domingo, 16 de outubro de 2016

SARESP/AAP - Análise/Reflexão - Coordenação

Questões com baixo percentual de acerto (É um diagnóstico que indica quais habilidades os alunos ainda não dominam e que precisam ser priorizadas, retomadas, completadas ou aprofundadas.) 

Grade de correção (O que possivelmente o aluno pensou, como ele raciocinou para escolher determinada alternativa.)

Registro do aluno (Procedimento e estratégias utilizadas pelo aluno para resolver a questão.)

Estas análises/reflexões sobre o SARESP e/ou AAP visam:

  • Apoiar as ações de acompanhamento de desenvolvimento das propostas pedagógicas e do currículo nas unidades escolares. 
  • Diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata; 
  • Subsidiar as atividades de planejamento e replanejamento escolar no decorrer do ano letivo; 
  • Subsidiar as escolas e docentes, com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação de aprendizagem.  

Exemplo de uma questão da terceira série do Ensino Médio do Simulado SARESP (Plataforma Google)


Média, Mediana e Moda


Habilidade Avaliada – H37 – Calcular e interpretar medidas de tendência central de uma distribuição de dados (média, mediana e moda) e de dispersão (desvio padrão). (GIII)

Quatro casais com um total de 11 filhos alugaram uma casa de praia para as férias de verão.
As idades dos filhos são:

10, 11, 17, 15, 14, 13, 12, 12, 12, 14, 15

Assinale a alternativa que mostra, nesta ordem, os valores da média, da moda e da mediana desta distribuição.

Média
Moda
Mediana
Alternativas
12,53
13
13
(A)
14
13
14
(B)
11,92
12
12,52
(C)
13,18
12
13
(D)
15
17
14
(E)



Fonte: Relatório Pedagógico, páginas 155 e 156.

Observação: a questão acima pode ser pesquisada neste BLOG.


Refletir sobre quais temas e/ou conteúdos o aluno deve mobilizar habilidades para tratar as informações apresentadas na questão e resolvê-la. 

Média, moda e mediana 

A média de um conjunto de dados numéricos obtém-se somando os valores de todos os dados e dividindo a soma pelo número de dados. 

Média = 13,18. 

Moda 

É o valor mais frequente de um conjunto de dados. 

Moda = 12

Mediana 

Depois de ordenados os valores por ordem crescente ou decrescente, a mediana é:

  • o valor que ocupa a posição central, se a quantidade desses valores for ímpar; 
  • a média dos dois valores centrais, se a quantidade desses valores for par.  

  Mediana = 13. 


Resposta: Alternativa D 


A Matemática dentro de um contexto significativo favorece o desenvolvimento de habilidades e competências para a vida: 

GI -Observar

  • Ler, registrar e interpretar informações e/ou dados em: textos, imagens, tabelas, gráficos, quadros etc. 

GII - Realizar

  • Realizar procedimentos, estabelecer relações, tomar decisões. 

GIII - Compreender


  • Analisar fatos, argumentar, estabelecer estratégias, aplicar relações já conhecidas em situações novas para Resolver Problemas. 
Contribuirá para desenvolver no aluno o senso crítico, a autonomia, tornando-o um cidadão preparado para prosseguir estudos em nível superior; preparado para o mundo do trabalho, cultura, ciência e tecnologia; preparado para enfrentar os problemas da vida. 

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