quarta-feira, 25 de março de 2015

Visita a Unidade Escolar: "Antônio Paiva de Sampaio, Coronel"

Diretoria de Ensino Região Osasco 

Acompanhamento da AAP 2015 - Primeiro Semestre 

Data: 24/03/2015


Visita de acompanhamento e apoio a aprendizagem dos alunos nos 9º anos do Ensino Fundamental (anos finais). Foi possível neste dia (período da tarde) visitar duas salas: B e C. 

A intencionalidade e o planejamento para este dia foi trabalhar com todos os alunos as habilidades: comparar e ordenar números racionais de uso frequente na representação fracionária e na representação decimal, localizando-os na reta numérica e identificar frações equivalentes pela observação de representação gráfica e de regularidades na escrita. 

O professor Marcos Roberto, a vice-diretora Lúcia e a coordenadora Renata estavam cientes da proposta e deram suporte e apoio pedagógico para que houvesse essas oficinas.  




      


No 9° ano C foi proposto a construção de um Mosaico Hexagonal utilizando: nove triângulos equiláteros, três losangos e três trapézios isósceles. 

O objetivo da atividade era discutir questões ligadas a geometria e a aritmética. Foram levantadas algumas questões iniciais: 

Quantos triângulos equiláteros podem ser sobrepostos no losango? 

Quantos triângulos equiláteros podem ser sobrepostos no trapézio isósceles? 

Quantos triângulos equiláteros podemos observar então neste hexágono regular? (triangulação)

Em relação ao todo (hexágono) a quanto corresponde um triângulo equilátero (representação fracionária)?  

Qual a soma do ângulo interno de um triângulo qualquer?

Se o ângulo interno de um triângulo é 180º (cento e oitenta graus), qual deve ser a soma dos ângulos internos de vinte e quatro triângulos equiláteros? 

24.180° = 4320º

Se um hexágono pode ser dividido em quatro triângulos, qual a soma dos ângulos internos deste hexágono? 

180º.4 = 720°

Qual deve ser o quociente da divisão 4320º por 6? 

720°

No 9° ano B foi realizado uma conversa inicial muito interessante e foi possível observar os vários conhecimentos prévios destes alunos. 

A atividade proposta foi a identificação da unidade padrão no interior de cada hexágono, observando a divisão em partes iguais e os polígonos (classificação). 


Foi solicitado ao professor Marcos a aplicação de outra atividade e o envio posterior dos resultados ao Núcleo Pedagógico. 



Outras possibilidades de atividades a serem trabalhadas: 








PCNP: Lúcio Mauro Carnaúba   

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