domingo, 14 de agosto de 2011

Geometria: Sólidos Geométricos

Geometria: Sólidos Geométricos

Objetivo: Identificar figuras planas e não-planas e classificar os poliedros.

1º. Parte: Um mundo de Formas Geométricas

Desenvolvimento: A partir da leitura do texto em anexo, os alunos irão responder as duas questões:

a)     O que é Geometria?
b)    O que você conhece a respeito da geometria? 

Depois de discutir o texto e debater as questões propostas, se possível assista ao filme: “Donald no país da Matemágica”.

Convide a classe a analisar a seguinte afirmação:    

Quando estudamos as figuras geométricas, podemos classificá-las em planas e não-planas. O cubo, o paralelepípedo, a esfera, o cone, o cilindro, as pirâmides são figuras não planas. Já o quadrado, o círculo, o triângulo, o retângulo, o losango são exemplos de figuras planas que podem ser vistas nas faces de figuras não-planas.

Coloque perguntas tais como:     

O que eles entendem dessa afirmação?    
Existem termos que desconhecem? Quais?

Depois, peça a cada aluno que desenhe as figuras citadas na afirmação e outras que eles conhecem e não foram citadas.

Das figuras tridimensionais, existem as que têm todas as partes de sua superfície planas: são os POLIEDROS. Outras têm superfícies não-planas (como a esfera, o cilindro, o cone, o “ovo”): são os CORPOS REDONDOS.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário