sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Matemática - - - Sexto Ano - - - 2025

 

1NúmerosEF05MA01 Ler, escrever e ordenar números naturais, até a ordem das centenas de milhar, com
compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Sistema de numeração decimal
2NúmerosEF05MA01 Ler, escrever e ordenar números naturais, até a ordem das centenas de milhar, com
compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Sistema de numeração decimal
3NúmerosEF05MA01 Ler, escrever e ordenar números naturais, até a ordem das centenas de milhar, com
compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Sistema de numeração decimal
4NúmerosEF05MA01 Ler, escrever e ordenar números naturais, até a ordem das centenas de milhar, com
compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Sistema de numeração decimal
5NúmerosEF05MA01 Ler, escrever e ordenar números naturais, até a ordem das centenas de milhar, com
compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Sistema de numeração decimal
6NúmerosEF06MA02 Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo
ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas
principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição
e a decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
Sistema de numeração decimal
7NúmerosEF06MA02 Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo
ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas
principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição
e a decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
Sistema de numeração decimal
8NúmerosEF06MA02 Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo
ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas
principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição
e a decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
Sistema de numeração decimal
9NúmerosEF06MA02 Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo
ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas
principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição
e a decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
Sistema de numeração decimal
10NúmerosEF05MA01 Ler, escrever e ordenar números naturais, até a ordem das centenas de milhar, com
compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Sistema de numeração decimal
11NúmerosEF05MA07 Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração com números naturais e
com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas,
como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Números naturais
12NúmerosEF05MA08 Resolver e elaborar problemas de multiplicação e de divisão com números naturais e
com números racionais, cuja representação decimal seja finita (com multiplicador natural, e divisor
natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa,
cálculo mental e algoritmos.
Números naturais
13NúmerosEF06MA05 Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre
números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por
meio de investigação, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
Múltiplos e divisores de números naturais
14NúmerosEF06MA05 Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre
números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por
meio de investigação, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
Múltiplos e divisores de números naturais
15NúmerosEF05MA07 Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração com números naturais e
com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas,
como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Números naturais
16NúmerosEF06MA05 Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre
números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por
meio de investigação, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
Múltiplos e divisores de números naturais
17NúmerosEF06MA05 Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre
números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por
meio de investigação, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
Múltiplos e divisores de números naturais
18NúmerosEF06MA05 Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre
números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por
meio de investigação, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
Números primos e números compostos
19NúmerosEF06MA05 Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre
números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por
meio de investigação, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
Números primos e números compostos
20NúmerosEF05MA08 Resolver e elaborar problemas de multiplicação e de divisão com números naturais e
com números racionais, cuja representação decimal seja finita (com multiplicador natural, e divisor
natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa,
cálculo mental e algoritmos.
Números naturais
21NúmerosEF06MA05 Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre
números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por
meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
Números primos e números compostos
22NúmerosEF06MA06 Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.Múltiplos e divisores
23NúmerosEF06MA06 Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.Múltiplos e divisores
24GeometriaEF05MA16 Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e
cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.
Figuras geométricas espaciais: identificação e elementos
25NúmerosEF05MA08 Resolver e elaborar problemas de multiplicação e de divisão com números naturais e
com números racionais, cuja representação decimal seja finita (com multiplicador natural, e divisor
natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa,
cálculo mental e algoritmos.
Números naturais
26GeometriaEF05MA16 Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e
cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.
Figuras geométricas espaciais: identificação e elementos
27GeometriaEF05MA16 Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e
cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.
Figuras geométricas espaciais: identificação e elementos
28GeometriaEF05MA17 Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e
ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
Figuras geométricas planas: identificação e elementos
29GeometriaEF05MA17 Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e
ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
Figuras geométricas planas: identificação e elementos
30NúmerosEF05MA08 Resolver e elaborar problemas de multiplicação e de divisão com números naturais e
com números racionais, cuja representação decimal seja finita (com multiplicador natural, e divisor
natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa,
cálculo mental e algoritmos.
Números naturais
31GeometriaEF06MA17 Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas
de prismas e pirâmides, em função do polígono de sua base, para resolver problemas e
desenvolver a percepção espacial.
Prismas e pirâmides: relações entre elementos

Nenhum comentário:

Postar um comentário