segunda-feira, 13 de março de 2017

Alfabetização – Terceira Parte


Os itens 4, 5 e 6 têm por objetivo avaliar se os alunos resolvem situações-problema do campo aditivo, compreendendo alguns de seus significados ou se decompõem números em duas parcelas, iguais ou diferentes, por meio de estratégias pessoais ou convencionais.

Questão 4

Habilidade: Resolve problema que envolve adição por meio de estratégias pessoais ou convencionais.
Esse item na prova da manhã e na tarde se refere a uma situação-problema envolvendo a ideia de juntar duas quantidades. Trata-se, portanto, de uma ideia bastante frequente nos livros didáticos e nas salas de aula. Para efetuar a adição, em ambas as provas, não era necessário que o aluno soubesse calcular utilizando reserva (o “vai 1”), pois os números apresentados não o exigiam.

Questão 5

Habilidade: Resolver problemas que envolvem a adição, como por exemplo, calcular o total de objetos de uma coleção que sofreu acréscimo.
Esse item, em ambas as provas, se refere a um problema, cuja resolução exigia o cálculo de uma soma de dois números da ordem das dezenas, envolvendo o “vai 1”.

Questão 6

Habilidade: Decompor por um número da ordem de dezenas em 2 parcelas. Essa questão está dividida em dois subitens, 6ª e 6B.

(A)             Escreva números nos dois quadradinhos abaixo, para que a soma seja igual a 28. Atenção: esses números têm de ser diferentes.


+

=
28
     
(B)              Escreva números nos dois quadradinhos abaixo, para que a soma seja igual a 28. Atenção: esses números têm de ser iguais.


+

=
28
  
Fonte: Relatório Pedagógico 2011/SARESP - 3° ANO EF - Matemática  

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