - - - Parabéns a todos!

 



Fonte: WhatsApp.

E.E.P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - S.E.I./Nivelamento - - - Professor Carlos Thiago - - - Parabéns Sétimo Ano A!

 



Fonte das Imagens: WhatsApp.



E.E.P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - PCA Ana Lúcia - - - S.E.I./Nivelamento - - - Parabéns a todos!

 



Fonte: WhatsApp.


Professora Cristiane - - - Arte - - - E.E.P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Parabéns a todos! - - - S.E.I./Nivelamento

 



Fonte: WhatsApp. 


E.E.P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Andrea - - - S.E.I./Nivelamento - - - Parabéns a todos!

 



Fonte: WhatsApp. 



E.E.P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora/PCA Kamila - - - S.E.I./Nivelamento - - - Parabéns a todos!

 



Fonte: WhatsApp. 



E.E.P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - S.E.I./Nivelamento - - - Sétimo Ano C - - - Professor Thiago - - - Geografia

 



Fonte: WhatsApp.


S.E.I./Nivelamento - - - E.E.P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professor Jonathans - - - Parabéns a todos!

 




Fonte: WhatsApp.


Nivelamento/S.E.I. - - - E.E.P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professor Robson - - - Parabéns a todos!

 



Fonte: WhatsApp.


S.E.I. - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professor Jonathans - - - Parabéns a todos!

 



Fonte: WhatsApp.


Nivelamento em Matemática - - - Professora Soliene - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Parabéns a todos!

 



Fonte: WhatsApp.


E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Elaine - - - Nivelamento - - - Parabéns a todos!

 



Fonte: WhatsApp.


E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professor Robson - - - Nono C - - - S.E.I./Nivelamento

 




Fonte: WhatsApp.

Matemática - - - S.E.I./Nivelamento - - - E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Nonos Anos - - - Parabéns a todos!

 



Fonte: WhatsApp do Professor Wellington. 

E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Oitavos Anos A e B - - - Glossário/AAP/ Oitavos Anos A e B - - - Parabéns a todos!

 







Fonte: WhatsApp. 

E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Nivelamento de Matemática - - - Andrea Piovan - - - Parabéns a todos!

 










Fonte: WhatsApp. 

E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora de Língua Portuguesa Eli - - - Nivelamento - - - Avaliação de Aprendizagem em Processo

 







Fonte das Imagens: WhatsApp.


E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Nivelamento nos Oitavos Anos - - - Parabéns a todos!

 

















Fonte: WhatsApp.


E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Nivelamento de Ciências da Natureza - - - Parabéns a todos!

 



















Fonte: WhatsApp.

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Andrea Biseo - - - Língua Portuguesa - - - Parabéns a todos!

 











Fonte: WhatsApp.



E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Professora Cristiane - - - ARTE - - - Parabéns a Todos!

 









Fonte: WhatsApp.


E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - ARTE - - - Professora Cristiane - - - S.E.I. Semanas de Estudos Intensivos

Paisagens sonoras e instrumentos musicais não convencionais 


Parabéns a todos!

 







Fonte: WhatsApp.


E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Nivelamento - - - Professora Eli - - - Parabéns a todos!

 










Fonte: WhatsApp.


E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Semana de Estudos Intensivos (S.E.I.) - - - Parabéns a todos!

 







Fonte: WhatsApp.


Nivelamento de Matemática - - - Sextos Anos A/B/C - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I.

 










Fonte: WhatsApp.



Semana de Nivelamento - - - Disciplinas de Geografia e História - - - Professores Irineu e Tiago - - - Parabéns a todos!

 












Fonte das Imagens: WhatsApp. 


E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Sextos/Oitavos/Nonos - - - Nivelamento de ARTE - - - Parabéns a todos!

 

ATIVIDADE DE NIVELAMENTO – ARTE - 6 º ANO

PROFESSORA:  CRISTIANE

Quantidade de aulas: 02

 

COMANDA:

 

1.       Linguagem da dança – retomada de conceitos – explicação oral

 

 

DANÇAS FOLCLÓRICAS

 

Tiveram suas origens através das culturas europeia, indígena e africanas. Importante manifestação cultural específica de um povo e de uma região que retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes típicos etc., que são transmitidas também de geração para geração.  No Brasil, o Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbó, da região do Amazonas, são danças consideradas patrimônio cultural imaterial brasileiro. No estado de São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira. Esses são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os costumes do povo de uma determinada região.

 

2.       Apreciação de vídeos de danças folclóricas

 

Região Sudeste – Catira: Catira, uma dança paulista – Tradições de São Paulo (Ibiúna-SP). Disponível em: http://gg.gg/mhzoj. Acesso em: 07 nov. 2019.

 

Região Centro-Oeste: Dança de São Gonçalo: Dança de São Gonçalo. ACESP. 2017. Disponível em: http://gg.gg/mi03p. Acesso em: 07 nov. 2019

 

Região Nordeste – Xaxado: Nordeste é Xaxado. Programa diversidade. Disponível em: http://gg.gg/mi0m1. Acesso em: 18 out. 2019.

 

Região Sul – Chimarrita: CTG Rancho de Gaudérios – Chimarrita. 2019. Disponível em: http://gg.gg/mj877. Acesso em: 18 out. 2019.

 

 

 

3.       Apreciação da reportagem:  Com folclore brasileiro, grupo vence festival de dança da América Latina –

Segue o link da reportagem:

https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2017/01/com-folclore-brasileiro-grupo-vence-festival-de-danca-da-america-latina.html

4.       Exposição oral dos alunos acerca do assunto

 

 

ATIVIDADE DE NIVELAMENTO – ARTE - 8º ANO

PROFESSORA:  CRISTIANE

Quantidade de aulas: 02

 

Comanda:

 

1.       Introdução a linguagem da dança – sondagem

 

 

O  QUE É DANÇA PARA VOCÊ?

 

 

A.      PENSE E PERCEBA SEU CORPO. QUAIS MOVIMENTOS VOCÊ CONSEGUE FAZER?

 

B.      VOCÊ CONHECE BAILARINOS, ARTISTAS, GRUPOS DE DANÇA PAULISTA?

 

C.      VOCÊ JÁ ASSISTIU A ALGUMA APRESENTAÇÃO DE DANÇA? DESCREVA

 

D.      VOCÊ JÁ ASSISTIU ALGUMA APRESENTAÇÃO DE DANÇA AFRICANA, INDIGENA OU AFRO- BRASILEIRA? DESCREVA

 

E.       QUAIS GRUPOS DE DANÇA INDÍGENA, AFRO- BRASILEIRA OU AFRICANA VOCÊ CONHECE?

 

F.        O QUE EXISTE DE SEMELHANTE NA DANÇA DAS CULTURAS: INDÍGENAS, AFRICANA E AFRO- BRASILEIRA? E O QUE É DIFERENTE?

 

 

2.        Apreciação de vídeos de dança indígena, africana e afrobrasileira observando movimento, expressão, coreografia, figurino, cenário e outros

 

Seguem os links dos vídeos:

 Masaka Kids Africana Dancing Viva Africa - YouTube

 Canto Sagrado da Mãe Terra / Tribo Fulni-ô / Aldeia Multiétnica 2013 - YouTube

 

3.        Exposição oral dos alunos acerca dos aspectos observados

 

4.        Texto complementar

 

dança para os povos indígenas – assume uma característica de ritual, de celebração, de rito de passagem, de prática religiosa etc. Encontramos coreografias enérgicas, com o bater dos pés no chão de maneira percussiva e, ao mesmo tempo, ritmada. É comum que as danças reúnam toda a tribo, formando um grande círculo dentro do qual elas acontecem. Quase sempre são os homens que as protagonizam. as mulheres só podem, na maioria das vezes, observar as danças, ao lado das crianças e dos idosos. As danças são acompanhadas por cantos que falam das proezas da guerra e da caça, assim como por instrumentos semelhantes a tamborins, chocalhos e seus derivados, confeccionados pelos próprios índios.

 

As danças africanas – representam uma das muitas maneiras de comunicação cultural do país. sendo de extrema importância para seu povo, mantendo-os conectados com seus antepassados. é carregada de uma poderosa carga espiritual, emocional e artística, além do entretenimento e diversão. As danças africanas tradicionais são realizadas em ocasiões importantes como cerimônias, rituais de passagem, nascimento, casamento, morte, colheita, guerra, alegria, tristeza, doenças e agradecimentos.

Possuindo pontos em comuns na dançada maioria dos povos africanos:

 

ü  Organização em círculos, semicírculos ou fileiras;

ü  Participação de todos, independentemente da idade ou escala social na comunidade;

ü  Acompanhamento de música produzida pelo som de instrumentos de percussão e batuques de tambores

                               

 

                           A dança- com elementos da cultura africana - Afro – brasileira surgiu no Brasil no Período Colonial, trazida pelos africanos retirados de suas regiões de origem para realizar trabalho escravo. O modo de dançar foi registrado na composição de cultos africanos e também na capoeira, expressão cultural que mistura elementos de esporte, luta, dança música e brincadeira. Ao longo dos anos, a dança de origem africana começou a ser modelada e difundida em diferentes estados brasileiros por intermédio da dançarina estadunidense e antropóloga negra Katherine Dunham, seus trabalhos ganharam destaque porque Dunham tirou a dança afro nas ruas, dos guetos e dos bairros e a levou para os palcos. Foi uma das precursoras do estilo jazz dance (que nasce na África e tem elementos dessa cultura) e criou a primeira companhia de dança negra dos Estados Unidos da América, a Katherine  Dunham Dance Ccompany.

 

 

 

 

ATIVIDADE DE NIVELAMENTO – ARTE - 9º ANO

PROFESSORA:  CRISTIANE

Quantidade de aulas: 02

 

 

Comanda:

 

1.       Introdução a linguagem da dança, sondagem, roda de conversa:

 

 

O QUE É DANÇA PARA VOCÊ?

 

A.              Quais são os elementos que compõem os nossos movimentos?

B.              Quais são as diferenças que podemos observar em nossos movimentos durante as diversas situações do cotidiano?

C.              Por que nossos movimentos não são sempre iguais? D.

D.              Quais as diferenças entre os movimentos que fazemos dentro da sala de aula, entre as carteiras, e os que fazemos no pátio da escola?

E.                De que forma o espaço interfere em nossos movimentos?

F.               De que forma o tempo interfere nos nossos movimentos?

G.              Quais as diferenças entre passear e estar atrasado para chegar na escola?

H.              O que muda?

I.                  Quais as diferenças e semelhanças entre os movimentos do dia a dia e os movimentos representados nas danças?

J.                  Por que são diferentes?

K.                A expressão e a representação do dançarino ao apresentar-se para o público são iguais às suas expressões e representações no dia a dia? Justifique.

L.                 Como vocês caracterizariam uma dança tradicional? Ela possui regras para os passos ou os dançarinos agem livremente?

M.           Vocês já assistiram ou participaram de uma apresentação de dança tradicional? Comentem. Deem exemplos de danças tradicionais que conhecem.

N.             Como vocês caracterizariam a dança contemporânea? 9. Quais são as regras e movimentos da dança contemporânea?

O.             Quais as possíveis diferenças entre dança tradicional e dança contemporânea em relação à música, ao figurino, aos movimentos e ao espaço onde elas acontecem?

P.               Quais tecnologias digitais podem ser utilizadas em uma produção de dança individual ou coletiva?

 


 

2.       Apreciação de vídeos de dança contemporânea, observando movimento, expressão, coreografia, figurino, cenário e outros

                  

 

Seguem os links dos vídeos:

 

 "Céu na Boca" -- Quasar Cia de Dança no Auditório Ibirapuera - YouTube

 

https://www.youtube.com/watch?v=zrrj7ImQziw

 

https://www.youtube.com/watch?v=3NSKZeRGuDk

 

https://www.youtube.com/watch?v=JYuOFhFrEMw

 

 

 

3.       Exposição oral dos alunos acerca dos aspectos observados

 

4.       Apreciação da notícia: “Bailarino baiano é aprovado para estudar em uma das maiores companhias de dança do mundo”

 

Fonte:  https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2022/07/06/bailarino-baiano-e-aprovado-para-estudar-em-uma-das-maiores-companhias-de-danca-do-mundo-nem-posso-acreditar-de-tao-feliz.ghtml

 

5.       Comentários sobre a notícia

 

 

6.       Vídeo complementar:  Afinal, o que é dança contemporânea?

 

                     Fonte:   https://www.youtube.com/watch?v=5iVul6n3hc8


Fonte: WhatsApp.  


E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Nivelamento de ARTE - - - Professora Cristiane - - - Sétimo Ano - - - Parabéns a todos!

 

ATIVIDADE DE NIVELAMENTO – ARTE - 7 º ANO

PROFESSORA:  CRISTIANE

Quantidade de aulas: 02

 

Comanda:

 

1.       Introdução a linguagem da dança – sondagem

 

O QUE É DANÇA PARA VOCÊ?

 

 

a.       Quais estilos ou tipo de dança vocês conhecem?

 

b.       Qual deles você gostaria de praticar?

 

c.        Já ouviram falar em dança clássica e dança moderna? O quê?

 

 

2.       Apreciação de vídeos – dança clássica e dança moderna – observar movimento, expressão, coreografia, figurino, cenário e outros.

 

 O Lago dos Cisnes - São Paulo Companhia de Dança. Neste vídeo é possível assistir um clássico de 1877 montado nos dias de hoje com toda a tecnologia da produção contemporânea da dança. A Apresentação da bailarina, professora e doutora Inês Bogéa traz todo o contexto da obra que situa a apreciação. Clássicos: O Lago dos Cisnes. Clássicos. Disponível em: http://gg.gg/mjdgt. Acesso em: 05 dez. 2019.

 

Parabelo – Grupo Corpo. Neste vídeo, Rodrigo Pederneiras explora na obra os ritmos da cultura brasileira com a música de Tom Zé/José Miguel Wisnik. A coreografia materializa o traço que mais tem distinguido a obra de Rodrigo Pederneiras: o trânsito entre a arte popular e a arte erudita. Aqui, estas fronteiras estão dissolvidas. Parabelo – 1977. Grupo Corpo Oficial. Disponível em: http://gg.gg/mjdjz. Acesso em: 05 dez. 2019.

 

 

3.       Escrever as diferenças no caderno - DANÇA CLÁSSICA E MODERNA

 

4.       Apresentação oral dos aspectos observados

 

5.       Texto complementar:  O desenvolvimento da dança sua história tradicional e contemporânea entre as danças clássicas.

 

 

O DESENVOLVIMENTO DA DANÇA EM SUA HISTÓRIA TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEA ENTRE AS DANÇAS CLÁSSICAS

 

Por meio de registros pré-históricos de pinturas rupestres, é possível constatar que a dança acompanha a história do homem. Os movimentos de ritmos estão retratados nos desenhos das cavernas. A dança na História da humanidade expressou, em diferentes ocasiões da vida, o nascimento, a morte, a fartura, a chuva, as divindades, as crenças, a ligação do homem com Deus etc.

Na dança e nos modos como se desenvolveu no decorrer da história, podemos perceber como o corpo tem sido visto, pensado e modificado.

 

Na dança clássica, o corpo do dançarino, mesmo se movimentando com elevado grau de domínio técnico, tenta dominar sua natureza, refiando seus movimentos. Em um primeiro momento, ele nos parece, por suas posições corporais, mais estático, buscando demonstrar a clareza das linhas dos movimentos. Vale lembrar que o que atualmente chamamos de dança clássica é, na verdade, um conjunto de conceitos que engloba o balé da corte, o balé da ação, o balé romântico e o balé clássico que trouxe as sapatilhas de ponta.

 

Na dança moderna, o corpo quebrou o protocolo das formas da dança clássica, abandoando as posições dos braços, das pernas e dos pés, e buscando também o chão como espaço de atuação. Retirando as sapatilhas, a dança moderna colocou os pés no chão e passou também a usar o tronco para expressar emoções, anseios e ideias. Desse modo, a dança moderna buscou, inicialmente, opor-se ao modelo romântico de mulher e temas.


Fonte: WhatsApp. 


E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Nivelamento de Língua Portuguesa - - - Professor Jonathans - - - Parabéns a todos!

 









Fonte: WhatsApp.

E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Nivelamento - - - Nonos Anos A e B - - - Parabéns a todos!

 







Fonte: WhatsApp. 


Nivelamento nos Oitavos Anos - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Parabéns a todos!

 









Fonte: WhatsApp.



Nenhum comentário:

Postar um comentário