sábado, 7 de dezembro de 2024

Prova do Merito

 "Para Teresa Mantoan, o quê precisa ser mudado na escola para que esta torne-se inclusiva?"

Recliar o modelo educacional, transformar uma escola, inclusiva, num ambiente cooperativo.

Pontos relevantes: recriação do modelo educativo, a reorganização dos aspectos pedagógicos e administrativos da escola, a preparação do professor inclusivo para sua atuação voltada a turma toda, ela propõe também uma pedagogia da diferença. 

Ideias do Texto: Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer?

Inclusão escolar, direito inalienável do aluno deficiente. 

Ato de incluir, significa não deixar ninguém de fora. 

Inclusão, torna-se mais radical e questionadora ao colocar todos os alunos para frequentar a mesma sala de aula. 

Integração, há uma seleção previa dos alunos a partir de uma mudança adaptativa deles ao regime escolar. 

Celebra a pedagogia da diversidade como nova maneira de incluir a diversidade no meio escolar: as diferentes etnias, os diferentes gêneros, as minorias e os marginalizados socialmente. 

É verdadeiro que é mais fácil gerenciar as diferenças formando classes especiais de objetos de seres vivos acontecimentos, fenômenos, pessoas, etc.

É verdadeiro que o desafio da inclusão está desestabilizando as cabeças dos que sempre defenderam a seleção, a dicotomização do ensino nas modalidades especial e regular. 

É verdadeiro que temos de combater o pensamento dos acomodados e mostrar que a inclusão é uma grande oportunidade para que os alunos, pais e educadores demonstrem suas competências, os seus poderes e as suas responsabilidades educacionais.

Essas três afirmações são VERDADEIRAS, porém não atendem ou estão de acordo com as teorias de Montoan sobre INCLUSÃO. Devemos observar que a MODALIDADE Educação Especial estabelece a necessidade de dispormos das adaptações curriculares e neste contexto temos na visão dela pelo que compreendi, há diferenciação na forma do trato com os alunos não promovendo a verdadeira INCLUSÃO.

A INCLUSÃO não prevê a utilização de práticas de ensino escolar específicas para esta ou aquela deficiência e/ou dificuldade de aprender. O desafio do Professor é ensinar todos sem diferenciar aulas e conteúdos. 

Na Escola INCLUSIVA, é o aluno que se adapta ao novo conhecimento e só ele pode regular o processo de construção intelectual. 

Visão de Montoan.   

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