Portfólio de Matemática
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6U0U5bHFiZDJ4Znc/view?usp=sharing
Tangram Tradicional e suas possibilidades
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6eUVud2gzUjd1U0U/view?usp=sharing
Confecção de Triângulo Equilátero
Construção da face triangular
Essa face triangular é elaborada a partir de um quadrado.
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2009_fecilcam_matematica_artigo_maria_helena_da_fonseca_lope.pdf
Confecção do encaixe
Triângulo de base triangular - TETRAEDRO
Todo tetraedro é uma pirâmide de base triangular?
Sim. São denominados de tetraedro todos os sólidos que possuem quatro faces. O sufixo edroderiva de hédrai, que, em grego, significa "faces". E tetra, na mesma língua, quer dizer "quatro". Quando um tetraedro possui as quatro faces e os quatro bicos iguais (também chamados ângulos poliédricos), temos um tetraedro regular. A pirâmide de base triangular é um exemplo. Entretanto, há também os tetraedros irregulares, como as pirâmides cujas faces não possuem somente triângulos regulares.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/todo-tetraedro-piramide-base-triangular-639940.shtml
OCTAEDRO
Professores: Lúcio e Elenice
Sugestão de Metodologia/Questão 11
Ângulos pelo Giro
“Em suas pesquisas Piaget e seus seguidores estudaram o desenvolvimento do conceito de ângulo em crianças. Esses estudos mostram dois pontos importantes para o trabalho com este tema na escola básica:
- O conceito de ângulo leva um longo tempo para ser compreendido.
- Uma visão estática de ângulos (segmentos de retas em um pedaço de papel) dificulta para os alunos a percepção do conceito de ângulo.
Segundo as pesquisas do casal Van Hiele sobre aprendizagem de geometria, um outro aspecto a ser levado em conta no trabalho com ângulos é o seguinte: os alunos progridem em sua aprendizagem de geometria através de diferentes níveis de entendimento sobre figuras geométricas. Inicialmente percebem uma figura como um todo e, progressivamente, desenvolvem suas relações e propriedades.
Desta forma, primeiro os alunos percebem o ângulo holisticamente. Isto é, quando eles começam a reconhecer ângulos podem notar que um triângulo tem sempre três ângulos, ou cantos, mas eles não identificam uma propriedade particular desses ângulos.
Mais tarde eles entendem que a medida de um ângulo pode ser menor ou maior que a medida de um ângulo reto e identificam propriedades e relações entre ângulos. O Próximo passo de desenvolvimento é operar com tais relações em situações como: “um triângulo não pode ter mais que um ângulo obtuso porque os três lados devem formar uma figura fechada”.
Se um dos nossos objetivos no ensino da matemática é a construção de noções e conceitos, as propriedades acima descritas não devem aparecer como regras prontas, mas devem vir de trabalhos com ângulos e polígonos.
Tomando estas últimas considerações acrescentamos um terceiro aspecto relevante no ensino do conceito de ângulos:
· Os alunos necessitam de atividades projetadas especialmente para auxiliá-los a explorar ângulos, suas propriedades e relações.
Este trabalho pretende mostrar que o conceito de ângulo é uma idéia central para muitas outras idéias matemáticas podendo ser abordado na escola já a partir da terceira série (4o. ano). No entanto, para quem inicia o estudo de ângulos em séries posteriores, sob esta perspectiva, é imprescindível que todas as atividades sejam realizadas, mesmo as mais elementares”.
Fonte: “O conceito de ângulo e o ensino de geometria”
Maria Ignez de Souza Vieira Diniz e Kátia Cristina Stocco Smole
IME-USP
Algumas Atividades retiradas deste livro:
· “Leia o programa abaixo, vá desenhando no quadriculado segundo os comandos indicados e descubra uma figura. Inicie o traçado a partir do ponto assinalado”.
1o.) Ande 3 lados de quadradinho;
2o.) Gire ¼ de volta à direita;
3o.) Repita os comandos 1 e 2 mais duas vezes e
4o.) Ande 3 lados do quadradinho.
►
| ||||||||
_ Que figura você obteve?
►
|
▼
|
►
|
▼
| |||||||||
▲
|
◄
| |||||||||||
▲
|
◄
| |||||||||||
- Escreva um programa para desenhar na malha um quadrado cujos lados sejam duas vezes maior que os lados do quadrado anterior.
- Observe os dois quadrados. Você consegue dizer em que eles são parecidos? Em que são diferentes?
- Conte o número de quadradinhos que estão dentro de cada um dos quadrados. O que você percebe?
- Ao professor: “Neste tipo de atividade é natural que apareçam diferentes interpretações para o texto que devem ser discutidas de modo a se estabelecer que “andar” significa “andar em linha reta”.
PCNP de Matemática do Ensino Fundamental II (Anos Finais)
Lúcio Mauro Carnaúba
- Outras sugestões de programa:
1o.) Ande 5 lados de quadradinho;
2o.) Gire 1/8 de volta para a esquerda;
3o.) Ande 3 diagonais de quadradinhos;
4o.) Gire 3/8 de volta para a esquerda;
5o.) Ande 5 lados de quadradinho;
6o.) Gire 1/8 de volta para a esquerda e
7o.) Ande 3 diagonais de quadradinhos.
►
| ||||||||
1o.) Ande 5 lados de quadradinho;
2o.) Gire ¼ de volta para a esquerda;
3o.) Ande 5 lados de quadradinho;
4o.) Gire ¼ de volta para a esquerda;
5o.) Ande 2 lados de quadradinho;
6o.) Gire ¼ de volta para a esquerda;
7o.) Ande 3 lados de quadrinho;
8o.) Gire ¼ de volta para a direita;
9o.) Ande 3 lados de quadradinho;
10o.) Gire ¼ de volta para a esquerda e
11o) Ande 2 lados de quadradinho.
▼
| ||||||
Este material é interessante para iniciar a Situação de Aprendizagem 1 – A Geometria dos Ângulos do 2o. Bimestre.
Teorema do Ângulo Interno de um Triângulo/Teorema do A.Interno do Hexágono
Mosaico
Sugestão de Atividade de Geometria Plana que pode ser trabalhada pelo professor na Recuperação Paralela ou Contínua.
Séries: 5º. , 6º. , 7º. e 8º..
Ao Professor:
- Oferecer ao aluno uma folha modelo com: 9 triângulos eqüiláteros, 3 trapézios isósceles e 3 losangos;
- Podemos dependendo do conhecimento geométrico dos nossos alunos propor a construção destes polígonos;
- Pedir para que eles pintem ao seu gosto e criatividade os 15 polígonos;
- Podemos tanto oferecer o hexágono regular para que os alunos colem os polígonos em seu interior como pedir que por construção eles o façam;
- Propor que eles encaixem os 15 polígonos no interior do hexágono regular e colem-nos de forma a obter um pequeno Mosaico;
- Pode-se propor a entrega de todos esses Mosaicos para assim fazermos um trabalho coletivo que pode ser exposto em cartolina ou papel pardo;
- Pedir para os alunos pesquisarem o significado da palavra Mosaico ou mesmo a história dos Mosaicos;
Conteúdos Gerais:
- Conceituar Polígonos;
- Construções Euclidianas;
- Conceito de Ponto Médio ou Mediatriz;
- Teorema do Ângulo Interno de um Triângulo;
- Teorema do Ângulo Interno de um Hexágono qualquer;
- Conceito de Polígono Regular;
e-mail: luciocarnauba@ibest.com.br
Stomachion
É constituído de quatorze peças que devem ser encaixadas para formar um quadrado.
https://www.youtube.com/watch?t=2661&v=sJFTltx4rf0
https://www.youtube.com/watch?v=D-kY1Xrg3Xk
Situação de Aprendizagem - TANGRAM