sexta-feira, 17 de março de 2017

22 de março – Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março desde o ano de 1993. Essa data busca conscientização a respeito da importância da água para os seres vivos.


O Dia Mundial da Água é comemorado todos os anos no dia 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, de 1992, e passou a ser comemorada em 1993.
O objetivo desse dia é promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.
Anualmente a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe um tema para ser debatido no Dia Mundial da Água. Entre os temas já escolhidos, destacam-se: Água e Desenvolvimento Sustentável (2015), Água e Energia (2014), Ano Internacional de Cooperação pela Água (2013), Água e Segurança Alimentar (2012), Água para as Cidades: Respondendo ao Desafio Urbano (2011), Água Limpa para um Mundo Saudável (2010), Águas Transfronteiriças (2009), Saneamento (2009) e Lidando com a Escassez da Água (2007). Para o ano de 2016, o tema é Água e Empregos: Investir em Água é Investir em Empregos. Para 2017, o tema é Água Residual e, para 2018, o debate volta-se para Soluções Naturais para a Água.
→ Declaração Universal dos Direitos da Água
No dia 22 de março de 1992, a ONU divulgou um documento conhecido como “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Nesse documento são apresentados pontos importantes sobre esse recurso hídrico, destacando sua importância e a necessidade de sua preservação. Veja a seguir os principais pontos dos dez artigos dessa declaração:
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada.
Art. 8º - A utilização da água implica respeito à lei.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
→ Dados importantes sobre a água no mundo
  • Cerca de 70% da superfície do nosso planeta é coberta por água.
  • 97,5% da água do planeta é salgada e não pode ser usada para consumo humano.
  • Uma pessoa necessita de pelo menos 40 litros de água diariamente para fazer suas atividades, como beber, tomar banho e cozinhar.
  • Atualmente 768 milhões de pessoa no planeta não possuem acesso à água tratada.
  • 2,5 milhões de pessoas não têm acesso a saneamento básico.
  • Anualmente mais de cinco milhões de pessoas morrem em consequência de doenças ligadas à falta de água potável e saneamento básico.
  • Segundo a ONU, em 2030, a população mundial necessitará de 40% a mais de água.

ONU divulga tema do Dia Mundial da Água

Neste ano, o tema escolhido para celebrar a data é Água e Empregos: Investir em Água É Investir em Empregos.
A interagência da Organização das Nações Unidas que cuida da temática de recursos hídricos e saneamento (ONU Água) divulgou nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, a data de lançamento do relatório sobre o desenvolvimento mundial na temática de recursos hídricos: UN World Water Development Report 2016. A publicação será apresentada em Genebra, Suíça, em 22 de março, Dia Mundial da Água. Neste ano, o tema escolhido para celebrar a data é Água e Empregos: Investir em Água É Investir em Empregos.

Para 2017 e 2018, a ONU Água também já definiu os temas que balizarão os debates em torno da temática dos recursos hídricos. No ano que vem, as discussões serão sobre Água Residual, aquela resultante de algum processo, como o industrial, e que geralmente pode ser reutilizada para fins que demandem menos qualidade (resfriamento de equipamentos, por exemplo). Em 2018, o tema do Dia Mundial da Água será Soluções Naturais para a Água.

Dia Mundial da Água

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

Em 2003, o Brasil instituiu seu Dia Nacional da Água, também celebrado anualmente em 22 de março. Entre os temas já escolhidos para a data estão: água e segurança alimentar, águas transfronteiriças, saneamento, água limpa para um mundo saudável, lidando com a escassez de água e água para as cidades: respondendo ao desafio urbano. Saiba mais em: http://aguasdemarco.ana.gov.br/.


Fonte: ANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário