quarta-feira, 20 de julho de 2016

AAP - Oitavo Ano - Terceiro Bimestre

Oitavo Ano

Caderno do Professor – Volume 3

Situação de Aprendizagem 1

Expandindo a linguagem das Equações

Conteúdos e temas: equações de 1o grau; equações variadas (resolução por métodos não algorítmicos); inequações.
Competências e habilidades: leitura e interpretação de enunciados; transposição entre as linguagens escrita e algébrica; raciocínio lógico dedutivo.
Estratégias: equacionar e resolver problemas de maneiras diferentes confrontando resultados e identificando equivalências; utilizar a heurística como método de investigação da solução de equações; estudar desigualdades por meio da resolução de problemas contextualizados.

Situação de Aprendizagem 2

Coordenadas Cartesianas e Transformações no Plano

Conteúdos e temas: coordenadas: plano cartesiano; pares ordenados; transformações geométricas.
Competências e habilidades: conhecer as principais características do sistema de coordenadas cartesianas; localizar pontos e figuras geométricas no plano cartesiano; realizar transformações geométricas no plano usando operações com as coordenadas cartesianas.
Estratégias: análise e resolução de situações-problema; uso de um jogo para a familiarização com o sistema de coordenadas; uso do plano para representar pontos e figuras.

Situação de Aprendizagem 3

Sistemas de Equações Lineares

Conteúdos e temas: sistemas de equações; métodos de resolução (adição e substituição); representação gráfica de uma equação linear com duas variáveis; análise das soluções de um sistema linear (algébrica e gráfica).
Competências e habilidades: traduzir um problema para a linguagem algébrica na forma de um sistema; resolver sistemas de equações pelo método da adição; resolver sistemas de equações pelo método da substituição; representar uma equação com duas incógnitas no plano cartesiano; analisar e discutir as possíveis soluções de um sistema linear; interpretar graficamente a solução de um sistema.
Estratégias: análise de situações-problema envolvendo sistemas de equações lineares; uso da analogia com balanças para compreender os métodos de resolução; representação gráfica das equações de um sistema.

Situação de Aprendizagem 4

Equações com Soluções Inteiras e suas Aplicações

Conteúdos e temas: múltiplos e divisores; máximo divisor comum; equações e sistemas; contagem.
Competências e habilidades: identificar regularidades e padrões; raciocínio lógico dedutivo em problemas algébricos; organizar informações em tabelas.
Estratégias: utilizar tabelas para identificar padrões e regularidades; utilizar tabelas para organizar informações; investigar propriedades de divisibilidade entre inteiros e do MDC por meio de exemplos numéricos.

Matriz de Avaliação Processual

Conteúdos: Álgebra/Equações: equações de 1o grau; sistemas de equações e resolução de problemas; inequações de 1o grau e sistemas de coordenadas (plano cartesiano).

Situações de Aprendizagem

Competência/Habilidade
Situação de Aprendizagem 1: Expandindo a linguagem das equações
Habilidades:
1.    Leitura e interpretação de enunciados.
2.    Transposição entre as linguagens escrita e algébrica.
3.    Raciocínio lógico dedutivo.

SA1 – Relacionar uma expressão matemática a uma expressão na língua materna e vice-versa.

Situação de Aprendizagem 2: Coordenadas cartesianas e transformação no plano
Habilidades:
1.    Conhecer as principais características do sistema de coordenadas cartesianas.
2.    Localizar pontos e figuras geométricas no plano cartesiano.
3.    Realizar transformações geométricas no plano usando operações com as coordenadas cartesianas.

SA2 – Realizar transformações geométricas no plano usando operações com as coordenadas cartesianas.

Situação de Aprendizagem 3: Sistemas de equações lineares
Habilidades:
1.    Traduzir um problema para a linguagem algébrica na forma de um sistema.
2.    Resolver sistemas de equações pelo método da adição.
3.    Resolver sistemas de equações pelo método da substituição.
4.    Representar uma equação com duas incógnitas no plano cartesiano.
5.    Analisar e discutir as possíveis soluções de um sistema linear.
6.    Interpretar graficamente a solução de um sistema.

SA3 – Identificar o sistema de equações lineares que resolve um problema.
Resolver sistemas de equações lineares.
Interpretar graficamente a solução de um sistema linear.

Situação de Aprendizagem 4: Equações com soluções inteiras e suas aplicações
Habilidades:
1.    Identificar regularidades e padrões.
2.    Raciocínio lógico-dedutivo em problemas algébricos.
3.    Organizar informações em tabelas.

SA4 – Resolver problemas de contagem com uso de tabelas e regularidades.                 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário