sábado, 14 de maio de 2011

Situação Real

¨  Panela de Pressão
¨  “Na sala dos professores, o ambiente tenso. Maria sabe que Lúcia vive falando dela pelas costas. “Ela dá muita liberdade aos estudantes, e depois ninguém consegue segurar a turma!”. Lúcia, por sua vez, ficou sabendo pelo colega Pedro que a opinião de Maria sobre ela também não é nada boa: “Detesto quem grita e humilha os alunos”.  
¨  A diretora entra, e todo mundo fecha a cara. Estão furiosos com ela, que decidiu – sem consultar ninguém – inscrever a escola em um novo projeto que a Secretaria da Educação ofereceu e que representa, no entender dos docentes, “apenas trabalho a mais”. No entanto, não se fala abertamente sobre esse descontentamento. A diretora não conversou com a equipe porque pressupôs que todos deveriam se interessar pelo projeto. Com receio de ficar malvista pela supervisora, ela também não contou que estava se afogando em dezenas de formulários a serem preenchidos “para ontem”.
¨  Ouvem-se palavrões vindos do pátio, onde as sétimas séries estão em aula vaga há duas horas. Um estudante aparece na porta: “professora Lúcia! Alguém riscou seu carro!”.
¨  (Livro: Conflitos na Escola: Modos de transformar)
¨  O que você pensa disso?
¨  É possível evitar as manifestações violentas dos conflitos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário