Ditado de Números
“As crianças elaboram contextualizações a respeito
da escrita dos números, baseando-se nas informações que extraem da numeração
falada e seu conhecimento da escrita convencional dos “nós”(números
redondos)”.
“Quando as crianças escrevem duzentos e cinqüenta e
quatro como 20054, pensam que o valor total desse número se obtém somando 200 +
50 + 4?; quando escrevem 41000 para quatro mil, estão representando a ideia de
que o valor total desse número se obtém multiplicando 4 x 1000? Compreendem as
crianças as operações que parecem estar envolvidas em sua escrita”?
O que nós
Professores podemos observar com relação a escrita do número 1030?
1000 + 30
= 1030 (escrita por decomposição).
Quais
intervenções nós Professores podemos fazer?
Leia e
pense a esse respeito:
"Do
conflito à notação convencional
As
crianças supõem que a numeração escrita se vinculaestritamente à numeração
falada e
Elas
sabem que em nosso sistema de numeração a quantidade de algarismo está
relacionada à magnitude do número representado.
As
escritas produzidas pelas crianças para os números que se posicionam entre dois
"nós" determinados terão mais algarismos que os números que representam os
mesmos "nós": elas representam convencionalmente, por exemplo, 2000 e 3000,
porém dois mil setecentos e oitenta e dois será representado como 200070082 (ou
eventualmente 2000782).
A criança
poderia aceitar que dois mil setecentos e oitenta e dois se escreva com mais
algarismos que dois mil, já que o primeiro é maior que o segundo. Porém, se ela
pensa simultaneamente que um número é maior quanto mais algarismos tenha, como é
que pode aceitar que dois mil setecentos e oitenta e dois se escreva com mais
algarismos que três mil"?
Fonte: Didática da
Matemática
Reflexões
Psicopedagógicas
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