quarta-feira, 18 de março de 2015

Ler e compreender em todas as disciplinas



O desafio de ler e compreender em todas as disciplinas

Levar os alunos a entender tudo o que leem exige explorar diferentes gêneros e procedimentos de estudo. Para ser bem-sucedido na tarefa, é necessário o envolvimento dos professores de todas as disciplinas.


Propósitos, procedimentos, gêneros e sequências

Esta edição pretende mostrar como é possível ajudar a construir essa rota. Com foco na leitura para aprender - também chamada de leitura de estudo e trabalho, a que mais exige disciplina e organização -, ela está dividida nas oito disciplinas das séries finais do Ensino Fundamental: Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Matemática. Os exemplos estão ligados a tarefas do 6º ao 9º ano, fase da escolarização básica em que os textos ganham complexidade e passam a representar um desafio crescente. 

As reportagens estão separadas por disciplina e, dentro de cada uma, há uma divisão em cinco blocos: a concepção de leitura na área, os gêneros privilegiados (alguns, como imagens, esportes e obras de arte, não são escritos, mas também é preciso ensinar a lê-los), uma sequência didática, caminhos para desenvolver habilidades antes, durante e depois do contato com os textos e procedimentos de estudo - gêneros escritos que funcionam bem para a recuperação de ideias significativas ou para uma compreensão mais aprofundada. Dois deles - as anotações e os sublinhados e os resumos -, por serem úteis ao entendimento de quase todos os tipos de texto, aparecem nesta apresentação. Outros oito surgem nas disciplinas em que são mais usuais. É um erro partir do pressuposto de que a moçada já sabe sublinhar e fazer esquemas. É necessário ensinar isso tudo. 

Para completar, 20 casos reais de professores em escolas de todo o país mostram exemplos de bons trabalhos em relação à leitura - prova de que levar todos os alunos a compreender o que leem pode ser difícil, mas é possível. Mudar as estatísticas mostradas no primeiro parágrafo está ao alcance de todos os professores, de todas as disciplinas. 

BIBLIOGRAFIA
Ler e Escrever: Compromisso de Todas as Áreas, Neiva Otero Schaffer (org.), 232 págs., Ed. UFRGS,
tel. (51) 3308-5644 (edição esgotada)
Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário, Delia Lerner, 128 págs., Ed. Artmed,
tel. 0800-703-3444, 36 reais

INTERNET
Em portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/BibliPed/Anonimo?Publica_FundII.aspx, os Referenciais de Expectativas para o Desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental. 
Nos links abaixo, você encontra reportagens sobre a leitura em cada disciplina e planos de aula com sugestões de como ensinar cada procedimento de estudo.

ARTE
Gêneros privilegiados 
• Imagem 
• Texto verbal 
• Filme 
Procedimento de estudo 
• Comentário

CIÊNCIAS
Gêneros privilegiados 
• Texto instrucional 
• Texto jornalístico 
• Texto expositivo 
Procedimento de estudo 
• Relatório

EDUCAÇÃO FÍSICA 
Gêneros privilegiados 
• Linguagem corporal 
• Texto instrucional 
Procedimento de estudo 
• Esquema gráfico 

GEOGRAFIA 
Gêneros privilegiados 
• Texto jornalístico 
• Mapa 
• Texto literário 
Procedimento de estudo 
• Croqui cartográfico 

HISTÓRIA 
Gêneros privilegiados 
• Texto literário 
• Imagem 
• Texto jornalístico 
Procedimento de estudo 
• Relato 

LÍNGUA ESTRANGEIRA 
Gêneros privilegiados 
• Biografia 
• Texto jornalístico 
• Texto instrucional 
• Canção 
Procedimento de estudo 
• Esquema 

LÍNGUA PORTUGUESA 
Gêneros privilegiados 
• Poema 
• Crônica 
• Conto 
• Texto opinativo 
Procedimento de estudo 
• Roteiro 

MATEMÁTICA 
Gêneros privilegiados 
• Enunciado de problema 
• Tabela e gráfico 
Procedimento de estudo 
• Justificativa


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/desafio-ler-compreender-todas-disciplinas-525311.shtml?page=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário