Mentalidades Matemáticas

 

Mentalidades Matemáticas - - - Célula São Paulo - - - Parabéns Professora Ilza Soares! - - - Feliz Dias das Mães!

 






Muito Obrigado!


Assuntos: ERRO e Tabuada - - - Meu segundo encontro com Professores para discutirmos Matemática ...

 ... em Mentalidades Matemáticas. 

Excelente!










https://www.youtube.com/watch?v=3KOyR5V0Xl8 (Tábua de Multiplicação);

https://www.youtube.com/watch?v=zac9tUt9NP0 (Tábua de Multiplicação).

Como encontrar o mentalidades nas redes sociais?


Facebook: https://www.facebook.com/MentalidadesMatematicas


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Canguru de Matemática Brasil - - - Vamos conhecer!

  •  As provas de 2021, Gabaritos e Notas de Corte estão disponíveis em:

Fonte: https://cangurudematematicabrasil.com.br/para-escolas/provas-anteriores/59-provas-e-resolucoes-2021.html


Números Visuais - - - Muito Interessante!

Fonte: https://www.youcubed.org/pt-br/resources/numeros-visuais-ef-em/

Fonte: https://bhi61nm2cr3mkdgk1dtaov18-wpengine.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2020/04/N%C3%BAmeros-visuais-6%C2%BA-3EM.pdf


Proposta de atividade:

1 - Escrever o número acima de cada representação: "O que você vê?"

2 - Peça aos alunos que se observarem algum padrão, principalmente para mostrar. 

3 - Desenhe o número 36 e 37.

4 - Criar sua própria visualização para os números de 1 a 20.

...




Mentalidades Matemáticas - - - Faço parte de uma CÉLULA de Matemática/São Paulo - - - Muito interessante!

 Se quiser conhecer pode falar comigo que apresento você ao grupo.




Fonte: Mentalidades Matemáticas




Tema: Quadrados Mágicos 

Professor Lúcio Mauro Carnaúba


Primeira Vivência

Cateto maior -  Vamos identificar o maior e o menor número!

Cateto menor - Vamos identificar o maior e o menor número!

Hipotenusa - Vamos identificar o maior e o menor número!


Vamos colocar em ordem os números que estão no quadrado de ordem 3 x 3.

45; 46; 47; ... ; 53.

Agora vamos pensar na solução apontada por um aluno de Gauss para resolver a soma dos 100 primeiros números. 

Aplique o mesmo raciocínio para soma desses noves números, observem que a sequência de números é ímpar. 

Há uma regularidade com relação aos resultados nas somas. 

45 + 53 = 

46 + 52 = 

47 + 51 = 

...

Quantos somas iguais vocês obtiveram?

Quanto é a multiplicação desse resultado pelo número de somas?

Some o resultado com o termo central.

Num quadrado mágico de ordem 3 x 3 devemos dividir por 3 para achar a constante mágica.

Qual é a constante mágica?    










Arquivo disponível no OneDrive: 








Roteiro de Pesquisa:

  • Primeiro parágrafo - O que devemos ou entendemos por lado n?
  • Como vocês definem de forma bastante objetiva: O que é linha?; O que é coluna? e O que é diagonal?
  • Segundo parágrafo - O que significa para vocês 3.000 anos neste contexto?
  • O que vocês sabem sobre esses dois países: China e Índia?
  • Depois ampliam seu conhecimento pesquisando na Internet em sites seguros sobre esse assunto. 
  • Localizem na folha anexa fornecida pelo Professor a tartaruga Lo Shu, aproveitem para completar todos os Quadrados Mágicos. 
  • Existe uma fórmula o que podemos chamar de constante mágica, qual essa fórmula?
  • Podemos praticar nossos conhecimentos básicos em Matemática e substituir n por: 3; 4; 5; ...  
 

Quadrados Mágicos - Muito Interessante!

Fonte: https://www.obaricentrodamente.com/2009/04/o-problema-dos-quadrados-magicos.html







Explorando uma contagem importante e construindo os quadrados de Yakov Perelmán (1882-1942) com somas mágicas (uso do dominó de 28 peças).

Quadrados Mágicos 3 x 3 e 4 x 4 - - - Primeira Parte - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Basta clicar no LINK

 Fonte: https://www.canva.com/design/DAEewZ1ZlzY/MoQgclg1JCOQQmZOLbgSBQ/view?utm_content=DAEewZ1ZlzY&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=sharebutton 


Quadrados Mágicos - Basta clicar nos LINKS para saber mais!

https://sway.office.com/PMkA1s4qEy9VY1Zr?ref=Link&loc=play


https://matematicaef2.blogspot.com/2018/04/quadrados-magicos-dia-nacional-da.html



https://matematicaef2.blogspot.com/2015/06/quadrados-magicos.html 


https://matematicaef2.blogspot.com/2011/10/teorema-de-pitagoras.html


https://matematicaef2.blogspot.com/2015/05/quadrados-magicos.html



Função Linear - - - Vamos pensar sobre!

 



Vamos pensar nas seguintes questões!


Como as formas crescem?


Como devemos desenhar a próxima figura?


Você é capaz de prever como seria o centésimo caso?


E o enésimo caso? 


Dicas: contar os quadradinhos em cada uma dessas etapas ou mesmo observar o comportamento desses quadradinhos na formação das próximas figuras em cada uma das etapas. 


Observação: aguardo os comentários nesses BLOG. 


Fonte: Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador/Jo Boaler - Capítulo 5 - Atividades Matemáticas Produtivas. 


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - "Todos nós Professores somos o recurso mais importante de vocês estudantes."

"Os professores são o recurso mais importante dos estudantes. São eles que podem criar ambientes matemáticos estimulantes, passar aos estudantes as mensagens positivas de que eles precisam e fazer qualquer tarefa matemática despertar a curiosidade e o interesse dos alunos." 


Fonte: Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador/Jo Boaler - Capítulo 5 - Atividades Matemáticas Produtivas. 


Muito obrigado.




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