segunda-feira, 28 de março de 2011

Material Dourado

Tema: “Material Dourado e Soroban adaptado para alunos da Educação Especial e das Salas Convencionais”
Séries: 1º a 4º. série
Materiais Utilizados: Material Dourado de Madeira ou confeccionado em  papel reciclado e Soroban adapatado para cegos.
Conteúdos Trabalhados: Sistema de Numeração Posicional e as Quatro Operações.




O Algoritmo da Adição

O algoritmo convencional da adição


Atividades:


  • Representar no Soroban e Material Dourado o número 123 utilizando o material base 10.
  • Colocar o número 19 nos mesmos instrumentos.
  • Como somar esse números?  
  • Deixe que discutam e concluam sobre a necessidade de trocar 12 unidades por 1 dezena e 2 unidades.



Ao Professor:

  • Trabalhar com a decomposição de números para que os nossos alunos compreendam o nosso sistema de numeração, explicitando: 123 = 100 + 20 + 3, são 1 centena, 2 dezenas e 3 unidades, ou mesmo são 123 unidades;
  • No SOROBAN é essencial trabalhar com os alunos as unidades para que eles compreendam a operacionalização dentro da posição que o número ocupar;
  • Conhecer a escrita na base 10 é essencial, 1 x 102  + 2 x 101 + 3 x 100  = 100 + 20 + 3 =  123;
  • Saber que todo número elevado a 1 é igual a base;
  • Saber que todo número elevado a 0 é igual a um;
  • Representar em um quadro o algoritmo da soma.


Centena  (C)
Dezena (D)
Unidade (U)
1
2
3
+
1
9




Ao Professor:


  • As unidades são: 3 + 9 = 12, neste caso o professor deve deixar claro aos alunos que devem ser trocados 10 cubinhos por 1 barra que equivale as mesmas 10 unidades;
  • Na casa das dezenas teremos então 3 barras mais 1 barra que foi obtida pela troca de 10 cubinhos;
  • Na centena temos apenas uma placa com 100 partes iguais;
  • É importante este registro por parte do aluno e do professor após a correção ou explicações no quadro negro.



A multiplicação como Adição de Parcelas iguais



  
Para realizar a técnica operatória da Multiplicação usaremos o recurso ao SOROBAN adaptado para cegos e o Material Dourado onde os números serão decompostos em suas diversas ordens de unidades, dezenas, etc.     

Centena
Dezena
Unidade

1
3

X
3

  


Ao Professor:


  • 3 x 3, corresponde a 3 conjuntos com 3 cubinhos cada, portanto são 9 unidades;
  • 3 x 1, corresponde a 3 conjuntos com 1 barra (dezena) que representa 10 unidades, portanto 3 dezenas;




“Fazendo Trocas para Subtrair”


Objetivo:

Efetuar, pela técnica do recurso à unidade de ordem superior, a subtração de dois números quaisquer, menores que mil.

1º. ) Ação: Colocar no SOROBAN a representação do número 325 e com o Material Dourado e fazer o registro.


Centena
Dezena
Unidade
3
2
5




   2º.) Ação: Trocar uma ficha média (dezena) por 10 fichas pequenas (unidades).


Ao Professor:

·         Trocar 1 barra (dezena) por 10 cubinhos (unidades), logo teremos 15 unidades;
·         Logo restará 1 barra (dezena);

3º.) Ação: Trocar uma ficha grande (centena) por 10 fichas médias (dezenas).

  • Troca 1 placa (centena) por 10 barras (dezena), logo teremos 11 barras;
  • Restam 2 placas (centena);

4º.) Ação: Retirar do SOROBAN adaptado para cegos e do Material Dourado que correspondem ao número 157 e verificar:

  • Devolver 7 cubinhos, restam então 8 cubinhos na casa da unidade;
  • Devolver 5 barras, restam 6 barras na casa da dezena; 
  • Devolver 1 placa, resta 1 placa na casa da centena.    


 

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