Ensino Integral

Sejam bem-vindos! 


Primeiras ideias para o Planejamento 2022 - - - ADE/JORNAL JOCA/SAEB/SARESP/AAP

 



































Fonte das Informações: sites oficiais da SEE/SP e do Governo Federal.


Alunos Líderes de TURMA

 

6º A

Professores Coordenadores de Sala

Bruno/Maurício

Geovanna Cruz Aquino

Maria Eduarda de Oliveira Silva

 

6º B

Professores Coordenadores de Sala

Eli/Robson

Manuelle Conforte Santana

Danilo Pires Matias

 

6º C

Professores Coordenadores de Sala

Andrea MAT./Marina

Arthur dos Santos Gouveia

Gabrielly Cristina Aparecida Bernardo dos Santos 

 

7º A

Professor Coordenador de Sala

Andrea L.P.

Giovanna de Oliveira Nunes Lisboa

Gabriel Camargo de Oliveira

 

7º B

Professor Coordenador de Sala

Davi

Danilo Teixeira Santos

Bianca Silva de Oliveira

 

7º C

Professor Coordenador de Sala

Ana Luiza

Guilherme Lopes da Silva

Pietro Silva Pegoraro

 

8º A

Professor Coordenador de Sala

Ana Lúcia

Paolla Rodrigues Machado

Beatriz da Silva Ferreira

 

8º B

Professor Coordenador de Sala

Irineu

Débora Conrado da Silva Farias

Aline Beatriz Fructos Oliveira

 

8º C

Professor Coordenador de Sala

Thiago

Yasmin Alves Rodrigues

Matheus de Oliveira Mendes

 

9º A

Professores Coordenadores de Sala

Jonathans/Cristiane 

Thatiane da Silva Almeida  

Renan dos Santos Moreira

 

9º B

Professores Coordenadores de Sala

Wellington/Kamila

Pyetra Barbara Oliveira Piropo

Giovanna Mayla da Silva Santos  

 

9 º C

Professores Coordenadores de Sala

Elaine/Professor de Matemática

 

João Vitor de Farias Soares

Gizelly de Oliveira Santos Ribeiro


P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - "Nossos alunos, nosso orgulho." - - - Protagonismo, responsabilidade e organização.


Escola dos Líderes de TURMA - Sexto Ano A



Obrigado Professor Maurício.

Parabéns a todos os Professores!


Planejamento Escolar 2022

 Previsão de datas: 26/01/2022 a 01/02/2022 


Programas Prioritários (SEDUC/SP)


Novo Ensino Médio 

Programa Ensino Integral (P.E.I)

Inova Educação para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental 

Programas e Projetos de Recuperação e Aprofundamento de Aprendizagem 



Temas que serão abordados: 


Uso do Centro de Mídias para 2022 

Análise dos resultados das avaliações; 

Recuperação, reforço e aprofundamento da aprendizagem; 

Novo Ensino Médio;

Inova Educação para os anos iniciais do Ensino Fundamental 

Inclusão; 

Convivência.


Transmissões no CMSP ocorrerão no período da manhã, com reprises à tarde e à noite. 


Escolas do Programa Ensino Integral (P.E.I.), além desses temas, haverá momentos com transmissões no período da tarde para abordar:  


Modelo de gestão da P.E.I. 

Nivelamento; 

Tutoria e pedagogia da presença; 

Modelos de documento (guia de aprendizagem, plano de ação, programa de ação, PIAF, agenda e relatórios de tutoria).  


...


Mais informações em breve.


Calendário/2022 - - - Informações Importantes

 I - início do ano letivo: 02 de fevereiro; 

II - encerramento do 1º semestre: 06 de julho; 

III - início do 2º semestre: 26 de julho; 

IV - término do ano letivo: 23 de dezembro; 

V - férias docentes: de 03 a 17 de janeiro e de 11 a 25 de julho; 

VI - recesso escolar: de 18 a 25 de janeiro; de 18 a 22 de abril; de 10 a 14 de outubro; e de 26 a 30 de dezembro; 

VII - 1º bimestre: de 02 de fevereiro a 14 de abril; 

VIII - 2º bimestre: de 25 de abril a 06 de julho; 

IX - 3º bimestre: de 26 de julho a 07 de outubro; 

X - 4º bimestre: de 17 de outubro a 23 de dezembro. 


Fonte: https://matematicaef2.blogspot.com/p/calendario-2021.html


ASSUNTO: ORGANIZAÇÃO DO HORÁRIO NAS ESCOLAS DO PEI EM 2022

 PEI de 7 horas 

2 ATPCGs (geralmente na segunda-feira) com todos os professores do período, PCAs e PCG. Provavelmente 1 ATPC da Diretoria que acontecerá a cada 15 dias será em um dos ATPCGs, por isso a sugestão é todos colocarem na segunda-feira, pois se houver necessidade, será possível o desdobramento em ATPCA. Portanto, acontecerão dois momentos de ATPCG: 2 ATPCGs aos professores do primeiro turno e outros 2 ATPCGs aos professores do segundo turno (ver planilha anexa). 

Destinar 1 aula para a realização dos Clubes Juvenis (acompanhados pelo Diretor com o apoio do Vice-diretor) e 1 aula para a realização da tutoria coletiva.  

Cada professor, além das 2 ATPCGs, deve realizar 5 ATPCAs, sendo 1 ATPCA específico com o PCA e os professores da área (pauta da escola), 2 ATPCA realizados pela EFAPE (CMSP-pauta de recuperação e aprofundamento, currículo, temas complementares, itinerários formativos etc) com 2 ATPCAs de desdobramentos, todos acompanhados pelos professores da área junto com o respectivo PCA. A sugestão é que as ATPCAs sejam organizadas com os professores da área juntos, conforme planilha anexa. 

Atenção: acontecerão as ATPC específicas para os Professores que atuarão no Ensino Médio, desenvolvendo aulas nos Aprofundamentos Curriculares (Semana B de acordo com as orientações da SEDUC nas “lives” sobre ATPC 2022). 

Considerar as 2 aulas de Eletivas que acontecerão em todas as turmas no mesmo horário, envolvendo todos os professores da U.E. daquele turno. Portanto, cada Eletiva terá 2 ou, em alguns casos, 3 professores que atuarão juntos durante a sua realização. 

Os alunos deverão permanecer 7 horas na escola (considerando o almoço de 45 minutos). Portanto, o horário dos alinhamentos (Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, Orientação de estudos etc.) e tutoria poderão acontecer conforme exemplo na planilha anexa. 


Fonte das Informações: SEE/SP


E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 



Fonte Imagem: https://pixabay.com/pt/


"O Programa Ensino Integral foi concebido levando-se em consideração as demandas decorrentes de pesquisas, avaliações, bem como resultado de experiências educacionais atualmente desenvolvidas no Brasil e em diferentes países. A partir de estudos iniciais foram identificadas as condições de sucesso dessas experiências e as adaptações necessárias foram incorporadas ao modelo.

Desse modo, na concepção do Programa Ensino Integral para se garantir um salto de qualidade da educação de jovens e adolescentes a ampliação da jornada escolar é uma estratégia fundamental para viabilizar metodologias que deverão elevar os indicadores de aprendizagem dos estudantes em todas as suas dimensões.

Como consequência, o tempo de dedicação dos profissionais segue como importante fator para que, nesse maior tempo para o ensino, os docentes e demais profissionais possam atender plenamente os alunos nas suas diferentes expectativas e dificuldades na medida em que, com melhores condições de trabalho se amplia a presença educativa dos docentes e o desenvolvimento do conhecimento e habilidades dos alunos. E, em decorrência desse maior tempo de dedicação ao ensino, a equipe escolar pode ampliar as melhores condições para o cumprimento do currículo, enriquecendo e diversificando a oferta das diferentes abordagens pedagógicas. Tempo aplicado também para o aprimoramento da formação dos profissionais, para o desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino e de abordagens de avaliação e recuperação da aprendizagem dos alunos.

Portanto, diante da necessidade de consolidar uma educação básica de qualidade é necessário enfrentar esses desafios, entre eles a ampliação da jornada escolar dos alunos que têm sido um objetivo perseguido por educadores e diversos sistemas de educação no mundo.

Com esse objetivo o Programa de Ensino Integral definiu um modelo de escola que propicia aos seus alunos, além das aulas que constam no currículo escolar, oportunidades para aprender e desenvolver práticas que irão apoiá-los no planejamento e execução do seu Projeto de Vida. Não apenas o desenho curricular dessas escolas é diferenciado, mas também a sua metodologia, o modelo pedagógico e o modelo de gestão escolar, enquanto instrumento de planejamento, gerenciamento e avaliação das atividades de toda comunidade escolar.

Assim, foi instituído o Regime de Dedicação Plena e Integral que estabelece a atuação dos profissionais por 40 horas semanais para que as equipes escolares das escolas de Ensino Integral possam fazer frente às exigências do modelo, permitindo-lhes maior proximidade com alunos e comunidade escolar.

No Programa Ensino Integral os educadores, al​ém das atividades tradicionais do magistério, têm também como responsabilidade a orientação aos alunos em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Com a dedicação integral à unidade escolar, dentro e fora da sala de aula, espera-se do professor iniciativas que operacionalizam seu apoio social, material e simbólico à elaboração e realização do projeto pessoal e profissional do aluno, ações que o ajudem a superar suas dificuldades e atividades que o energizem para buscar o caminho de seus ideais. O regime prevê uma avaliação das equipes escolares visando subsidiar os processos de formação continuada dos mesmos e sua permanência no Programa."


Diretrizes do Programa Ensino Integral

 Fonte: https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf


Acolhimento


https://matematicaef2.blogspot.com/2021/12/veja-como-funciona-o-acolhimento-do.html

https://www.youtube.com/watch?v=9TZDfeSAlXQ

https://www.youtube.com/watch?v=4emi_RJO4ok


Acolhimento 

Diretoria de Ensino Região Osasco

https://www.youtube.com/watch?v=cndX2OF8YNI&t=6s


Guias de Aprendizagem 

https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2018/05/ppp_guia-aprendizagem.pdf



Sextos Anos - - - Análise qualitativa e quantitativa de 2021 - - - AAP - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"

 



Observação: * /Representar



Fonte: SED/SEE/SP


Sétimos Anos - - - Análise qualitativa e quantitativa de 2021 - - - AAP - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"

 






Fonte: SED/SEE/SP





























E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Competências e Habilidades Socioemocionais

 










Terceira AAP - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Planejamento/2022

 




Fizeram a AAP -  64% 

Iniciaram a AAP - 74% 




Fizeram a AAP - 62%

Iniciaram a AAP  -  73% 



Fizeram a AAP - 59%

Iniciaram a AAP - 69%



Fizeram a AAP - 65%

Iniciaram a AAP - 75%


Observação: números aproximados. 



Fonte: SED SEE/SP


P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Planejamento para 2022 - - - Oitavos Anos

 




























Fonte das Imagens: PPT 

Professor Coordenador Pedagógico 

Lúcio Mauro Carnaúba 



Observação: Legenda de fácil compreensão.


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Nono Ano - - - 2022

 





























Professor Coordenador Pedagógico 

Lúcio Mauro Carnaúba


PEI = = = Informações Importantes

Você sabia que o Programa Ensino Integral (PEI) foi ampliado? 

Em virtude dessa expansão, temos uma novidade para você!

Os sete cursos que compõe a Trilha PEI estão com inscrições abertas a partir de hoje!

São eles: 

• Clubes Juvenis – 1ª Edição/2022 (reoferta) 

• Da Educação Integral ao Ensino Integral – 1ª Edição/2022 (reoferta) 

• Modelo de Gestão – 1ª Edição/2022 (reoferta) 

• Orientação de Estudos – 1ª Edição/2022 (reoferta) 

• Práticas Experimentais – 1ª Edição/2022 (reoferta) 

• Professor Coordenador de Área – 1ª Edição/2022 (reoferta) 

• Tutoria – 1ª Edição/2022 (reoferta)


Fonte: Boletim PEI 2022

Informações Importantes - - - PEI 2022

Passo a passo para realizar a sua inscrição 

• Acesse o site da EFAPE https://efape.educacao.sp.gov.br/ e clique no canal “Cursos e Formações”; 

• No combo “Tipos de Ações de Formação”, selecione as opções “On-line” e em seguida “Inscrições abertas: curso não iniciado”; 

• Ao ser direcionado para a página do curso, selecione o formulário de inscrição de acordo com o seu perfil profissional (SEDUC ou SME); 

• Nos campos “Usuário” e “Senha”, utilize o seu CPF (com 11 dígitos, sem pontos ou hífen), ou senha pessoal já utilizada anteriormente.



Fonte: Boletim PEI 2022


Informações Importantes

Sugestão de percurso por perfil 

• Diretor: 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. PCA, 4. Clubes Juvenis, 5. Tutoria, 6. OE e 7. Práticas Experimentais;

 • Vice-diretor: 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. Tutoria, 4. Clubes Juvenis, 5. PCA, 6. OE e 7. Práticas Experimentais; 

• Professor Coordenador Geral (PCG): 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. PCA, 4. Tutoria, 5. OE, 6. Práticas Experimentais e 7. Clubes Juvenis; 

• Professor Coordenador de Área (PCA): 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. PCA, 4. Tutoria, 5. OE, 6. Práticas Experimentais e 7. Clubes Juvenis; 

• Professor – Humanas e Linguagens: 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. PCA, 4. Tutoria, 5. OE, 6. Clubes Juvenis e 7. Práticas Experimentais; 

• Professor – Matemática: 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. PCA, 4. Tutoria, 5. OE, 6. Práticas Experimentais e 7. Clubes Juvenis; 

• Professor – Ciências da Natureza: 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. PCA, 4. Tutoria, 5. Práticas Experimentais, 6. OE e 7. Clubes Juvenis. 

Mais informações sobre o(s) curso(s) estão disponíveis no documento “Informações Gerais” publicado nas páginas de cada ação, no site da EFAPE. 

Não deixe de consultá-lo. Em caso de dúvidas, abra uma ocorrência no Portal de Atendimento da Secretaria da Educação, por meio do site https://efape.educacao.sp.gov.br/, no canal “Soluções” e fale com a gente! 


Aproveite essa oportunidade e se inscreva! 

Atenciosamente, Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” 

Quer saber mais sobre o Programa Ensino Integral


Fonte: Boletim PEI 2022


Documentos PEI:

https://padlet.com/ericafrau/pei

https://pt-br.padlet.com/escolavereadorelisio/6nfkd37kq5p47p68

https://padlet.com/e035361p/Bookmarks


Muito Interessante!

https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/a-corresponsabilidade#12-As-premissas-do-Programa-de-Ensino-Integral-Protagonismo-Formacao-Continuada-Corresponsabilidade-Excelencia-em-Gestao-e-Replicabilidade-devem-ser-articuladas-ao-modelo-de-gestao-Como-e-evidenciada-a-construcao-desse-Modelo-de-Ensino


Mapa de Competências

Fonte: https://pt.slideshare.net/RoseliBasellotto/mapa-de-competncias-ensino-integral-1-1


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Resultados da AAP do Segundo Bimestre - - - Planejamento/2022

 
























Professor Coordenador Pedagógico 


Lúcio Mauro Carnaúba 



Nenhum comentário:

Postar um comentário