Sejam bem-vindos!
Primeiras ideias para o Planejamento 2022 - - - ADE/JORNAL JOCA/SAEB/SARESP/AAP
Alunos Líderes de TURMA
6º A
Professores Coordenadores de Sala
Bruno/Maurício
Geovanna Cruz Aquino
Maria Eduarda de Oliveira Silva
6º B
Professores Coordenadores de Sala
Eli/Robson
Manuelle Conforte Santana
Danilo Pires Matias
6º C
Professores Coordenadores de Sala
Andrea MAT./Marina
Arthur dos Santos Gouveia
Gabrielly Cristina Aparecida Bernardo dos Santos
7º A
Professor Coordenador de Sala
Andrea L.P.
Giovanna de Oliveira Nunes Lisboa
Gabriel Camargo de Oliveira
7º B
Professor Coordenador de Sala
Davi
Danilo Teixeira Santos
Bianca Silva de Oliveira
7º C
Professor Coordenador de Sala
Ana Luiza
Guilherme Lopes da Silva
Pietro Silva Pegoraro
8º A
Professor Coordenador de Sala
Ana Lúcia
Paolla Rodrigues Machado
8º B
Professor Coordenador de Sala
Irineu
Débora Conrado da Silva Farias
Aline Beatriz Fructos Oliveira
8º C
Professor Coordenador de Sala
Thiago
Yasmin Alves Rodrigues
Matheus de Oliveira Mendes
9º A
Professores Coordenadores de Sala
Jonathans/Cristiane
Thatiane da Silva Almeida
Renan dos Santos Moreira
9º B
Professores Coordenadores de Sala
Wellington/Kamila
Pyetra Barbara Oliveira Piropo
Giovanna Mayla da Silva Santos
9 º C
Professores Coordenadores de Sala
Elaine/Professor de Matemática
João Vitor de Farias Soares
Gizelly de Oliveira Santos Ribeiro
P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - "Nossos alunos, nosso orgulho." - - - Protagonismo, responsabilidade e organização.
Planejamento Escolar 2022
Previsão de datas: 26/01/2022 a 01/02/2022
Programas Prioritários (SEDUC/SP)
Novo Ensino Médio
Programa Ensino Integral (P.E.I)
Inova Educação para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Programas e Projetos de Recuperação e Aprofundamento de Aprendizagem
Temas que serão abordados:
Uso do Centro de Mídias para 2022
Análise dos resultados das avaliações;
Recuperação, reforço e aprofundamento da aprendizagem;
Novo Ensino Médio;
Inova Educação para os anos iniciais do Ensino Fundamental
Inclusão;
Convivência.
Transmissões no CMSP ocorrerão no período da manhã, com reprises à tarde e à noite.
Escolas do Programa Ensino Integral (P.E.I.), além desses temas, haverá momentos com transmissões no período da tarde para abordar:
Modelo de gestão da P.E.I.
Nivelamento;
Tutoria e pedagogia da presença;
Modelos de documento (guia de aprendizagem, plano de ação, programa de ação, PIAF, agenda e relatórios de tutoria).
...
Mais informações em breve.
Calendário/2022 - - - Informações Importantes
I - início do ano letivo: 02 de fevereiro;
II - encerramento do 1º semestre: 06 de julho;
III - início do 2º semestre: 26 de julho;
IV - término do ano letivo: 23 de dezembro;
V - férias docentes: de 03 a 17 de janeiro e de 11 a 25 de julho;
VI - recesso escolar: de 18 a 25 de janeiro; de 18 a 22 de abril; de 10 a 14 de outubro; e de 26 a 30 de dezembro;
VII - 1º bimestre: de 02 de fevereiro a 14 de abril;
VIII - 2º bimestre: de 25 de abril a 06 de julho;
IX - 3º bimestre: de 26 de julho a 07 de outubro;
X - 4º bimestre: de 17 de outubro a 23 de dezembro.
Fonte: https://matematicaef2.blogspot.com/p/calendario-2021.html
ASSUNTO: ORGANIZAÇÃO DO HORÁRIO NAS ESCOLAS DO PEI EM 2022
PEI de 7 horas
2 ATPCGs (geralmente na segunda-feira) com todos os professores do período, PCAs e PCG. Provavelmente 1 ATPC da Diretoria que acontecerá a cada 15 dias será em um dos ATPCGs, por isso a sugestão é todos colocarem na segunda-feira, pois se houver necessidade, será possível o desdobramento em ATPCA. Portanto, acontecerão dois momentos de ATPCG: 2 ATPCGs aos professores do primeiro turno e outros 2 ATPCGs aos professores do segundo turno (ver planilha anexa).
Destinar 1 aula para a realização dos Clubes Juvenis (acompanhados pelo Diretor com o apoio do Vice-diretor) e 1 aula para a realização da tutoria coletiva.
Cada professor, além das 2 ATPCGs, deve realizar 5 ATPCAs, sendo 1 ATPCA específico com o PCA e os professores da área (pauta da escola), 2 ATPCA realizados pela EFAPE (CMSP-pauta de recuperação e aprofundamento, currículo, temas complementares, itinerários formativos etc) com 2 ATPCAs de desdobramentos, todos acompanhados pelos professores da área junto com o respectivo PCA. A sugestão é que as ATPCAs sejam organizadas com os professores da área juntos, conforme planilha anexa.
Atenção: acontecerão as ATPC específicas para os Professores que atuarão no Ensino Médio, desenvolvendo aulas nos Aprofundamentos Curriculares (Semana B de acordo com as orientações da SEDUC nas “lives” sobre ATPC 2022).
Considerar as 2 aulas de Eletivas que acontecerão em todas as turmas no mesmo horário, envolvendo todos os professores da U.E. daquele turno. Portanto, cada Eletiva terá 2 ou, em alguns casos, 3 professores que atuarão juntos durante a sua realização.
Os alunos deverão permanecer 7 horas na escola (considerando o almoço de 45 minutos). Portanto, o horário dos alinhamentos (Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, Orientação de estudos etc.) e tutoria poderão acontecer conforme exemplo na planilha anexa.
Fonte das Informações: SEE/SP
E.E. "Professor Orlando Geríbola"
"O Programa Ensino Integral foi concebido levando-se em consideração as demandas decorrentes de pesquisas, avaliações, bem como resultado de experiências educacionais atualmente desenvolvidas no Brasil e em diferentes países. A partir de estudos iniciais foram identificadas as condições de sucesso dessas experiências e as adaptações necessárias foram incorporadas ao modelo.
Desse modo, na concepção do Programa Ensino Integral para se garantir um salto de qualidade da educação de jovens e adolescentes a ampliação da jornada escolar é uma estratégia fundamental para viabilizar metodologias que deverão elevar os indicadores de aprendizagem dos estudantes em todas as suas dimensões.
Como consequência, o tempo de dedicação dos profissionais segue como importante fator para que, nesse maior tempo para o ensino, os docentes e demais profissionais possam atender plenamente os alunos nas suas diferentes expectativas e dificuldades na medida em que, com melhores condições de trabalho se amplia a presença educativa dos docentes e o desenvolvimento do conhecimento e habilidades dos alunos. E, em decorrência desse maior tempo de dedicação ao ensino, a equipe escolar pode ampliar as melhores condições para o cumprimento do currículo, enriquecendo e diversificando a oferta das diferentes abordagens pedagógicas. Tempo aplicado também para o aprimoramento da formação dos profissionais, para o desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino e de abordagens de avaliação e recuperação da aprendizagem dos alunos.
Portanto, diante da necessidade de consolidar uma educação básica de qualidade é necessário enfrentar esses desafios, entre eles a ampliação da jornada escolar dos alunos que têm sido um objetivo perseguido por educadores e diversos sistemas de educação no mundo.
Com esse objetivo o Programa de Ensino Integral definiu um modelo de escola que propicia aos seus alunos, além das aulas que constam no currículo escolar, oportunidades para aprender e desenvolver práticas que irão apoiá-los no planejamento e execução do seu Projeto de Vida. Não apenas o desenho curricular dessas escolas é diferenciado, mas também a sua metodologia, o modelo pedagógico e o modelo de gestão escolar, enquanto instrumento de planejamento, gerenciamento e avaliação das atividades de toda comunidade escolar.
Assim, foi instituído o Regime de Dedicação Plena e Integral que estabelece a atuação dos profissionais por 40 horas semanais para que as equipes escolares das escolas de Ensino Integral possam fazer frente às exigências do modelo, permitindo-lhes maior proximidade com alunos e comunidade escolar.
No Programa Ensino Integral os educadores, além das atividades tradicionais do magistério, têm também como responsabilidade a orientação aos alunos em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Com a dedicação integral à unidade escolar, dentro e fora da sala de aula, espera-se do professor iniciativas que operacionalizam seu apoio social, material e simbólico à elaboração e realização do projeto pessoal e profissional do aluno, ações que o ajudem a superar suas dificuldades e atividades que o energizem para buscar o caminho de seus ideais. O regime prevê uma avaliação das equipes escolares visando subsidiar os processos de formação continuada dos mesmos e sua permanência no Programa."
Diretrizes do Programa Ensino Integral
Fonte: https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf
Acolhimento
https://matematicaef2.blogspot.com/2021/12/veja-como-funciona-o-acolhimento-do.html
https://www.youtube.com/watch?v=9TZDfeSAlXQ
https://www.youtube.com/watch?v=4emi_RJO4ok
Acolhimento
Diretoria de Ensino Região Osasco
https://www.youtube.com/watch?v=cndX2OF8YNI&t=6s
Guias de Aprendizagem
https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2018/05/ppp_guia-aprendizagem.pdf
Sextos Anos - - - Análise qualitativa e quantitativa de 2021 - - - AAP - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"
Fonte: SED/SEE/SP
Sétimos Anos - - - Análise qualitativa e quantitativa de 2021 - - - AAP - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Competências e Habilidades Socioemocionais
Terceira AAP - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Planejamento/2022
P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Planejamento para 2022 - - - Oitavos Anos
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Nono Ano - - - 2022
PEI = = = Informações Importantes
Você sabia que o Programa Ensino Integral (PEI) foi ampliado?
Em virtude dessa expansão, temos uma novidade para você!
Os sete cursos que compõe a Trilha PEI estão com inscrições abertas a partir de hoje!
São eles:
• Clubes Juvenis – 1ª Edição/2022 (reoferta)
• Da Educação Integral ao Ensino Integral – 1ª Edição/2022 (reoferta)
• Modelo de Gestão – 1ª Edição/2022 (reoferta)
• Orientação de Estudos – 1ª Edição/2022 (reoferta)
• Práticas Experimentais – 1ª Edição/2022 (reoferta)
• Professor Coordenador de Área – 1ª Edição/2022 (reoferta)
• Tutoria – 1ª Edição/2022 (reoferta)
Fonte: Boletim PEI 2022
Informações Importantes - - - PEI 2022
Passo a passo para realizar a sua inscrição
• Acesse o site da EFAPE https://efape.educacao.sp.gov.br/ e clique no canal “Cursos e Formações”;
• No combo “Tipos de Ações de Formação”, selecione as opções “On-line” e em seguida “Inscrições abertas: curso não iniciado”;
• Ao ser direcionado para a página do curso, selecione o formulário de inscrição de acordo com o seu perfil profissional (SEDUC ou SME);
• Nos campos “Usuário” e “Senha”, utilize o seu CPF (com 11 dígitos, sem pontos ou hífen), ou senha pessoal já utilizada anteriormente.
Informações Importantes
Sugestão de percurso por perfil
• Diretor: 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. PCA, 4. Clubes Juvenis, 5. Tutoria, 6. OE e 7. Práticas Experimentais;
• Vice-diretor: 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. Tutoria, 4. Clubes Juvenis, 5. PCA, 6. OE e 7. Práticas Experimentais;
• Professor Coordenador Geral (PCG): 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. PCA, 4. Tutoria, 5. OE, 6. Práticas Experimentais e 7. Clubes Juvenis;
• Professor Coordenador de Área (PCA): 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. PCA, 4. Tutoria, 5. OE, 6. Práticas Experimentais e 7. Clubes Juvenis;
• Professor – Humanas e Linguagens: 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. PCA, 4. Tutoria, 5. OE, 6. Clubes Juvenis e 7. Práticas Experimentais;
• Professor – Matemática: 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. PCA, 4. Tutoria, 5. OE, 6. Práticas Experimentais e 7. Clubes Juvenis;
• Professor – Ciências da Natureza: 1. Educação Integral, 2. Modelo de Gestão, 3. PCA, 4. Tutoria, 5. Práticas Experimentais, 6. OE e 7. Clubes Juvenis.
Mais informações sobre o(s) curso(s) estão disponíveis no documento “Informações Gerais” publicado nas páginas de cada ação, no site da EFAPE.
Não deixe de consultá-lo. Em caso de dúvidas, abra uma ocorrência no Portal de Atendimento da Secretaria da Educação, por meio do site https://efape.educacao.sp.gov.br/, no canal “Soluções” e fale com a gente!
Aproveite essa oportunidade e se inscreva!
Atenciosamente, Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza”
Quer saber mais sobre o Programa Ensino Integral
Fonte: Boletim PEI 2022
Documentos PEI:
https://padlet.com/ericafrau/pei
https://pt-br.padlet.com/escolavereadorelisio/6nfkd37kq5p47p68
https://padlet.com/e035361p/Bookmarks
Muito Interessante!
Mapa de Competências
Fonte: https://pt.slideshare.net/RoseliBasellotto/mapa-de-competncias-ensino-integral-1-1
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Resultados da AAP do Segundo Bimestre - - - Planejamento/2022
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - AAP - - - Segundo Bimestre - - - Planejamento/2022
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Planejamento/2022
Professor Coordenador Pedagógico
Lúcio Mauro Carnaúba
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Primeiro Bimestre - - - Avaliação de Aprendizagem em Processo
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - AAP - - - Primeiro Bimestre - - - Sétimos Anos
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