sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Matemática - - - Continuação dos Sextos Anos - - - 2025

 

32GeometriaEF06MA17 Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas
de prismas e pirâmides, em função do polígono de sua base, para resolver problemas e
desenvolver a percepção espacial.
Prismas e pirâmides: relações entre elementos
33GeometriaEF06MA17 Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas
de prismas e pirâmides, em função do polígono de sua base, para resolver problemas e
desenvolver a percepção espacial.
Prismas e pirâmides: relações entre elementos
34GeometriaEF06MA17 Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas
de prismas e pirâmides, em função do polígono de sua base, para resolver problemas e
desenvolver a percepção espacial.
Prismas e pirâmides: relações entre elementos
35NúmerosEF05MA08 Resolver e elaborar problemas de multiplicação e de divisão com números naturais e
com números racionais, cuja representação decimal seja finita (com multiplicador natural, e divisor
natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa,
cálculo mental e algoritmos.
Números naturais
1NúmerosEF05MA03 Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade),
associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta
numérica como recurso.
Números racionais
2NúmerosEF05MA03 Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade),
associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta
numérica como recurso.
Números racionais
3NúmerosEF05MA03 Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade),
associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.
Números racionais
4NúmerosEF06MA07 Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de
inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
Números racionais: significados (parte/todo, quociente)
5NúmerosEF05MA03 Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade),
associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta
numérica como recurso.
Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento, significados, leitura e representação na reta numérica.
6NúmerosEF06MA07 Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
Números racionais: significados (parte/todo, quociente)
7NúmerosEF06MA07 Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
Números racionais: significados (parte/todo, quociente)
8NúmerosEF06MA09 Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma
quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.
Números racionais: fração de quantidade
9NúmerosEF06MA09 Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma
quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.
Números racionais: fração de quantidade
10NúmerosEF05MA04 Identificar frações equivalentes.Números racionais: equivalência de frações
11NúmerosEF05MA04 Identificar frações equivalentes.Números racionais: equivalência de frações
12NúmerosEF05MA04 Identificar frações equivalentes.Números racionais: equivalência de frações
13NúmerosEF06MA07 Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de
inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
Números racionais: comparação
14NúmerosEF06MA07 Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de
inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
Números racionais: significados (parte/todo, quociente)
15GeometriaEF05MA14 Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.Plano cartesiano: localização de pontos no 1o quadrante
16Grandezas/medidasEF06MA25 Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.Ângulos: noção, usos e medidas
17Grandezas/medidasEF06MA25 Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.Ângulos: noção, usos e medidas
18Grandezas/medidasEF06MA26 Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e
em situações reais, como ângulo de visão.
Ângulos: resolução de problemas
19Grandezas/medidasEF06MA26 Resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e
em situações reais, como ângulo de visão.
Ângulos: resolução de problemas
20GeometriaEF05MA14 Utilizar e compreender diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.Localização em esquemas e mapas
21Grandezas/medidasEF06MA27 Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou
tecnologias digitais.
Ângulos: medidas com transferidor
22Grandezas/medidasEF06MA27 Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou
tecnologias digitais.
Ângulos: medidas com transferidor
23GeometriaEF06MA18 Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e
ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano
como em faces de poliedros.
Polígonos: classificação
24GeometriaEF06MA18 Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e
ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano
como em faces de poliedros.
Polígonos: classificação
25GeometriaEF05MA16 Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.Associação entre figuras planas e figuras espaciais.
26GeometriaEF06MA18 Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e
ângulos, e classificá-los em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano
como em faces de poliedros.
Polígonos: classificação
27GeometriaEF06MA19 Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos
lados e dos ângulos.
Triângulos: características e classificação
28GeometriaEF06MA19 Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos
lados e dos ângulos.
Triângulos: características e classificação
29GeometriaEF06MA20 Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a
ângulos, e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.
Quadriláteros: características e classificação
30GeometriaEF05MA17 Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.Polígonos convexos
31GeometriaEF06MA20 Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a
ângulos, e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.
Quadriláteros: características e classificação
32GeometriaEF06MA20 Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação a lados e a
ângulos, e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.
Quadriláteros: características e classificação
33GeometriaEF06MA22 Utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representação
de retas paralelas e perpendiculares, e construção de quadriláteros, entre outros.
Paralelismo e perpendicularidade: construção
34GeometriaEF06MA22 Utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representação
de retas paralelas e perpendiculares, e construção de quadriláteros, entre outros.
Paralelismo e perpendicularidade: construção
35GeometriaEF05MA18 Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais, em situações de ampliação e de redução, em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.Ampliação e redução de figuras geométricas planas

Nenhum comentário:

Postar um comentário