quinta-feira, 21 de julho de 2016

Análise de Questão do SARESP/2015

Quinto Ano – Ensino Fundamental

Página 111 – Exemplo 5.712

H06 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados (parte/todo, quociente, razão).

Ao ler um livro de 100 páginas, o estudante decidiu ler 20 páginas por dia. Essa quantidade é equivalente a ler, por dia,

(A) 1/5 do livro.
(B) ¼ do livro.
(C) 1/3 do livro.
(D) ½ do livro.

Observações:

·         Percentuais de Acertos: (A) 53,00
·         12 (expoente) Compõe a descrição do ponto 250 da Escala de Proficiência de Matemática – SARESP
·         Nível Adequado: 225 A < 275
·         Página 226 – Resolvem problema envolvendo divisão em partes iguais, sendo que o divisor é um número de dois algarismos.  Identificam a representação racional da relação parte-todo destacada em três figuras, sendo uma dada em fração, outra em decimal e a última em porcentagem.
·         20/100 que equivale a 1/5. (não localizei exatamente uma descrição referente á situação-problema)

Fonte: Relatório Pedagógico 2015 - SARESP



Matemática – Página 68

H06 – GI (Competências para observar) – Competência de Área 1 (Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional, isto é, o pensamento em termos de relações e a variedade de suas representações, incluindo as simbólicas, as algébricas, as gráficas, as tabulares e as geométricas). – Tema 1 (Números, operações, funções).  


Fonte: Matriz de Referência para Avaliação do SARESP

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