segunda-feira, 23 de março de 2015

Maiores Informações no Site da OBMEP

Logo PICME

Inscrições para o PICME 2015 (entrada em agosto) - até 04 de abril


Requisitos - alunos com ingresso no Ensino Superior até o primeiro semestre de 2015, com pelo menos uma medalha na OBMEP e/ou OBM.

Para fazer sua inscrição Clique Aqui!
Tenha em mãos o número do seu CPF e e-mail para cadastro.

O que é PICME?


O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas através de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado).

O PICME é coordenado em nível nacional pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA e ofertado por Programas de Pós-Graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país.

A Iniciação Cientifica do PICME é um programa com duração de 2 anos, sendo que as bolsas têm vigência de 12 meses e são renovadas de acordo com as condições e o desempenho de cada aluno. Cada Programa de Pós-Graduação realiza seu PICME de maneira autônoma, definindo suas atividades e o desempenho acadêmico necessário para a manutenção e renovação da bolsa de cada aluno. Você poderá trabalhar diretamente sob orientação de um pesquisador indicado pelo programa e/ou cursar disciplinas. As atividades são presenciais.

Através da Iniciação Cientifica/PICME é possível também se preparar para o Mestrado em Matemática, que pode até mesmo ser realizado simultaneamente com a Graduação. Para se preparar especificamente é possível usufruir mais um ano da bolsa do CNPq. Ao ser aprovado para o nível de Mestrado de qualquer uma das universidades participantes, será garantida a concessão de uma bolsa pela CAPES. A bolsa Mestrado PICME/CAPES também está garantida para qualquer medalhista da OBMEP ou OBM que seja regularmente aceito no Mestrado de qualquer programa participante.

São 39 programas de pós-graduação participantes do PICME. Mais de 2.100 alunos já participaram deste programa desde 2009.

Em 2014 ingressaram 378 novos alunos na Iniciação Científica, totalizando 802 participantes no ano. Até o momento 103 alunos ingressaram no mestrado e destes 28 já concluíram. Em 2014 foram implantadas 34 novas bolsas de Mestrado e 4 novas bolsas de Doutorado.

Abaixo estão as distribuições das bolsas de Iniciação Científica e Mestrado entre 2009 e 2014.


Número Total de Participantes por Programa em Iniciação Científica entre 2009 e 2014


Participantes IC


Distribuição das Áreas dos Bolsistas de Iniciação Científica de 2009 a 2014


Area dos Bolsistas


Número Total de Participantes por Programa em Mestrado entre 2009 e 2014


Participantes Mestrado


Número Total de Participantes por Programa em Doutorado entre 2013 e 2014


Participantes Mestrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário