quinta-feira, 26 de março de 2015

Contribuições do Professor Vanderley

Com o apoio do currículo, estudantes podem conhecer a matemática além das contas


Veja as lições que são possíveis tirar da disciplina, que é muito mais que números e problemas.
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A Matemática é considerada disciplina básica em qualquer época e cultura. Sem ela, a formação pessoal não se completa, uma vez que todos utilizam números, medidas, operações e formas no dia a dia.

Não existem dúvidas do quanto o ser humano é observador e uma das primeiras maneiras de aprendizado é com a exploração do cotidiano ao nosso redor. Antes de qualquer noção escolar em relação a números e formas, a matemática se mostra presente logo nos primeiros anos de vida por meio das brincadeiras como, por exemplo, bloquinhos de encaixe com formas geométricas.

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Com o passar do tempo, a relação com o estudo se desenvolve e passamos, então, a desenvolver outras capacidades relacionadas à disciplina, com a interpretação de situações cotidianas como fazer compras, visualizar datas em calendários, cozinhar e, até mesmo, medir a temperatura do corpo quando estamos doentes. A partir daí, o cérebro começa a criar soluções para esses “problemas” da realidade e desenvolve a criatividade e a crítica, além de estimular a pesquisa.

“Tudo isso só é possível porque a matemática, apesar de seu caráter abstrato, conceitos e resultados, têm origem no mundo real e encontra muitas aplicações em outras ciências e em inúmeros aspectos práticos da vida diária”, explica Vanderley Aparecido Cornatione do Centro de Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

A Educação orienta o trabalho realizado nas cinco mil escolas estaduais com um currículo para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio que fornece uma base comum de conhecimentos e competências e permite que os professores criem um ensino articulado, pautado pelos mesmos objetivos.

Currículo de Matemática Oficial do Estado de São Paulo reforça em todos os assuntos estudados a meta maior de propiciar um tratamento adequado das informações, considerando o que é relevante para a construção do conhecimento.

“Através de suas Competências Norteadoras, a disciplina contribuirá para desenvolver no aluno o senso crítico e autonomia, tornando-o um cidadão preparado para prosseguir com os estudos em nível superior e também para o mundo do trabalho, cultura, ciência e tecnologia. A soma desses fatores resulta no preparo para enfrentar os problemas da vida”, reforça Vanderley.

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