domingo, 29 de maio de 2011

Divulgação - SENAC

Teorias do psicólogo judeu-israelense Reuven Feuerstein são tema de encontro no Senac Consolação Modificabilidade Cognitiva Estrutural e Experiência Mediada serão discutidas no III Encontro Brasileiro de Mediadores

Nos dias 17, 18 e 19 de junho, o III Encontro Brasileiro de Mediadores, realizado no Senac Consolação, abordará os trabalhos de Reuven Feuerstein, idealizador da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e da Experiência Mediada. A ideia de que a inteligência pode ser desenvolvida está associada aos trabalhos do  e psicólogo e professor. Segundo suas teorias, desenvolvidas após aplicação de uma série de intervenções práticas para mediação com crianças sobreviventes do holocausto, é possível favorecer o desenvolvimento cognitivo, neurológico, fonaudiológico e psicológico do indivíduo por meio da mediação.
Para ele, o mediador é capaz de interagir com o aprendiz, estimulando suas funções cognitivas para melhorar processos de aprendizagem. Serão abordados temas como a mediação educativa como boa prática pedagógica e o papel da mediação no processo ensino-aprendizagem em um ambiente de educação corporativa.
  O grupo de palestrantes é composto por professores mestres e doutores, psicólogos, consultores e médicos, como a Dra. Ingrid Dragan Taricano, neurologista, Claudia Dechichi, Doutora em Psicologia da Educação e Osny Telles Marcondes Machado, Mestre e Doutora em Educação. O evento contará, ainda, com a presença do Rabino Rafi Feuerstein, vice-presidente do ICELP (International Center for the Enhancement of Learning Potential) e filho do professor Reuven Feuerstein.
No primeiro dia do encontro, haverá o lançamento do livro O Perfil do Professor Mediador pela Editora Senac São Paulo, do autor espanhol Lorenzo Tebar. A obra investiga de que forma a função de mediador influencia na vida do docente e qual seu papel no processo de aprendizado do aluno.

Programação

17 de junho, sexta-feira
·         18 horas – credenciamento e recepção
·         19 horas – palestra: O Papel do Professor Mediador por Lorenzo Tebar - Doutor em Filosofia e Ciência de Educação (Espanha)
·          21 horas - Coquetel de Lançamento do Livro: O Perfil do Professor Mediador (Editora Senac São Paulo)

18 de junho, sábado
·         9 horas – palestra: A Mediação Educativa Como Boa Prática Pedagógica por Lorenzo Tébar Belmonte - Doutor em Filosofia e Ciência de Educação (Espanha)
·         10h30 – palestra: A Mediação Como Princípio Educacional - Bases Teóricas Das Abordagens De Reuven Feuerstein por Ana Maria Martins e Souza, Graduada em Letras e Pedagogia e Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos e Osny Telles Marcondes Machado, Pedagoga da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro/SP; Mestre em Educação pela PUC/SP e Doutora em Educação/USP.
·         11h30 – palestra: A Contribuição do Programa de Enriquecimento Instrumental na Educação Profissional por Josiane Albanás de Moura, Mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela UFSC.
·         13h30 – palestra: A Aprendizagem Mediada De Feuerstein No Treinamento Profissional por Fátima Miranda, Sócia Diretora da Essencialmente, consultora organizacional Sênior, com atuações no exterior.
·         14h15 – palestra: Prognóstico X Diagnóstico por Dra. Ingrid Dragan Taricano – Neurologista da USP, Mestre em Farmacologia Setor de Neurotransmissores Escola Paulista de Medicina.
·         15h15 – Intervalo
·         15h45 – palestra: A Experiência de Aprendizagem Mediada e o Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI Aplicado Âmbito Educacional, por Cap. Heraldo Souza Silva, Formado em Letras – UECE, Oficial do Exército/EsAEx, com especialização em Psicopedagogia pela UCB e especialização em Conhecimentos Militares/EsAO.
·         16h45 – palestra: Os Critérios Mediacionais em Contexto da Educação À Distância por Claudia Dechichi, Doutora em Psicologia da Educação pala PUC/SP, Professora Doutora do Instituto de Psicologia da UFU, Coordenadora do CEPAE e coordenadora geral do Curso Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado e Juliene Madureira Ferreira, Mestre em Psicologia Aplicada pela UFU, Professora Mestre da área de psicologia escolar da Escola de Educação Básica/UFU, coordenadora de tutoria do Curso em Educação Especial e AtendimentoEducacional Especializado.
·          17h30 – palestra: O PEI e o Desenvolvimento Acadêmico De Alunos com Distorção Idade X Série por Flavia Sampaio, Pedagoga, Especialista em Gestão Escolar, Diretora Executiva e Pedagógica do NDCES - Núcleo de Desenvolvimento Cognitivo Eventos e Serviços.

19 de junho, domingo
·         9 horas – palestra: Apresentação do Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI/Smart por Rabino Rafi Feuerstein, Mestre em psicologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Vice-Presidente do Instituto Feuerstein – ICELP.
·         11 horas – palestra: O Papel Da Mediação No Processo Ensino-Aprendizagem Num Ambiente De Educação Corporativa por Débora Dias Gomes – Pedagoga, Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE.
·         11h45 - Intervalo
·         12h15 - Apresentação Das Propostas De Trabalho Do Instituto Feuerstein e as Perspectivas do PEI No Mundo por Rabino Rafi Feuerstein, Mestre em psicologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Vice-Presidente do Instituto Feuerstein – ICELP.

Inscrições:Local: Senac Consolação - Rua Dr. Vila Nova, 228, Vila Buarque Informações: www.sp.senac.br/consolacao ou (11) 2189-2100
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário