Clubes Juvenis

 

Clubes Juvenis

 

1. O que são os Clubes Juvenis?

Clubes Juvenis são clubes criados e organizados pelos estudantes das escolas do Programa Ensino Integral. Trata-se de um espaço privilegiado, pois está voltado especialmente para a prática e a vivência do protagonismo juvenil em torno de um interesse em comum. Além disso, nos Clubes, o tempo na escola ganha uma outra dimensão, diferente de uma aula, porque são os(as) próprios(as) estudantes que os administram, isto é, todas as ações e atividades, do início ao fim, são de sua responsabilidade.

Com encontros semanais, os Clubes propiciam momentos para o debate de ideias e a execução de ações previamente planejadas pelos(as) estudantes. Para que os Clubes tenham êxito nas suas ações, uma característica que sempre deve estar presente é a sua organização, ou seja, a definição de papéis e das tarefas a serem realizadas por cada membro associado. Mais adiante, explicaremos os pormenores sobre esse assunto muito importante.

 



 

Imagem de nuvens: https://pixabay.com/pt/illustrations/search/nuvem%20de%20pensamento/ ; https://pixabay.com/pt/vectors/nuvem-pensamento-acho-que-a-bolha-296391/ Imagem central: https://pixabay.com/pt/illustrations/emo%C3%A7%C3%B5es-rostos-feliz-amor-amando-3133661/

 

O que conquistar nos Clubes Juvenis?

Você já pensou sobre os motivos pelos quais é importante participar de um Clube Juvenil? Então, vamos lá, pois pensar nas competências que você poderá desenvolver enquanto atua no Clube que escolheu é importante para servir como base da sua escolha e melhorar seu desempenho como um(a) jovem protagonista. Vamos refletir sobre o que pode ser conquistado individual e coletivamente com a participação nos Clubes Juvenis?

 



 

 

Trabalho, Projeto de Vida e competências socioemocionais Os Clubes Juvenis propiciam momentos muito importantes para o conhecimento e a valorização da diversidade de saberes e vivências. Isso ocorre à medida que as atividades do Clube vão se aprimorando por meio da interação e da troca de ideias a respeito do mundo do trabalho e dos projetos de vida. Pois, ao refletirem e dialogarem sobre seus próprios desejos e objetivos, vocês estão aprendendo, também, a organizar as próprias ideias, além de estabelecer metas para alcançar seus sonhos, planejar e replanejar com determinação, esforço e persistência. E, ao se depararem solitariamente com uma situação frustrante ou adversa, podem buscar apoio nos Clubes, estreitando, assim, os laços de confiança. As diversas atividades nos Clubes também oferecem a possibilidade de vocês se aprofundarem no conhecimento das chamadas competências socioemocionais do componente Projeto de Vida.

 

Fonte: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/01/Clube-Juvenil_Caderno-do-Estudante.pdf


P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Ações dos Líderes de Turma - - - Clube Juvenil 8ºA

 



Parabéns a todos!

P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Feirão dos Clubes Juvenis em 15/03/2022 - - - Parabéns Alunos!

 
















Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/


Sala 01 - Paraíso das Flores - 8º C;

Sala 02 - Games - 9º A e 9º C;

Sala 03 - Games - Sexto B e Sétimo C; 

Sala 04  - Edição de Filmes e Vídeos - 6º B 

Sala 06 - Teatro - 6º C; 

Sala 07 - Mangá - 8º Ano; 

Sala 08 - Esportes - 9º C; 

Sala 09 - Esportes - 7º A e 7º C;

Sala 10 - Podcast/Jornalismo  -  6º A;

Sala 11 - Gastronomia - 9º A e 9º C; 

Sala 12 - Dança - 8º A e 8ºC; 

Sala 13 - Dança - Sexto B e 9º B.



P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Feirão dos Clubes - - - Parabéns a todos!

 



Fonte da Imagem: WhatsApp.



Clubes de GAMES

Ideias e Sugestões

P.E.I. E.E. “Professor Orlando Geríbola”

 

História do Videogame

Videogame ou game é uma disputa competitiva, executada no formato de um jogo eletrônico. O jogador permanece diante de um veículo que transmite as imagens do confronto lúdico, quase sempre uma TV ou o dispositivo de um computador. Normalmente estende-se este termo também para definir o suporte no qual os games são processados, conhecido como console.”

Fonte: https://www.infoescola.com/curiosidades/historia-do-videogame/

 

COMO SURGIU O VÍDEO GAME?

 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=X9hgMuGsF8Q 7

COMO O DESENVOLVIMENTO DE GAMES SURGIU NO BRASIL?

 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=6TxagtV69dQ

 

COMO FAZER UM JOGO DE TABULEIRO - MUITO FÁCIL E DIVERTIDO!

 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ATtr7MAop7A

 

TRANSFORMEI MINHA FAMÍLIA EM JOGO ! - Criando um jogo completo sozinho

 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=6JH4Yb5rp-Q

 

Imagens de GAMES: https://pixabay.com/pt/




Mangá

ARTES

“Mangás são histórias em quadrinhos japonesas e sua leitura é feita de trás para frente. Quando saem do papel e vão para televisão, são chamadas de animes.

Mangás são histórias em quadrinhos japonesas, ao contrário das histórias em quadrinhos convencionais, sua leitura é feita de trás para frente. Teve origem através do Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá. Essas histórias passaram a ser publicadas por algumas editoras na década de 20, porém sua fama só veio por volta da década de 40. A produção de mangá foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial e retomada somente em 1945, tendo o Plano Marshall como seu propulsor, pois parte das verbas desse plano era destinada a livros japoneses. A prática de ler mangá aumentou consideravelmente nesse período, pois com a guerra poucas atrações culturais restaram. Foi nessa época que surgiu o que podemos chamar de “Walt Disney Japonês”, o Ossamu Tezuka, criador dos traços mais marcantes do mangá: Olhos grandes e expressivos. Com o passar do tempo o mangá saiu do papel e foi parar na televisão, transformando-se em animes (desenhos animados), ganhando mais popularidade e aumentando o número de fãs em todo o mundo. As histórias são sempre variadas e com roupagem sempre nova, personagens expressivos e heroicos como, por exemplo, “Dragon Ball Z” (personagem principal: Goku), “Yu Gi Oh” (personagem principal: Yu Gi).”

Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/artes/o-que-e-manga.htm

 

 

COMO CRIAR UM MANGÁ?

 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=LgzSAyNBgO0  

 

 

O QUE É UM MANGÁ?

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=OgPDS2AJyhU

 

 

Fonte de Imagens: https://pixabay.com/pt/images/search/mang%C3%A1/




Clubes: Esporte

Sugestões e Ideias

 



 

Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/esporte/

 

Tema: A origem dos esportes

Fonte de Pesquisa: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao-fisica/a-origem-do-esporte/55138

 


A história do esporte: da antiguidade a era moderna

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=r8C2OYWpwGg

 

HISTÓRIA DO ESPORTE - ORIGEM E CURIOSIDADES

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=sQQSpsYtjVw

 

COMO CRIAR JOGOS PELO CELULAR | TOP 5 APPS DE 2021

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=40NLxg4BEus

 

 

Como criar jogos educativos online (sugestão para aulas remotas)

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=o2rmtGlN2Vg

 

COMO FAZER UM JOGO DE TABULEIRO - MUITO FÁCIL E DIVERTIDO!

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ATtr7MAop7A



Organização dos Clubes Juvenis - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Sejam todos bem-vindos ao Segundo semestre!

 

Nome: ______________________________________________________   nº   ___   Ano ___

 

Clubes Juvenis

 

1º) O que você espera aprender neste segundo semestre participando dos Clubes Juvenis?

 

2º) Quais ideias e sugestões você pode oferecer para que o Clube Juvenil seja mais interessante neste segundo semestre?

 

3º) Escreva 5 (cinco) palavras que sejam importantes para que o Clube Juvenil possa ser um local de aprendizagem significativo para todos.

 

4º) Qual Clube Juvenil você participou e qual tema/assunto você gostaria de participar neste semestre?

 

5º) Desenhe uma representação do Clube Juvenil que você espera para o segundo semestre.

 

Temas/Assuntos referentes ao Segundo Semestre:

 

1- Dança;

2- Game;

3- Leitura;

4- Música;

5- Teatro;

6- Cinema;

7- Astronomia;

8- Tecnologia;

9- Mangá;

10- Moda e estética;

11- Empoderamento Feminino e

12- Saúde Mental.


Cédula: 1º e 2º opção. 


6º e 7º anos 

8º e 9º anos


Um excelente início de terceiro bimestre para todos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário