domingo, 15 de maio de 2011

V.C. - APOIO

3º. Vídeoconferência

Produção de texto: um constante aperfeiçoamento.

Professora: Cilza Bignotto

“Escrever bem é algo que ajuda a viver melhor”.
 “A gente aprende a escrever, escrevendo”.

1º. Parte: Leitura de textos modelares e exemplares
Textos argumentativos e dissertativos.
Questões importantes:
Qual é o tema principal do texto?
De qual perspectiva o autor escreve?
Como as informações estão organizadas no texto?

Observações importantes:
Como usar a modalidade padrão, norma culta presente em bons textos.
Deve se chamar a atenção dos alunos de como o argumento é construído.
Coesão.
A importância do roteiro de leitura.
O modo como o aluno faz a coesão das ideias.

Leitura com os alunos
Ler
Analisar
Questionar
Usar conhecimento prévio
Escolher um caminho

Tomando como exemplo a proposta do ENEM 2010.
Os textos motivadores (LEITURA) ajudam o aluno a pensar, refletir.
Discutir a priori a proposta.
Todos os professores, de diferentes disciplinas, devem e podem ajudar a desenvolver a capacidade argumentativa do aluno.
Qualquer situação em sala de aula permite trabalhar com argumentação.
O aluno deve almejar objetividade.
Conjunções adversativas – coesão. 
Há (verbo haver) não tem plural na norma culta. Exemplos: Há fazendeiros. Houve fazendeiros.
Pontuação, chamar a atenção do aluno quanto a término de um assunto, colocando sempre ponto final.
A importância do pronome pessoal ao iniciar um novo parágrafo.
Explicar o significado de novas palavras, aumentando o vocabulário e observando a necessidade de conhecê-las.
Observar as informações implícitas e explícitas de um texto.
Escrever em terceira pessoa, sugere imparcialidade.
Não se deve dialogar com o leitor.
A importância da coerência.
Observar que não há incoerências internas e externas.

2º. Parte: correção de textos dos nossos alunos
Resposta ao e-mail de um professor (interação):
Gráficos, ajuda a desenvolver um tipo de competência muito importante, a interpretação.
Leitura de gráficos, como que as informações estão representadas.
Descrever o gráfico em palavras, permitindo observar o modo como as informações estão dispostas.
Selecionar as informações mais importantes, mais relevantes.
Coerência dos textos com os gráficos.
O modo de entender os números pode sofrer distorção em função de ideologias políticas, por exemplo.

Como nós podemos ajudar nossos alunos a escrever bons textos (redação).
 Quesitos para a correção:
Adequação ao gênero exigido, se o texto é argumentativo, dissertativo, narrativo, entre outros;
A linguagem do texto está de acordo com a norma culta, destacar aspectos que podem guiar a minha correção, estabelecer pontuações, é interessante;
Qual o posicionamento do aluno em relação ao tema, ele usou a coletânea, ele selecionou as informações mais importantes;
Existe coerência interna e externa;
Coesão, de ideias, por exemplo;
Linguagem, uso da norma culta, entre outras.

A professora palestrante dá preferência a iniciar a correção pela linguagem. Não posso separar sujeito do verbo. Deve-se atentar quanto ao uso correto da vírgula.
Crase, observar o seu uso correto.
..... é uma conjunção, que pode ser substituída por, contudo, todavia, etc.
Em segundo lugar ela dá preferência para correção da pontuação.
Em terceiro lugar a Coesão, mostrar para os alunos a importância do uso dos pronomes oblíquos. Exemplo: Eu vou lhe telefonar.
Uso do pronome pessoal para, sujeito e o uso do pronome obliquo, para objeto.  
Quarto lugar, argumentação. Devemos orientar nossos alunos, que em textos argumentativos não se devem fazer generalizações. Que eles também devem apresentá-los com clareza ao leitor.
Observar para a correção da linguagem, coerência, desenvolvimento e argumentação.
O aluno deve apresentar uma proposta concreta, viável, para solucionar os problemas da vida e pensar como resolvê-los.
Os temas transversais exigem a mobilização do conhecimento das diferentes disciplinas.
Os diferentes temas devem ser trabalhados com profundidade.

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