quinta-feira, 19 de março de 2015

Pisa - Informações

Marcos referenciais

O Pisa é desenhado a partir de um modelo dinâmico de aprendizagem, no qual novos conhecimentos e habilidades devem ser continuamente adquiridos para uma adaptação bem sucedida em um mundo em constante transformação. Para serem aprendizes efetivos por toda a vida, os jovens precisam de uma base sólida em domínios-chave, e devem ser capazes de organizar e gerir seu aprendizado, o que requer consciência da própria capacidade de raciocínio e de estratégias e métodos de aprendizado.
A avaliação aborda múltiplos aspectos dos resultados educacionais, buscando verificar o que chamamos de letramento em Leitura, Matemática e Ciências.
O termo "letramento" pretende refletir a amplitude dos conhecimentos e competências que estão sendo avaliados. O Pisa procura ir além do conhecimento escolar, examinando a capacidade dos alunos de analisar, raciocinar e refletir ativamente sobre seus conhecimentos e experiências, enfocando competências que serão relevantes para suas vidas futuras, na solução de problemas do dia-a-dia.
Assim, o Pisa procura verificar a operacionalização de esquemas cognitivos em termos de:   
  • conteúdos ou estruturas do conhecimento que os alunos precisam adquirir em cada área;
  • competências para aplicação desses conhecimentos;
  • contextos em que conhecimentos e competências são aplicados. 
Para informações mais detalhadas, ver:
Fonte: http://portal.inep.gov.br/internacional-novo-pisa-marcos_referenciais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário