segunda-feira, 23 de março de 2015

Programa para alunos da Educação Básica das Escolas Públicas - Medalhistas da OBMEP

Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC)



O que é Iniciação Científica?


A Iniciação Científica (em Matemática) é um programa que visa transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros. O aluno participa de atividades orientadas por professores qualificados nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Com isso, pretende-se despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da Matemática.

O que é PIC?


O Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) realiza-se por meio de uma rede nacional de professores coordenadores distribuídos por todo o país, em escolas e universidades. Esses coordenadores orientam professores universitários e outros em programa especialmente desenhado para os alunos que receberam medalhas na OBMEP do ano anterior. Esses alunos têm encontros presenciais com esses professores e também têm acesso a um fórum virtual, elaborado pela OBMEP, no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas presenciais. O material didático é preparado especialmente para os alunos nos diferentes níveis de participação.

O que é a bolsa do CNPq para o PIC?


Trata-se de um incentivo financeiro mensal concedido pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico aos medalhistas que aderiram ao programa e acompanham todas as etapas do PIC.
Ser bolsista do CNPq é um diferencial e uma valorização especial do currículo de qualquer aluno. Espera-se de um bolsista uma grande dedicação ao programa e que sua participação seja uma experiência enriquecedora que irá marcá-lo por toda a vida.
Atenção! Só pode ter bolsa do CNPq o aluno que durante a vigência do PIC estiver regularmente matriculado em escola pública da educação básica.
No regulamento estão descritos os requisitos para o recebimento da bolsa.

Qual o objetivo do PIC?


Os objetivos principais do PIC são:
  • despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela ciência em geral;
  • motivar os alunos na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas;
  • aprofundar o conhecimento matemático dos alunos, por meio de resolução e redação de soluções de problemas, leitura e interpretação de textos matemáticos e estudo de temas de modo mais aprofundado e com maior rigor matemático;
  • desenvolver nos alunos algumas habilidades tais como: sistematização, generalização, analogia e capacidade de aprender por conta própria ou em colaboração com os demais colegas;
  • incentivar o aprimoramento matemático dos professores, em especial dos professores dos alunos bolsistas;
  • estimular uma articulação entre as escolas e as universidades.

Como funciona o PIC?


O PIC consta das seguintes atividades:
  • Encontros presenciais e virtuais;
  • Discussões virtuais no fórum da OBMEP - denominado Hotel de Hilbert;
  • Tarefas para serem executadas em casa e no Fórum Hotel de Hilbert;
  • Outras atividades virtuais.
Os encontros presenciais são dirigidos por Professores orientadores. Nesses encontros os alunos recebem o material de estudo, orientação e o cronograma sobre os temas a serem abordados. Esse material é discutido no fórum, entre os alunos, sob orientação dos Moderadores do Fórum.

Como é composta a equipe do PIC?


A equipe responsável pelo PIC é composta por:
  • Professores orientadores e monitores - atuam nos polos, apoiando e orientando os alunos sobre seu desenvolvimento e a participação no programa (nos encontros presencias e no fórum).
  • Moderadores de fórum - acompanham e estimulam as discussões entre os alunos, dispondo várias listas de exercícios no fórum.
  • Coordenadores de fórum - articulam os moderadores de fórum em relação à qualidade das intervenções realizadas nas discussões e acompanham a frequência e o cumprimento das regras estabelecidas pela Coordenação Acadêmica para o fórum.
  • Coordenadores Regionais de Iniciação Científica - responsáveis por uma região, orientam e acompanham todas as atividades realizadas nos polos de sua região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário