sexta-feira, 4 de março de 2011

Ângulo Interno

Polígonos
Número de Lados
Número de Triângulos
Soma dos Ângulos Internos
Triângulo
3
1
1.180º = 180º
Quadrilátero
4
2
2.180º = 360º
Pentágono
5
3
3.180º = 540º
Hexágono
6
4
4.180º = 720º
...
...
...
...
Polígono de n Lados
n
n - 2
(n – 2).180º

Ao Professor:

·        Determinar a fórmula que permite encontrar a SOMA DOS ÃNGULOS INTERNOS DE UM POLÍGONO CONVEXO qualquer.
·        Propor aos alunos que representem polígonos de três, quatro, cinco e seis lados.
·        Peça que eles marquem os Vértices com letras maiúsculas do nosso alfabeto em cada Polígono.
·        Explique o conceito de Diagonal de um Polígono, segmento de reta que une dois pontos não consecutivos.
·        Peça que eles observem Polígono a Polígono quantas diagonais é possível traçar, sempre partindo de um mesmo Vértice.
·        O que observar Polígono a Polígono interferindo sempre que possível para que os alunos acompanhem e desenvolvam o seu raciocínio:
·        a) Os Triângulos internos aumentam sempre de um em um?
·        b) Se chamamos n de números de lados, o número de Triângulos é quantas vezes menos esse n?
·        c) Se existe uma definição matemática, conhecida por Teorema do Ângulo Interno de um Triângulo que diz : “A soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180º ”. Devemos explicar para nossos alunos através da história da matemática ou mesmo através de uma construção Euclidiana, somente com régua e compasso como fazê-lo.  
·         Deixar claro aos alunos que existe uma condição de existência para que três segmentos determinem um triângulo.


Obs: Caderno do Aluno – Volume 2 – 2009 – 7º. Série - Página 44 e 45.

Lúcio Mauro Carnaúba – PCOP de Matemática do E.F. II

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