Apoio Presencial de Sala de Aula - - - Ciências da Natureza e Matemática

O que é o Ciclo de Apoio Presencial O Apoio Presencial em Sala de Aula (APSA) é uma metodologia de formação em serviço que possibilita ao professor e ao pedagogo refletirem sobre o processo de ensino a partir de questões propositivas, é uma prática construída a partir de combinados entre a equipe pedagógica e o corpo docente e, principalmente, é uma ação formativa que envolve três momentos: antes, durante e depois. 

Objetivos do Apoio Presencial em Sala de Aula I - Integrar a escola por meio da articulação e liderança do Diretor Escolar/ Diretor de Escola;

II - Aprimorar as práticas de sala de aula por meio de observações, devolutivas e construção de combinados; 

III - Aproximar a gestão escolar da prática pedagógica; 

IV - Avaliar resultados e pontos de melhoria na qualidade dos serviços prestados aos estudantes para tomada de decisões; 

V - Melhorar os indicadores de resultados relacionados à aprendizagem dos estudantes. 

Pressupostos pedagógicos do ciclo de Apoio Presencial 

I - O caráter formativo da avaliação da prática didática; 

II - A qualidade da mobilização curricular; 

III - A valorização das estratégias de aprendizagem ativa; 

IV - A importância do engajamento dos estudantes nos processos de ensino-aprendizagem.



Entre 17 e 21 


Entre 24 e 28


Entre 31/03/2025 e 04/04/2025 

Guilherme 

Sheila 

Tânia  


Entre 14/04/2025 e 17/04/2025

Apoio Presencial de Sala de Aula 


Professora Sheila  -  Sexto D  - 2ª AULA 

Professora Tânia - Sétimo D - 2ª AULA 






Professora BRENDA 



Professor GUILHERME



Professor JB




Professor LÚCIO




Professora SHEILA 




Professora TÂNIA




Professora VANESSA



O Professor Josisbel inicialmente organizou a sala de aula, solicitou que os alunos guardassem celulares e que abrissem o caderno do estudante na aula 11.  Apresentou aos alunos do 9º B o objeto de conhecimento, A representação de um número irracional na reta numérica, fez no canto direito do quadro branco um resumo/explicações da aula anterior, citando conceitos importante e exemplos que pudessem fazê-los lembrar. Na sequência convidou seus alunos a participarem de forma efetiva  da aula, sendo muito dinâmico e permitindo as intervenções pontuais dos seus alunos, houve várias participações durante a primeira aula. Houve uso do material do CMSP (PPT), com projeções de atividades em formato múltipla escolha para apreciação dos alunos e discussão/troca de conhecimentos. Aula tranquila e bem administrada. Dúvidas sanadas e com boas argumentações teóricas e práticas. Excelente gestão de sala de aula! Parabéns!


A Priori a Professora Tânia Regina Botaro Arantes da disciplina de Ciências organizou a sala de aula e na sequência relembrou com seus alunos o objeto de conhecimento trabalhado na aula anterior, definiu o objetivo da aula e a habilidade. A metodologia desenvolvida anteriormente, Mapa Mental, foi relembrada e foi tomada como ponto de partida para introdução da aula, apesar de algumas variáveis que exigem de nós professores, revisitar nosso contrato didático-pedagógico, os alunos foram bem participativos e fizeram intervenções pontuais e pertinentes ao contexto da aula. Parabéns a todos! Houve com certeza aprendizagem significativa, troca de conhecimentos e protagonismo juvenil. Muito Obrigado!    
Parabéns Professora Tânia! 

O Professor Guilherme T. B. Mazzini organizou a sala de aula para um Seminário sobre as seguintes temáticas: Métodos Contraceptivos e Drogas, o grupo que apresentou hoje era composto de 6 meninos que se preparam para uma apresentação sobre o tema, Drogas. Eles se dividiram de uma maneira que todos falaram em voz baixa sobre determinado tópico. Durante o Seminário a sala de aula estava organizada, silenciosa e contou com algumas intervenções pontuais de alguns alunos. O Professor Guilherme também fez algumas intervenções pontuais, questionando seus alunos sobre o que é uma substância lícita e ilícita. Assim, como fez explanações precisas sobre o assunto apresentado. Parabéns Professor Guilherme! Parabéns a todos!

A Professora Vanessa de Oliveira Curvelo durante a quinta aula desta presente data, desenvolveu o objeto de conhecimento, Números Inteiros, ela utilizou-se dos instrumentos de aprendizagem, livro do estudante, atividade impressa e quadro branco, para explanar e diversificar suas possibilidades de ensinar e aprender na troca de conhecimentos. Os alunos participaram, sendo muitas vezes, protagonistas ao apresentarem soluções possíveis para as atividades de aprofundamento. Na sequência apresentou a adição de Números Inteiros, e as ideias que estão na lógica matemática e na lógica de um contexto social real, ajudando neste sentido na disciplina de Educação Financeira. Parabéns a todos! 
Parabéns Professora Vanessa!

A Professora Tânia Regina Botaro Arantes a priori organizou a sala de aula de acordo com uma proposta de mapeamento discutido com os demais professores, na sequência escreveu no quadro branco, o Título/Objeto de Conhecimento, objetivo e habilidade de referência. Solicitou que todos os alunos, fizessem os registros no caderno e abrissem o Caderno do Estudante. Ela fez a leitura em voz alta dos registros, ela construiu no quadro esquemas explicativos e deu início a explicação dos conteúdos/assuntos. O eixo central da aula, foi a "Camada de Ozônio", tema desta aula, os alunos participaram com exemplos e a Professora implementou com interferências pontuais, sempre buscando não perder o foco e a diversidade de assuntos não pertinentes à aula, algumas vezes. Parabéns a todos! Parabéns a Professora Tânia!  

A Professora Brenda Cristina Ferreira organizou a aplicação de uma prova no AVA, Sala do Futuro Aluno, através da ferramenta mensagem (endereço eletrônico). O objetivo foi consolidar os objetos de conhecimento vistos no Primeiro Bimestre, ela reservou o carrinho 1 para este fim, a proposta foi formar duplas colaborativas a partir da decisão do grupo de alunos. De maneira geral, a atividade foi bem satisfatória, como sugestão talvez seja interessante aplicar em duas aulas e na sequência permitir que os alunos façam as Tarefas e o Matific. Com relação as dificuldades inerentes a Sala de Aula reconheço que não é fácil lidar com algumas variáveis e é preciso sempre reavaliar nossas estratégias. Parabéns Professora Brenda!    

A Professora Sheila A. de Almeida P. Teixeira deu início a aula de Educação Financeira orientando os alunos sobre a entrega do trabalho proposto anteriormente e que o mesmo deveria ser entregue ao final da aula. Fez uma retomada de alguns tópicos da aula anterior e na sequência abriu a aula do CMSP. Tema da aula: "O papel do governo na economia", aproveitou novamente para salientar a importância da Educação Financeira, os setores da economia: primário, secundário e terciário, dando bastante ênfase a esses conceitos, alguns alunos concederam alguns exemplos e relembrou palavras como: supérfluo, necessário e essencial no contexto da aula. A sala de aula é bastante difícil de um ponto de vista relativo aos assuntos paralelos que surgem a todo momento e sempre tiram o foco da aula expositiva e explicativa. Professora Sheila me permita algumas dicas, não solicitar que um aluno faça de forma obrigatório aquilo que foi solicitado, diria para não expor o aluno perante a sala de aula, eles sempre serão corporativistas, a aula é sua e é apenas uma observação. Uma outra dica, faria um mapa conceitual da aula, um resumo, o Oitavo Ano A é bastante complicado no sentido de desenvolver uma didática expositiva ou mesmo faria uma nuvem de palavras com o uso do dicionário. Agradeço a oportunidade e parabéns pela aula!   

O CGPAC e Professor de Matemática dos Sextos Anos A e B Lúcio Mauro Carnaúba, participou assistindo a segunda aula da Professora Sheila Apda de A. P. Teixeira no Sexto Ano D, conteúdo/objeto de conhecimento, Múltiplos e Divisores de uma número no contexto da Resolução de Problemas. Há alunos na sala de aula bastante colaborativos e participativos, porém há muitos alunos com dificuldades de aprendizagem e é preciso muitas vezes chamá-los à atenção para que não percam o foco da aula. A dica que dei a Professora é que deixe as atividades de aprofundamento como desafios matemáticos, principalmente as relacionadas a OBMEP, elas exigem uma sala muito atenta, silêncio e concentração. Tratam-se de questões de raciocínio lógico. Muito obrigado a todos! Parabéns pela aula!   

O CGPAC Lúcio Mauro Carnaúba, acompanhou a 2ª Aula de Ciências da Professora Tânia R. B. Arantes, 6º D, Conteúdos: Maquinas Simples e o conceito de Força, Habilidade: EF07CI01A - Discutir e Propor. A proposta da Professora Tânia é de trazer uma aula expositiva, qualitativa e interativa. Ela motiva seus alunos a ficarem atentos aos conceitos e a importância de concederem exemplos que possam ser colocados na discussão do grupo. Trata-se de uma excelente aula, com intervenções pontuais da Professora, as habilidades socioemocionais estão sempre inseridas no contexto da aula, principalmente, foco, respeito, confiança, empatia, ... Parabéns a todos! 

O CGPAC Lúcio Mauro Carnaúba acompanhou uma aula do Professor de Ciências Guilherme Thiago Brandt Mazzini no Sexto Ano D, o Tema da Aula foi, "O que eu aprendi" e o Resultado da Prova Paulista, foi muito interessante observar o cumprimento da proposta referente ao Contrato Pedagógico. O Professor Guilherme insistiu na importância do respeito e da empatia pelos colegas de sala de aula que não apresentaram bons resultados na avaliação institucional. Parabéns Professor pela valorização destas e outras habilidades socioemocionias! 

A Professora Sheila Aparecida de A. P. Teixeira preparou-se para desenvolver uma Metodologia de Resolução de Problemas, etapas: leitura atenta, identificação de dados, planejamento, escrita  da resposta e estudo de caso. A priori ela fez uma explanação excelente, com uma didática muito bem estruturada e fundamentada, conversou com a sala de aula sobre a proposta da aula e a grande maioria dos alunos ouviram e alguns fizeram suas  observações. A atividade impressa, foi distribuída e as comandas foram inicialmente explicadas, porém como alguns alunos são agitados e possuem dificuldades de aprendizagem significativas em relação as quatro operações, eles se dispersaram e o foco na atividade se perdeu um pouco. Orientei que a comanda seja mais simplificada, com apenas um item em cada atividade dada a características da Turma. Penso que isso ajudaria na questão da explicação e do ensino com dicas e aprendizagem sem erros. (14/05/2025)  

O Professor Guilherme T. B. Mazzini da disciplina de Ciências nos Oitavos Anos, está desenvolvendo em suas respectivas aulas, Pesquisa/Seminário com temáticas referentes aos objetos de conhecimento/conteúdos do Segundo Bimestre, a ideia é fazer uso da Metodologia Sala de Aula Invertida, para  isso dividiu seus alunos em grupos, organizados por uma dinâmica diferenciada onde eles não se uniram por afinidades. O Professor manteve-se a disposição e levou todo material necessário para aula, tecnológicos e de uso contínuo. Parabéns a todos!  (14/05/2025) 

O Professor de Josisbel Santos Leal das disciplinas de Matemática e Educação Financeira desenvolveu com seus alunos a Metodologia Ativa, uso da Plataforma TAREFAS para acompanhar as dificuldades dos alunos em relação aos conceitos solicitados e compreendidos. Na sequência aproveitou para trabalhar com os alunos a Plataforma MATIFIC. A aula acompanhada foi muito bem conduzida e  o Professor soube administrar bem o tempo de aula. Parabéns a todos! (21/05/2025)

A Professora Sheila de A.P. Teixeira das disciplinas de Matemática e Educação Financeira desenvolveu em sua primeira aula a Metodologia, Aula  Invertida onde os alunos foram protagonistas, ao apresentarem seus trabalhos sobre o Tema: Planejamento Financeiro a curto, médio e longo prazo. Tive a oportunidade de assistir a última apresentação, que foi excelente e demonstrou qualidade e conhecimento sobre a temática. Na segunda aula ela deu continuidade aos conteúdos, e apresentou o início da Aula 08, Consumo Consciente, como sugestão de didática, eu enquanto na função de CGPAC, orientei que é interessante propor aos alunos inicialmente construir uma nuvem de palavras, pode ser em  duplas, para darem sugestões sobre o Tema ao ser desenvolvido. Diferentemente  de solicitar que eles façam essas sugestões de palavras sem a fundamentação teórica, concedida antes. Parabéns pela aula!  (21/05/2025)

A Professora Vanessa de O. Curvelo iniciou a aula com a lembrança dos  alunos sobre a importância de entregar a atividade "SANKOFA", Dia da África, ERER, Sétimo Ano B, na sequência deu início aos conteúdos matemáticos/objetos de conhecimento, retomando alguns conceitos importantes. Ela solicitou aos alunos abrirem o Livro do Estudante,  página 226, eixo das abcissas e ordenadas, Plano Cartesiano, habilidade inicial: localização de pontos nos  eixos (x e y) no Plano Cartesiano, os  alunos participaram muito da proposta de aula expositiva e acompanharam as explanações pontuais da Professora. Aula flui muito tranquila, os alunos se envolveram e se empolgaram com a possibilidade de aprender a aprender de maneira significativa, é interessante observar a habilidade autoestima presente na face de nossos alunos. Parabéns pela aula excelente! Parabéns Alunos! (22/05/2025)

A Professora Sheila A. de A. P. Teixeira introduziu a partir da observação de Polígonos o conceito de ângulo, ângulo externo e ângulo interno. Na sequência a Professora propôs aos alunos investigar o conceito de diagonal de figuras poligonais conhecidas, quadriláteros. Em seguida conforme o Livro do Estudante, a Professora Sheila observou com os alunos os conceitos convexo e não convexo. O Professor Lúcio concedeu uma DICA com relação ao conceito de diagonal de um polígono qualquer a partir do seu conceito. A aula transcorreu normalmente, e como CGPAC de Ciências da Natureza e Matemática, posso contribuir com as seguintes observações: ângulo é um conceito complexo e bastante estático, iniciaria com ângulo pelo giro, movimentos do corpo. Eu também utilizaria as nomenclaturas convencionais, letras maiúsculas do nosso alfabeto, para definir vértice, uma barra sobre o segmento de reta para definir quem é aquele segmento, a convenção de ângulo de 90° e demais marcações de ângulos, já utilizando termos próprios dessas convenções. Lembrar que nem toda figura fechada é um polígono, quando há reentrâncias fura o conceito. Faria mais a correção verbal em certos momentos devido ao excesso de brincadeiras paralelas que podem vir a acontecer. Parabéns pela aula!  (26/05/2025)

A Professora Tânia R. B. Arantes iniciou a aula com uma conversa introdutória sobre o Tema, Sustentabilidade. Propondo aos alunos refletirem sobre o Tema e apresentarem suas opiniões e definições com relação a Temática que será amplamente desenvolvida durante as duas aulas. Na sequência os  alunos citaram alguns exemplos e a Professora Tânia, aproveitou para explanar de maneira qualitativa sobre o recurso, água e a sua importância para nossa sobrevivência. Um vídeo foi apresentado para fomentar a aula e outra s observações sobre feitas pela Professora. Os tipos de Sustentabilidade foram colocados em discussão e a Professora Tânia destacou a importância do tripé: ambiental, econômico e social na Temática, Sustentabilidade. A Professora Tânia destacou no quadro as habilidades: EF07CI06 - Discutir/Avaliar - Mudanças econômicas, sociais e ambientais e a habilidade EF07Ci17 - Reconhecer/Explicar - Uso consciente. Para dar continuidade a segunda parte da aula, propôs a Leitura Compartilhada, um Resumo das principais ideias do Texto no Livro do Estudante - Aula 07 - Páginas 97 a 100. Parabéns pela excelente aula!  (27/05/2025) 

O Professor Guilherme T. B. Mazzini fez uma revisão dos conteúdos trabalhados durante os Seminários, onde os alunos tiveram a oportunidade de apresentarem suas pesquisas sobre um determinado Tema, uma metodologia de Sala de Aula Invertida. Nesta proposta o Professor Guilherme desenvolveu uma revisão com DICAS em relação a cada assunto proposto. A aula foi bem tranquila, com uso da tecnologia combinada com aula expositiva/explicativa. Parabéns Professor Guilherme! (28/05/2025)

Os Professores Lúcio Mauro Carnaúba e Sheila A. de Almeida P. Teixeira realizaram uma aula expositiva/explicativa sobre a Temática, Ângulos com uso do transferidor de grau (180°), construção de polígonos circunscritos na circunferência, conceito de diagonal e ângulos internos em polígonos regulares. A aula fluiu com tranquilidade e a grande maioria dos ângulos conseguiram compreender a proposta de aula. Parabéns a todos!  (02/06/2025) 

O CGPAC Lúcio Mauro Carnaúba assistiu a convite da Professora Tânia R. B. Antunes uma aula de Ciências no Nono Ano D, Metodologia, Sala de Aula Invertida. A aluna Elizabeth A. Aguiar apresentou aos seus colegas uma parte consistente e envolvente do Objeto de Conhecimento, Hereditariedade. Foi uma apresentação por excelência, demonstrando domínio de conteúdo, segurança e respeito. No desfecho da apresentação foi sintetizado um QUIZ para fixação dos conteúdos. Na sequência houve uma segunda apresentação, mais sucinta e objetiva, porém qualitativa e bem administrada. Parabéns a todos! (04/06/2025) 

A Professora Sheila Aparecida de Almeida Pinheiro Teixeira das disciplinadas de Matemática e Educação Financeira desenvolveu a Aula 12 com os alunos do Sétimo Ano D, Tema: "O impacto do consumo" Parte -1. A Professora relembrou aos alunos que a Prova Paulista trouxe essas questões do consumo consciente e deu ênfase  ao consumo consciente de água conforme proposta da Aula 12 do CMSP. Houve algumas intervenções pontuais de alguns  alunos que trouxeram suas perspectivas sobre o Tema. Parabéns a todos! (11/06/2025) 

A Professora Tânia R. B. Arantes deu início a aula enfatizando o foco das aulas 11 e 12, conversando com os alunos sobre esses seres vivos, chamados  de bactérias e vírus, que possuem grande importância para os seres humanas, destacando a utilização de bactérias na indústria alimentícia. A Professora descreveu o Título da aula, o Objetivo e a Habilidade a ser desenvolvida. Foi uma aula expositiva, explicativa, planejada e que buscou sempre observar o conhecimento prévio dos alunos. Parabéns pela excelente aula! (23/06/2025)

Um comentário: