Encontre aqui

Carregando...

sexta-feira, 25 de março de 2011

Sistema de Numeração Decimal

Esta atividade pode colaborar no diagnóstico e na aprendizagem dos alunos com difuldades na compreensão do nosso sistema de Numeração Decimal.


Regularidades do sistema de numeração decimal


Quantidade de algarismos dos números.
Regularidades do sistema de numeração decimal.
Numeração escrita e numeração falada.
Série numérica.    



1º. Parte
Atividades com números de dois algarismos.
1.      Observe os números abaixo:
a)      QUARENTA E UM: __41__ b) SESSENTA E TRÊS __63__ c) CINQUENTA E OITO __58____
Quantos algarismos cada número tem? __________________

2.      Escreva outros números que você conhece com dois algarismos:






















     




3.      Pinte todos os números de dois algarismos do quadro numérico abaixo:

1
2
3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26
27
28
29

30
31
32
33
34
35
36
37
38
39

40
41
42
43
44
45
46
47
48
49

50
51
52
53
54
55
56
57
58
59

60
61
62
63
64
65
66
67
68
69

70
71
72
73
74
75
76
77
78
79

80
81
82
83
84
85
86
87
88
89

90
91
92
93
94
95
96
97
98
99

100
101
102
103
104
105
106
107
108
109

110
111
112
113
114
115
116
117
118
119


Qual é o menor número de dois algarismos?    ____________________
Qual é o maior número de dois algarismos? _______________________
Há quantos números de dois algarismos começados por: ____________________
 (completar o quadro abaixo)
1
2
3
4
5
6
7
8
9













2º. Parte
Prepare um quadro numérico que vá de 1 a 60, mas com alguns números colocados fora de ordem. Peça para que os alunos descubram quais são eles e pinte-os. 


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

11


14
15







22



23





31


36




89








42





32







60


Organize uma discussão coletiva baseada nas seguintes perguntas:
a)      Qual é o menor número?
b)      Pinte no quadro (de vermelho) o dia de hoje.
c)       Quais números estão entre 20 e o 30?   
d)      Qual o número vem depois do 45?      
e)      Qual número vem antes de 29?

Objetivos:
Dispor de um instrumento que permita aos estudantes ler e escrever números que ainda não aprenderam a escrever de memória;    
Construir uma imagem mental da série numérica, de sua organização e de suas regularidades, para considerar que essa sequência de números se prolonga;   
Estabelecer relações de maior e menor entre os números, conforme o “vem antes” ou “vem depois” na série numérica.    
 

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário