Guia de Aprendizagem CN e Matemática

 


Guia de Aprendizagem – PEI


E. E. Prof. Orlando Geribola

Professor (a) 



Aderaldo Silvino Alves


Componente Curricular


Matemática

Ano/Série



7º Ano

2º bimestre/2023

Justificativa: A matemática é uma das mais importantes ferramentas da sociedade moderna, ela contribui para a formação do cidadão que se engajaram no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas. Para exercer plenamente a cidadania, é preciso saber contar, comparar, medir, calcular, resolver problemas, construir estratégias, comprovar e justificar resultados, argumentar logicamente, conhecer formas geométricas, organizar, analisar e interpretar criticamente as informações, conhecer formas diferenciadas de abordar problemas







Objetivos:




Números















Geometria













Números
















Geometria









Geometria














Números











Álgebra





Álgebra





Números









Números








Números









Álgebra









Objetos de conhecimento




Fração e seus significados: Como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.








Transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano: multiplicação das coordenadas por um número inteiro e obtenção de simétricos em relação aos eixos e à origem.





Simetrias de translação, rotação e reflexão.
















Transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano: multiplicação das coordenadas por um número inteiro e obtenção de simétricos em relação aos eixos e à origem.




Transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano: multiplicação das coordenadas por um número inteiro e obtenção de simétricos em relação aos eixos e à origem.



Ler, comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.





Números inteiros: usos, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e operações



Linguagem algébrica: variável e incógnita.





Fração e seus significados: Como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.





Fração e seus significados: Como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.





Fração e seus significados: Como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.






Linguagem algébrica: variável e incógnita.














Situação de aprendizagem e Habilidades



EF07MA09 Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.





EF07MA20 Reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.





EF07MA21 Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros.






EF07MA19 Localizar no plano cartesiano pontos (coordenadas) que representam os vértices de um polígono e realizar transformações desses polígonos, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.

.


 EF07MA20 Reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.






EF07MA03

Números inteiros: usos, história, ordenação, associação com pontos da reta numérica e operações

 




EF07MA04 Resolver e elaborar situações- problema que envolvam operações com números inteiro


EF07MA15 Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.




EF07MA08 Ler, compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e operador.



EF07MA07 Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um grupo de problemas.


EF07MA09 Utilizar, na resolução de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes de outra grandeza.



EF07MA14 Classificar sequências em recursivas e não recursivas, reconhecendo que o conceito de recursão está presente não apenas na matemática, mas também nas artes e na literatura.

Competências Socioemocionais



(Autogestão)Competências Socioemocionais Determinação; organização; foco; persistência; responsabilidade


(Engajamento)Iniciativa social; Assertividade; Entusiasmo


(Amabilidade)Empatia; Respeito; Confiança


(Resiliência Emocional); tolerância ao estresse; autoconfiança; tolerância a frustação


 (Abertura ao novo); curiosidade para aprender; imaginação; criatividade; interesse artístico.













Tema Transversal


Semana da Matemática


Desenvolvimento Sustentável






Estratégias Didáticas

Atividades Autodidáticas


Apostila do aluno atividades


Resolução de exercícios

Análise situação problema 


Leitura e interpretação de texto

Atividades Didático-Cooperativas


Projetos e atividades em grupo.



Atividades Complementares



ERER estudos para relação étnicos raciais


Vídeos, para melhor compreensão das aulas.




Princípios e Premissas


Protagonismo

Formação continuada

Corresponsabilidade

Excelência de gestão

Replicabilidade



Critérios de Avaliação


Avaliação formal, individual composta por questões baseadas em habilidades das matrizes de referência da AAP, AD, ENEM e 

SARESP.


Referências



Para o(a) Professor(a):


Centro de Mídias repositório

Para o(a) Professor(a): Material de apoio para estudo e BRASIL. Ministério da

Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018 e Vídeo aula do

CMSP.


Para o(a) Estudante:


Livro Apótema 7ºAno Editora Brasil


Caderno do aluno (Currículo em Ação 2023 Anos finais

Matemática 7°anos) e livro didático.




Nenhum comentário:

Postar um comentário