terça-feira, 7 de junho de 2016

Compreender as frações por inteiro - Contribuições do FACEBOOK

Quatro desafios exploram os conceitos expressos por essa representação numérica


O disco e a relação parte-todo 

Com o objetivo de fazer com que os alunos compreendessem o conceito de equivalência e percebessem que o procedimento utilizado para somar números naturais não se aplica às frações, a professora Danise propôs que utilizassem discos de fração. Trata-se de vários círculos divididos em pedaços iguais, que podem ser explorados pelos estudantes para entender a ideia de parte e todo. 

A turma foi colocada em grupos e a educadora distribuiu os discos e uma folha sulfite com uma série de atividades. A ideia foi começar trabalhando implicitamente a equivalência, apresentando perguntas como: "É possível cobrir totalmente 1/2 círculo com peças de 1/4, sem faltar ou sobrar? Quantas são necessárias? Por quê?". Além de detectar a equivalência por sobreposição de peças, os estudantes foram levados a colocar suas hipóteses em xeque. "Os discos ajudaram a sala a conferir se as respostas estavam corretas", explica. 

Maria José sugere também apresentar questões em que a turma não consiga chegar ao resultado usando apenas um disco. Outra possibilidade é não se ater apenas a figuras divididas em partes iguais. É possível tornar o desafio mais complexo fornecendo à turma discos repartidos de formas diferentes (como na segunda resolução da atividade 2, abaixo), indicando que há diversas estratégias para solucionar a questão.

2. Relação parte-todo

Desafio: Quanto cada criança receberá de pizza se distribuirmos igualmente cinco pizzas entre quatro crianças? 

Comentário: A turma deve entender que há diferentes estratégias para resolver a questão. Uma solução é dividir cada pizza em quatro partes e chegar à seguinte sentença:

Compreender as frações por inteiro. Patrick Cassimiro
Outra é entregar uma pizza inteira para cada criança e dividir apenas uma. Nesse caso, a classe vai chegar a esta opção:

Nenhum comentário:

Postar um comentário