AAP 1
6º ano
Habilidades
Essenciais
1. (EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
1. (EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.
2. (EF06MA14) Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa noção para determinar valores.
3. (EF06MA01) Identificar, comparar, ordenar, números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, dizendo quais são, fazendo uso da reta numérica, para localizar os números.
4. (EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
5. (EF06MA06) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as ideas de múltiplo e de divisor, reconhecendo os números primos, múltiplos e divisores.
6. (EF05MA04A) Identificar diferentes escritas nas representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas, identificando as frações equivalentes.
7. (EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.
Marco de Desenvolvimento
1. (EF03MA06) Resolver e elaborar
problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar,
separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes
estratégias de cálculo...79%-78%-69%-62%-73%-46%-69%
2. (EF04MA16A) Descrever
deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de
malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e
croquis, empregando termos como...83%-78%-82%-78%
3. (EF02MA01) Comparar e ordenar
números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características
do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).52%-60%-59%-63%
4. (EF03MA01) Ler, escrever e
comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo
relações entre os registros numéricos e em língua materna.84%-76%-84%-89%
Habilidades
Complementares
1.
(EF05MA03)
Identificar e representar frações (menores e maiores
que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte
de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.63%-56%
2. (EF04MA17B) Identificar as
regularidades nas contagens de faces, vértices e arestas no caso dos prismas e
das pirâmides.45%
3. (EF06MA03) Solucionar e propor
problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados)
com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos
processos neles...54%-32%
4. (EF04MA22) Ler e registrar
medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações
relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de
realização de uma tarefa...30%
5. (EF05MA09) Resolver e elaborar
situações-problema simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo,
como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada
elemento de uma coleção...45%
6.
(EF05MA04A) Identificar diferentes escritas nas representações
fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas, identificando as
frações equivalentes.32%
7. (EF04MA05) Utilizar as
propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.47%
8. (EF05MA19) Resolver e elaborar
situações-problema envolvendo medidas de diferentes grandezas como comprimento,
massa, tempo, temperatura, capacidade e área, reconhecendo e utilizando medidas
como o metro...46%-50%
1. (EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais
positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na
reta numérica.10%
2.
(EF05MA16)
Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros
e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.72%-18%
3.
(EF06MA01)
Identificar, comparar, ordenar, números naturais e números racionais cuja
representação decimal é finita, dizendo quais são, fazendo uso da reta
numérica, para localizar os números.28%
4. (EF05MA02) Ler, escrever e ordenar
números racionais na forma decimal com compreensão das principais
características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a
composição e decomposição...38%
5.
(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos,
considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de
desenho ou tecnologias digitais.52%
6. (EF04MA20) Medir e estimar
comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades
de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a instrumentos.38%
7. (EF05MA06) Associar as
representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta
parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens,
utilizando estratégias pessoais...33%
8.
(EF06MA14)
Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar,
subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e
utilizar essa noção para determinar valores...41%
9. (EF05MA08) Resolver e elaborar
situações-problema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e
números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador
natural e divisor natural...66%
10. (EF04MA25) Resolver e elaborar
problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento,
utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético,
consciente e responsável.32%
11. (EF05MA07) Resolver e elaborar
situações-problema de adição e subtração com números naturais e com números
racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias
diversas, como cálculo...51%
12. (EF06MA06) Resolver e
elaborar situações-problema que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor,
reconhecendo os números primos, múltiplos e divisores.43%
7º ano
Habilidades
Essenciais
1. (EF06MA06) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor,
reconhecendo os números primos, múltiplos e divisores.41%-42%-27%-37%-47%
2. (EF07MA13) Compreender a ideia de
variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas
grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.23%-42%-27%
3. (EF07MA01) Resolver e elaborar
situações- - problema com números naturais, envolvendo as noções de divisor e
de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por
meio de estratégias...15%-39%-36%-31%-30%
4. (EF07MA24) Construir triângulos,
usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo
quanto à medida dos lados, utilizar transferidor para medir os ângulos internos
e verificar que a...35%-43%-14%-26%
5. (EF06MA10) Resolver e elaborar
situações problema que envolvam adição ou subtração com números racionais
positivos na representação fracionária.14%-13%-20%-.21%
6. (EF06MA11) Resolver e elaborar
situações problema com números racionais positivos na representação decimal,
envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de
estratégias diversas...39%-32%-35%-31%-37%
7. (EF07MA29) Resolver e elaborar
situações problema que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos
oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento,
reconhecendo que toda medida...29%-11%
Marco de
Desenvolvimento
1. (EF05MA16) Associar figuras
espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e
analisar, nomear e comparar seus atributos.46%-35%-71%-70%-17%
2. (EF05MA15) Interpretar, descrever
e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º
quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e
de sentido...15%-32%-16%-36%
3. (EF05MA19) Resolver e elaborar
situações-problema envolvendo medidas de diferentes grandezas como comprimento,
massa, tempo, temperatura, capacidade e área, reconhecendo e utilizando medidas
como o metro...43%-41%-24%-40%-15%-52%
4. (EF05MA08) Resolver e elaborar
situações-problema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e
números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador
natural e divisor natural...43%-36%-60%-52%
5. (EF05MA11) Resolver e elaborar
problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma
operação em que um dos termos é desconhecido.33%-45%-49%
Habilidades
Complementares
1. (EF05MA05) Comparar e ordenar
números racionais positivos (representações fracionária e decimal),
relacionando-os a pontos na reta numérica.14%
2.
(EF07MA24)
Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de
existência do triângulo quanto à medida dos lados, utilizar transferidor para
medir os ângulos internos e verificar que a...26%
3.
(EF06MA06)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as ideias de múltiplo e de
divisor, reconhecendo os números primos, múltiplos e divisores.37%-47%
4. (EF07MA17) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam variação de proporcionalidade direta e de
proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica
para expressar a relação...29%
5.
(EF06MA11)
Resolver e elaborar situações problema com números racionais positivos na
representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a
potenciação, por meio de estratégias diversas...31%-37%
6. (EF05MA03) Identificar e
representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao
resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta
numérica como recurso.50%-31%
7.
(EF06MA10)
Resolver e elaborar situações problema que envolvam adição ou subtração com
números racionais positivos na representação fracionária.21%
8. (EF06MA01) Identificar, comparar,
ordenar, números naturais e números racionais cuja representação decimal é
finita, dizendo quais são, fazendo uso da reta numérica, para localizar os
números.36%
9.
(EF05MA19)
Resolver e elaborar situações-problema envolvendo medidas de diferentes
grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, capacidade e área,
reconhecendo e utilizando medidas como o metro...15%-52%
10. (EF06MA03) Solucionar e propor
problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados)
com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos
processos neles...45%-25%
11. (EF07MA01) Resolver e
elaborar situações- - problema com números naturais, envolvendo as noções de divisor
e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum,
por meio de estratégias...31%-30%
12. (EF05MA04A) Identificar
diferentes escritas nas representações fracionária e decimal com o apoio em
representações gráficas, identificando as frações equivalentes.30%-27%
13. (EF06MA14) Reconhecer que a
relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair,
multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e utilizar essa
noção para determinar valores...45%
14. (EF05MA16) Associar
figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones)
e analisar, nomear e comparar seus atributos.17%
15. (EF05MA09) Resolver e elaborar
situações-problema simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo,
como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada
elemento de uma coleção...40%
16. (EF05MA06) Associar as
representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta
parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens,
utilizando estratégias pessoais...29%
8º ano
Habilidades
Essenciais
1. (EF08MA14) Demonstrar
propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de
triângulos.21%-24%-36%
2. (EF08MA03) Resolver e elaborar
situações problema de contagem cuja resolução envolve a aplicação do princípio
multiplicativo.20%-28%-32%-35%
3. (EF07MA17) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam variação de proporcionalidade direta e de
proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica
para expressar a relação...46%-47%-34%-36%-18%-45%-34%
4. (EF08MA15) Construir, utilizando
instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz,
bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares.21%-.40%-15%
1.
(EF07MA02)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagem, como os que
lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais,
cálculo mental e calculadora no contexto...49%-44%-47%-37%-...40%-40%-48%
5. (EF08MA02) Resolver e elaborar
situações-problema usando a relação entre potenciação e radiciação, para
representar uma raiz como potência de expoente fracionário.32%-18%-35%-17%
Marco de
Desenvolvimento
1. (EF05MA16) Associar figuras
espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e
analisar, nomear e comparar seus atributos.49%-37%-69%-64%
2. (EF05MA11) Resolver e elaborar
problemas cuja conversão em sentença matemática seja uma igualdade com uma operação
em que um dos termos é desconhecido.56%-39%-48%-53%
3. (EF05MA15) Interpretar, descrever
e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º
quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e
de sentido...14%-41%-13%-40%
4. (EF05MA19) Resolver e elaborar
situações-problema envolvendo medidas de diferentes grandezas como comprimento,
massa, tempo, temperatura, capacidade e área, reconhecendo e utilizando medidas
como o metro...49%-48%-39%-38%-17%
5. (EF05MA08) Resolver e elaborar
situações-problema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e
números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador
natural e divisor natural...43%-40%-58%-58%
Habilidades
Complementares
2. Resolver e elaborar situações
problema de contagem cuja resolução envolve a aplicação do princípio
multiplicativo.42%-39%
3.
(EF08MA02)
Resolver e elaborar situações-problema usando a relação entre potenciação e
radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário.17%
4.
(EF07MA17)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam variação de
proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas,
utilizando sentença algébrica para expressar a relação...36%-18%-45%-34%
5. (EF05MA03) Identificar e
representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao
resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta
numérica como recurso.33%
6.
(EF07MA02)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagem, como os que
lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais,
cálculo mental e calculadora no contexto...40%-40%-48%
7. (EF06MA11) Resolver e elaborar
situações problema com números racionais positivos na representação decimal,
envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de
estratégias diversas...34%-41%-39%
8. (EF07MA01) Resolver e elaborar
situações- - problema com números naturais, envolvendo as noções de divisor e
de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo múltiplo comum, por
meio de estratégias...24%-35%
9. (EF07MA04) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam operações com números inteiros.46%-39%
10. (EF06MA10) Resolver e elaborar
situações problema que envolvam adição ou subtração com números racionais
positivos na representação fracionária.24%
11. (EF05MA09) Resolver e elaborar
situações-problema simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo,
como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada
elemento de uma coleção...40%
12. (EF05MA19) Resolver e
elaborar situações-problema envolvendo medidas de diferentes grandezas como
comprimento, massa, tempo, temperatura, capacidade e área, reconhecendo e
utilizando medidas como o metro...17%
13. (EF06MA06) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor,
reconhecendo os números primos, múltiplos e divisores.31%
14. (EF07MA24) Construir triângulos,
usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo
quanto à medida dos lados, utilizar transferidor para medir os ângulos internos
e verificar que a...36%
15. (EF06MA07) Compreender, comparar
e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de
divisão, identificando frações equivalentes.36%
9º ano
Habilidades
Essenciais
1. (EF06MA12) Reconhecer as
condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam
semelhantes.36%-33%-22%-39%-38%
2. (EF06MA08) Reconhecer que os
números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e
decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma
representação para outra...35%-32%-40%-24%-28%
3. (EF09MA02) Reconhecer um número
irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não
periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.40%-24%-22%-24%-17%
4. (EF08MA07) Associar uma equação
linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.27%-22%-26%
5. (EF09MA24) Identificar e calcular
as relações de proporcionalidade dos segmentos determinados por retas paralelas
cortadas transversais (teorema de Tales).37%-17%-13%-21%
6. (EF08MA08) Resolver e elaborar situações-problema
que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas
incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como
recurso.32%-34%-39%-25%-
18% 38%-33%
7. (EF09MA01) Reconhecer que, uma
vez fixada uma unidade de comprimento, existem segmentos de reta cujo
comprimento não é expresso por número racional (como as medidas de diagonais de
um polígono e alturas...39%-38%
Marco de
Desenvolvimento
1. (EF07MA10) Comparar e ordenar
números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta
numérica.36%-32%-36%-30%
2. (EF07MA15) Utilizar a simbologia
algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.34%-34%-33%-15%
3. (EF07MA34) Planejar e realizar
experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou
estimativas por meio de frequência de ocorrências.41%-25%-52%-50%
4. (EF07MA23) Verificar relações
entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com
e sem uso de softwares de geometria dinâmica.36%-36%-52%-30%
5.
(EF07MA12)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as operações com números
racionais.25%-39%-35%-33%
Habilidades
Complementares
1.
(EF08MA08)
Resolver e elaborar situações-problema que possam ser representados por
sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los,
utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.25%- 18%-38%-33%
2.
(EF06MA08)
Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária
e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma
representação para outra...24%-28%
3.
(EF06MA12)
Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos
sejam semelhantes.39%-38%
4. (EF08MA02) Resolver e elaborar
situações-problema usando a relação entre potenciação e radiciação, para
representar uma raiz como potência de expoente fracionário. 16%
5. (EF07MA17) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam variação de proporcionalidade direta e de
proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica
para expressar a relação...18%-39%-36%
6. (EF08MA03) Resolver e elaborar
situações problema de contagem cuja resolução envolve a aplicação do princípio
multiplicativo.44%-45%
7. (EF09MA08) Resolver e elaborar
situações- problema que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa
entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes
proporcionais e taxa...36%
8. (EF07MA02) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam porcentagem, como os que lidam com acréscimos e
decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e
calculadora no contexto...40%-42%-44%
9.
(EF09MA24)
Identificar e calcular as relações de proporcionalidade dos segmentos
determinados por retas paralelas cortadas transversais (teorema de Tales).21%
10. (EF09MA02) Reconhecer
um número irracional como um número real cuja representação decimal é infinita
e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.24%-17%
11. (EF07MA04) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam operações com números inteiros.42%-37%
12. (EF06MA11) Resolver e elaborar
situações problema com números racionais positivos na representação decimal,
envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de
estratégias diversas...40%
1ª série
Habilidades
essenciais
1. (EF09MA02) Reconhecer um número
irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não
periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.25%-22%-44%-31%-32%-27%-24%-25%
2. (EF09MA04) Resolver e elaborar
situações-problema com números reais, inclusive em notação científica,
envolvendo diferentes operações.46%-37%-29%-35%
3. (EF09MA07) Resolver
situações-problema que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies
diferentes, como velocidade e densidade demográfica.44%-34%-30%-38%
4. (EF09MA08) Resolver e elaborar
situações- problema que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa
entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes
proporcionais e taxa...45%-45%-49%-32%-29%-32%-44%
1. (EM13MAT406) Construir
e interpretar tabelas e gráficos de frequências com base em dados obtidos em
pesquisas por amostras estatísticas, incluindo ou não o uso de softwares que
inter-relacionem estatística...45%-61%-55%-46%-...16%
Marco de
Desenvolvimento
1. (EF07MA10) Comparar e ordenar
números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta
numérica.47%-35%-48%-36%
2. (EF07MA15) Utilizar a simbologia
algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.30%-44%-33%-19%
3. (EF07MA34) Planejar e realizar
experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou
estimativas por meio de frequência de ocorrências.49%-31%-52%-50%
4. (EF07MA23) Verificar relações
entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com
e sem uso de softwares de geometria dinâmica.48%-51%-52%-35%
5. (EF07MA12) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam as operações com números racionais.32%-48%-43%-43%
Habilidades
Complementares
2. (EF09MA12) Reconhecer as
condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam
semelhantes.43%-43%
3. (EF08MA08) Resolver e elaborar
situações-problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º
grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano
cartesiano como recurso.25%-48%-27%-34%
4.
(EF09MA02)
Reconhecer um número irracional como um número real cuja representação decimal
é infinita e não periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta
numérica.32%-27%-24%-25%
5. (EM13MAT406) Construir e interpretar tabelas e gráficos de frequências com
base em dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas, incluindo ou não
o uso de softwares que inter-relacionem estatística...16%
6.
(EF09MA08)
Resolver e elaborar situações- problema que envolvam relações de
proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive
escalas, divisão em partes proporcionais e taxa...29%-32%-44%
7. (EF09MA05) Resolver e elaborar
problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais
sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso
de tecnologias...35%
8. (EF06MA08) Reconhecer que os
números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e
decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma
representação para outra...29%-28%
9. (EF06MA32) Interpretar e resolver
situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais,
sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas
pela mídia em tabelas e...19%-42%
10. (EF07MA27) Calcular medidas de
ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, e estabelecer
relações entre ângulos internos e externos de polígonos, preferencialmente
vinculadas à construção...35%-24%
11. (EF09MA20) Reconhecer, em
experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a
probabilidade de sua ocorrência, nos dois casos.32%
12. (EF09MA24) Identificar e calcular
as relações de proporcionalidade dos segmentos determinados por retas paralelas
cortadas transversais (teorema de Tales).23%
13. (EF08MA25) Obter os valores de
medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e
mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão
de dados, indicada pela...31%
2ª série
Habilidades
Essenciais
1. (EF05MA16) Associar figuras
espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e
analisar, nomear e comparar seus atributos.23%-47%-38%-63%-36%-44%-21%-31%
2. (EM13MAT308) Aplicar
as relações métricas, incluindo as leis do seno e do cosseno ou as noções de congruência
e semelhança, para resolver e elaborar problemas que envolvem triângulos, em
variados contextos.42%-40%-17%-30%-39%-35%-31%-41%-20%
3. (EF09MA09) Compreender os
processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com
os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser
representados por equações...11%-32%-45%-22%-24%-29%-30%
4.
(EF06MA17)
Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas
de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver
problemas e desenvolver a percepção espacial.51%-50%-30%-34%-32%-26%
Marco de
Desenvolvimento
1. (EF07MA10) Comparar e ordenar
números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta
numérica.42%-37%-48%-34%
2. (EF07MA15) Utilizar a simbologia
algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.36%-48%-37%-21%
3. (EF07MA34) Planejar e realizar
experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou
estimativas por meio de frequência de ocorrências.44%-29%-52%-52%
4. (EF07MA23) Verificar relações
entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com
e sem uso de softwares de geometria dinâmica.46%-42%-54%-45%
5. (EF07MA12) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam as operações com números racionais.26%-39%-42%-39%
Habilidades
Complementares
1.
(EF05MA16)
Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros
e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.44%-21%-31%
2. (EF09MA02) Reconhecer um número
irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não
periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.26%-18%
3. (EF07MA27) Calcular medidas de
ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, e estabelecer
relações entre ângulos internos e externos de polígonos, preferencialmente
vinculadas à construção...33%-27%
4. (EM13MAT406) Construir
e interpretar tabelas e gráficos de frequências com base em dados obtidos em
pesquisas por amostras estatísticas, incluindo ou não o uso de softwares que
inter-relacionem estatística...13%
5.
(EF09MA09)
Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em
suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que
possam ser representados por equações...24%-29%-30%
6. (EM13MAT308) Aplicar as relações métricas, incluindo as leis do seno e do
cosseno ou as noções de congruência e semelhança, para resolver e elaborar
problemas que envolvem triângulos, em variados contextos.35%-31%-41%-20%
7. (EF09MA08) Resolver e elaborar
situações- problema que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa
entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes
proporcionais e taxa...25%-25%
8. (EF06MA32) Interpretar e resolver
situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais,
sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas
pela mídia em tabelas e...40%-23%
9.
(EF06MA17)
Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas
de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver
problemas e desenvolver a percepção espacial.26%
10. (EF09MA20) Reconhecer, em experimentos
aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de
sua ocorrência, nos dois casos.37%-34%
11. (EF08MA25) Obter os valores de
medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e
mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão
de dados, indicada pela...29%
12. (EF09MA05) Resolver e elaborar
problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais
sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso
de tecnologias...38%
3ª série
Habilidades
Essenciais
1. (EF08MA02)
Resolver e elaborar
situações-problema usando a relação entre potenciação e radiciação, para
representar uma raiz como potência de expoente fracionário.23%-22%-43%
2. (EF08MA07)
Associar uma equação linear de 1º
grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.16%-32%-19%
3. (EF09MA03) Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes
fracionários.22%-33%-35%-36%
4. (EF07MA33) Estabelecer o número ? como a razão entre a medida de uma circunferência
e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza
histórica.30%-32%-52%-40%-28%-42%-41%
5. (EF09MA11) Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos,
ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive,
de softwares de geometria dinâmica.36%-47%-29%
6. (EF08MA08)
Resolver e elaborar
situações-problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º
grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano
cartesiano como recurso.35%-44%-32%-35%-25%
Marco de
Desenvolvimento
1. (EF07MA10)
Comparar e ordenar números
racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica.46%-47%-39%
2. (EF07MA15)
Utilizar a simbologia algébrica
para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.35%-48%-39%-24%
3. (EF07MA34)
Planejar e realizar experimentos
aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas
por meio de frequência de ocorrências.45%-27%-50%-54%
4. (EF07MA23)
Verificar relações entre os
ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com e sem
uso de softwares de geometria dinâmica.51%-45%-55%-44%
5. (EF07MA12)
Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam as operações com números racionais.28%-39%-46%-43%
Habilidades
Complementares
1. (EF07MA20) Reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em
relação aos eixos e à origem.27%-34%-41%
2.
(EF08MA08) Resolver e elaborar
situações-problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º
grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano
cartesiano como recurso.35%-25%
3. (EM13MAT308) Aplicar as relações métricas, incluindo as leis do seno e do cosseno ou
as noções de congruência e semelhança, para resolver e elaborar problemas que
envolvem triângulos, em variados contextos.40%-33%-36%-15%
4.
(EF07MA33) Estabelecer o número ? como a razão entre
a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver
problemas, inclusive os de natureza histórica.28%-42%-41%
5. (EF09MA09)
Compreender os processos de
fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos
notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por
equações...33%-23%-34%
6. (EF06MA17)
Quantificar e estabelecer
relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em
função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a
percepção espacial.27%
7. (EF05MA16)
Associar figuras espaciais a suas
planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e
comparar seus atributos.31%-22%-52%-35%
8. (EF09MA16) Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois
pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano, sem o
uso de fórmulas, e utilizar esse...16%-30%
9. (EF07MA18)
Resolver e elaborar problemas que
possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à
forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.31%-21%
10. (EF09MA20)
Reconhecer, em experimentos
aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de
sua ocorrência, nos dois casos.38%
AAP 2
2022
6º ano
Habilidades Essenciais
1. (EF06MA31) Identificar e
diferenciar as variáveis e suas frequências e os elementos constitutivos
(título, eixos, legendas, fontes e datas) em diferentes tipos de gráfico. 24%- 59%
-38%
2. (EF05MA20) Concluir, por meio de
investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e
que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes. 31%
- 21%- 28%
3. (EF05MA18) Reconhecer a congruência dos
ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras
poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e/ou
com o uso de... 38%- 33%- 46%
4. (EF06MA03) Solucionar e propor problemas que
envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números
naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos
neles... 44% -40%-36%-37%
5. (EF06MA24) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo,
temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos
formados por blocos...26% - 29%- 43% -38%
6.
(EF04MA04A) Identificar características dos
quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a ângulos e reconhecer a
inclusão e a intersecção de classes entre eles. 19% - 29% - 42%
7. (EF06MA09) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo
resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.38% - 38%- 29%
8. (EF06MA16A) Associar pares ordenados de
números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações como a
localização dos vértices de um polígono.36% - 36%-39%
Marco de Desenvolvimento
1. (EF04MA16) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos
no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos,
mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como... 42% - 50%-45%-42%
2. (EF02MA01) Comparar, ordenar e registrar números naturais (até a ordem
de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração
decimal (valor posicional e função do zero).51% -49%-52%-40%
3. (EF03MA06) Resolver e elaborar
problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar,
separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes
estratégias de cálculo...54% -37% - 59%-62%-61%-45%-62%-41%
4. (EF03MA01) Ler, escrever e
comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo
relações entre os registros numéricos e em língua materna.79% -75%-82%-78%
Habilidades Complementares
1. (EF05MA17) Reconhecer, nomear e
comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los,
utilizando material de desenho ou tecnologias digitais. 47%
2. (EF05MA03) Identificar e
representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao
resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta
numérica como recurso. 30%
3.
(EF06MA24)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as grandezas comprimento,
massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume
(sólidos formados por blocos... 38%
4.
(EF06MA09)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade
e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.29%
5.
(EF06MA20)
Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a
lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre
eles.42%
6. (EF04MA04A) Calcular o resultado
de adições e subtrações, bem como entre multiplicações e divisões de números
naturais, para ampliar e desenvolver as estratégias de cálculo.45%
7. (EF04MA02) Mostrar, por
decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de
adições e multiplicações por múltiplos de dez, para compreender o sistema de
numeração decimal...30%
8.
(EF06MA16A)
Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º
quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.39%
9. (EF04MA06A) Resolver e elaborar
situações-problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição
de parcelas iguais, organização retangular, utilizando estratégias diversas,
como cálculo...41%
10. (EF05MA23) Determinar a
probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos
os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis). 55%
11. (EF05MA18) Reconhecer a
congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de
figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas
quadriculadas e/ou com o uso de...46%
12. (EF06MA03) Solucionar e
propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou
aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com
compreensão dos processos neles...37%
7º ano
Habilidades Essenciais
1. (EF06MA25A/EF06MA25B) Reconhecer
a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas,
reconhecendo giros e voltas, de 90°, 180° e 360°. 39%- 36%-44%
2. (EF07MA09) Utilizar, na resolução
de problemas, a associação entre razão e fração, como a fração 2/3 para expressar
a razão de duas partes de uma grandeza para três partes da mesma ou três partes
de outra...16%-30%-34%
3. (EF07MA19) Localizar no plano
cartesiano pontos (coordenadas) que representam os vértices de um polígono e
realizar transformações desses polígonos, decorrentes da multiplicação das
coordenadas de seus...38% -35%-43%-33%
4. (EF07MA29) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos
oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento,
reconhecendo que toda medida...47%-19%
5. (EF07MA05) Ler, interpretar e
resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.41%-26%-34%
6. (EF06MA24) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura,
área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por
blocos...33%-38%-15%- 24%- 39%
7. (EF07MA15) Utilizar a simbologia
algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.34%-23%-25%-
25%
Marco de Desenvolvimento
1. (EF05MA16) Associar figuras
espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e
analisar, nomear e comparar seus atributos. 26%-46%-61%-76%
2. (EF05MA08)Resolver e elaborar
problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números
racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e
divisor natural e diferente de... 35%-35%-35%-52%
3. (EF05MA24) Interpretar dados
estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas),
referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e
trânsito, e produzir...41%-32%-31%-35%
4. (EF05MA19) Resolver e elaborar
situações-problema envolvendo medidas de diferentes grandezas como comprimento,
massa, tempo, temperatura, capacidade e área, reconhecendo e utilizando medidas
como o metro...27%-40%-37%-36%
5.
(EF05MA11)
Resolver e elaborar situações-problema cuja conversão em sentença matemática
seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.49%-41%-47%-44%
Habilidades
Complementares
1. (EF06MA16A) Associar pares
ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em situações
como a localização dos vértices de um polígono. 32%
2. (EF06MA10) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam adição ou subtração com números racionais
positivos na representação fracionária.21%
3.
(EF06MA24)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as grandezas comprimento,
massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume
(sólidos formados por blocos...24%- 39%
4. (EF07MA13) Compreender a ideia de
variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas
grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.24%
5. (EF06MA03) Solucionar e propor
problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados)
com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos
processos neles...31%
6. (EF06MA20) Identificar
características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a
ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.41%
7.
(EF07MA19)
Localizar no plano cartesiano pontos (coordenadas) que
representam os vértices de um polígono e realizar transformações desses
polígonos, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus...33%
8. (EF06MA11) Resolver e elaborar
situações-problema com números racionais positivos na representação decimal,
envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de
estratégias diversas...44%
9.
(EF07MA15)
Utilizar a simbologia algébrica para expressar
regularidades encontradas em sequências numéricas.25%
10. (EF06MA09) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo
resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora. 28%
11. (EF05MA18) Reconhecer a
congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de
figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas
quadriculadas e/ou com o uso de...47%
8º ano
Habilidades Essenciais
1. (EF08MA19) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam medidas de área de figuras geométricas,
utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e
círculos), em situações como...50%-35%-25%-39%
2. (EF08MA13) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam grandezas diretamente ou inversamente
proporcionais, por meio de estratégias variadas.40%-35%-41%
3. (EF08MA22) Calcular a
probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando
o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos
os elementos do espaço...41%-20%-40%
4. (EF07MA05) Ler, interpretar e
resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos.23%-21%
5. (EF07MA13) Compreender a ideia de
variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas
grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.36%-38%-25%-39%
6. (EF08MA23) Identificar o tipo
adequado de gráfico para representar um conjunto de dados de uma pesquisa ou
expressar determinada informação.25%-28%
7. (EF08MA01) Efetuar cálculos com
potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de
números em Notação Científica.15%-32%
8.
(EF07MA16)
Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade
de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.32%-18%-23%
Marco de Desenvolvimento
1. (EF05MA16) Associar figuras
espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e
analisar, nomear e comparar seus atributos.25%-59%-61%-73%
2. (EF05MA08) Resolver e elaborar
problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números
racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e
divisor natural e diferente de...35%-43%-43%-55%
3. (EF05MA24) Interpretar dados
estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes
a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e
produzir...44%-34%-36%-41%
4. (EF05MA19) Resolver e elaborar
situações-problema envolvendo medidas de diferentes grandezas como comprimento,
massa, tempo, temperatura, capacidade e área, reconhecendo e utilizando medidas
como o metro...27%-48%-46%-36%
5.
(EF05MA11)
Resolver e elaborar situações-problema cuja conversão em sentença matemática
seja uma igualdade com uma operação em que um dos termos é desconhecido.48%-43%-55%-39%
Habilidades Complementares
1.
(EF08MA22)
Calcular a probabilidade de eventos, com base na
construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e
reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço...40%
2. (EF07MA13) Compreender a ideia de variável, representada por letra ou
símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia
de incógnita.39%-26%
3. (EF06MA10) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam adição ou subtração com números racionais
positivos na representação fracionária.18%
4. (EF06MA24) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo,
temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados
por blocos...22%
5. (EF07MA37) Interpretar e analisar
dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender
quando é possível ou conveniente sua utilização.30%
6. (EF07MA15) Utilizar a simbologia
algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.28%
7. (EF07MA19) Localizar no plano
cartesiano pontos (coordenadas) que representam os vértices de um polígono e
realizar transformações desses polígonos, decorrentes da multiplicação das
coordenadas de seus...45%
8.
(EF08MA19)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam
medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de
área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como...39%
9º ano
Habilidades Essenciais
1. (EF08MA08) Resolver e elaborar
situações-problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º
grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano
cartesiano como recurso.39%-32%-18%-20%
2. (EF09MA04) Resolver e elaborar
situações-problema com números reais, inclusive em notação científica,
envolvendo diferentes operações. 23%-31%
3. (EF09MA12) Reconhecer as
condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam
semelhantes.29%-33%-25%-32%
4. (EF08MA06) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico de expressões
algébricas, utilizando as propriedades das operações.23%-33%-33%
5. (EF07MA12) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam as operações com números racionais.38%-44%-31%-39%-42%
6. (EF09MA03) Efetuar cálculos com
números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.44%-27%- 32%
7. (EF09MA18)Reconhecer e empregar
unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais
como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de
células, capacidade de...24%-31%
8. (EF09MA09) Compreender os
processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com
os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser
representados por equações...26%-26%-35%
Marco
de Desenvolvimento
1. (EF07MA34) Planejar e realizar
experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou
estimativas por meio de frequência de ocorrências.47%-55%-51%-28%
2. (EF07MA13) Compreender a ideia de
variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas
grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.25%-19%-17%-31%
3. (EF07MA32) Resolver e elaborar
problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser
decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a
equivalência entre áreas.31%-25%-33%-27%
4. (EF07MA03) Comparar e ordenar
números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a
pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e
subtração.39%-43%-33%-48%
5. (EF07MA35) Compreender, em
contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da
tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente,
com a amplitude do...25%-37%-36%-37%
Habilidades
Complementares
1. (EF07MA37) Interpretar e analisar
dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender
quando é possível ou conveniente sua utilização.34%
2. (EF07MA13) Compreender a ideia de
variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas
grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.38%
3.
(EF09MA12)
Reconhecer as condições necessárias e suficientes para
que dois triângulos sejam semelhantes.32%
4.
(EF07MA12)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as
operações com números racionais.39%-42%
5. (EF08MA22) Calcular a
probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando
o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos
os elementos do espaço...46%-41%
6.
(EF08MA08)
Resolver e elaborar situações-problema que possam ser
representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e
interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.20%
7.
(EF09MA03)
Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências
com expoentes fracionários.32%
8. (EF07MA15) Utilizar a simbologia
algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.19%
9. (EF08MA19) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam medidas de área de figuras geométricas,
utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e
círculos), em situações como...36%
10. (EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões
algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e
elaborar problemas que possam ser representados por equações...35%
1ª série
Habilidades Essenciais
1. (EF09MA19) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros
retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.27%-28%
-26%-25%-25%-17%-29%
2. (EF09MA24) Identificar e calcular
as relações de proporcionalidade dos segmentos determinados por retas paralelas
cortadas por transversais (teorema de Tales).20%-32%-21%-28%-21%-18%
3. (EF07MA08) Ler, compreender, comparar e ordenar frações
associadas às ideias de partes de inteiros, resultado da divisão, razão e
operador.37%-43%-23%-67%-31%-18%
4. (EF07MA27) Calcular medidas de ângulos
internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, e estabelecer relações
entre ângulos internos e externos de polígonos, preferencialmente vinculadas à
construção...27%-28%-26%-36%-25%-31%-33%
Marco de Desenvolvimento
1. (EF07MA34) Planejar e realizar
experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou
estimativas por meio de frequência de ocorrências.54%-63%-56%-36%
2. (EF07MA13) Compreender a ideia de
variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas
grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.24%-24%-21%-36%
3. (EF07MA32) Resolver e elaborar
problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser
decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a
equivalência entre áreas.31%-31%-35%-32%
4. (EF07MA03) Comparar e ordenar
números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a
pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e
subtração.45%-47%-50%-51%
5. (EF07MA35) Compreender, em
contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da
tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente,
com a amplitude do...29%-38%-42%-40%
Habilidades Complementares
1. (EF09MA03) Efetuar cálculos com
números reais, inclusive potências com expoentes fracionários.36%
2. (EF08MA08) Resolver e elaborar
situações-problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º
grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano
cartesiano como recurso. 28%
3. (EF07MA12) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam as operações com números racionais. 44%-51%
4.
(EF09MA19)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam medidas de volumes de
prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em
situações cotidianas.17%-29%
5.
(EF09MA24)
Identificar e calcular as relações de proporcionalidade
dos segmentos determinados por retas paralelas cortadas por transversais
(teorema de Tales). 18%
6.
(EF07MA27)
Calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de
fórmulas, e estabelecer relações entre ângulos internos e externos de
polígonos, preferencialmente vinculadas à construção...31%-33%
7. (EF09MA12) Reconhecer as
condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
39%
8. (EF09MA09) Compreender os
processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com
os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser
representados por equações...40%
9.
(EF07MA08)
Ler, compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de
inteiros, resultado da divisão, razão e operador.18%
2ª série
Habilidades
Essenciais
1. (EF07MA16) Reconhecer se duas
expressões algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma
sequência numérica são ou não equivalentes. 38%-19%-16%-28%-22%
2. (EF09MA02) Reconhecer um número
irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não
periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica.31%-28%-35%-28%-31%-36%-32%
3. (EF07MA17) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam variação de proporcionalidade direta e de
proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica
para expressar a relação... 36%-44%-34%-33%-27%
4.
(EF09MA24) Identificar e calcular as relações de
proporcionalidade dos segmentos determinados por retas paralelas cortadas por
transversais (teorema de Tales).28%-39%-37%-17%-28%-18%-38%
Marco de
Desenvolvimento
1. (EF07MA34) Planejar e realizar
experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou
estimativas por meio de frequência de ocorrências.54%-59%-51%-34%
2. (EF07MA13) Compreender a ideia de
variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas
grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.26%-26%-22%-30%
3. (EF07MA32) Resolver e elaborar
problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser
decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a
equivalência entre áreas.37%-36%-35%-32%
4. (EF07MA03) Comparar e ordenar
números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a
pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e
subtração.43%-43%-47%-48%
5. (EFMA35) Compreender, em
contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da
tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente,
com a amplitude do...34%-47%-40%-45%
Habilidades Complementares
1. (EF09MA19) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros
retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.33%-18%
2. (EF07MA08) Ler, compreender,
comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros,
resultado da divisão, razão e operador.25%
3.
(EF09MA24)
Identificar e calcular as relações de proporcionalidade dos segmentos
determinados por retas paralelas cortadas por transversais (teorema de
Tales).18%-38%
4. (EF07MA17) Resolver e elaborar situações-problema
que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade
inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação...35%-36%
5.
(EF09MA02)
Reconhecer um número irracional como um número real
cuja representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização
de alguns deles na reta numérica.36% -32%
6. (EF07MA27) Calcular medidas de
ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, e estabelecer
relações entre ângulos internos e externos de polígonos, preferencialmente
vinculadas à construção...33%-33%
7. (EF08MA08) Resolver e elaborar
situações-problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º
grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano
cartesiano como recurso.31%
3ª série
Habilidades
Essenciais
1. (EF06MA21) Construir figuras
planas semelhantes em situações de ampliação e de redução, com o uso de malhas
quadriculadas, plano cartesiano ou tecnologias digitais.62%-33%-20%-17%-44%-18%
2. (CP11MA11B) Saber identificar propriedades caracteristicas,
calcular relações métricas fundamentais (comprimentos, áreas e volumes) de
sólidos como a pirâmide e cone, utilizando-as em diferentes contextos.49%-39%-31%-22%-37%-38%
3. (CP12MA03) Conhecer as relações
entre os coeficientes e as raízes de uma equação algébrica.25%-40%-37%-32%-26%
4. (EF09MA14) Resolver e elaborar
situações-problema de aplicação do teorema de Pitágoras.48%-34%-39%-42%-48%-40%
Marco de Desenvolvimento
1. (EF07MA34) Planejar e realizar
experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou
estimativas por meio de frequência de ocorrências.52%-58%-53%-39%
2. (EF07MA13) Compreender a ideia de
variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas
grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.25%-32%-25%-35%
3. (EF07MA32) Resolver e elaborar
problemas de cálculo de medida de área de figuras planas que podem ser
decompostas por quadrados, retângulos e/ou triângulos, utilizando a
equivalência entre áreas.42%-39%-42%-37%
4. (EF07MA03) Comparar e ordenar
números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a
pontos da reta numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e
subtração.56%-47%-48%-56%
5.
(EF07MA35)
Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística
como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo,
intuitivamente, com a amplitude do...38%-48%-48%-51%
Habilidades
Complementares
1. (EF09MA24) Identificar e calcular
as relações de proporcionalidade dos segmentos determinados por retas paralelas
cortadas por transversais (teorema de Tales).32%-42%
2. (EF07MA17) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam variação de proporcionalidade direta e de
proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica
para expressar a relação...42%-39%
3.
(CP11MA11B)
Saber identificar propriedades caracteristicas, calcular relações métricas
fundamentais (comprimentos, áreas e volumes) de sólidos como a pirâmide e cone,
utilizando-as em diferentes contextos.38%-39%
4.
(EF06MA21)
Construir figuras planas semelhantes em situações de
ampliação e de redução, com o uso de malhas quadriculadas, plano cartesiano ou
tecnologias digitais.44%-18%
5. (EF09MA02) Reconhecer um número
irracional como um número real cuja representação decimal é infinita e não
periódica, e estimar a localização de alguns deles na reta numérica. 39%-35%
6. (EF08MA08) Resolver e elaborar
situações-problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º
grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano
como recurso.36%
7. (EF09MA14) Resolver e elaborar
situações-problema de aplicação do teorema de Pitágoras.40%
AAP3 2022
6º ano
H 01
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais, até a ordem de centenas, pela
compreensão de características do sistema de numeração decimal, valor
posicional e função do zero.
H 02
(EF03MA01) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade
de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua
materna.
H 03
(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os
significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar
quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo...
H 04
(EF04MA01A) Ler, escrever e ordenar números naturais, com pelo menos três
ordens, observando as regularidades do sistema de numeração decimal.
H 05
(EF04MA16) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no
espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas,
planta baixa e croquis, empregando termos...
H 06
(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades,
utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, e recorrendo a
instrumentos.
H 07
(EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade),
associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando
a reta numérica como recurso.
H 08
(EF05MA07) Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração com
números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja
finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por...
H 09
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números
naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com
multiplicador natural e divisor natural e diferente de...
H 10
(EF05MA10) Concluir, por meio de investigações, que a relação de igualdade
existente entre dois membros permanece ao adicionar, subtrair, multiplicar ou
dividir cada um desses membros por um mesmo número...
H 11
(EF05MA13) Resolver situações-problema envolvendo a partilha de uma quantidade
em duas partes desiguais, tais como dividir uma quantidade em duas partes, de
modo que uma seja o dobro da outra, com compreensão...
H 12
(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de
partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
H 13
(EF06MA09) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam o cálculo da
fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso
de calculadora
H 14
(EF06MA13) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens,
com base na ideia de proporcionalidade sem fazer uso da "regra de
três", utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e ...
H 16
(EF06MA20) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em
relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes
entre eles.
H 17
(EF06MA28) Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de
residências e vistas aéreas.
H 18
(EF06MA30) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por
número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse
número com a probabilidade obtida por meio de...
7º ano
H 01
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de
milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração
decimal.
H 02
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números
naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com
multiplicador natural e divisor natural e diferente de...
H 03
(EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides,
cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.
H 04
(EF05MA19) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo medidas de
diferentes grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, capacidade e
área, reconhecendo e utilizando medidas como o metro...
H 05
(EF05MA24) Analisar e Interpretar dados estatísticos apresentados em textos,
tabelas (simples ou de dupla entrada) e gráficos (colunas agrupadas ou linhas),
referentes a outras áreas do conhecimento ou a ...
H 06
(EF06MA03) Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou
escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias
pessoais, com compreensão dos processos neles...
H 07
(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de
partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
H 08
(EF06MA13) Resolver e elaborar
situações-problema que envolvam porcentagens, com base na ideia de
proporcionalidade sem fazer uso da "regra de três", utilizando
estratégias pessoais, cálculo mental e ...
H 09
(EF06MA16) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do
1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.
H 10
(EF06MA19) Identificar características dos triângulos e classificá-los em
relação às medidas dos lados e dos ângulos.
H 11
(EF06MA20) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em
relação a lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes
entre eles.
H 12
(EF07MA02) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagem,
como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias
pessoais, cálculo mental e calculadora no contexto de...
H 13
(EF07MA04) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam operações com
números inteiro.
H 14
(EF07MA12) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as operações com
números racionais.
H 15
(EF07MA15) Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades
encontradas em sequências numéricas.
H 16
(EF07MA16) Reconhecer se duas expressões algébricas obtidas para descrever a
regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.
H 17
(EF07MA17) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam variação de
proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas,
utilizando sentença algébrica para expressar a relação...
H 18
(EF07MA19) Localizar no plano cartesiano pontos (coordenadas) que representam
os vértices de um polígono e realizar transformações desses polígonos,
decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus...
H 19
(EF07MA20) Reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de
figuras em relação aos eixos e à origem.
H 20
(EF07MA30) Resolver e elaborar situações-problemas de cálculo de medida do
volume de blocos retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico,
decímetro cúbico e centímetro cúbico).
8º ano
H 01
(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de
milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração
decimal.
H 02
(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números
naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com
multiplicador natural e divisor natural e diferente de...
H 03
(EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides,
cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.
H 04
(EF05MA19) Resolver e elaborar situações-problema envolvendo medidas de
diferentes grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, capacidade e
área, reconhecendo e utilizando medidas como o metro...
H 05
(EF05MA24) Analisar e Interpretar dados estatísticos apresentados em textos,
tabelas (simples ou de dupla entrada) e gráficos (colunas agrupadas ou linhas),
referentes a outras áreas do conhecimento ou a ...
H 06
(EF06MA16) Associar pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do
1º quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.
H 07
(EF06MA24) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as grandezas
comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos),
capacidade e volume (sólidos formados por blocos...
H 08
(EF06MA29) Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de
um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados,
para compreender que o perímetro é proporcional ...
H 09
(EF06MA33) Planejar e coletar dados de pesquisa referente a práticas sociais
escolhidas pelos estudantes e fazer uso de planilhas eletrônicas para registro,
representação e interpretação das informações, em ...
H 10 (EF07MA04)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam operações com números
inteiro.
H 11
(EF07MA15) Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades
encontradas em sequências numéricas.
H 12
(EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por
equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das
propriedades da igualdade.
H 13
(EF07MA30) Resolver e elaborar situações-problemas de cálculo de medida do
volume de blocos retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico,
decímetro cúbico e centímetro cúbico).
H 14
(EF07MA35) Compreender, em contextos significativos, o significado de média
estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e
relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do...
H 15
(EF08MA04) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens,
incluindo o uso de tecnologias digitais.
H 16
(EF08MA06) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor
numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
H 17
(EF08MA08) Resolver e elaborar situações-problema que possam ser representados
por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los,
utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.
H 18
(EF08MA10) Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não
recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita
indicar os números ou as figuras seguintes.
H 19
(EF08MA11) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e
construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números
seguintes.
H 20
(EF08MA13) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam grandezas
diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.
H 21
(EF08MA17) Conhecer e aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como
lugares geométricos na resolução de problemas.
H 22
(EF08MA24) Reconhecer e classificar as frequências de uma variável contínua de
uma pesquisa em classes, de modo que resumam os dados de maneira adequada para
a tomada de decisões.
9º ano
H 01
(EF06MA25B) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras
geométricas, reconhecendo giros e voltas, de 90°, 180° e 360°.
H 02
(EF06MA30) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por
número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse
número com a probabilidade obtida por meio de...
H 03
(EF07MA02) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagem,
como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias
pessoais, cálculo mental e calculadora no contexto de...
H 04
(EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos,
incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em
situações que envolvam adição e subtração.
H 05
(EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por
equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das
propriedades da igualdade.
H 06
(EF07MA23) Verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas
cortadas por uma transversal, com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.
H 07
(EF07MA30) Resolver e elaborar situações-problemas de cálculo de medida do
volume de blocos retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico,
decímetro cúbico e centímetro cúbico).
H 08
(EF07MA34) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem
cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.
H 09
(EF08MA06)
Resolver
e elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico de
expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
H 10 (EF08MA08)
Resolver e elaborar situações-problema
que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas
incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como
recurso.
H 11
(EF08MA13) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam grandezas
diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.
H 12
(EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa
estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e
relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela ...
H 13
(EF08MA27) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de
amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados
para representar os conjuntos de dados, destacando ...
H 14
(EF09MA02) Reconhecer um número irracional como um número real cuja
representação decimal é infinita e não periódica, e estimar a localização de
alguns deles na reta numérica.
H 15
(EF09MA03) Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com
expoentes fracionários.
H 16
(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre
duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar
esse conceito para analisar situações que envolvam ...
H 17
(EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com
base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar
problemas que possam ser representados por equações...
H 18
(EF09MA12) Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois
triângulos sejam semelhantes.
H 19
(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o
teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.
H 20
(EF09MA14) Resolver e elaborar situações-problema de aplicação do teorema de
Pitágoras.
H 21
(EF09MA16) Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre
dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano,
sem o uso de fórmulas, e utilizar esse ...
H 22
(EF09MA23) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade
social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de
medidas de tendência central e da amplitude, tabelas ...
1ª série
H 01
(EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos,
incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em
situações que envolvam adição e subtração.
H 02
(EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por
equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das
propriedades da igualdade.
H 03
(EF07MA23) Verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas
cortadas por uma transversal, com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.
H 04
(EF07MA30) Resolver e elaborar situações-problemas de cálculo de medida do
volume de blocos retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico,
decímetro cúbico e centímetro cúbico).
H 05 (EF07MA34)
Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo
de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.
H 06
(EF08MA03) Resolver e elaborar situações problema de contagem cuja resolução
envolve a aplicação do princípio multiplicativo.
H 07
(EF08MA20) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a
relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de
capacidade de recipientes.
H 08
(EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa
estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e
relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela ...
H 09
(EF09MA05) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia
de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais,
preferencialmente com o uso de tecnologias ...
H 10
(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre
duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar
esse conceito para analisar situações que envolvam ...
H 11
(EF09MA09) Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com
base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar
problemas que possam ser representados por equações...
H 12
(EF09MA14) Resolver e elaborar situações-problema de aplicação do teorema de
Pitágoras.
H 13
(EF09MA17) Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse
conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.
H 14
(EF09MA19) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam medidas de
volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de
cálculo, em situações cotidianas.
H 15
(EF09MA23) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade
social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de
medidas de tendência central e da amplitude, tabelas ...
2ª série
H 01
(EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos,
incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em
situações que envolvam adição e subtração.
H 02
(EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por
equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das
propriedades da igualdade.
H 03
(EF07MA23) Verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas
cortadas por uma transversal, com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.
H 04
(EF07MA30) Resolver e elaborar situações-problemas de cálculo de medida do
volume de blocos retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico,
decímetro cúbico e centímetro cúbico).
H 05
(EF07MA34) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que
envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de
ocorrências.
H 06
(EF08MA08) Resolver e elaborar situações-problema que possam ser representados
por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los,
utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso
H 07
(EF09MA06) Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre
duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar
esse conceito para analisar situações que envolvam .
H 08
(EF09MA08) Resolver e elaborar situações- problema que envolvam relações de
proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive
escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de...
H 09
(EF09MA12) Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois
triângulos sejam semelhantes.
H 10
(EF09MA14) Resolver e elaborar situações-problema de aplicação do teorema de
Pitágoras.
H 11
(EF09MA16) Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre
dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano,
sem o uso de fórmulas, e utilizar esse ...
H 12
(EM13MAT306) Resolver e elaborar problemas em contextos que envolvem fenômenos
periódicos reais (ondas sonoras, fases da lua, movimentos cíclicos, entre
outros) e comparar suas representações com as funções ...
H 13
(EM13MAT308) Aplicar as relações métricas, incluindo as leis do seno e do
cosseno ou as noções de congruência e semelhança, para resolver e elaborar
problemas que envolvem triângulos, em variados contextos.
H 14
(EM13MAT401) Converter representações algébricas de funções polinomiais de 1º
grau em representações geométricas no plano cartesiano, distinguindo os casos
nos quais o comportamento é proporcional, recorrendo ...
H 15
(EM13MAT404) Analisar funções definidas por uma ou mais sentenças (tabela do
Imposto de Renda, contas de luz, água, gás etc.), em suas representações algébrica
e gráfica, identificando domínios de validade ...
H 16
(EM13MAT501) Investigar relações entre números expressos em tabelas para
representá-los no plano cartesiano, identificando padrões e criando conjecturas
para generalizar e expressar algebricamente essa ...
3ª série
H 01
(CP10MA02) Saber reconhecer relações de proporcionalidade direta, inversa,
direta com o quadrado, entre outras, representando-as por meio de funções.
H 02
(CP11MA07) Compreender os raciocínios combinatórios aditivo e multiplicativo na
resolução de situações-problema de contagem indireta do número de
possibilidades de ocorrência de um evento.
H 03
(CP11MA08) Saber calcular probabilidades de eventos em diferentes
situações-problema, recorrendo a raciocínios combinatórios gerais, sem a
necessidade de aplicação de fórmulas específicas.
H 04
(CP12MA05) Saber identificar as equações da circunferência e das cônicas na
forma reduzida e conhecer as propriedades características das cônicas.
H 05
(CP12MA12) Saber resolver problemas práticos associados a equações e inequações
lineares.
H 06
(EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos,
incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta numérica e utilizá-los em
situações que envolvam adição e subtração.
H 07
(EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por
equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das
propriedades da igualdade.
H 08
(EF07MA23) Verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas
cortadas por uma transversal, com e sem uso de softwares de geometria dinâmica.
H 09
(EF07MA30) Resolver e elaborar situações-problemas de cálculo de medida do
volume de blocos retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico,
decímetro cúbico e centímetro cúbico).
H 10
(EF07MA34) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que
envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de
ocorrências.
H 11
(EF08MA03) Resolver e elaborar
situaçõesproblema de contagem cuja resolução envolve a aplicação do princípio
multiplicativo.
H 12
(EF09MA06) Compreender as funções como
relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações
numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações
que envolvam ...
H 13
(EF09MA08) Resolver e elaborar
situações- problema que envolvam relações de proporcionalidade direta e inversa
entre duas ou mais grandezas, inclusive escalas, divisão em partes
proporcionais e taxa de...
H 14
(EF09MA12) Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois
triângulos sejam semelhantes.
H 15
(EM13MAT303) Interpretar e comparar situações que envolvam juros simples com as
que envolvem juros compostos, por meio de representações gráficas ou análise de
planilhas, destacando o crescimento linear ou ...
H 16
(EM13MAT308) Aplicar as relações
métricas, incluindo as leis do seno e do cosseno ou as noções de congruência e
semelhança, para resolver e elaborar problemas que envolvem triângulos, em
variados contextos
H 17
(EM13MAT507) Identificar e associar progressões aritméticas (PA) a funções
afins de domínios discretos, para análise de propriedades, dedução de algumas
fórmulas e resolução de problemas.
H 18 (EM13MAT508) Identificar e associar progressões geométricas (PG) a funções exponenciais de domínios discretos, para análise de propriedades, dedução de algumas fórmulas e resolução de problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário