Clubes Juvenis
1. O que são os Clubes Juvenis?
Clubes Juvenis são clubes criados e organizados pelos estudantes
das escolas do Programa Ensino Integral. Trata-se de um espaço privilegiado,
pois está voltado especialmente para a prática e a vivência do protagonismo
juvenil em torno de um interesse em comum. Além disso, nos Clubes, o tempo na
escola ganha uma outra dimensão, diferente de uma aula, porque são os(as)
próprios(as) estudantes que os administram, isto é, todas as ações e
atividades, do início ao fim, são de sua responsabilidade.
Com encontros semanais, os Clubes propiciam momentos para o debate
de ideias e a execução de ações previamente planejadas pelos(as) estudantes.
Para que os Clubes tenham êxito nas suas ações, uma característica que sempre
deve estar presente é a sua organização, ou seja, a definição de papéis e das
tarefas a serem realizadas por cada membro associado. Mais adiante,
explicaremos os pormenores sobre esse assunto muito importante.
Imagem de nuvens: https://pixabay.com/pt/illustrations/search/nuvem%20de%20pensamento/ ;
https://pixabay.com/pt/vectors/nuvem-pensamento-acho-que-a-bolha-296391/ Imagem
central: https://pixabay.com/pt/illustrations/emo%C3%A7%C3%B5es-rostos-feliz-amor-amando-3133661/
O que conquistar nos Clubes Juvenis?
Você já pensou sobre os motivos pelos quais é importante participar
de um Clube Juvenil? Então, vamos lá, pois pensar nas competências que você
poderá desenvolver enquanto atua no Clube que escolheu é importante para servir
como base da sua escolha e melhorar seu desempenho como um(a) jovem
protagonista. Vamos refletir sobre o que pode ser conquistado individual e
coletivamente com a participação nos Clubes Juvenis?
Trabalho, Projeto de Vida e
competências socioemocionais Os Clubes Juvenis propiciam momentos muito
importantes para o conhecimento e a valorização da diversidade de saberes e vivências.
Isso ocorre à medida que as atividades do Clube vão se aprimorando por meio da
interação e da troca de ideias a respeito do mundo do trabalho e dos projetos
de vida. Pois, ao refletirem e dialogarem sobre seus próprios desejos e
objetivos, vocês estão aprendendo, também, a organizar as próprias ideias, além
de estabelecer metas para alcançar seus sonhos, planejar e replanejar com
determinação, esforço e persistência. E, ao se depararem solitariamente com uma
situação frustrante ou adversa, podem buscar apoio nos Clubes, estreitando,
assim, os laços de confiança. As diversas atividades nos Clubes também oferecem
a possibilidade de vocês se aprofundarem no conhecimento das chamadas
competências socioemocionais do componente Projeto de Vida.
P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Ações dos Líderes de Turma - - - Clube Juvenil 8ºA
P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Feirão dos Clubes Juvenis em 15/03/2022 - - - Parabéns Alunos!
P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Feirão dos Clubes - - - Parabéns a todos!
Clubes de GAMES
Ideias e Sugestões
P.E.I. E.E. “Professor Orlando
Geríbola”
História do Videogame
“O Videogame ou game
é uma disputa competitiva, executada no formato de um jogo eletrônico. O
jogador permanece diante de um veículo que transmite as imagens do confronto
lúdico, quase sempre uma TV ou o dispositivo de um computador. Normalmente
estende-se este termo também para definir o suporte no qual os games são
processados, conhecido como console.”
Fonte: https://www.infoescola.com/curiosidades/historia-do-videogame/
COMO
SURGIU O VÍDEO GAME?
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=X9hgMuGsF8Q 7
COMO O DESENVOLVIMENTO DE
GAMES SURGIU NO BRASIL?
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=6TxagtV69dQ
COMO
FAZER UM JOGO DE TABULEIRO - MUITO FÁCIL E DIVERTIDO!
Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=ATtr7MAop7A
TRANSFORMEI MINHA FAMÍLIA
EM JOGO ! - Criando um jogo completo sozinho
Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=6JH4Yb5rp-Q
Imagens de GAMES: https://pixabay.com/pt/
Mangá
ARTES
“Mangás são histórias em quadrinhos japonesas e sua leitura é
feita de trás para frente. Quando saem do papel e vão para televisão, são
chamadas de animes.”
“Mangás são histórias em quadrinhos
japonesas, ao contrário das histórias em quadrinhos convencionais, sua leitura
é feita de trás para frente. Teve origem através do Oricom Shohatsu (Teatro das
Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por
meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e
ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente
originando o mangá. Essas histórias passaram a ser publicadas por algumas
editoras na década de 20, porém sua fama só veio por volta da década de 40. A
produção de mangá foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial e retomada
somente em 1945, tendo o Plano Marshall como seu propulsor, pois parte das
verbas desse plano era destinada a livros japoneses. A prática de ler mangá
aumentou consideravelmente nesse período, pois com a guerra poucas atrações
culturais restaram. Foi nessa época que surgiu o que podemos chamar de “Walt
Disney Japonês”, o Ossamu Tezuka, criador dos traços mais marcantes do mangá:
Olhos grandes e expressivos. Com o passar do tempo o mangá saiu do papel e foi
parar na televisão, transformando-se em animes (desenhos animados), ganhando
mais popularidade e aumentando o número de fãs em todo o mundo. As histórias
são sempre variadas e com roupagem sempre nova, personagens expressivos e
heroicos como, por exemplo, “Dragon Ball Z” (personagem principal: Goku), “Yu
Gi Oh” (personagem principal: Yu Gi).”
Por Eliene
Percília
Equipe Brasil Escola
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/artes/o-que-e-manga.htm
COMO CRIAR UM MANGÁ?
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=LgzSAyNBgO0
O
QUE É UM MANGÁ?
Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=OgPDS2AJyhU
Fonte
de Imagens: https://pixabay.com/pt/images/search/mang%C3%A1/
Clubes: Esporte
Sugestões e Ideias
Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/esporte/
Tema: A origem dos esportes
Fonte de Pesquisa: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao-fisica/a-origem-do-esporte/55138
A história do esporte: da antiguidade a
era moderna
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=r8C2OYWpwGg
HISTÓRIA
DO ESPORTE - ORIGEM E CURIOSIDADES
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=sQQSpsYtjVw
COMO
CRIAR JOGOS PELO CELULAR | TOP 5 APPS DE 2021
Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=40NLxg4BEus
Como
criar jogos educativos online (sugestão para aulas remotas)
Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=o2rmtGlN2Vg
COMO FAZER UM JOGO DE TABULEIRO - MUITO FÁCIL E
DIVERTIDO!
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=ATtr7MAop7A
Organização dos Clubes Juvenis - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" P.E.I. - - - Sejam todos bem-vindos ao Segundo semestre!
Nome: ______________________________________________________ nº ___ Ano ___
Clubes Juvenis
1º) O que você espera aprender neste segundo semestre participando dos Clubes Juvenis?
2º) Quais ideias e sugestões você pode oferecer para que o Clube Juvenil seja mais interessante neste segundo semestre?
3º) Escreva 5 (cinco) palavras que sejam importantes para que o Clube Juvenil possa ser um local de aprendizagem significativo para todos.
4º) Qual Clube Juvenil você participou e qual tema/assunto você gostaria de participar neste semestre?
5º) Desenhe uma representação do Clube Juvenil que você espera para o segundo semestre.
Temas/Assuntos referentes ao Segundo Semestre:
1- Dança;
2- Game;
3- Leitura;
4- Música;
5- Teatro;
6- Cinema;
7- Astronomia;
8- Tecnologia;
9- Mangá;
10- Moda e estética;
11- Empoderamento Feminino e
12- Saúde Mental.
Cédula: 1º e 2º opção.
6º e 7º anos
8º e 9º anos
Um excelente início de terceiro bimestre para todos!
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