Costa, Antônio Carlos Gomes da. Protagonismo Juvenil: adolescência, educação e participação democrática.
Algumas ideias:
Adolescência - fase de transição - fase de travessia;
Travessia entre a heteronomia (ausência de autonomia) da infância e a autonomia da idade adulta, entre o mundo da educação e o mundo do trabalho, entre a condição de filho e a possibilidade de fazer filhos;
Travessias - Trajetória biográfica - Trajetória relacional;
Educação educacional - Objetivos: formação integral do educando, a sua preparação para cidadania e sua qualificação para o trabalho;
Protagonismo, preparação para cidadania;
Desenvolvimento aberto (aprender a ser) protagonismo - contribui para o desenvolvimento do senso de identidade, da auto-estima, da auto-confiança, da visão do futuro, ... ;
No campo da capacitação para o trabalho (aprender a fazer), protagonismo - propicia ao jovem, através de praticas e vivências estruturantes, o desenvolvimento de habilidade como autogestão, heterogestão e cogestão, ou seja, aprende a lidar melhor com suas potencialidades e limitações (gerir a si mesmo), ... ;
Protagonismo juvenil - atuação criativa, construtiva e solidária do jovem, junto a pessoas do mundo adulto (educadores), na solução de problemas reais da escola, na comunidade e na vida social mais ampla;
As crianças são heterônomas (dirigidas a partir de fora) - os adultos são ou deveriam autônomos (dirigidos a partir de dentro, de si mesmo) - os adolescentes são detentores de uma autonomia relativa;
O protagonismo é uma forma de ajudar o adolescente a construir sua autonomia, através da geração de espaços e situações propiciadoras de sua participação criativa, construtiva e solidária na solução de problemas reais, como já dissemos, na escola, na comunidade e na vida social mais ampla;
O objetivo é que os jovens possam ir construindo sua autonomia através da prática, da situação real, do corpo-a-corpo com a realidade, a participação ativa, crítica e democrática em seu entorno social;
O protagonismo juvenil é uma forma de atuação com os jovens, a partir do que eles sentem e percebem a sua realidade;
Os adolescentes carecem de diretividade, diretividade democrática;
Diretividade democrática - estímulo de exercícios de nível crescente, de autoconfiança, de autodeterminação, de autonomia;
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário