segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Atenção Professores com Magistério, Pedagogia e que tenham ...

atuado por pelo menos três anos no Anos Iniciais!


Caso tenham interesse em aplicar a ANA/2016, entrem em contato por telefone ou e-mail: 2284-8139 ou lciomauro.carnaba@gmail.com. Contato: Lúcio Mauro Carnaúba. 


ANA

A avaliação está direcionada para as unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização, e insere-se no contexto de atenção voltada à alfabetização.
A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA produzirá indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver esses saberes.
Assim, a estrutura dessa avaliação envolve o uso de instrumentos variados, cujos objetivos são: aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental e as condições de oferta das instituições às quais estão vinculadas.

Objetivos:

 

i) Avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do ensino fundamental;

ii) Produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino;

iii) Concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.

Participação:

A ANA é censitária, portanto, será aplicada a todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. No caso de escolas multisseriadas, será aplicada a uma amostra.

Características:
 

A avaliação utilizará os seguintes instrumentos: questionários contextuais e teste de desempenho. Será aplicada anualmente. 
 

Aplicação
 

A aplicação e a correção serão feitas pelo INEP. Considera-se apropriado que o professor regente de classe esteja presente à aplicação. 

Edição 2016

De 14 a 25 de novembro 2016, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará a terceira edição da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).

Participarão da ANA 2016 todas as escolas públicas urbanas e rurais que, até o dia 31 de agosto de 2016, registrarem noSistema Educacenso pelo menos 10 estudantes matriculados em turmas regulares do 3º ano do Ensino Fundamental. As escolas que não preencherem os dados dentro desse prazo não participarão da aplicação. Não serão avaliadas as turmas Multisseriadas e as turmas de Correção de Fluxo.

Os estudantes com deficiência, transtornos globais ou específicos do desenvolvimento, síndromes ou outras necessidades especiais poderão participar da ANA 2016, desde que estejam devidamente registrados no Sistema Educacenso até 31 de agosto de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário