quarta-feira, 15 de março de 2017

Avaliação Contínua em Matemática

A utilização de novas metodologias de ensino teve como um dos objetivos principais reformular as maneiras de avaliação existentes. A maioria das instituições escolares avaliava seus alunos somente com testes e provas, os quais eram somados e divididos, constituindo a nota referente à média bimestral. Dessa forma, as atividades diárias, a participação, o comprometimento, apresentações, entre outros, não eram levados em consideração. Atualmente, as escolas adotaram o sistema de avaliação contínua que tem por objetivo analisar o aluno de acordo com sua produção diária. 

Esse modelo de avaliação distribui a pontuação em diversos itens, tirando a carga máxima que era aplicada sobre as avaliações bimestrais. O professor de Matemática deve conscientizar o aluno sobre a importância da avaliação contínua, informando todos os itens a serem analisados e mostrando a distribuição de pontos. Os itens podem ser os seguintes: 


Responsabilidade (comprometimento, assiduidade, participação, organização). 
Tarefas de casa 
Listas de exercícios 
Trabalhos 
Apresentações 
Caderno de conteúdos 
Arguição oral 

Essa avaliação confere ao professor uma maior ponderação sobre seu aluno, facilitando a identificação daqueles com maior grau de dificuldade. Nessa modalidade, a prova deixa de ser o principal item causador de preocupação e passa a ser um complemento no somatório das notas. Observe o seguinte esquema envolvendo a formação da nota ligada ao conceito do aluno: 


Avaliação Contínua + Testes e Trabalhos + Avaliação Certificativa 
Optando por esse modelo, o processo de ensino-aprendizagem torna-se concreto e eficaz, concebido como formador de pessoas, pois o jovem, de acordo com essa avaliação, é induzido a pesquisar, explorar e construir o conhecimento. 
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário