quarta-feira, 22 de março de 2017

Alunos da rede desenvolvem projetos que auxiliam na economia de água

Jovens cientistas elaboraram projetos inovadores para o uso consciente do recurso hídrico

Em 22 de março se comemora o Dia Mundial da Água. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com a finalidade de promover debates e encontrar soluções para o uso consciente da água. Antenados e atentos à importância do tema, alunos das escolas estaduais de São Paulo encontraram no meio ambiente uma oportunidade para criar e desenvolver projetos científicos.

As soluções encontradas vão desde um sistema de irrigação com garrafas PET, um coletor da água de chuva de baixo custo e até o uso da matemática em dispositivos de controle de vazão e economia de água nas unidades de ensino.
No total, a Educação registrou nove projetos com a bandeira da reutilização e otimização de recursos hídricos, que já passaram pelo crivo de pesquisadores especializados na organização de feiras científicas.
Um dos exemplos é o projeto da equipe da E. E. Professor Carlos de Arnaldo Silva, em Jales, que representou o Estado de São Paulo na Genius Olympiad, em Nova York, uma competição internacional que envolve trabalhos relacionados a questões ambientais, desenvolvido por alunos do ensino médio.
A autoria é dos jovens Jhonatan Ferreira, Raphael Casagrande, Wigor Ribeiro, de 16 a 17 anos. Eles criaram um modelo que prevê a aplicação de uma nova técnica de filtragem capaz de eliminar a sujeira e o odor da água, viabilizando a reutilização em banheiros e na limpeza das áreas externas das escolas.
Assim como o sistema idealizado pelos cientistas mirins da rede estadual, o projeto dos alunos da E. E. Joaquim Marques da Silva Sobrinho, de Caieiras, também merece destaque pela economia de água na irrigação da horta da escola. Os jovens desenvolveram um sistema de irrigação utilizando garrafas PET recicladas furadas com agulha ao invés de mangueira, economizando água, reciclando e regando a horta com precisão.
Já em São José dos Campos, os estudantes da E. E. Ilza Irma Moeller Cóppio criaram um Sistema de Captação e Reaproveitamento de Águas Pluviais. Utilizando grades para evitar que lixo entupa bueiros e uma canaleta para a interceptação dessa água da chuva, evitando alagamentos e reutilizando a água.
- Conheça aqui todos os projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário