quarta-feira, 20 de julho de 2016

Folha Isométrica

https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6RzNFazA5WmxZR1U/view?usp=sharing

No Caderno do Professor da Quinta Série/Sexto Ano do Ensino Fundamental II, Volume 3, a referência feita a malha utilizada é malha de triângulos equiláteros.

Devemos no entanto observar que a malha utilizada é chamada de malha isométrica. No interior desta malha podemos trabalhar com a construção de formas e figuras na perspectiva isométrica.

Há na página 44 a seguinte observação: "Nas malhas, também podemos desenhar figuras no plano que simulem a percepção tridimensional...". 

Porém conforme a metodologia construída no caderno permite que os alunos deste ano/série compreendam e adotem o lado do triângulo da malha como unidade de comprimento (1 u) e a área do triângulo da malha como unidade de área (1 u2 ).

Como citado no Caderno do Professor : "A malha quadriculada (ou papel quadriculado) constitui material muito útil para o trabalho com Geometria. Com ela, podemos fazer ampliação e redução de figuras, construir mosaicos e trabalhar ideias relacionadas à Geometria métrica com o cálculo de áreas e perímetros a partir de unidades preestabelecidas". (para continuar lendo o professor deve ir a página 40 do referido material) 


GeoGebra


Clicar com o lado direito do mouse 

Janela de Visualização 

Malha 

Escolher entre: cartesiana, isométrica e polar

Clicar com o lado direito do mouse 

Clicar em malha


Nenhum comentário:

Postar um comentário