sexta-feira, 27 de março de 2015

OBMEP/2015 - Contribuições do Professor Vanderley


Olimpíada de matemática incentiva estudantes de escolas públicas

(Reportagem do Jornal Hoje - Edição do dia 27/03/2015)


Confira a reportagem / vídeo publicado no Jornal Hoje


http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/03/olimpiada-de-matematica-incentiva-estudantes-de-escolas-publicas.html



Olimpíada de matemática incentiva estudantes de escolas públicas


Além de medalhas, ganhadores levam dinheiro e bolsa de estudos.

Veja como fazer a inscrição para participar da Obmep 2015.

 

A Olimpíada de Matemática (Obmep 2015) está mudando a vida de muitos estudantes de escolas públicas. Quem se entende com os números garante que a matemática não tem nada a ver com o bicho-papão que tira o sono da meninada em véspera de prova.
Superar limites, vencer desafios, alcançar conquistas. Tudo isso pode soar como música para adolescentes, mas e se o objetivo for o aprendizado da matemática...
“Nós não teríamos a sociedade que temos hoje se não fosse a matemática. É preciso perder esse medo. Porque a matemática é fundamental. As pessoas precisam de matemática. Até para a vida cotidiana”, fala  Ana Catarina Hellmeister, do Programa de Iniciação Científica da Olimpíada.

Saiba como se inscrever para Olimpíada de Matemática (Obmep 2015)

http://www.obmep.org.br/

Como qualquer outro preconceito o que existe contra a matemática só traz atraso e dificuldades para as pessoas e para o país. A matemática é uma das principais bases do conhecimento humano. Saber um pouco é fundamental para qualquer um agora saber um pouco mais significa avançar muito nos estudos e na vida. 

Galileu dizia que a matemática é o alfabeto que Deus usou para escrever o Universo, um jeito inspirado de falar que ela está em praticamente tudo: nas formas, nas estruturas. É ferramenta para outras ciências, outras áreas como a música com suas escalas e tempos, a astronomia, a física.  A matemática leva longe.

João Lucas Lopes Gambarra estudava na escola pública em Quixába, no interior de Pernambuco e ficou famoso na cidade porque ganhou sete medalhas na Obmep, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que começou em 2005.

“Naquela edição acabei pegando medalha de prata e com isso peguei o gosto e resolvi estudar mais para ela. Participei da olimpíada sete vezes”, conta o estudante João Lucas.
A aluna Marta Oliveira é alagoana, de Coité do Noia, e a vida mudou com a medalha de prata que ganhou na olimpíada. Com ela, garantiu a participação no PIC - Programa de Iniciação Científica que reforça o aprendizado da matemática para todos os premiados.

“Os melhores participantes ganham uma viagem, então isso instiga muito que você estude mais matemática”, conta a aluna Marta Oliveira.

O engenheiro eletricista Gerson Tavares achou que vencer uma olimpíada de matemática era pouco aí venceu duas, três, quatro. Para ele nem o céu é limite. Com tanto conhecimento já participou até do programa espacial brasileiro. Mas ele faz questão de lembrar que tudo começou com a primeira inscrição para uma olimpíada.

Gerson hoje é engenheiro eletricista, o João estuda engenharia mecânica e a Marta está na faculdade de matemática. "Participar da olimpíada mudou a minha vida desde então", fala.

As inscrições para as Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas estão quase terminando e elas podem fazer diferença na vida de muitos outros estudantes também. Quem levar uma das 6.500 medalhas ganha também bolsa de estudo, material didático e bolsas - em dinheiro para poder acompanhar o curso, orientação para os estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário