quinta-feira, 26 de março de 2015

Recuperação Contínua


O ensino de frações como parte de um todo é, normalmente, iniciada no 4º ano do Ensino Fundamental e no 6º ano deve ser retomada como forma de continuidade e aprofundamento (BRASIL, 1998). Para alguns alunos, ideias primordiais de frações vividas em casa. Para Vasconcelos e Belfort (2006, p.41),  

[...]  é muito comum ele ter de repartir ou o pão, ou o chocolate com o irmão ou irmãos, ou com um ou mais amigos. Cada um deles recebendo 1/2, 1/3, ou 1/4 do pão, do bolo ou do chocolate.

Mas ressalta que essa ideia deve ser aprimorada na escola, e que é ouvir a expressão "a metade maior", mostrando que o conceito de fração ainda não está bem construído. 

"Uma solução para dar significado à representação das frações como parte de um todo pode ser a estratégia de valorizar a unidade, sugerida por Giménez e Bairral (2005). Segundo Giménez e Bairral (2005, p.8), o denominador "[...] se refere à unidade porque o constrói, a recupera. [...] Por isso é importante apresentar situações nas quais devemos construir e reconstruir a unidade". 






Observação do PCNP: esse trabalho deve anteceder a identificação de fração parte todo, como observamos na maior parte dos livros didáticos. O aluno precisa entender que para reconstruir a unidade ele precisa repetir um certo número de vezes (as partes), de acordo com a sequência didática a ser desenvolvida.

Exemplo: partes correspondes a 1/2 devem se repetir duas vezes para construir a unidade. 

O aluno deve marcar, em cada ficha, a representação fracionária "1/2".      

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