quarta-feira, 15 de março de 2017

Plano de Curso

O Plano de Curso é um instrumento de trabalho que possui o objetivo de referenciar os conteúdos, as metodologias, os procedimentos e as técnicas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem concernentes às unidades escolares. Sejam estas de ensino fundamental e médio, instituições de ensino superior e cursos técnicos de qualquer nível. 

A confecção do plano deve ocorrer na presença do grupo pedagógico da unidade escolar, atendendo à característica interdisciplinar e contextualizada estabelecida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs). A construção desse material gera entre os profissionais uma nova postura, ocasionando debates voltados para a satisfação em promover ações norteadoras, visando a um melhor nível de ensino dos conteúdos programáticos. 


Constituído, o plano de curso orienta o profissional no decorrer das atividades escolares, sequenciando os conteúdos primordiais, os eventos escolares, os materiais a serem utilizados, os procedimentos avaliativos, entre outros. Devido à evidência do processo organizacional desse instrumento, as instituições educacionais vêm exigindo de seus colaboradores, a elaboração do mesmo. 

O plano de curso precisa conter no mínimo as seguintes orientações: 

 Integração sequencial dos conteúdos didáticos. 

 Detalhamento da proposta pedagógica. 

 Listagem dos materiais a serem utilizados. 

 As formas de avaliação individual e coletiva. 

 Objetivos gerais. 

 Objetivos específicos. 

 Conclusão. 

Devemos salientar que o plano de curso é um instrumento flexível, pois no decorrer do ano letivo, de acordo com o surgimento de novas situações metodológicas, estas poderão ser inseridas e registradas. Algumas unidades escolares adotam dois tipos de trabalho, um ligado à coletividade de todos os professores e outro individual, o qual fornece as particularidades de cada disciplina. 



Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário